10 DESTINOS no Brasil para quem ama TURISMO DE AVENTURA

Avalie este artigo

Se você ama turismo de aventura e adrenalina, confira nossa lista dos melhores destinos brasileiros para curtir natureza e ver nossa rica fauna e flora!

Confira mais dicas e roteiros de Ecoturismo aqui

Não é segredo que o turismo de aventura vem crescendo exponencialmente na última década, não só no Brasil como em todo mundo. Mas por aqui, ainda bem, o território é abençoado com destinos incríveis de Norte a Sul, recheados de natureza preservada e ideais para se aventurar em atividades cheias de adrenalinas.

Então, para ajudar na sua escolha, conheça 10 destinos no Brasil para quem ama turismo de aventura e quer aproveitar as férias com muito esporte e ação!

1. Jalapão (TO)

Antes pouco conhecido, esse paraíso do Tocantins agora já está na lista de desejos da maioria dos viajantes brasileiros, principalmente dos apaixonados por turismo de aventura e ecoturismo. Afinal, o Parque Estadual do Jalapão é um ecossistema incrível, com muita natureza preservada por ainda ser razoavelmente isolado e de acesso complicado.

O Incrível Jalapão: confira dicas para curtir o Parque Estadual do Tocantins!

Ponte Alta de Tocantins é a entrada mais comum, e fica a 150 km da capital Palmas. A reserva é imensa e bastante variada em seus 34 mil km de área total, abrigando atrativos como trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, dunas, mirantes, morros, rios e muitos esportes radicais para os interessados. Entre estes, é possível praticar atividades como rafting, rapel e trekking.

Com tantos cenários de tirar o fôlego e muito o que fazer, o Jalapão é daqueles destinos para ir e querer voltar outra vez.

2. Chapada dos Veadeiros (GO)

Outro dos ecossistemas mais ricos do país, a Chapada dos Veadeiros já é destino popular faz décadas por conta de suas belezas naturais exuberantes. Rios, cachoeiras, cânions e poços fazem parte da paisagem desse pedacinho do cerrado brasileiro que fica a 1700 metros de altura, em pleno Planalto Central.

Faça uma Viagem pelas Chapadas do Brasil clicando aqui!

Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, conta com fauna e flora únicas e uma variedade de espécies em extinção. Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante são as portas de entrada, aproximadamente 450 km distante de Goiânia e 220 km de Brasília. Trekking, rafting, canyoning, cascading, rapel, escalada, tirolesa, arvorismo e até balonismo são atividades presentes nos incríveis 65 mil hectares de parque.

3. Bonito (MS)

A essa altura, todo mundo já ouviu falar em Bonito. Um dos destinos mais populares do Brasil, fica próximo ao Pantanal do Mato Grosso do Sul e encanta com a riqueza natural e com a possibilidade de imergir completamente em seu ecossistema, recarregando as baterias durante as férias.

Confira motivos para ir para Bonito nas próximas férias

A cerca de 290 km de Campo Grande, esse paraíso do interior sul-matogrossense tem como destaque as grutas e lagos subterrâneos, atrativos ímpares e que se destacam na região. Rios de águas cristalinas abrigam turistas flutuando livremente, andando de bóia ou fazendo rafting.

As cachoeiras e cavernas recebem gente disposta a admirar o cenário e a fazer rapel, por exemplo. Mergulhar com snorkel permite observar toda a riqueza subaquática dos rios e lagos, enquanto as trilhas levam a pontos deslumbrantes ao redor da pequena cidade. Dá para percorrer os arredores também de bike ou de cavalo. Uma verdadeira experiência de campo e de vida para qualquer viajante.

4. Chapada dos Guimarães (MT)

Outra chapada famosa no Brasil, a Chapada dos Guimarães fica no Mato Grosso e impressiona de cara com seus paredões rochosos de coloração avermelhada.

A facilidade de acesso ajuda, já que fica a apenas 70 km da capital Cuiabá. São 330 km de parque, que se destaca pelas enormes formações de pedra, mas oferece muito mais em sua paisagem de cerrado, com cachoeiras e cânions de tirar o fôlego.

A principal atividade é fazer as trilhas para os mirantes naturais, seja a pé ou de bicicleta. Quedas d’água e poços de águas cristalinas também aparecem com frequência. Rapel e flutuação livre são esportes praticados por muitos na região, que favorece pelos paredões e pelos rios. Ainda há grutas e cavernas, com direito a pinturas rupestres de milhares de anos.

5. Capitólio (MG)

Capitólio é um destino que entrou de maneira relativamente recente no imaginário do turismo nacional. Famoso pelo cartão-postal do mirante Janela do Céu, emoldurado em todas as fotos turísticas da região, fica a cerca de 280 km de Belo Horizonte, 450 km de São Paulo e 600 km do Rio de Janeiro – recebendo visitantes frequentes das três maiores capitais do Sudeste.

O Lago de Furnas se tornou uma verdadeira praia artificial formada na represa da hidrelétrica, e rende não só mergulhos como também passeios de barco para explorar seus cânions. Ainda há muitas cachoeiras e grutas nos arredores.

