Turismo na BAHIA para todos os Estilos de Viagem

Avalie este artigo

A Bahia é aquele destino que você encontra oportunidades de diversão para todos os gostos, bolsos e idade. Não existe essa possibilidade de ficar sem programação, porque em todo o estado há atrativos de sobra. Repleto de reservas naturais, parques e praias, resorts, museus e casas de cultura, o destino é aquele que toda a família se divertirá completamente.

E foi pensando na diversidade de gostos, que montamos um pequeno guia sobre a Bahia para todos os gostos. O que acha de começar a programar a sua viagem hoje mesmo?

Turismo com Crianças

Viajar com crianças parece fácil, mas é um pouco complicado. Os pequenos querem sempre movimento e uma programação menos agitada pode não chamar a atenção deles. A primeira pergunta que você deve responder na hora de programar a sua viagem para a Bahia é: o que as crianças gostam mais?

Descobrindo isso você já tem metade do problema resolvido. Dá para saber se o melhor são as praias, os parques, os museus ou um mix de tudo. Destacamos algumas das atrações em todo o estado que com certeza deixarão as férias das crianças bem mais divertidas.

Barra Grande

Citamos a pequena Barra Grande em nosso roteiro de 3, 5 e 7 dias pelo Sul da Bahia. Aqui você tem acesso até a Península de Maraú, que é considerada a mais bonita de todo o estado. Você encontra muitas praias com piscinas naturais, uma vista incrível e muito o que aproveitar.

imagem-de-familias-aproveintado-o-mar-calmo-da-praia-de-taipu-de-fora-bahia-ba

As crianças com certeza adorarão passear por essa vila rústica, aproveitar os passeios pelos parques naturais e poder correr pela praia sem preocupação. Apesar de famosa, Maraú e Barra Grande ainda são pouco visitadas e as piscinas naturais incríveis!

Imbassaí

Para quem procura algo mais próximo da capital, indicamos a praia de Imbassaí. Localizada na Mata de São João, próximo à famosa Praia do Forte, é o destino perfeito para pais que querem deixar seus filhos mais ligados à natureza.

areia-praia-imbassai-ba

Você encontra muitos passeios de barco, principalmente pelos mangues da região. Dá também para fazer pequenas trilhas e, claro, aproveitar as inúmeras piscinas e lagoas naturais do local. O cenário de Imbassaí é muito bonito e a praia possui toda uma estrutura para receber seus turistas, apesar de pequena.

Praia do Forte

Já que estamos circulando pela região, indicamos também a Praia do Forte. Os atrativos daqui são basicamente dois: o Projeto Tamar e o Resort Iberostar. Em qualquer uma das duas opções os seus filhos com certeza terão diversão para muitos dias.

No Projeto Tamar, que fica junto a vila com comércio e restaurantes, as crianças poderão aprender muito sobre as tartarugas, tubarões e outros peixes marinhos, em determinados horários podem ajudar a alimentar os animais, além de ver de perto as pequeninas tartarugas nascendo (veja a época da desova no site do projeto www.tamar.org.br). Uma experiência inesquecível.

pequena-tartaruga-praia-do-forte-ba

Quem optar por ficar em Salvador, também pode visitar a praia do Forte por um dia e aproveitar essas duas atrações.

Clique aqui e veja as lindas imagens em 360 graus da Praia do Forte.

Natureza e Aventura

Natureza é algo que sobra em toda a Bahia. O estado é quase que um parque natural, com lindas praias, ilhas, reservas ambientais e muito mais.

