Guia Completo de PORTO SEGURO e arredores

Avalie este artigo

A pequena Porto Seguro é um dos destinos mais procurados durante os meses do verão aqui no Brasil. O município fica na parte Sul da Bahia e foi a porta de entrada para a chegada dos portugueses em 1500. Composta de cenários diversos, Porto, como é carinhosamente chamada por todos, possui atrativo para todo tipo de visitante. Até mesmo quem já mora por lá há algum tempo ou quem voltou várias vezes para a cidade, se vê encantado com a natureza, arquitetura e os ares positivos que sempre rolam por toda a extensão da praia.

Praia de Curiope, em Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Curiope, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Porto Seguro tem vizinhas ilustres, como a histórica Santa Cruz de Cabrália, berço do descobrimento, e as paradisíacas Trancoso e Arraial D’Ajuda, que tem praias deslumbrantes.

Pensando em todas as atrações e belezas da região, preparamos um super e completo guia sobre a “Terra Mãe do Brasil”, para que você possa aproveitar o destino da melhor forma possível. Confira!

Um breve “Era uma vez…”

Antes mesmo de Cabral e suas naus ancorarem em terras brasileiras, índios das tribos Tapuias já habitavam essas terras desde os anos 100. Devido guerrilhas, esses migraram para a Amazônia e por aqui chegavam os índios Tupis, que mais tarde, já quando os portugueses vieram para o país, não viviam mais na região, sendo os novos habitantes os índios das tribos Tupiniquins.

Exatamente no dia 22 de abril de 1500, Cabral chegava por essas terras acompanhado de uma frota composta de 9 naus, três caravelas e uma embarcação que servia exclusivamente como depósito de alimentos. Ao todo, mil e quinhentos portugueses viram as novas terras como um alívio depois de 42 dias em alto mar. Na primeira carta encaminhada ao rei de Portugal, Pero Vaz de Caminha descreveu o famoso Monte Pascoal e chamou as novas terras de Vera Cruz. Você com certeza já ouviu essa história algumas vezes.

Réplica de Caravela Portuguesa, no Memorial da Epopeia do Descobrimento, em Porto Seguro, BA. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Réplica de Caravela Portuguesa, no Memorial da Epopeia do Descobrimento, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A vila de Porto Seguro demorou mais alguns anos para ser de fato criada e construída. Foi somente em 1534 que essas terras ganharam valor de fato e as edificações começaram a surgir. Algumas dessas existem até hoje e não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Para quem busca montar um roteiro histórico, deve conhecer os seguintes locais:

Sítio Histórico da Cidade Alta

Toda a região da Cidade Alta, em Porto Seguro, foi decretada um Monumento Nacional em 1973. Foi aqui que os primeiros portugueses, vindos com Cabral, firmaram suas primeiras residências. Geralmente, o roteiro pelo Centro Histórico de Porto Seguro começa aqui, pois é onde foi construído o Marco do Descobrimento, que você conhecerá um pouco mais logo abaixo.

Centro Histórico de Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Centro Histórico de Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Sítio Histórico da Cidade Alta foi importante também durante os primeiros anos de colonização portuguesa. Nesse espaço alguns prédios importantes foram construídos, principalmente aqueles que permitiam uma fiscalização maior do mar, de onde podiam chegar invasores. A Cidade Alta tem esse nome por ficar no alto de uma falésia e de onde também é possível ver quase toda a costa da região.

O acesso para cá é feito pela Estrada do Aeroporto, até o Trevo de Cabral. Tem bastante sinalização para quem vem de carro ou até mesmo para os corajosos que se aventuram em caminhadas mais longas. Há cobrança de um valor simbólico para entrar no espaço, destinada a manutenção dos prédios históricos. Se você não tem transporte também não passará por sufoco, pois há ônibus fazendo esse trajeto e partindo de vários pontos desde o centro de Porto Seguro.

Marco do Descobrimento

O Marco do Descobrimento, ou Marco de Posse, pode ser o seu ponto de partida para conhecer todo o Centro Histórico de Porto Seguro. Aqui tem, indiscutivelmente, a visão mais bonita da cidade, que o deixará completamente encantado pelo lugar e de onde você deve aproveitar para fazer muitos registros.

Esse monumento foi construído logo depois da chegada dos portugueses, em 1503, simbolizando o “ponto de partida” de Cabral e outros colonizadores que chegaram por aqui nessa época. O Marco do Descobrimento também foi uma forma de firmar o poder da coroa portuguesas nas novas terras americanas.

Marco do Descobrimento, também chamado de Marco de Posse, no Centro Histórico de Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Marco do Descobrimento, também chamado de Marco de Posse, no Centro Histórico de Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ele foi feito todo em pedra de cantaria, onde você poderá observar uma cruz de um lado, representando a Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal, representando os colonizadores. Apesar de ter uma redoma de vidro, o monumento ainda é o original.

O acesso aqui é bem tranquilo. O Marco do Descobrimento fica na praça de mesmo nome, na Avenida Beira Mar.

