Top 10 destinos brasileiros para Terceira Idade

Avalie este artigo

E quem disse que há idade certa e máxima para tirar aquelas férias e curtir muito? É certo que as atrações que lhe chamam a atenção mudam à medida que os anos passam, mas bons destinos nunca faltarão para as suas férias, sejam elas sem companhia ou com aquele grupo de amigos – ou até mesmo com a família inteira.

Neste post, destacaremos alguns destinos brasileiros que são ótimos para turistas da terceira idade. Cada um dos 10 lugares citados no texto, possuem atrações, estrutura e tudo para que as suas férias sejam as melhores! Confira cada um deles e escolha o seu próximo destino!

1 – Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é considerada um dos melhores destinos de Natal no Brasil. A natureza aqui impera e toda a cidade possui atrativos para as suas férias, mesmo que elas não sejam no final do ano – em todo o verão Gramado tem muito o que oferecer, por exemplo. São muitos parques temáticos, parques naturais, museus e atrações temporárias e fixas.

estatuas-centro-de-gramado-e-arquitetura-rs

O clima de serra também agrada muito, principalmente quem busca mais tranquilidade para as suas férias. De quebra, você ainda pode esticar o seu passeio e conhecer a também famosa e vizinha, Canela. A dobradinha Gramado – Canela é sempre muito comum e bem-vinda para os turistas.

igreja-matriz-n-s-lourdes-canela-rs

Se tiver um tempo extra, vá também a Nova Petrópolis. Os jardins e a arquitetura no estilo europeu da cidade encantam todos os visitantes.

foto-loja-praca-republica-em-nova-petropolis

2 – Caldas Novas, Goiás

As águas termais de Caldas Novas atraem muitos turistas da terceira idade, tanto para quem está em tratamento médico como apenas para diversão. Na cidade também há um comércio muito atrativo e perfeito para quem deseja um bom destino para compras.

O maior complexo hoteleiro da região Centro Oeste está aqui. Você pode desfrutar com toda a família, bons dias no lugar e sem precisar sair muito da atração. Também há pontos de águas termais em diferentes locais de Caldas Novas. Em alguns deles, você ainda encontra orientação sobre as propriedades terapêuticas dessas águas.

3 – Águas de Lindóia, São Paulo

A cidade do interior de São Paulo recebe um grande número de turistas da terceira idade durante o ano. O motivo é o mesmo de Caldas Novas: as águas termais. A diferença é a quantidade de balneários termais de livre acesso que você encontrará na cidade. Isso já não acontece com o município goiano, onde as fontes termais estão quase sempre em propriedades privadas e clubes que cobram pelo acesso.

Águas de Lindóia ainda fica em uma região serrana, o que permite que o clima seja um atrativo a mais. O ar puro, a tranquilidade da região faz com que sua viagem seja ainda mais agradável e positiva.

Para vários dias de passeio, é possível fazer o Circuito das Águas Paulista, que engloba nove cidades da região conhecida como Estradas e Bandeiras, na Serra da Mantiqueira. Por lá há muita natureza, belas paisagens, hotéis confortáveis, boa gastronomia e diversão garantida!

4 – Natal, Rio Grande do Norte

Não somente a cidade de Natal, mas todo o Rio Grande do Norte é um destino perfeito para turistas na terceira idade. A segunda menor capital do Brasil possui atrativos naturais incríveis além de muita cultura e história para contar aos seus turistas. Já temos um guia completo de Natal com todas essas atrações que você pode curtir nas férias.

ponta-negra-natal-rn-3236

Na Praia de Ponta Negra, principal da cidade, você ainda encontra um ótimo projeto que ajuda pessoas com dificuldades de locomoção a aproveitarem o máximo da atração. A OrtoRio na Praia visa facilitar o banho de deficientes e idosos, além de promover atividades físicas, acompanhamento de profissionais e muito mais! É uma opção para quem busca movimento para seus dias em Natal.

5 – Fortaleza, Ceará

E já que você está pelo Nordeste do Brasil, pode ainda aproveitar e visitar a capital vizinha de Natal. Fortaleza sempre entra na lista de melhores destinos para férias no país por ser uma cidade com atrativos para todos os gostos, bolsos e idade.

trajeto-mirante-praia-do-centro-fortaleza-ce

Com seu cenário bem moderno, a capital do Ceará ainda tem praias lindas e chamativas. A estrutura da orla é de encantar e você ainda pode aproveitar para comprar lindos artesanatos. Para quem tem mais dias de férias, pode aproveitar o nosso guia completo de Fortaleza e conhecer ainda mais da cidade e explorar praias e cidades do interior do Ceará.

