7 Dias pela COSTA VERDE do Rio de Janeiro a São Paulo

Avalie este artigo

O trecho que engloba o litoral sul do Rio de Janeiro e o litoral norte de São Paulo é conhecido como Costa Verde e tem cenários irão encantar você! Vamos conhecer?

8 Motivos para visitar o Litoral Norte de São Paulo

Se o seu objetivo é passear por 7 dias em cenários indescritivelmente belos que te farão ter o desejo de passar o mês inteiro curtindo, confira nossas dicas para otimizar sua viagem e aproveitar intensamente a Costa Verde, um dos roteiros mais lindos do Brasil, que certamente fará você amar cada segundo dos seus passeios por tantas belezas naturais!

Dia 1 – Angra dos Reis

Nossa sugestão é que você comece seu passeio por Angra dos Reis, que é um dos principais cartões postais da Costa Verde.

Angra dos Reis tem mais de 300 ilhas para que você possa visitar e apreciar a beleza natural dessa região, que ficou famosa por suas águas cristalinas e deliciosos passeios de barco.

Programe-se para chegar o mais cedo possível em Angra para que você possa passear de barco e mergulhar. Alguns passeios de barco duram o dia inteiro, tudo irá depender da sua disposição física e financeira para investir em apreciar a região.

Veja todas as dicas de Angra dos Reis aqui!

Caso prefira um passeio mais modesto, as escunas também levam o turista para conhecer a região e passear por menos tempo, ocasionando um preço mais baixo por pessoa no passeio.

E, se você é um amante das belezas do fundo do mar, não deixe de apreciar um mergulho em Angra, certamente uma experiência única e que você irá sentir que valeu a pena o investimento.

Dia 2 – Ilha Grande

Seguindo seu roteiro, vamos para Ilha Grande, de barco, onde você poderá aproveitar o dia na região para se aventurar em trilhas pela Mata Atlântica preservada.

Se você é um aventureiro apaixonado por trilhas saiba que em Ilha Grande você poderá percorrer alguns trechos em minutos e outros que levam dias inteiros! No entanto, é bom saber que todos os percursos possuem paisagens realmente recompensadoras, por isso, apostar nos tênis, lanches rápidos e água para encarar as trilhas certamente irá ser uma boa pedida para um dia inesquecível.

Saiba mais sobre o Ecoturismo em Ilha Grande aqui!

Os que preferem água e conforto, podem optar por passeios de lancha que duram o dia inteiro e te levam em diversas ilhas da região, ou passeios de escuna que são mais tranquilos e também oferecem um visual recompensador.

E, claro, não deixe de visitar as Praias de Ilha Grande. Na Praia do Aventureiro não deixe de fotografar a vista incrível que você terá do mirante!

No final do dia, aproveite o pôr do sol para tomar aquela água de coco observando as ondas do mar, uma deliciosa forma de encerrar o dia, independente do passeio que você escolheu para aproveitar intensamente as belezas de Ilha Grande.

E, se você é daquelas pessoas que tem energia para o dia e a noite também, e não abre mão de curtir uma baladinha, não deixe de passar na Vila do Abraão, onde você poderá curtir um delicioso forró ao vivo com uma caipirinha sempre gelada.

Quer conhecer mais ILHAS IMPERDÍVEIS no Brasil? Clique aqui!

Dia 3 – Paraty e Trindade

Em cerca de 100 km percorridos em uma hora e meia você chegará de Angra dos Reis a Paraty, nossa terceira parada do roteiro!

Algumas das belezas de Paraty só estão disponíveis para quem topa fazer passeios de barco pela região, aproveitando para conhecer cada encanto da parte litorânea da cidade.

Se você é um apaixonado por cultura, tenha cuidado! Pode acontecer de que você se apaixone tanto pelo centro histórico de Paraty que acabe se esquecendo de conhecer as belezas da Costa Verde e até mesmo de curtir Trindade!

Veja as 20 Melhores Pousadas em Paraty!

O centro de Paraty é repleto de lojas, artesanato, pequenos museus e ateliês, além de ter música e restaurantes que oferecem comidas deliciosas até mesmo para os paladares mais exigentes.

A baía de Paraty é composta por mais de 100 praias e ilhas, que certamente você poderá aproveitar organizando um passeio de barco com um guia que te leve aos locais mais lindos. Mas, é bem verdade que essa histórica cidade tem passeios suficientes para que você fique semanas nas redondezas aproveitando tudo que ela tem a oferecer.

Se você gosta de cachoeiras, poderá escolher dar um tempo das praias e se encantar com locais como a Cachoeira da Pedra Branca e Poço da Usina ou a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzã.