Memorial da Epopeia do Descobrimento

Procurando deixar turistas e moradores de Porto Seguro ainda mais conhecedores da nossa história, o professor Wilson Cruz criou um memorial bastante rico com registros e dados dos primeiros anos do Brasil. O Memorial da Epopeia do Descobrimento foi criado em 2003 e reúne em 700 metros quadrados documentos fundamentais para quem quer saber um pouco mais sobre as personalidades que aqui viveram nos primeiros anos após a descoberta e o que foi feito.

Replica da Caravela, no Memorial da Epopeia do Descobrimento, Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Replica da Caravela, no Memorial da Epopeia do Descobrimento, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além do prédio, você ainda encontrará uma incrível réplica da nau de Pedro Alvares Cabral com 35 metros de altura, exatamente do mesmo tamanho da embarcação original. Não somente a parte externa, mas também a decoração interna foi toda copiada, fazendo com que você veja de perto como eram as primeiras embarcações que chegaram aqui.

Para completar, há um gracioso jardim botânico, criado com a finalidade de restaurar toda a mata nativa da região e também usá-la como fonte de pesquisa para escolas e universidades.

O Memorial da Epopeia do Descobrimento fica na Avenida Beira Mar, número 800, na Orla Norte de Porto Seguro. É cobrado um valor pela visita e há guias que lhe levam para conhecer todo o espaço. O mais curioso é que todos fazem parte das tribos Tupiniquins que ainda vivem na região. Suas tradições e costumes também estão representadas e sua história contada no museu.

Tradições e modo de vida dos índios Tupiniquins, no Memorial da Epopeia do Descobrimento, Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tradições e modo de vida dos índios Tupiniquins, no Memorial da Epopeia do Descobrimento, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Igreja de Nossa Senhora da Pena

Ainda no Centro Histórico de Porto Seguro você encontrará a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Essa foi a primeira igreja construída em Porto Seguro e também a primeira do Brasil. Instituída por Pero do Campo Tourinho, a pequena capela guarda até hoje imagens sacras de total importância, datadas dos séculos XVI e XVII. Independentemente de ser cristão, vale a pena visitar. Toda a estrutura foi mantida até hoje.

Igreja de Nossa Senhora da Pena, a primeira do Brasil, em Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Igreja de Nossa Senhora da Pena, a primeira do Brasil, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Aqui você poderá ver de perto a imagem de São Francisco de Assis, que foi a primeira trazida pelos portugueses para terras brasileiras. Também a imagem de Nossa Senhora da Pena, que mais tarde tornou-se a padroeira da cidade. Na igreja também é possível ter acesso à alguns trechos das cartas dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, pertencentes à Companhia de Jesus e responsáveis pela catequização nas novas terras.

Paço Municipal

O Paço Municipal, que também é a Casa de Câmara e Cadeia de Porto Seguro, é um prédio construído em meados do século XVIII e considerada uma das construções mais imponentes dessa época. Atualmente, no local funciona o Museu Histórico da Cidade, também conhecido como o Museu do Descobrimento. O passeio é muito indicado para aqueles que desejam conhecer mais detalhes sobre o período do Brasil Colônia, vendo de perto documentos importantes e outros registros.

No Paço Municipal você encontrará também a Igreja da Misericórdia, ou do Senhor dos Passos, com uma construção bem mais singela do que a capela da cidade, o monumento guarda algumas imagens barrocas, inclusive a do santo que deu nome a igreja. Destaca-se também uma imagem de Jesus Cristo na cruz muito antiga e bem trabalhada.

Igreja de São Benedito

Outra Igreja que vai receber destaque no Centro Histórico de Porto Seguro é a de São Benedito, localizada na área do antigo Colégio de Jesuítas, o primeiro do Brasil Colônia. Esse monumento possui importância nacional, construída em 1551 por padres dessa ordem e mantida exatamente com a mesma forma original.

Santa Cruz de Cabrália

Também berço do descobrimento, a cidade de Santa Cruz de Cabrália é parada obrigatória para conhecer mais de nossa história. Ela foi fundada no alto de um platô e ainda preserva bem seu casario colonial datado de 1535, ano oficial de sua criação, que teve a tradição lusitana bem aparente, com uma parte Alta e outra Baixa.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz de Cabrália, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santa Cruz de Cabrália, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Seu Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1981. A Praça da Matriz abriga os seculares prédios da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1630, e da Casa de Câmara e Cadeia, de 1665.

Casa de Câmara e Cadeia, no centro de Santa Cruz de Cabrália, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Casa de Câmara e Cadeia, no centro de Santa Cruz de Cabrália, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália é considerado o mais antigo conjunto arquitetônico do município e, por alguns historiadores, do Brasil.

