ILHA DE PORTO BELO (SC): o que saber antes de ir e o que fazer

Se você está planejando uma viagem de férias para o verão, precisa considerar os encantos da Ilha de Porto Belo, em Santa Catarina.

Porto Belo está localizado na chamada Costa Esmeralda, uma região muito disputada durante o verão devido a toda sua beleza natural e infraestrutura. Se você quer conhecer melhor os encantos da região, siga lendo.

Entendendo a Ilha de Porto Belo

A Ilha de Porto Belo é uma área particular que fica aberta a visitação, normalmente das 7h às 18h no período de alta estação que ocorre entre dezembro e março.

Nos demais meses do ano a ilha também poderá ser visitada, mas as atrações e opções de entretenimento no local ficam reduzidas, como por exemplo a tirolesa e itens que podem ser alugados para se divertir na praia, que costumam não funcionar.

Por isso, o ideal é que você programe suas férias para curtir o verão na região e se divertir com todos os itens que a estrutura da Ilha poderá te oferecer. A entrada na Ilha é gratuita e você só precisará pagar pelo traslado de barco e itens que desejar alugar para curtir o dia.

Foto banana boat na Ilha de Porto Belo, SC.

As atrações como banana-boat, tirolesa e outros esportes náuticos ficam disponíveis durante o verão, melhor época para visitar a Ilha de Porto Belo, em SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como Chegar em Porto Belo

A Ilha de Porto Belo está a 900 metros de Porto Belo e o acesso só se dá através do traslado de barco, escuna ou lancha.

O que já garante a diversão na ida e volta para a ilha, que possui boa infraestrutura e é um local onde você poderá passar o dia em família sem se preocupar com alimentação ou qualquer outra necessidade que possa surgir durante o passeio, pois o local oferece boas condições para o turista.

O que fazer na Ilha de Porto Belo e arredores

Não é só de praias paradisíacas que vive a belo Porto Belo. Selecionamos algumas das experiências e passeios imperdíveis para você. Veja.

Trilha Ecológica Pedra da Cruz

São cerca de 40 minutos de caminhada de média dificuldade por dentro da Mata Atlântica preservada, o trecho a ser caminhado é circular e são cerca de 1.300 metros repletos de fauna e flora que encantarão seus olhos.

Conheça Porto Belo e sua ilha em Imagens 360 graus incríveis!

Os guias aproveitam o passeio pela trilha para contar aos visitantes um pouco mais das lendas e histórias locais.

Além disso, na trilha você encontrará um mirante que é um verdadeiro presente para quem se aventura nessa caminhada, recomendamos fortemente que você leve a câmera para fotografar a vista do mirante, você não irá se arrepender desse exercício físico.

Esportes Náuticos

Muitos dos turistas que chegam a Porto Belo buscam um pouco de adrenalina nos esportes náuticos e por isso, opções não faltam na região.

Banana boat, por exemplo, é um tour mais radical de 15 minutos que pode ser feito com a família toda e é diversão garantida!

Já os passeios de caiaque são mais apreciados pelos jovens que tem um pouco mais de disposição física para o exercício, geralmente grupos se organizam e colorem as águas calmas da ilha.

Há também passeios de barco pela região, bem como quem vem de embarcação própria para curtir as águas cristalinas das proximidades da ilha. Jet-skis e outros tipos de equipamentos esportivos também são figuras sempre presentes.

Foto jet ski na Ilha de Porto Belo, SC.

Os esportes náuticos tomam conta das águas cristalinas da Ilha de Porto Belo, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Trilha Subaquática

À primeira vista essa é uma atividade bastante diferente, mas ela é ótima para pessoas de todas as idades e principalmente aqueles que são apaixonados pelas belezas do fundo do mar.

Os turistas são orientados para poderem desbravar uma das seis opções de trilhas subaquáticas de maneira segura e divertida.

Veja outros pontos lindos para nadar com peixinhos no Brasil

Essa experiência vale muito a pena pelo contato com a fauna marinha que é encantadora na região.

Se você não tiver prática com mergulho de cilindro, não tem problema. Há várias empresas que oferecem o “batismo”. E, se você quiser dar só uma espiadinha, o snorkel já é suficiente e dá pra ver muitos corais e peixinhos por lá.

