MEIA PRAIA (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Embora Florianópolis e Balneário Camboriú sejam famosas pelo agito, e Bombinhas seja pelas belezas naturais, existem muitas outras opções em Santa Catarina para viajar e se divertir ao longo do ano. Como a Meia Praia, em Itapema. Saiba a seguir tudo de lá!

Foto orla Meia Praia, SC.

A bela orla da Meia Praia, que atrai tantos visitantes para Itapema, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bem perto de Bombinhas, praticamente no meio do caminho entre Floripa e Balneário, mas já chegando na segunda, a Meia Praia é destino de veraneio para muitos catarinenses –  incluindo moradores da capital.

Meia Praia é o local mais movimentado de Itapema, cidade de apenas 60 mil habitantes e que já foi distrito de Camboriú até a década de 60.

Quer saber mais de Balneário Camboriú e arredores? Clique aqui!

Com a combinação entre ótima estrutura praiana e proximidade a grandes centros, a Meia Praia atrai cada vez mais turistas para curtir suas belezas, e com as lindas Bombinhas e Porto Belo logo ao lado, muitos acabam estendendo a viagem de lá.

Saiba como chegar até Itapema

A Meia Praia é a principal de Itapema, e qualquer morador local saberá indicar como chegar.

A cidade fica encravada entre Porto Belo e Balneário Camboriú, a apenas 65 km de Florianópolis. De carro, não poderia ser mais simples: basta seguir a BR 101 ao sair da capital até lá – em trajeto de pouco mais de uma hora. Existem também ônibus saindo da Rodoviária de Floripa até o destino.

Outra opção é chegar na Meia Praia através de Navegantes. A cidade possui um aeroporto internacional que abastece atrações turísticas próximas, como Balneário, Blumenau e o Beto Carrero World. Por isso, encontram-se muitos voos que chegam nela. De lá até Itapema são 50 km ou uma hora de carro também pela BR 101 – mas descendo sentido sul.

Beto Carrero World: encanto para crianças e adultos

Em Florianópolis e Navegantes se encontram os dois principais pontos de acesso à Meia Praia para quem chega por via aérea. Por terra, no entanto, é possível dirigir de diversos pontos em Santa Catarina e estados próximos – como Rio Grande do Sul, Paraná e até mesmo São Paulo. As estradas catarinenses costumam ser bem conservadas e sinalizadas, e basta chegar até a BR 101 para chegar em Itapema.

O que fazer na Meia Praia

O Jornal de Santa Catarina, um dos principais da região, concluiu que Itapema e a Meia Praia oferecem a melhor infraestrutura de orla em todo o litoral norte. E o prestigiado Diário Catarinense apontou a praia como a segunda mais bem estruturada no estado – perdendo apenas para a super badalada Jurerê Internacional, em Florianópolis, com seus beach clubs e ambientação relembrando Miami.

Mas por que a Meia Praia é tão elogiada?

O moderno calçadão convida a um agradável passeio por seus 5 km de extensão. É chamado de Parque Calçadão e possui também ciclovia para quem prefere pedalar.

Ao longo da areia, existem muitos banheiros públicos e chuveiros, o que agrada bastante para passar o dia na praia sem problemas. Ainda há bastante comércio ao redor, com muitas opções de bares e restaurantes para o almoço, o fim de tarde ou a noite.

Conheça também as outras praias de Itapema!

Com tantos atrativos, aos poucos a Meia Praia foi ganhando notoriedade também fora de Itapema e diversos empreendimentos imobiliários começaram a surgir por lá. Hoje são muitos os edifícios ao longo de seus 5 km, residenciais e hoteleiros, e alguns condomínios de alto nível podem ser encontrados, atraindo moradores de cidades próximas interessados em ter uma casa de praia para finais de semana, feriados e férias. E o melhor: o código urbano da cidade não permite prédios altos na beira do mar, então nada de sombra na areia!

Aos que gostam de aventura, é possível voar um pouquinho lá em Itapema. Pois a cidade é conhecida como a Capital dos Ultraleves por ser a região onde se concentra o maior número de voos do tipo em toda Santa Catarina. E sobrevoar Meia Praia é passeio imperdível para os corajosos. A associação de pilotos local promove eventos, incluindo um encontro anual em que milhares de fãs do esporte se reúnem por lá.

Com tanta coisa legal pra fazer, não dá pra ficar só na vontade. Confira aqui algumas fotos da Meia Praia para animar a viagem até Itapema na próxima oportunidade!

Meia Praia, SC.

Meia Praia é badalada, mas na baixa temporada tem ar tranquilo e bucólico.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto Calçadão Meia Praia, SC.