Monte Pascoal

O Monte Pascoal fica a 62 quilômetros ao Sul do centro de Porto Seguro e é um passeio bastante completo. Desde 1943 essa área foi transformada em um Parque Nacional, passando aos cuidados e administração do Instituto Chico Mendes, o ICMBio. O passeio vale ser feito exclusivamente em um dia. Programe-se enquanto estiver por Porto Seguro para conhecer todo o parque e ver de perto as belezas preservadas na região.

Na área há tribos de índios que já viviam aqui antes mesmo do decreto que transformou a reserva em parque nacional. Também é possível praticar trekking e trilhas off-road. Você gosta de aventuras e passeios junto à natureza? Então não perca a oportunidade! Há uma cobrança de taxa para entrada no parque e também para as visitas guiadas.

Atrações culturais

Reservas naturais, museus, casas de cultura e muito mais você encontrará em Porto Seguro. Não é à toa que o destino é bastante querido, pois se adequa às férias de qualquer turista, independente do seu estilo. Agora que você conheceu os pontos turísticos de cunho histórico, que tal saber as atrações culturais em toda a região desse lindo litoral baiano?

Aldeia de Barra Velha

Se você foi até o Parque Nacional do Monte Pascoal, vai encontrar muito mais opções de passeio além de observar o primeiro monte avistado por nossos colonizadores em 1500. Como viu mais acima, há uma reserva verde muito extensa e entre elas a graciosa Aldeia da Barra Velha.

Essa aldeia está em um cantinho especial e fica resguardada em meio à mata, sendo o seu acesso bem restrito. Para chegar até aqui você tem apenas três opções: caminhar, alugar um serviço de bugue ou fazer o percurso a cavalo. As três formas são bem seguras e dá para fazer mesmo que você não tenha tanta experiência com esse tipo de percurso. A caminhada é de 6 quilômetros, atravessando a Praia de Caraíva e você ganha de brinde um dos cenários mais lindos da região. Vale ressaltar que mesmo sendo uma distância consideravelmente grande, não há dificuldades em cumpri-la. Indicamos também sempre levar suprimentos caso queira fazer paradas para descanso.

Artesanato indígena no Memorial da Epopeia do Descobrimento, Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Artesanato indígena no Memorial da Epopeia do Descobrimento, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ao chegar na aldeia você será recebido por uma pequena tribo de índios Pataxós que já vivem por aqui mesmo antes da reserva ser considerada um parque nacional. Sempre há festas para os visitantes com rituais que mostram um pouco da cultura desses habitantes. Também é possível comprar suvenires produzidos pelos próprios índios e levá-los como lembrança da aldeia.

Aldeia de Imbiribira

Outra comunidade de índios Pataxós que merece a sua visita é a de Imbiribira. Essa já fica um pouco mais distante do centro de Porto Seguro, localizada na região de Trancoso. O acesso dessa vez é muito simples e pode ser feito pela reserva verde ou pela praia mesmo. Os índios dessa comunidade também produzem muitos artesanatos, principalmente feitos a partir do coco, os quais você pode comprar e levar para casa como lembrancinha.

Casa das Festas

Essa atração também fica em Trancoso e tem um valor cultural incrível. A casa pertence a um artesão local, o senhor Damião, nascido e criado nessa pequena parte de Porto Seguro. Ele ganhou fama por ser o responsável pela fabricação das bandeiras de todas as festas religiosas que acontecem na cidade, principalmente a Festa de Santo Antônio.

A Casa das Festas deixou de ser uma residência simples e passou a fazer parte do roteiro cultural da pequena ilha. Passando por lá, além de conhecer um pouco da cultura de Porto Seguro, você também tem a chance de conversar um pouco com o senhor Damião e ouvir as suas simpáticas histórias. Além de tudo isso, o cenário é extremamente pitoresco e encantador.

Corredor Cultural Pacatá

A Rua do Mangue, como é oficialmente chamada essa via, fica exatamente no centro histórico de Porto Seguro e ganhou o nome popular de Corredor Cultural Pacatá devido os casarões antigos que foram tombados como patrimônios culturais da região. Também há ainda casinhas simples e de época diferentes, mostrando como viviam os primeiros habitantes da cidade. É tudo muito colorido e cheio de vida.

Corredor Cultural Pacatá, no Centro Histórico de Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Corredor Cultural Pacatá, no Centro Histórico de Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No Corredor Cultural Pacatá também acontecem eventos diversos como feiras, exposições, apresentações culturais, além de ser o point para alguns restaurantes e bistrôs do município.

Você está lendo o Guia Completo de Porto Seguro e arredores. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família e os amigos para esta viagem incrível! Mas não pare! Ainda tem muito mais!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Largo D’Ajuda

Mais um Patrimônio Cultural tombado pelo IPHAN em Porto Seguro. O largo foi um dos primeiros construídos na região, datado de 1541 e onde também está a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda. Bem atrás da igreja há um mirante para você admirar toda a vista da Estrada da Balsa, sendo um dos pontos indicados para quem deseja curtir aquele pôr do sol mais intimista.