Tirolesa

Quem está na ilha em busca de aventura certamente não irá perder a oportunidade de se divertir com a tirolesa local, que apesar de não ser uma das maiores, oferece ao visitante um visual incrível da natureza local e o importante frio na barriga de quando se faz esse tipo de aventura.

Ecomuseu Univali

Com entrada gratuita o ecomuseu tem como objetivo resgatar a valorização dos costumes e da história litorânea de Santa Catarina.

O funcionamento é durante todo o dia, sendo um daqueles passeios ideais para o período da tarde, curtindo o momento após a praia para conhecer melhor a cultura e hábitos dos locais.

No museu você encontrará a ossada de alguns animais que habitaram a região no passado, o que deixa muitos turistas impressionados e encantados, valendo muito a pena a visitação.

Você está conferindo tudo sobre a ILHA DE PORTO BELO (SC): o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Festival Gastronômico

No final de julho, os visitantes de Porto Belo se deliciam com o festival gastronômico que toma conta da cidade. Alguns pratos são assinados por chefes estrelados e o festival costuma lotar a região de turistas em busca de deliciosas experiências gastronômicas.

Por isso, se você quer curtir a região e comer muito bem, programe sua estadia para o final de julho quando o festival é quase mais atraente que as praias.

Veja dicas de Onde Comer em Porto Belo

Nesse período do ano a Ilha de Porto Belo está aberta a visitação, mas não serão todas as atividades listadas anteriormente que poderão ser aproveitadas por você. Como dissemos anteriormente o verão é o período ideal para curtir a ilha e todas as atrações, porém o inverno tem um sabor especial na cidade de Porto Belo.

Casa do Turista

Se você está buscando passeios que vão além do contato com a natureza, é hora de fazer compras!

A Casa do Turista reúne artesanato local com delícias como os licores de produção artesanal.

Uma passadinha no local irá garantir as lembrancinhas da viagem e também que você irá experimentar as delícias produzidas na cidade. Afinal, são várias lojinhas com tudo que há de melhor que é produzido em Porto Belo. Difícil será resistir e não exagerar nas compras.

Foto família na praia na Ilha de Porto Belo, SC.

Toda família fica tranquila curtindo o dia de praia na deliciosa Ilha de Porto Belo, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Alambique do Pedro Alemão

Durante a noite em Porto Belo não deixe de fazer uma parada no Alambique que conta com mais de 45 anos de existência e é mundialmente famoso por suas cachaças.

A visitação é gratuita e caso você seja apaixonado por esse tipo de passeio, recomendamos que agende antes de se aventurar a conhecer o local, porque durante a alta estação ele é sucesso de público e costuma lotar.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

Em Porto Belo não deixe de visitar a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos que é a construção mais antiga da região e, portanto, parada obrigatória.

Dos tempos da colonização açoriana, a igreja foi construída com argamassa e óleo de baleia em sua fixação.

O local é um dos cartões postais da cidade e merece aquela foto turística clássica durante a visitação.

Foto da Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, em Porto Belo, SC.

A histórica Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, Patrimônio Histórico da cidade e um dos cartões-postais de Porto Belo, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde Ficar em Porto Belo

Na Ilha de Porto Belo o passeio tem hora para iniciar e hora para acabar, mesmo durante o verão quando as atividades se encerram às 18h.

A hospedagem mais indicada para quem quer curtir o dia e a noite durante a viagem é em Porto Belo, na cidade você terá mais opções para aproveitar a estadia durante a noite e se divertir a viagem inteira, experimentando também as muitas opções gastronômicas do local e curtindo as lojinhas da cidade. Veja aqui hotéis e pousadas da cidade e faça sua reserva com antecedência para não perder as melhores ofertas!

***
Agora que você já conhece várias dicas do que fazer na Ilha de Porto Belo e como curtir a região de Porto Belo, que tal aproveitar essas ideias para otimizar sua viagem? Certamente você irá se divertir muito na Ilha e guardará na memória momentos de muita alegria.

Afinal, férias de verão são ideais para curtir destinos como a Ilha de Porto Belo, que mistura as belezas naturais com muito entretenimento! Então programe-se para curtir esse pedacinho de paraíso, você certamente irá adorar cada minuto na ilha e na cidade.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de novembro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.