Roteiro de 6 dias pela COSTA ESMERALDA (SC)

Avalie este artigo

Você já ouviu falar na Costa Esmeralda de Santa Catarina? O litoral desse estado é maravilhoso e você poderá fazer um roteiro especial curtindo as melhores praias catarinenses! Confira!

10 PRAIAS mais PARADISÍACAS do litoral de SANTA CATARINA

A Costa Esmeralda leva esse nome por ter aproximadamente 60 quilômetros de litoral nos quais as águas de cor esmeralda predominam os cenários.

Formada pelas cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema, a Costa da Esmeralda é certamente um roteiro ideal para curtir as férias de verão e se divertir intensamente!

Se a ideia é aproveitar 6 dias (ou mais!!) na região, confira nossas dicas para que o seu roteiro seja inesquecível e você possa aproveitar ao máximo possível as suas férias e ter momentos de contato com a natureza que sejam de fato inesquecíveis.

Dia 1 e 2 – Bombinhas

Digamos que você irá começar seu roteiro por Bombinhas, a primeira cidade da Costa Esmeralda ao norte a partir de Florianópolis.

Bombinhas é o cenário ideal para quem de fato é apaixonado pela natureza e não abre mão de manter contato com ela durante as férias. A região possui muitos pontos turísticos lindos que devem ser visitados. E, para isso, reserve dois dias dedicados a passear por Bombinhas!

Confira as 10 Melhores Praias de Bombinhas

Bombinhas tem também na costa a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, e por ter águas extremamente límpidas, é um dos melhores pontos de Santa Catarina para a prática de mergulho. Por lá, você conseguirá observar de perto a biodiversidade marinha e também alguns pontos de naufrágio, que são muito interessantes e despertam a curiosidade dos novos mergulhadores. A Praia da Sepultura é muito famosa pelos mergulhos de batismo e há várias escolas e agências que oferecem a experiência.

Foto mirante da Praia da Sepultura, em Bombinhas, SC.

A bela Praia da Sepultura, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

Após o mergulho, reserve para o final da tarde do seu primeiro dia uma visita ao Morro do Macaco, onde você terá que fazer um pequeno esforço para subir até o topo. Mas, a vista do pôr do sol lá de cima realmente irá compensar todo o seu esforço.

Lá de cima você terá como avistar as praias de Zimbros, Mariscal, Canto Grande e a Reserva da Ilha do Arvoredo. É realmente de tirar o fôlego de tão lindo, além do show que o sol dá sobre as águas para fechar o dia com chave de ouro.

Explore Bombinhas em imagens em 360 graus incríveis!

Para o seu segundo dia em Bombinhas recomendamos que você relaxe em uma das praias da região, a depender do estilo que melhor te agradar.

A Praia Quatro Ilhas é perfeita para toda família, pois tem águas calmas e boa estrutura turística. Já a Praia da Conceição é mais deserta e boa para surf. E, se você viaja com crianças, a Praia da Lagoinha é sensacional, além do cenário lindo, há formação de piscinas naturais deliciosas onde se pode nadar com peixinhos coloridos bem pertinho.

Foto mergulho Praia da Lagoinha.

A piscina natural da Praia da Lagoinha é ideal para mergulhos com snorkel para observar a rica vida marinha e relaxar muito!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Antes do final do dia vá ao Mirante 360°. O local é maravilhoso para ter uma vista realmente panorâmica de toda a região. De lá é possível observar a enseada do Saco Manso, de Zimbros, a praia de Canto Grande, Mariscal, o Morro do Macaco, e em dias de céu claro, é possível ver o norte da ilha de Florianópolis.

As crianças também irão amar as opções de lazer do mirante, que conta com arvorismo e tirolesa. Os mais corajosos enfrentam a tirolesa logo após o pôr do sol, para que não precisem fazer o caminho de volta pela trilha que dá acesso ao mirante – que também é linda e de fácil acesso.

A noite, vale provar uma deliciosa tainha, prato típico da região, em um dos bons restaurantes de Bombinhas.

Dia 3 e 4 – Porto Belo

Apenas 11 km separam Bombinhas de Porto Belo, sendo possível fazer o trajeto de carro em poucos minutos, não perdendo nada do dia para curtir nossa próxima parada na Costa Esmeralda.

Porto Belo reserva lindas praias, como por exemplo a Praia da Caixa D’Água que ficou famosa pelos bares e restaurantes flutuantes e também pela ótima água para esportes náuticos.

Foto da orla da Praia do Estaleiro em Porto Belo, SC.