Na praça acontecem diversos eventos culturais o ano inteiro. Sempre haverá uma bandinha passando por aqui ou cantores locais fazendo a festa de quem vem curtir um fim de tarde no lugar. É relaxante e você vai se divertir bastante, principalmente por ter todo aquele climinha gostoso de interior.

Mercado Municipal de Porto Seguro

É raro você chegar em uma cidade e não conseguir admirar a cultura enraizada nos mercados municipais. Você vai encontrar temperos, bebidas típicas, alimentos da região e o que for de mais natural possível do município. O melhor de tudo é que os alimentos servidos aqui também são de total qualidade e muito bem selecionados. Quem gosta de saber mais sobre os moradores locais precisa dar uma passadinha no Mercado Municipal e ouvir as histórias que o povo daqui tem para contar.

Praça São Brás

Se o Mercado Municipal é o lugar ideal para encontrar comida típica em Porto Seguro, a Praça São Brás é onde você achar os melhores artesanatos. Ela também é conhecida como a Feira Hippie de Porto Seguro. Em épocas do ano onde o fluxo de turistas aumenta, é comum encontrar apresentações artísticas, de dança e canto.

Cocada - quitute típico de Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cocada – quitute típico de Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em alguns cantinhos da praça também há algumas barraquinhas de comida para que você experimente alguns petiscos locais.

Baladas e Festas

Porto Seguro respira festas o ano inteiro! Nos meses do verão praticamente todas as barracas de praia montam uma estrutura exclusiva para shows de artistas locais e nacionais, para fazerem a alegria dos clientes. Chegando aqui, você se espantar com a estrutura de alguns locais. Então se você é daqueles turistas que não dispensa uma boa noitada e quer saber os points de baladas de Porto Seguro, vai gostar da nossa lista. Também destacamos algumas das principais festas da cidade.

Festival de Música em Trancoso

Esse é considerado o festival mais diversificado de Porto Seguro. Ele acontece no Teatro L’Occitane, que fica no Complexo Terravista e reúne um pouco de tudo, quando o assunto é música. Você terá artistas representando a música clássica, a música popular brasileira, jazz, blues e muito mais.

Artistas brasileiros e internacionais passam por aqui durante todos os dias de festa e você não apenas poderá curtir aqueles que conhece, como amplia seu gosto musical e melhorar as suas playlists. O Festival de Música em Trancoso acontece anualmente, sempre no mês de março e você pode acompanhar toda a organização no site oficial do evento.

Rua do Mucugê

Para quem está em Arraial d’Ajuda e gosta de baladas mais alternativas, a Rua do Mucugê reúne as melhores opções de balada para essa pequena parte de Porto Seguro. Essa via foi considerada a mais charmosa do mundo e você terá opções de bares com música ao vivo, casas de show com apresentações de jazz, blues, MPB e rock, além de alguns locais com apresentações culturais.

O melhor desse point é que você encontra exatamente tudo o que precisa para curtir a noite inteira. Além disso, ainda há algumas pousadinhas e lojas, facilitando suas compras e também o acesso às atrações.

Praça Caminho do Mar

Outra praça onde é possível encontrar diversas opções para curtir a noite em Porto Seguro. A Praça Caminho do Mar também fica em Arraial d’Ajuda, bem na Rua do Mucugê – que citamos no tópico anterior -, mas que recebe um destaque especial devido as apresentações gratuitas. Então se você não deseja gastar com ingresso nas casas de shows, poderá curtir a vontade os shows que costumeiramente acontecem aqui.

Passarela do Descobrimento

É na Passarela do Descobrimento que praticamente tudo acontece quando se está em Porto Seguro. Localizada na parte central da cidade, essa via além de animada possui um cenário incrível. As casas ainda são as mesas da época do descobrimento – justamente por isso o nome do lugar -, coloridas e em formatos coloniais.

Passarela do Descobrimento, também chamada de Passarela do Álcool, em Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passarela do Descobrimento, também chamada de Passarela do Álcool, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Durante o dia o local tem ares mais cultural, podendo ser visitado e também onde você pode aproveitar o cenário para tirar lindas fotos. A partir das 18 horas tudo muda. Feirinhas são montadas e você pode experimentar o melhor da culinária baiana aqui.

Culinária baiana na Passarela do Descobrimento, Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Culinária baiana na Passarela do Descobrimento, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É na Passarela do Descobrimento, que também é chamada de Passarela do Álcool por ter vários barzinhos e barracas que vendem bebidas, que as principais festas da cidade acontecem. O réveillon patrocinado pela prefeitura de Porto Seguro, o São João Elétrico e outros shows movimentam o local nas datas comemorativas.

Morocha Club

Esse club começou com um pequeno bar em 2001. Um espaço com temática rústica e que funcionava apenas com um balcão e mesas na calçada. Não demorou muito para tudo se transformar e o Morocha Club ganhar fama em toda Porto Seguro. Hoje é a casa noturna mais badalada da cidade.