O Parque Calçadão, como é chamado, reúne os esportistas, quem gosta de caminhadas, pedalar ou só sentar e curtir o movimento da Meia Praia, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto pôr do Sol na Meia Praia, SC.

O lindo pôr do Sol na Meia Praia. Programa garantido nos finais de tarde.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E os pontos turísticos próximos?

Não dá para visitar Itapema e deixar de conhecer a região próxima do litoral catarinense.

Você está conferindo dicas da MEIA PRAIA (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

São muitas as praias badaladas e bonitas ao redor da cidade, a começar pela vizinha Balneário Camboriú. Carinhosamente chamada de BC, seu centro está a apenas 20 km de Meia Praia e tem na Avenida Atlântica o maior destaque. A rua à beira mar conta com muitas opções de bares, restaurantes, pubs e boates, está sempre cheia de gente – até madrugada adentro no verão – e é uma ótima opção de passeio.

Melhores Praias de Balneário Camboriú

Outras praias de Balneário são mais conhecidas pelas belezas naturais, principalmente Laranjeiras, Taquaras e Estaleiro.

Uma boa pedida é fazer o passeio de barco que sai da Barra Sul. Assim como pegar o teleférico no Parque Interpraias para ver tudo de cima e se encantar com o cenário da vizinha.

Do outro lado de Itapema, no sentido sul, fica Porto Belo. Ainda mais pertinho, a 6 km da Meia Praia, suas grandes atrações são a ilha de mesmo nome da cidade e a Praia do Caixa D’Aço – famosa pelos muitos barcos luxuosos que lá ficam.

Conheça Porto Belo em imagens 360 graus clicando aqui!

Com muito verde ao redor, Porto Belo e sua ilha são uma alternativa muito interessante para quem está em Itapema, já que combina sofisticação com natureza. Pode ter certeza que você vai se encantar com as paisagens da outra vizinha.

Logo depois de Porto Belo fica Bombinhas. Nela o luxo tem menos lugar, mas o contato com a natureza se intensifica ainda mais.

São muitas as praias de qualidade, todas com boa estrutura e belos visuais: Mariscal, Quatro Ilhas, Canto Grande, Zimbros, Lagoinhas e, principalmente, a praia da Sepultura – constantemente apontada com uma das mais exuberantes de Santa Catarina. E tudo a menos de 20 km de Itapema.

As 10 praias mais paradisíacas de SANTA CATARINA

Quem viaja com crianças e tem um tempinho a mais nas férias pode – e deve – esticar o passeio até o Beto Carrero World. O maior parque temático da América Latina fica no município da Penha, a 55 km da Meia Praia – menos de uma hora de estrada. São incontáveis atrações, entre brinquedos e shows especiais, com a certeza de um dia de muito lazer para a família toda.

Hotéis e pousadas para curtir a viagem a Meia Praia

Com toda a estrutura de ponta que falamos sobre o destino, é claro que existem boas opções de hotel e pousadas na Meia Praia e em Itapema.

Praticamente na metade da faixa de areia, o Hotel Enseada é considerado um dos melhores da cidade. Com piscina, bar, churrasqueira, salão de jogos e academia de ginástica, ainda oferece quiosques na praia e tem vista para o mar. Há opções de quartos para casais ou para a família inteira (no estilo apart hotel).

Outro famoso na região é o Solis Praia Hotel. Mais próximo ao centro de Itapema, ele não fica na Avenida Nereu Ramos, a Beira Mar, mas está a um quarteirão da areia, menos de 100 metros de distância. Também há piscina, salão de jogos, sala de estar e bar. Como serviço extra, ainda oferece shiatsu em um espaço de spa próprio. As acomodações incluem suítes para até quatro pessoas, algumas delas com sacada.

Para quem prefere o clima mais familiar das pousadas para ficar na Meia Praia, a Pousada Costa do Sol fica no centro, a menos de 300 metros da areia e da Ponte dos Suspiros para atravessar o Rio Vale Verde. Tem piscina com deck, parquinho para as crianças, salão de jogos e até academia. A região próxima oferece bastante comércio para tudo que for preciso.

Já a Pousada Terra do Sol também tem ótima localização, a 300 metros da areia na Meia Praia. Com quartos confortáveis para até cinco pessoas, ainda aceita animais de estimação de pequeno porte. Ao contrário da maioria, não oferece café da manhã no local, mas o bairro conta com muitas opções para as refeições.

***
Agora você entende por que a Meia Praia em Itapema é tão famosa e procurada, não é? Pronto para ir para lá nas próximas férias?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  27 de Abril de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site