Já em Trindade, que é um pouco mais afastado e rústico você encontrará belezas como a Cachoeira do Pontal e a Pedra que Engole, aproveitando a noite de sossego na região que é tão linda.

Foto ruela Centro Histórico de Paraty, RJ.

As ruelas charmosas do Centro Histórico de Paraty encantam a todos os visitantes.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dias 4 e 5 – Ubatuba e Caraguatatuba

Saimos agora do Rio de Janeiro e cruzamos a fronteira com São Paulo, chegando a vizinha Ubatuba, a cerca de 1 hora de carro de Paraty.

Ubatuba é uma das regiões mais tradicionais de férias de verão do estado e não é para menos! Nessa cidade do litoral paulista os visitantes poderão curtir as muitas praias que são extremamente disputadas durante a estação mais quente do ano.

Quer conhecer as melhores Praias de Ubatuba? Clique aqui!

Quem escolhe Ubatuba pelas praias poderá escolher cenários mais tranquilos de água calma para curtir com os filhos ou praias mais agitadas para a prática de esportes como o surfe.

Foto Praia de Picinguaba, Ubatuba, SP.

A paradisíaca Praia de Picinguaba. Que tal acordar todos os dias das suas férias de frente para esse mar azul? Imperdível em Ubatuba, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além disso, é muito válido o passeio para a Ilha Anchieta que é um dos melhores pontos de mergulho do país, devido a toda sua biodiversidade extremamente rica e também a transparência da água.

Mesmo aqueles apaixonados por mergulho que nunca se aventuraram na atividade podem fazer seu “batismo” na ilha com instrutores e todos os equipamentos de segurança.

Em Caraguatatuba você pode aproveitar as águas calmas da Prainha e tirar uma foto criativa na Pedra do Jacaré, o local é muito procurado principalmente por turistas que estão viajando em família e desejam um dia de relaxamento total.

Veja nosso Guia sobre Caraguatatuba aqui!

E se você está em busca de um passeio de fim de tarde, não resista aos encantos do Museu de Arte e Cultura como um delicioso passeio para encerrar o dia em grande estilo.

A noite em Caraguatatuba também promete! Então aproveite para desfrutar de um drinque em um dos quiosques da orla.

Dias 6 e 7 – Ilhabela e Maresias

E, para finalizarmos nosso roteiro, vamos de Caraguatatuba até São Sebastião, pouco mais de 25 km separam essas cidades. De São Sebastião sai a balsa para Ilhabela, uma região extremamente encantadora e famosa!

Na ilha, as praias do sul são parada obrigatória, como na Praia do Curral, que reúne jovens e famílias, na Praia Grande que está a apenas três quilômetros de distância da vizinha e pode ser alcançada a pé, e na Praia da Feiticeira, uma das mais belas e de fácil acesso.

Faça um tour virtual por Ilhabela em 360 graus aqui!

Outras praias maravilhosas em Ilhabela, mas que requerem alguns dias a mais para poder curtir com tranquilidade são a Praia de Castelhanos e a Praia do Bonete, paradisíacas! Elas podem ser acessadas por trilha (puxada a pé, ou de veículo com tração 4×4), ou também por barco pelas paradas que os passeios de entorno a ilha oferecem.

Foto mar verde na praia de Castelhanos, Ilhabela, SP.

A Praia de Castelhanos é tranquila, tem águas cristalinas e é ótima para aquele mergulho em Ilhabela, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ainda em Ilhabela você também poderá optar por curtir o circuito de cachoeiras locais. A Cachoeira do Paquetá, por exemplo, tem trilha que começa a 1 quilômetro da Praia do Curral e merece que você se esforce nos 15 minutos de caminhada para dar curtir essa queda d’água. Além dessa, há várias outras na ilha. Difícil é escolher onde ir!

Voltando ao continente, a última parada da rota da Costa Verde é em São Sebastião e lá não deixe de visitar a Praia de Maresias, que ficou famosa por suas ondas perfeitas para a prática de surfe.

Tudo sobre a PRAIA DE MARESIAS: dicas, fotos e o que saber antes de ir

Foto Praia de Maresias, São Sebastião, SP.

A concorrida Praia de Maresias com seu mar azul delicioso, em São Sebastião, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Se você não é fã de praias de ondas fortes, aproveite a Trilha da Praia da Paúba.Uma opção na região é alugar uma bicicleta para curtir ao máximo o contato com a natureza e se aventurar nas trilhas, certamente é um ótimo encerramento de roteiro.

***
O que achou do roteiro de 7 dias pela linda Rota da Costa Verde viajando pelo litoral do Rio de Janeiro até São Paulo? É uma ótima pedida para suas férias, não é? Então, programe-se para curtir esses destinos maravilhosos!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 06 de fevereiro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.