Além dos shows de rock e MPB que costumeiramente acontecem aqui, também há apresentações de stand up comedy de artistas locais e nacionais. Todos os dias você encontrará uma atração diferente. O Morocha Club fica na Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda.

Ilha dos Aquários

Entre o centro de Arraial d’Ajuda e a Passarela do Descobrimento você vai encontrar a Ilha dos Aquários. Durante o dia é possível fazer passeios com toda a família e aproveitar as trilhas que existem na região. Essa área verde conta com atrativos para todas as idades, sendo também de um cenário impecável para suas recordações fotográficas de Porto Seguro.

A noite tudo se transforma e a Ilha dos Aquários para ser point de jovens que vêm para cá em busca de muita música e dançar a noite inteira. Também há alguns bares e restaurantes, mas o clima esquenta mesmo é às margens do Rio Buranhém, onde você encontrará palcos para shows de bandas locais e nacionais.

Forró na Vila Nativos

Quem gosta de seguir a tradição do Nordeste, um bom forró pé de serra não pode faltar em suas férias por Porto Seguro. Na pequena região de Caraivas você encontrará uma graciosa comunidade chamada Vila Nativos. Tanto de acordo com quem veio passar férias e também moradores, esse ponto é onde acontecem as melhores festas de forró em toda região.

O Forró do Thaynã, o Forró do Ouriço e o Forró do Pelé são os três mais populares. Dá para aproveitar um pouco de cada durante a noite. Se você gosta de dançar, dá uma passadinha por aqui. Difícil vai ser querer ir embora.

Café La Musique

Os fãs de música eletrônica vão se apaixonar completamente pelo Café La Musique. A casa tem serviço de bar e restaurante, com uma decoração rústica e bem confortável. O público que frequenta o espaço é bem selecionado e você poderá curtir suas festas bem à vontade, pois o lugar é ambientado à beira-mar, onde é possível caminhar pela areia fina de Porto Seguro. O bar funciona tanto de dia como à noite e fica na Praia de Trancoso.

Broduei

A tradicional Broduei fica logo após a Praça São Brás, sendo a mais tradicional de toda Arraial d’Ajuda. A via é daqueles pontos onde você encontra de tudo um pouco. Há lojinhas para comprar lembrancinhas para amigos e familiares, casas de cultura, mas o destaque vai para os bares e restaurantes, que funcionam tanto durante o dia como a noite, reunindo pessoas de todos os lugares do mundo a fim de se divertirem. É a rua preferida de turistas estrangeiros que estão por Porto Seguro.

Bombordo

Essa é a casa noturna mais conhecida de Porto Seguro. Se você é aquele tipo de turista que gosta de passar a noite dançando e aproveitando bons drinks, pode agendar um dia por aqui. O club fica no Trevo de Cabral, logo quando você chega na cidade. O melhor de tudo é que dá para dançar, logo após passar para um ambiente mais calmo para aproveitar petiscos e bons papos com amigos ou admirar o espaço em um lounge muito bem decorado.

A Bombordo abre apenas nas noites de quarta até sábado.

Axé Moi

Você com certeza chegou até Porto Seguro já ouvindo falar do complexo Axé Moi. Cada centímetro desse espaço é disputado por turistas que querem aproveitar as festas que acontecem aqui todos os dias e o dia todo! Dá para passar o dia aproveitando a praia, piscinas, o restaurante com um cardápio diversificado, os shows aeróbicos de dança onde é possível aprender as principais coreografias do Axé Music e muito mais. Gente bonita e de todas as idades passam por aqui.

Praias

Já mostramos o melhor roteiro histórico, cultural, as baladas de Porto Seguro e com certeza você deve estar se perguntando: e as praias? Claro que quem chega aqui quer mais é aproveitar o maravilhoso sol do Nordeste e o cenário paradisíaco de toda a região.

Praia de Itacimirim, em Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Itacimirim, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A cidade tem quatro destinos que incluem praias: Arraial d’Ajuda, Caraiva, Trancoso e o centro de Porto Seguro. Entre toda essa costa, algumas praias merecem destaque.

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos é a mais estruturada da região de Trancoso, consequentemente é também a mais movimentada. Essa pequena ilha de Porto Seguro possui muitos lugares calmos, mas também há a opção para aqueles turistas que não dispensam o conforto e restaurantes mais completos.

Para quem gosta de clubes de praias, a diversão aqui será garantida, pois há alguns destinados à sua diversão e de toda a família. Em meses de alta estação, a Praia dos Nativos fica bastante movimentada e também acontecem algumas festas com música eletrônica, a maioria à beira-mar.

Praia dos Coqueiros

Outra praia de Trancoso, mas essa fica mais próxima ao popular Quadrado de Trancoso, uma região completamente turística da ilha. Quem viaja com crianças vai adorar conhecer essa costa, pois o mar calmo proporciona um ótimo banho. Há muitos recifes por toda a extensão da Praia dos Coqueiros, fazendo com que as ondas reduzam consideravelmente.