Os esportes radicais aparecem bastante por lá, com as trilhas para mirantes se destacando. O local é perfeito para fugir da correria da cidade grande e entrar em contato com a natureza enquanto se aventura da maneira que mais gostar.

Você está conferindo 10 DESTINOS no Brasil para quem ama TURISMO DE AVENTURA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Lençóis Maranhenses (MA)

A ideia de visitar oásis no meio do deserto não parece muito próxima da realidade brasileira. Mas pode chegar perto, muito perto, disso nos maravilhosos Lençóis Maranhenses.

E não por acaso a região é considerada uma das mais belas e exóticas de todo o país: são mais de 150 mil hectares de dunas de areias brancas, pontuadas por lagoas de água doce com coloração azul ou verde. Parece miragem, mas não é.

Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas é o município usado como base e fica a 250 km da capital São Luís, com acesso tranquilo. Entre junho e setembro as lagoas ficam totalmente cheias e o espetáculo se torna ainda mais exuberante.

Para se locomover pelas trilhas de areia e pelos rios, só com guia e apoio das agências de viagem locais. Mas compensa cada centavo, principalmente durante o pôr do sol inesquecível. Passeios de jipe, quadriciclo, bóia-cross, lancha e até avião monomotor garantem a adrenalina.

Foto Lagoa Bonita, Lençóis Maranhenses, MA.

A Lagoa Bonita é apenas uma das centenas de piscinas naturais dos Lençóis Maranhenses!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7. Serra do Cipó (MG)

Mais uma alternativa em Minas Gerais, a Serra do Cipó fica para o outro lado, apenas 100 km ao norte de Belo Horizonte. Por isso mesmo, sua região de natureza incrível é sempre visitada pelos moradores da capital e por turistas que chegam por lá.

Suas trilhas e cachoeiras são o maior destaque, com presença também de algumas grutas misteriosas para dar um charme a mais e até mesmo um cânion próximo.

Com ecossistema riquíssimo e enorme variedade de fauna e flora, é um belo destino para relaxar e respirar ar puro. Dar um mergulho nos poços naturais também ajuda, é claro. Esportes como trekking, mountain bike, rapel, alpinismo e rafting estão entre os mais populares para os visitantes.

8. Foz do Iguaçu (PR)

As Cataratas do Iguaçu foram eleitas entre as Sete Maravilhas da Natureza e isso por si só já valeria a visita.

A exuberância das quedas d’água de até 90 metros, junto à imponência da força com que chegam lá embaixo, encanta qualquer turista que para nas famosas pontes, cobertos por capas de chuva, para observar esse espetáculo. Mas a cidade de Foz do Iguaçu ainda oferece mais para quem gosta de aventura e de ecoturismo.

Confira um Guia Completo para visitar Foz do Iguaçu

Percorrer a região de bike, por exemplo, é um programa bastante recomendado por lá. O Parque Nacional onde ficam as cataratas também é ponto para trekking. Há ainda o Campo de Desafios, onde existem muitas opções de atividades, como arvorismo, rapel, rafting e escalada. Para os mais corajosos, saltar de paraquedas para observar de cima toda a beleza de Foz é uma opção bastante popular.

Foto queda d'água do Parque Nacional do Iguaçu, PR.

É possível chegar pertinho da água das incríveis Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

9. Serra da Bodoquena e Pantanal (MS)

O Parque Nacional da Serra do Bodoquena fica no coração do Pantanal do Mato Grosso do Sul, e até perto de Bonito – 50 km de distância.

O Rio Perdido é um dos destaques da região, que ainda é bastante preservada e intocada, pouco explorada pelo turismo. As trilhas para observar o cenário de tirar o fôlego são a principal atividade, mas existem outras perfeitas para quem curte turismo de aventura: rapel, bóia-cross, rafting e até mergulho em cavernas ou salto de parapente.

Imagina tudo isso na paisagem do Pantanal, um dos maiores paraísos brasileiros?

Visitar as cachoeiras e as grutas é passeio imperdível, tudo cercado por um ecossistema dos mais ricos do mundo.

Veja mais sobre o Pantanal do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul

10. Boituva e Brotas (SP)

Enquanto Boituva está a 120 km de São Paulo, Brotas fica a 240 km da capital. Mas ambas são consideradas capitais do turismo de aventura no estado, estando 200 km separadas uma da outra.

Brotas é cheia dos esportes radicais, com mais de 30 cachoeiras que são palco para muito rafting, bóia-cross e cayoning. Ainda dá para fazer rapel, tirolesa, mountain bike e muitas trilhas a pé na região.

Boituva é conhecida pelos passeios de balão e pelas muitas escolas de paraquedismo, então a melhor pedida lá é fazer as atividades aéreas e apreciar a vista incrível do alto.

Como já deu para perceber que há muita aventura em território paulista, não há mais desculpas para quem visita ou mora por lá.

***
Já escolheu seu destino de turismo de aventura e natureza para curtir uma trilha nas próximas férias ou feriadão? Qual outro lugar incrível você conhece? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de novembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.