CARAÍVA: o vilarejo tirado dos sonhos

Avalie este artigo

Feche os olhos e imagine uma vila desenhada em aquarela. As poucas ruelas, todas de areia e rodeadas de casinhas rústicas, levam para dois lugares: uma praia e um rio, que se encontram e transformam o local em um cenário paradisíaco. O cair do sol traz um tapete de estrelas estampado no céu e o único som que se escuta é a combinação do movimento das águas com uma brisa suave.

foto-caraiva-igreja-de-sao-sebastiao-na-vila-de-caraiva-bahia

Igrejinha de São Sebastião no vilarejo de Caraíva, Bahia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Esse vilarejo, que mais parece ter sido tirado de um sonho, existe e se chama Caraíva. Localizado em uma península no sul da Bahia, a 74 km de Porto Seguro e a 39 km de Trancoso, tem a entrada de automóveis proibida – o acesso se faz via barco, que sai de Nova Caraíva e leva não mais do que três minutos para cruzar o rio com o mesmo nome da vila.

foto-caraiva-turistas-atravessando-de-barco

Barcos atravessam os visitantes que chegam a Caraíva, na vila não existem carros.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Esse pedacinho de terra ocupado por comunidades indígenas e por pescadores recebeu luz elétrica apenas em 2008 e faz questão de manter o estilo simples e aconchegante para receber seus visitantes, que chegam dos mais diversos lugares do mundo e que, não raro, decidem por lá ficar.

foto-caraiva-rua-do-centrinho-com-turistas-passeando

Casinhas rústicas e coloridas nas ruas de areia fofa dão charme a vila de Caraíva, na Bahia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Não faltam opções para deixar seus dias recheados de paisagens de tirar o fôlego. A praia de Caraíva, que banha a vila, tem 2 km de extensão e é a mais movimentada, com opções de bares e restaurantes. Caminhando por ela chega-se à foz do rio Caraíva, com barracas que fornecem cadeiras e tendas – uma ótima opção para quem quer perder a noção do tempo enquanto relaxa e alterna banhos de rio e de mar. Lá, é possível alugar pranchas de SUP.

foto-caraiva-crianca-mergulhando-nas-piscinas-naturais

Piscinas naturais se formam na maré baixa na praia de Caraíva.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

foto-caraiva-orla-da-praia-com-mar-azul-e-coqueiros

Caraíva, Bahia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem quer explorar a fundo o rio Caraíva, um trajeto de 20 minutos de lancha chega ao ponto ideal para a prática do boia-cross – uma descida de 1h30 em uma câmara de pneu pelo rio até chegar ao mar. Para garantir mais emoção, na maré baixa é possível amarrar as boias na lancha e pôr mais velocidade ao percurso.

Quem pretende aproveitar praias menos movimentadas pode atravessar o rio de barco (se a maré estiver baixa é possível atravessá-lo a pé) e encarar uma caminhada de 40 minutos pela orla para chegar à praia do Satu. O local leva o nome do seu único morador e também dono de um quiosque que oferece petiscos e bebidas. O único cuidado que os visitantes precisam ter é de não perder a hora de voltar enquanto curte a paisagem deslumbrante das duas lagoas de água doce e falésias do local, pois, se a maré sobe, a caminhada de regresso pode se tornar inviável.

Mais meia hora andando pela orla a partir da praia do Satu e se chega à praia de Juacema. Seus recifes permitem a formação de piscinas naturais perfeitas para um banho de mar em águas calmas.

Ponta do Corumbau é outra opção de passeio para quem está em Caraíva. Um trajeto de 12 km pela orla é percorrido a bordo de um bugue e, após cruzar o rio Corumbau em uma canoa, o turista encontra uma ponta de areia sobre o mar, local que abriga uma pequena vila de pescadores.

foto-caraiva-passeio-de-bugue-ponta-do-corumbau

O passeio de bugue sai da Vila de Caraíva e percorre 12 km até chegar ao Rio Corumbau.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

foto-caraiva-pessoas-atravessando-de-barco-para-a-ponta-do-corumbau-bahia

Mas para chegar a Ponta do Corumbau ainda é preciso atravessar o Rio de Canoa.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

foto-caraiva-orla-da-praia-do-corumbau-na-bahia

A praia de Corumbau é praticamente deserta, com extensa faixa de areia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No caminho para a Ponta do Corumbau, vale fazer uma parada em Barra Velha (quem preferir, também pode acessá-la a pé de Caraíva), longa praia de água cristalina e casa da reserva indígena Pataxó, que produz artesanatos típicos para vender aos turistas.

foto-caraiva-praia-repleta-de-coqueirais

Praia de Caraíva, Bahia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Caminhando pelas poucas ruas de Caraíva é possível encontrar diversos restaurantes e bares, mas a maior parte deles está na beira do rio. O Boteco do Pará garante uma vista privilegiada do pôr-do-sol, tornando o momento ainda mais agradável com seus famosos pastéis – com destaque para o mais pedido pastel de arraia.

foto-do-por-do-sol-na-praia-de-caraiva

Assistir ao belo pôr-do-sol é um dos maiores encantos de Caraíva.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como se o céu incrivelmente estrelado não bastasse para deixar a noite no vilarejo mais do que agradável, quando o sol se põe, o movimento se volta para a sua agitada vida noturna. A cada noite, ao menos um de seus aconchegantes bares recebe os visitantes e moradores ao som de forró ou MPB, que seguem noite adentro, sem pressa para terminar.

Para quem quer tornar sua vila praiana dos sonhos em realidade, Caraíva decerto não decepciona.

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 06 de maio de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.