O nome veio devido a grande faixa de coqueiros que há em toda a praia. Isso só deixa o cenário ainda mais bonito e atrativo. Apesar de tranquila, a Praia dos Coqueiros possui uma ótima infraestrutura quanto a barracas de praia e restaurantes. Também é possível ficar hospedado por aqui, pois há uma considerável estrutura para hotéis e pousadas. Durante o verão o movimento aumenta bastante, pois há muitos turistas fugindo das praias mais populares que estão na redondeza.

Praia do Rio da Barra

A praia fica exatamente entre a foz do Rio da Barra e o manguezal da região. Então aquele cenário completamente natural dará um toque a mais em seu passeio. Você vai encontrar uma reserva verde muito grande e conservada, possibilitando passeios e caminhadas por toda essa parte da ilha. Há um pequeno espaço dessa praia que é o principal atrativo da costa. Uma enseada para quem gosta de banhos em água doce e mornas. Uma imensa piscina natural para você aproveitar bastante.

O mar é um pouco mais agitado, mas ainda assim dá para aproveitar o banho também. O cenário daqui é incrível e mais paradisíaco do que outras praias de Trancoso. Há falésias a beira-mar que dão um toque a mais na paisagem.

Praia do Mutá

A Praia do Mutá já fica na divisa entre Porto Seguro e a cidade de Santa Cruz de Cabrália, sendo onde os turistas partem para Coroa Alta e, consequentemente, também por onde eles chegam. O local é bastante tranquilo, mesmo sendo uma praia com movimento considerável. Você vai encontrar turistas circulando pela costa, mas nada comparado com as praias mais famosas de Porto Seguro. É um lugar perfeito para quem quer descanso, mas não dispensa uma boa e confortável estrutura.

Praia de Mutá, em Porto Seguro, BA. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Mutá, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Aqui você também encontrará alguns dos mais luxuosos resorts de Porto Seguro. Barracas e restaurantes na praia são facilmente encontrados, mas a paisagem é de costa deserta. O mar é completamente tranquilo, o que dá para aproveitar um banho maravilhoso. O complemento fica por conta da extensa faixa de areia branca e fina, perfeita para um belo dia de sol. Essa é a praia preferida entre os amantes de esportes náuticos. Fica na Orla Norte de Porto Seguro.

Praia de Mundaí

Essa também é uma praia da Orla Norte de Porto Seguro, onde dá para aproveitar bem o mar tranquilo e a areia branquinha que compõem o cenário. O diferencial da Praia de Mundaí é o clima alternativo entre seus visitantes. Há muitas barracas de camping e motor-homes espalhados por toda a região.

Praia de Mundaí, Porto Seguro, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Mundaí, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Diferente da Praia do Mutá, as barracas de praia instaladas aqui são mais simples e possuem um cardápio mais básico para praia. Petiscos e aquela cervejinha gelada é bem comum para ajudá-lo a curtir mais o dia de sol. O grande diferencial fica por conta do “som ambiente”. Em um estilo mais reggae, blues e rock, tanto as barracas de praia como os pequenos shows que acontecem aqui, chamam atenção de amantes desse ritmo.

Peixes servidos pelas barracas na Praia de Mundaí, Porto Seguro, BA. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Peixes servidos pelas barracas na Praia de Mundaí, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Mucugê

Por ser a praia mais próxima do centro de Arraial d’Ajuda, a Praia do Mucugê tornou-se a mais popular e, consequentemente, a mais movimentada também. A estrutura é completa e não haverá problemas para achar barracas e restaurantes onde comer enquanto estiver por aqui. Essa é uma praia totalmente familiar, mas que intensifica seu movimento durante os meses do verão, o que pode ser desconfortável para quem deseja mais tranquilidade e menos circulação à beira-mar.

Quem gosta de praticar esportes náuticos, lá é o lugar! Você encontra muitos esportistas por toda a costa, principalmente de stand up paddle. O mar é bem ameno, com ondas menores e passíveis à banhos bem deliciosos. O cenário mistura a área verde com as edificações como hotéis, resorts, barracas e restaurantes. O réveillon e o carnaval da Praia do Mucugê são os mais conhecidos de toda a ilha. Durante o verão também é comum acontecerem shows e festas para os turistas.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho já foi pauta para matérias em jornais e revistas do mundo inteiro. Isso a fez ganhar fama internacional e atrair bastantes turistas estrangeiros. É considerada a “praia mais bonita do Brasil” e o cenário só comprova que o título não foi dado à toa.

Praia do Espelho, em Trancoso, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Espelho, em Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É uma praia para amantes da natureza e também para aqueles que adoram explorar regiões em longas caminhadas.

Localizada entre Trancoso e Caraíva, você vai encontrar um cenário completo e que em alguns aspectos se contrapõe. Falésias, pequenas dunas, coqueirais e um mar que vai de ponta a ponta em uma tranquilidade só!