Chapada Diamantina

Para quem busca aventura e natureza para as férias, não podemos começar a indicar passeios por outro lugar que não seja o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Nós também já preparamos um roteiro de 3, 5 e 7 dias pela Chapada Diamantina. Existe tanta beleza por aqui que dá para ficar perdido diante o que fazer em sua viagem. Não deixe de conhecer o Morro do Pai Inácio, a Gruta Azul, a Cachoeira do Mosquito, o Vale do Capão e muito mais.

chapada-diamantina-gruta-azul

Caravelas | Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Outro destino imperdível é a Praia de Caravelas, que fica no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, na ilha de mesmo nome. Aqui estão as formações de corais de maior importância do Atlântico Sul.

imagem-peixe-azul-no-aquario-sp

É também em Caravelas que você encontra o melhor ponto de mergulho do Brasil, segundo muitos sites e blogs especialistas no assunto.

Itacaré

O ecoturismo é a principal atividade econômica de Itacaré. Muitas trilhas, praias selvagens e mangues podem ser explorados por quem passa por aqui.

foto-praia-da-costa-em-itacare-bahia-9600

A pequena cidade que um dia foi uma vila rústica de pescadores, hoje já possui uma estrutura completa e, de certa forma, moderna. Ainda assim, você sente aquele prazer de praia paradisíaca e bem simples aqui.

Ilha de Boipeba

Outro destino maravilhoso de pura natureza é a Ilha de Boipeba, que fica pertinho de Morro de São Paulo. As piscinas naturais de Moreré são a atração principal e, sinceramente, não precisa mais nada!

imagem-de-turistas-aproveitando-a-piscina-natural-de-morere-na-ilha-de-boipeba-bahia-ba

Veja aqui as imagens em 360 graus da Ilha de Boipeba.

Viagens Românticas

Os casais também podem aproveitar bastante a Bahia. O estado tem atrativos de sobra para quem deseja passar a lua-de-mel por aqui ou comemorar aniversário de relacionamento. Para esse tipo de viagem, os resorts com pacotes fechados sempre se destacam mais, mas você também encontra outras opções de passeios.

Porto Seguro

Talvez você fique um pouco na dúvida de ver Porto Seguro na categoria de viagens românticas. Essa parte do litoral baiano é conhecida por sua agitação e muito burburinho nas praias. Saiba, porém, que há uma parte de Porto Seguro que é bastante tranquila e refúgio de casais apaixonados que buscam um paraíso para as suas férias.

foto-praia-muta-em-porto-seguro-bahia-6809

Mutá é uma pequena praia do litoral de Porto Seguro, mais precisamente na cidade de Santa Cruz de Cabrália, que tem muitas opções de resorts e hotéis especialistas em viagens para casal. Você não encontrará barracas, agitação e banhistas circulando de um lado para o outro. Aqui só muita paz, água de coco e sombra para aproveitar suas férias.

Trancoso e Arraial D’Ajuda

Distritos de Porto Seguro, Trancoso e Arraial D’Ajuda são dois destinos preferidos de muitos casais em lua-de-mel pela tranquilidade, praias paradisíacas e o aconchego das pousadas a beira-mar. Um verdadeiro cenário de filme para seus dias mais felizes a dois!

praia-rio-verde-trancoso-ba-0811

Península de Maraú

Citamos a Península de Maraú mais acima como um destino muito indicado para viagens com crianças. Essa também não deixa de ser uma ótima localidade para casais, principalmente quem procura resorts com serviços completos pertinhos de praias paradisíacas com piscinas naturais sensacionais.

imagem-de-duas-pessoas-com-aguas-claras-pela-cintura-na-praia-taipu-de-fora-bahia-ba

O Kiakora é conhecido em todo o estado, sendo um dos maiores e mais tradicionais complexos hoteleiros da Bahia. Lá você tem a oportunidade de passar dias cheios de conforto, luxo e ainda aproveitar passeios exclusivos por toda a região. Os bangalôs são especialmente decorados, com temáticas tropicais e com direito a enxovais feitos a partir de algodão egípcio. Todos os quartos também possuem jacuzzi exclusivas e piscinas privativas. Aiai.. difícil é sair da região!

Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba

Outro destino muito indicado para viagens de casal é Morro de São Paulo. A pequena ilha encanta a todos pela tranquilidade, belezas de suas praias e boa infraestrutura de pousadas e restaurantes, que oferecem um enorme conforto em frente ao mar.

segunda-praia-morro-de-sao-paulo-ba-9167

Quem prefere mais privacidade, Morro de São Paulo também tem praias mais desertas e passeios para a Ilha de Boipeba, que citamos acima. É possível curtir aquela viagem dos sonhos por aqui. Há quem compare as águas dessa região com as das famosas praias do Caribe e não é utopia! Todas parecem de fato desenhadas à mão de tão lindas que são.

imagem-de-pedras-no-beira-do-mar-e-o-lindo-entardecer-ilha-de-boipeba-bahia-ba

O que mais chama a atenção, porém, é a paisagem. Ambas as ilhas são belíssimas e Boipeba é uma Área de Proteção Ambiental, com muitas praias desertas, rústicas e intactas. É um verdadeiro cenário de filme de amor e com um final de tarde inesquecível!

Você está conferindo as atrações da BAHIA para todos os estilos de viagem. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Terceira Idade

E quem disse que há idade certa para curtir a Terra da Alegria? Na Bahia há muitas opções de passeios também para os turistas da terceira idade.

Guarajuba

O Vila Galé Marés, em Guarajuba a cerca de 80 quilômetros de Salvador, é um dos resorts mais procurados pelo público da terceira idade que decide passar férias na Bahia. Com praia exclusiva, casais ou grupos de mais idade podem se divertir com programação própria e dedicada para essa faixa etária. O hotel é completamente estruturado para esse tipo de hóspede. De quebra ainda tem a Lagoa da Guarajuba, principal atrativo da região, principalmente para quem quer fugir de praias.

foto-praia-de-guarajuba-em-guarajuba-bahia-1227

Salvador

A capital do estado também é um dos maiores destinos para a terceira idade que tem no Brasil. Você encontra muitas opções de centros culturais e históricos para curtir por muitos dias, além das praias, claro!

foto-praia-da-barra-salvador-bahia-brasil-0450

Na cidade também acontecem eventos voltados para essa faixa de idade, inclusive no Carnaval, quando o Bloco da Saudade, com sua bandinha de fanfarra, enfeita todo o campo grande com foliões acima dos 50 anos.

Turismo Histórico

Não poderíamos deixar de fora dicas para os amantes de história. O Brasil começou pela Bahia, portanto, sítios históricos são muito comuns por essa região.

Salvador

A primeira capital do país é um grande museu a céu aberto. Patrimônios históricos importantes são encontrados aqui. Não deixe de visitar o Centro Histórico de Salvador, ver de perto as ruas do Pelourinho, igrejas e o Mercado Modelo. São construções da época do descobrimento e que se mantém vivas até hoje.

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0978

Clique aqui e veja as imagens em 36o graus de Salvador.

Porto Seguro

Porto Seguro foi o portão de entrada dos portugueses ao nosso país, em 1500. Em Recife de Fora, Caraíva, Cabrália, Coroa Alta e Trancoso você encontra muitas construções ainda dessa época. O turismo de praia é muito frequente aqui, mas tire um dia para conhecer de perto a legítima histórica do descobrimento.

O Museu do Descobrimento deve ser parada obrigatória, pois conta toda a história do início de nosso país, com direito a réplica de uma das caravelas.

museu-descobrimento-porto-seguro-ba-6135

Passeie também até a reserva indígena do Monte Pascal, primeiro pedaço de terra avistado pelos portugueses, ou vá até uma aldeia e faça uma imensão incrível na cultura dos índios tapajós, com direito a dança, culinária e muito aprendizado!

imagem-de-uma-escultura-na-aldeia-indigina-pataxo-porto-seguro-bahia-ba

Viu como a Bahia é incrível? Agora só falta você escolher o seu estilo e marcar sua viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 02 de dezembro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.