Você está conferindo os Top 10 destinos brasileiros para Terceira Idade. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Roteiro dos Vinhos, Rio Grande do Sul

Nosso sexto destino para turismo na terceira idade não é bem uma cidade, mas um roteiro completo com dois municípios. Flores da Cunha e Nova Pádua ficaram conhecidas por produzirem os melhores vinhos do país. Se você gosta dessa bebida, pode unir as suas férias às saborosas degustações que são possíveis pela região.

vinicolas-nova-petropolis

Além de poder conhecer de perto as vinícolas do Sul, você ainda pode aproveitar o Roteiro dos Vinhos aprender mais sobre a bebida. Existem diversos cursos de vitivinicultura disponíveis. Quem sabe você não aprende a fabricar o seu próprio vinho para servir aos amigos e familiares depois em um jantar mais que especial?

Não esqueça de curtir o passeio no Trem do Vinho, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com paradinha em Garibaldi! Um belíssimo e inesquecível trajeto.

7 – Cidades Histórias Mineiras, Minas Gerais

Outro roteiro completo que também merece entrar nessa nossa lista é o das cidades histórias mineiras. Com 3, 5 ou 7 dias pelas cidades histórias de Minas Gerais dá para conhecer lugares incríveis como Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas do Campo, Tiradentes, Brumadinho e muitas outras.

foto-vista-da-capela-sao-jose-em-ouro-preto-mg-0066

Se você gosta de museus, igrejas e conhecer mais sobre a formação política e cultural do nosso país, esse roteiro é um destino perfeito para suas férias. Quanto mais dias você puder passar pelo Estado, com certeza descobrirá mais atrativos. Ainda pode unir as cidades históricas com a capital, Belo Horizonte que também tem muito o que mostrar.

8 – Salvador, Bahia

Outra capital nordestina que também é um ótimo destino para turistas da terceira idade. Até mesmo no Carnaval dá para curtir por aqui. Você sabia que há um bloco de carnaval dedicado apenas aos foliões acima de 50 anos? O Bloco da Saudade sai dois dias pelo Circuito do Campo Grande com direito à bandinha de fanfarra e muita alegria.

pessoas-carnaval-salvador-ba

Além do feriado carnavalesco, Salvador ainda tem muito para lhe oferecer. São muitos museus, praias, grupos culturais e apresentações artísticas que acontecem pela cidade inteira. Ainda tem a boêmia Praia de Itapuã, reduto de turistas da terceira idade que vêm curtir os melhores chorinhos da cidade.

9 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

A capital carioca não poderia ficar fora da nossa lista, concorda? O destino é desejado por turistas de todas as idades, mas existem programas bem especiais para quem está na terceira idade. Assim como acontece na Praia de Ponta Negra, em Natal, aqui também tem um projeto maravilhoso para quem precisa de mais acessibilidade. Na Praia de Copacabana, o Praia para Todos traz profissionais que ajudam no trajeto até o mar, banho, promove atividades e muito mais.

barcos-enseada-botafogo-cristo-redentor -corcovado-rj

O centro do Rio de Janeiro também é bem atrativo para turistas na terceira idade. Pelas ruas da Lapa você pode optar por bares mais tradicionais com samba e chorinho, ou ainda dançar à vontade nas casas de samba de gafieira. Além disso, você não pode esquecer dos passeios tradicionais, como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas, esta última um ótimo ponto para apreciar o pôr do sol.

10 – Curitiba, Paraná

O último roteiro da nossa lista guarda muitos atrativos, mas os naturais são os mais adorados e chamativos para quem chega por aqui. Museus, construções arquitetônicas e espaços culturais serão opção de passeio por todos os dias que você pode dedicar à cidade de Curitiba!

foto-parque-do-tangua-curitiba-parana-brasil-foto-5833

A gastronomia da cidade e as exposições de artes visuais também chamam a atenção de todos os turistas que chegam para passar uma temporada na capital paranaense.

O natal em Curitiba é considerado um dos mais tradicionais do Brasil. Considere visitar a cidade nessa época. Com um pouco mais de dias, ainda dá para ir até Ponta Grossa, no Parque Estadual de Vila Velha, ou às Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu. É um passeio incrível!

***
A nossa lista não foi ordenada por preferência ou qualidade. Todos os destinos são maravilhosos e ideais para qualquer turista na terceira idade. Agora é só decidir para onde vai ou começar a conhecer um por um. O que acha das dicas? Tem outro destino de sua preferência para acrescentarmos? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de agosto de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.