Para quem gosta de praias com aquele ar de rusticidade, mas que não seja totalmente deserta, precisa conhecer a Praia do Espelho. O nome veio da água transparente e azul que forma o lindo mar daqui.

Praia do Apaga Fogo

É a praia de encontro entre o Rio Buranhém e o mar. A Praia do Apaga Fogo fica na divisa do centro de Porto Seguro e a região que compreende Arraial d’Ajuda. A partir desse segundo ponto, você consegue fazer uma trilha pela praia e caminhar até aqui, mas somente se a maré estiver baixa. Nesse período você também pode conferir mais nitidamente o encontro do rio com o mar e aproveitar o banho com um gostinho diferente.

O nome vem de uma história bem interessante. Essa praia antigamente era uma simples vila de pescadores. Ao saírem durante a madrugada, esses homens acendiam lampiões com fogo para mostrar o caminho à sua família e aos amigos. Em caso de necessidade, eles recebiam ajuda mais facilmente. Na volta, cada um desses pescadores apagaram os lampiões e daí surgiu o nome. Ainda é possível encontrar algumas casinhas antigas e moradores sempre dispostos à contar as suas histórias de vida.

Essa é a praia que dá acesso à Passarela do Descobrimento, um local perfeito para quem deseja curtir a noite em Porto Seguro.

Praia de Taperapuan

Para quem gosta de badalação e movimento, a Praia de Taperapuan não vai deixar a desejar. É aqui que você encontra as principais barracas de praia de Porto Seguro, inclusive o completo Axé Moi. É uma praia bastante completa, com estrutura que varia desde restaurantes, barracas e hotéis mais simples, até aqueles completamente luxuosos. Pode-se dizer que essa é a praia central de Porto Seguro e onde você encontrará tudo o que precisa para suas férias perfeitas.

Mesmo com alguns espaços mais tranquilos, quem busca relaxar precisará partir para orlas da vizinhança, principalmente durante o verão. Muito som, principalmente de Axé Music vai de ponta a ponta. Também acontecem shows na praia. Para quem gosta de circular entre pessoas bonitas e de corpos esculturais, achou o lugar certo!

Praia de Taípe

A Praia de Taípe fica em um cantinho escondido em Arraial d’Ajuda e precisa de um certo esforço para aproveitá-la. Em compensação você terá como resultado, um cenário digno de praia paradisíaca, mesmo que com um certo movimento. A maior parte dessa costa é cercada por uma falésia que mede aproximadamente 45 metros que também pode ser uma atividade a mais para os turistas que adoram pequenas escaladas e caminhadas em elevações.

O réveillon e o carnaval da Praia de Taípe merecem destaque. Muitas festas e shows acontecem por aqui e trazem turistas de todas as partes do Brasil. O diferencial fica por conta da opção de descanso, mesmo com a agitação rolando mais para o centro da costa. É a praia perfeita para aquele turista mais descolado e que adora um contato maior com a natureza.

Praia de Pitinga

Águas claras, tranquilas, mornas e perfeitas para aquele banho relaxante e revigorante. A Praia de Pitinga é tímida, mas grandiosa em sua formação natural. É possível ter um contato maior com a natureza e realizar algumas caminhadas pela costa. Mesmo conhecida e com uma ótima estrutura de barracas e restaurantes, você terá ótimas tardes de descanso, pois a movimentação por aqui é bem mais amena.

O maior atrativo da Praia de Pitinga é o ponto de salto de Parapente, onde dá para se aventurar mais, caso você seja um turista mais corajoso. A Praia de Pitinga fica na costa que compreende Arraial d’Ajuda.

Praia de Itaporoca

Um verdadeiro paraíso tropical para turistas. Ao longe você avista o mar azul da Praia de Itaporoca e a sua longa faixa de mata verde que é completamente preservada e perfeita para trilhas e caminhadas de exploração. O lugar é bem tranquilo e reservado, muito indicado para quem deseja descanso total em suas férias.

A Praia de Itaporoca ficou conhecida como a Praia dos Namorados, devido a quantidade imensa de casal que vem para cá passar suas férias e lua de mel. Em contrapartida, também há uma galera jovem e praticante de surfe pela região, pois o mar é bem atrativo e com ondas que favorecem o esporte.

Praia de Itacimirim

Curtinha, mas encantadora! A Praia de Itacimirim possui apenas 1 quilômetro de extensão, mas é o suficiente para apaixonar qualquer visitante. Sabe aquele cenário de praia deserta, com mar calmo, areia branca e barracas de palha? É exatamente o que você encontrará nessa costa. Mesmo tranquila e desértica, o acesso é bem simples e muito próximo do centro de Porto Seguro. São apenas 3 quilômetros e com um pouco de disposição dá para seguir caminhando pela areia até outras praias.

Praia de Itacimirim, Porto Seguro, BA. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Itacimirim, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mesmo simples, as barracas da Praia de Itacimirim são bem completas. Todas possuem um cardápio diversificado e com o melhor da culinária baiana. Petiscos e bebidas refrescantes são servidos para deixar seu dia ainda mais confortável. Uma praia perfeita para quem viaja em família ou grupos maiores.

