Roteiro de 5 dias pela COSTA DO DENDÊ (BA)

5/5 - (1 vote)

A Costa do Dendê é uma faixa de do litoral localizado entre Salvador e Itacaré que conta com praias belíssimas e de acesso não tão fácil, o que as torna ainda mais preservadas e encantadoras.

Conheça as 5 Melhores PISCINAS NATURAIS DA BAHIA

Justamente pela dificuldade de acesso de alguns desses trechos, é interessante planejar o seu roteiro com bastante cuidado para que você possa apreciar ao máximo a viagem e garantir que irá conhecer boa parte dessas lindas praias que compõem cenários paradisíacos.

Continue lendo para descobrir o roteiro incrível de 5 dias pela Costa do Dendê e se apaixonar perdidamente pelos encantos da Bahia!

Dia 1 – De Salvador Para Morro do São Paulo

A maioria dos turistas chegam a Bahia por Salvador, se esse é o seu caso, a ideia é começar sua viagem pela Rota do Dendê aproveitando os encantos de Morro do São Paulo como primeira parada.

Foto Primeira Praia, Morro de São Paulo, BA.

A bela Primeira Praia, point dos surfistas e também de muitas barracas, restaurantes, hotéis e pousadas em Morro de São Paulo, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para chegar em Morro do São Paulo você deverá precisar de um catamarã, por isso a primeira dica é levar bagagens fáceis de transportar.

Na Segunda Praia em Morro do São Paulo você irá curtir uma praia movimentada, repleta de gente bonita e que conta muitas vezes com luaus que duram a noite toda.

Veja as MELHORES PRAIAS de Morro de São Paulo aqui!

Na Quarta Praia de Morro do São Paulo você poderá encontrar um local ideal para relaxar e com muito menos movimento.

No seu passeio pela região não deixe de visitar a Fortaleza do Tapirandu que é mais conhecida como Forte de Morro de São Paulo, este é um dos maiores conjuntos defensivos construídos no Brasil. No total são 678 metros com resquícios do que foi a muralha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local é ideal para belas fotos (principalmente no pôr do Sol) e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Para os que gostam de aventura, em Morro do São Paulo é possível encontrar a maior tirolesa dentro da água do Brasil, que tem 60 metros de altura e 360 de comprimento, sendo uma boa pedida para um visual incrível e aquele delicioso frio na barriga.

Dia 2 – Boipeba

Boipeba é uma das ilhas mais procuradas na Costa do Dendê, os moradores prezam por um turismo que seja biologicamente sustentável e justamente por isso a região é muito bem preservada e tem um visual encantador.

ILHA DE BOIPEBA: um paraíso na Bahia

O maior trunfo de Boipeba é que por aqui, você poderá descansar com um visual incrível, banhando-se em águas refrescantes e tendo contato com a natureza enquanto relaxa e esquece dos problemas.

Foto mergulho nas piscinas naturais de Moreré, Boipeba, BA.

Mergulhos deliciosos nas Piscinas Naturais Moreré, na Ilha de Boipeba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Na Ilha de Boipeba não deixe de curtir as deliciosas Piscinas Naturais de Moreré, que ficam próximas a praia de mesmo nome. Também vá a Praia da Cueira, Ponta dos Castelhanos, almoce na Praia da Boca da Barra e curta o sossego da Vila da Cova da Onça. Você verá que é inesquecível!

Conheça a Ilha de Boipeba em imagens em 360 graus!

Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba são passeios que podem ser feitos bate e volta de Salvador. (quer conhecer outros? Clique aqui!)

Dia 3 – Península de Maraú

O terceiro dia dos eu roteiro estará reservado para os encantos da Península de Maraú. A região fica distante de Salvador 2 72km e, apesar da viagem longa, dá tempo de curtir as praias e, principalmente, a os encantos das Piscinas Naturais de Taipu de Fora.

TAIPU DE FORA: tudo sobre esse paraíso na Bahia

Essas encantadoras piscinas naturais se formam em um trecho específico da praia que fica bem próximo ao famoso Buda bar.

Foto Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, BA.

A orla paradisíaca que encanta a todos os visitantes da Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro ponto famoso da península que deve ser visitado é a Ponta do Mutá, com águas da Baía de Camamu. Nesse trecho, a água é calma e perfeita para quem viaja com crianças para que elas possam brincar e também para os praticantes de stand up paddle.

Uma dica imperdível é que na Ponta do Mutá você irá apreciar o pôr do sol mais bonito da região, por isso, uma sugestão é passar a manhã nas piscinas naturais e a tarde na Ponta do Mutá.