A Praia do Estaleiro é ótima para toda família pelas águas calmas e ambiente tranquilo em Porto Belo, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra praia que você deve conhecer é a linda e pacata Praia do Estaleiro, que é ideal para quem está viajando em família e quer um ambiente tranquilo com águas deliciosas para aquele mergulho. Além da Praia do Perequê, que é a mais movimentada e ideal para curtir o fim de tarde.

Foto da pôr do sol na Praia do Perequê, em Porto Belo, SC.

O belo espetáculo do pôr do sol na Praia do Perequê, em Porto Belo, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No segundo dia dedicado ao seu roteiro em Porto Belo, indicamos que você aproveite para passar o dia inteiro na Ilha de Porto Belo. O local é considerado um dos mais bonitos do país e abriga várias atrações, assim, você pode curtir o dia todo e só retornar do passeio ao final da tarde.

Confira tudo sobre a Ilha de Porto Belo aqui!

Na Ilha de Porto Belo você encontrará o Eco-Museu Univali, cujo acervo conta com uma coleção de fósseis de 20 mil anos, sítio arqueológico com pinturas rupestres milenares que você poderá fotografar e observar de perto.

Além disso, trilhas subaquáticas para mergulhos e prática de snorkeling são os itens mais procurados na ilha, que possui vasta riqueza de fauna e flora, sendo o local ideal para um verdadeiro apaixonado pela natureza passar o dia.

Foto mar cristalino na Ilha de Porto Belo, SC.

A paradisíaca Ilha de Porto Belo, que merece um dia inteiro de visita.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Falando em trilha também é possível fazer um percurso pela mata preservada e também curtir alguns esportes náuticos, basta alugar os equipamentos necessários e começar a aproveitar.

A ilha tem boa infraestrutura para receber os turistas, então é só curtição.

Para os que preferem curtir o segundo dia fora da ilha, recomendamos que você faça um longo passeio de barco para conhecer melhor e se encantar com a região.

Dia 5 e 6 – Itapema

De Porto Belo para Itapema são apenas 12 km e, no meio do caminho, pare na Meia Praia, a mais famosa e movimentada do munícipio.

MEIA PRAIA (SC): o que saber antes de ir, fotos e dicas

O costão é um dos cartões postais de Itapema e oferece uma linda vista para quem caminha por entre as pedras observando a natureza local.

Foto orla Meia Praia, SC.

A bela orla da Meia Praia, que atrai tantos visitantes para Itapema, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em Itapema você poderá curtir um visual deslumbrante no Mirante do Encanto, a vista te permite visualizar também Porto Belo emolduradas pelo oceano Atlântico. O mirante está aberto para visitação diariamente e a entrada é gratuita, e vale muito a pena a visita no período do final da tarde para aproveitar o pôr do sol com essa vista incrível.

Quem já enjoou dos dias de praia nos outros municípios, pode aproveitar a visita em Itapema para curtir as cachoeiras locais e trilhas também. A cachoeira mais famosa da região é a Cachoeira Manarick, que tem uma linda queda d’água e é bastante frequentada.

Para os que nunca enjoam de praias, a Praia Central não pode ficar de fora do roteiro, com excelente infraestrutura e disputada no verão. Costuma ter águas calmas que são perfeitas para um mergulho refrescante durante o verão.

Foto turistas curtindo a Praia Central de Itapema, SC.

A Praia Central de Itapema é movimentada e ótima para aquele banho refrescante no verão.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No seu último dia de roteiro não se esqueça de aproveitar toda a energia positiva da natureza para recarregar suas baterias e curtir ao máximo o que Itapema tem para oferecer e já ir ficando com aquele gostinho de quero mais.

Se você for passar a noite em Itapema, saiba que a região é muito procurada nesse período pelos jovens que lotam os bares e garantem a agitação do local a noite toda, sendo ideal para quem gosta de tomar alguns drinques e paquerar.

Hospedagem na Costa Esmeralda

Toda a região da Costa Esmeralda é bem servida de hotéis, pousadas, hostels e campings, e também alguns resorts. Há opções para todos os estilos e bolsos.

Como o turismo no litoral de Santa Catarina é grande no verão, vale a dica de reservar sua hospedagem com antecedência para garantir lugar e bons preços.

Dicas Gerais

  • Em Bombinhas não deixe de apreciar também os pratos feitos com mariscos que são cultivados na região – uma delícia;
  • Repelentes e protetor solar são os melhores amigos dos aventureiros que farão trilhas e longas caminhadas ao ar livre durante o roteiro, além da água para não desidratar;
  • A culinária caiçara é deliciosa e vale muito a pena você experimentar os pratos locais sempre que tiver possibilidade.

***
Ficou com vontade de curtir esse roteiro de 6 dias pela Costa Esmeralda de Santa Catarina? A região é, sem dúvidas, um pedacinho do paraíso e você irá querer ficar muito mais dias!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de fevereiro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.