Praia de Caraíva

A parte de Porto Seguro que compreende Caraíva possui poucas praias, mas o destaque vai para essa, que fica no “centro” da cidade. As pessoas que vêm por aqui geralmente têm interesse em conhecer a Aldeia Velha, uma antiga aldeia de índios Pataxós e que faz parte do roteiro cultural de Porto Seguro. Além de conhecer a reserva, é possível levar para casa alguns produtos produzidos pelos índios.

Não há muita estrutura na Praia de Caraíva. O espaço é mais livre de barracas, restaurantes e os hotéis estão mais pelo centro da pequena cidade. Daqui que partem os grupos que querem conhecer as praias desertas da Orla Sul de Porto Seguro.

Praia de Caraíva, do lado de Porto Seguro, BA. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Caraíva, do lado de Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Caraíva é um vilarejo dos sonhos de muita gente, pois reúne belas paisagens, sossego e privacidade.

Praia da Barra e Ponta de Itaquena

Apesar de ficarem em locais diferentes, pois a Praia da Ponta da Barra fica em Caraíva e a Ponta de Itaquena em Trancoso, as duas tem muito em comum: são bastante desertas. Os turistas que desejam chegar até esses dois locais, precisam realizar pequenas e médias caminhadas em meio à natureza. As duas costas também possuem uma Área de Preservação Ambiental, o que gera toda uma fiscalização e cuidado a partir dos turistas que chegam por aqui.

Quando ir para região

Porto Seguro é um destino atraente em qualquer época do ano. Você sempre vai encontrar turistas circulando pela cidade, festas acontecendo para animar os visitantes, barracas de praia funcionando normalmente e muita agitação para todos os dias de suas férias. O que torna o local melhor em determinados meses é a intenção da sua viagem.

Nos meses de verão, por exemplo, algumas partes de Porto Seguro são bem disputadas e você encontrará muitos turistas por todos os cantos. Em compensação, pacotes turísticos nessa época também são bem mais caros e exigem um investimento maior. Geralmente você precisa montar um roteiro com ingressos de acesso à parques, complexos e outros ambientes, pois do contrário ficará mais complicado curtir as atrações.

Réveillon e Carnaval a folia é grande também por aqui. Há o Carnaporto que é uma festa tradicional da cidade que se estende por mais uma semana além do feriado nacional. É comum ver pessoas que estavam em Salvador, esticarem a folia por mais alguns dias e partirem para cá. Se a sua viagem está marcada para essa época, é bom esperar ótimos shows e apresentações de artistas de todos os lugares do Brasil.

Nos meses de julho e agosto começa o período de chuva mais intensa na Bahia. Como chuva e praia não combina muito, Porto Seguro fica mais deserta, o que também passa a chamar atenção daqueles que querem um destino como esse, mas sem enfrentar muita agitação. Nesse período também é quando você encontrará os melhores preços. Se não está com o orçamento maior e não dispensa conhecer a ilha, veja a possibilidade de tirar férias nesses dois meses.

Onde ficar e onde comer

Porto Seguro é um destino com estrutura para todos os gostos. Você encontra hotéis mais simples e até mesmo albergues com preços completamente competitivos. Também há aqueles resorts luxuosos destinados à turistas que não dispensam passar suas férias em total conforto.

Nas regiões mais centrais de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, também há algumas casas disponíveis para aluguel por temporada, o que favorece viajantes em grupos maiores e que querem um espaço mais exclusivo. O Portobello Resort é o mais popular entre todos e você terá a opção também de diárias all inclusive para ter dias de mais tranquilidade.

Restaurantes é o que não falta em todos os destinos de Porto Seguro. Você conferiu diversos points e praças no tópico do roteiro cultural, onde também encontrará os melhores bares e restaurantes para aproveitar a culinária local.

Você encontra opções de estabelecimentos onde é possível experimentar o melhor da gastronomia baiana, como é o caso do Esquina do Mundo, que fica na Passarela do Descobrimento. O restaurante da Tia Nenzinha é outro tradicional de Porto Seguro. também localizado na Passarela do Álcool, dá para aproveitar os melhores pratos feitos a partir de peixes e camarão.

Já o Portinha é o restaurante mais tradicional de Trancoso. Ele se popularizou principalmente pelo seu cardápio variado, preço justo e um ambiente mais rústico e agradavelmente decorado.

Dá para aproveitar à vontade cada dia de suas férias em Porto Seguro. De restaurantes com cardápio internacional, até aquele mais regional possível. Dos valores mais baixos até estruturas mais completas, das decorações ao ar livre até aos bares montados em casa. É possível encontrar todas as opções na região.

Porto Seguro é um destino que você aproveita sozinho, com família ou turma de amigos! Já conhece esse lindo litoral baiano? Diz pra gente o que achou!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de setembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.