No período da noite a ideia é explorar a Vila de Barra Grande pracinha, igreja, e lojinhas de roupas e artesanatos compõem esse cenário cheio de charme que costuma ser muito disputado no carnaval e virada do ano. Os restaurantes da vila são também uma boa pedida para o jantar.

Veja mais fotos da Península de Maraú clicando aqui!

Para os que preferem passeios alternativos ou estão pensando em prolongar a estadia, vale a pena investir no Passeio de Lancha pela Ilhas Tropicais, de mar calminho e gostoso as ilhas são lindas e merecem um tempinho do seu roteiro.

E outra opção ainda mais alternativa é o passeio por Lagoa Azul, Lagoa do Cassange, Farol de Taipu de Fora, e Trilha das Bromélias, este passeio geralmente é feito de quadriciclo e as lagoas não chamam muita atenção, mas o ponto alto é a vista do Morro do Farol.

Você está conferindo um roteiro de 5 dias pela COSTA DO DENDÊ (BA). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Dia 4 – Ilhéus

Com mais 122km no seu roteiro, chegamos na próxima parada da Costa do Dendê: Ilhéus!

Em Ilhéus não faltam opções de passeios! Você poderá passar o dia nas praias do litoral sul, se você e surfista irá se apaixonar pela Praia do Back Door, já os que preferem um pouco mais de conforto e luxo irão se encantar pela Praia dos Milionários,com as águas calmas que são um convite ao relaxamento e sossego, além de serem ideais para as crianças brincarem.

Foto da belíssima Praia Back Door, em Ilhéus, BA.

A belíssima Praia Back Door, em Ilhéus, ótima pedida para um dia de passeio.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia do Batuba é considerada uma das mais bonitas da região, valendo a pena a pausa para apreciar o local que conta com ondas muito fortes que chegam a até dois metros de altura.

Um tour bastante diferente e atraente para os amantes dos chocolates é conhecer as fazendas de cacau da região, que dá direito a degustação para que todos os visitantes possam sair de Ilhéus com um delicioso gosto doce de sua visita.

Se possível, passeie de barco pelas lagoas de Ilhéus para se surpreender com a beleza de locais como a Lagoa Encantada.

No final do dia a ideia é curtir o circuito histórico de Ilhéus e também o passeio pelo Circuito Jorge Amado, que é tão atraente para os amantes de uma boa leitura e apaixonados pelo escritor e suas obras.

Dia 5 – Voltando Para Salvador

No quinto e último dia da sua estadia, você pode curtir mais os encantos de Ilhéus até os últimos minutos e voltar para Salvador com um gostinho de quero mais, já no final da tarde para que possa ainda pegar um belo pôr do Sol na Praia de Itapuã ou no Farol da Barra!

Aproveite a noite da capital da Bahia também, que é bastante agitada, e onde você poderá passear com tranquilidade apreciando tudo que esse lindo lugar tem a oferecer.

Veja o Guia Completo de Salvador aqui!

Ah, e não vá embora sem experimentar o acarajé e dar uma volta na capital histórica e belíssima!

Dicas Extras

  • Se você é um apaixonado por esportes aquáticos, prepare-se para a Costa do Dendê, as condições geográficas locais permitem diferentes atividades como windsurfe, canoagem, stand-up-paddle, mergulhos com guias, com snorkel, e muito mais.
  • Para quem tem mais de 5 dias para curtir a Costa do Dendê e não quer passar nos destinos tão rápido, recomendamos aproveitar mais a badalada Morro de São Paulo, esticando a estadia para 2 ou 3 dias para que você possa curtir todas as atividades e praias locais. Você também pode ficar 2 dias em Boipeba e relaxar muito na ilha!
  • Outra dica interessante é dedicar um tempinho extra da sua viagem para conhecer os encantos de Salvador – na ida ou volta (se você retornar pelo mesmo aeroporto).
  • Se quiser otimizar o tempo, você pode chegar em Salvador, fazer o percurso e voltar pra casa a partir de Ilhéus.
  • Devido a biodiversidade local, você encontrará deliciosos pratos com camarão, siri e ostras como traço forte da culinária local, mas atente-se ao sabor apimentado e caso você não goste peça gentilmente que a cozinha pegue leve no tempero.
  • Alugar um carro é a melhor forma de percorrer a Costa do Dendê com tranquilidade, conforto e fazendo seu horário.

***
Com todas essas dicas você certamente irá montar o roteiro perfeito adaptado para o seu estilo de viagem para que a Costa do Dendê seja o destino ideal para as suas férias de verão serem encantadoras e deliciosas tal qual você sonhou e merece.

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de janeiro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.