Gramado e Canela: lindo destino para ir com as Crianças

Avalie este artigo

As vizinhas Gramado e Canela – no Rio Grande do Sul – são conhecidas como cidade irmãs e o apelido não veio sem motivo. Elas possuem uma interligação tão relevante que não há jeito de falar de uma sem citar a outra. Separadas por apenas 7 km, formam uma região que oferece os melhores pontos turísticos para diversão dos pequenos com suas famílias. Portanto se você procura um lugar onde possa passear e aproveitar ao máximo com crianças, este é o espaço ideal.

E quando se fala em família, inclui-se principalmente os passeios com crianças. Seus pequenos não podem ficar de fora da viagem e o roteiro Gramado-Canela tem muito para oferecer nessa questão. Conheça assim, algumas das principais atrações das duas cidades destinadas ao turismo com a criançada.

Melhor época para ir a Gramado e Canela com crianças

Gramado e Canela são cidades que vivem em intensa atividade durante todo o ano devido aos atrativos que têm. Por outro lado, para você que vai com crianças é interessante conhecer o roteiro de atividades e a programação de determinadas épocas. Talvez você queira escolher os períodos de maior interesse dos baixinhos.

Gramado e Canela na Primavera

A Primavera guarda um encanto especial por conta da explosão de hortênsias que invade a região – não é à toa o apelido dado “Região das Hortênsias”. Cultivada por todo lado, essas flores são uma tradição e fazem deste período um espetáculo diferenciado. Sendo tempo de baixa temporada pode ser uma época interessante para quem vai com crianças, pois poderá apreciar as atrações permanentes do lugar sem correria, sem filas e sem o aglomerado das altas temporadas.

Um dos programas legais deste período fica por conta do Festival de Cultura e Gastronomia que acontece em Gramado. Vale a pena conferir a data do evento e participar dos festins que reúnem os sabores locais e o melhor da produção vinícola rio-grandense.

Gramado e Canela no Verão

A grande atração do verão é sem dúvida o famoso evento Natal Luz em Gramado. Talvez a época mais cheia de magia para as crianças. O Natal fica estampado em cada ponto da região. São muitos eventos e passeios para o público pequenino. E para coroar o encantamento há a oportunidade de conhecer no Parque Aldeia de Papai Noel, a Casa de Papai Noel, ponto alto do turismo local e sua fantástica Fábrica de Brinquedos. Sem falar nas renas de verdade que vivem por aqui.

Gramado e Canela no Outono

O outono pode deixar a paisagem mais marrom e cinza, devido as folhas das árvores e a falta de flores. Mas não em Gramado e Canela. Além dos jardins, sempre floridos, as cidades celebram a Páscoa com muitas atividades e decoram a cidade de uma maneira incrível. Confira as datas das festas de Páscoa na região e programe sua viagem para este período. Diversão e chocolates não faltarão!

Gramado e Canela no Inverno

Esta estação, apesar do frio que pode chegar a níveis congelantes com temperatura abaixo de 0°C, é super procurada. Para as crianças a magia acontece com as incríveis brincadeiras na neve. Contudo, ninguém precisa mais esperar que ela venha naturalmente. Gramado conta com um fantástico parque de neve, o Snowland com passeio de esqui e outros esportes da neve como snowboarding e tubing. Ao ingressar no local, logo se visualiza o cenário extraordinário que reconstitui um vilarejo alpino aos pés de uma montanha de neve. É um encantamento visitar este parque e ter acesso às atrações.

O que fazer em Gramado e Canela com crianças

As cidades oferecem muitas atrações, mas algumas encantam mais as crianças. Vamos a elas.

Mini Mundo – Gramado

No Centro de Gramado o Mini Mundo é a pedida certa para a criançada. Seu pequeno vai amar visitar este museu com diversas miniaturas de construções do mundo todo. As réplicas são 24 vezes menores que seus modelos originais. São navios, castelos, trens, pessoas, tudo com imensa riqueza de detalhes. Fica no Centro de Gramado.

imagem-mini-mundo-gramado-rs

Harley Moto Show – Gramado

É um outro museu. Se suas crianças gostam de velocidade e de motos irão adorar o lugar. Funciona em um bar e os visitantes poderão ver bem de perto 20 motos lendárias da marca Harley Davidson. A visita é ao som do velho rock’n roll.

foto-harley-moto-show-gramado-rs

Lago Negro – Gramado

Você que vai com crianças não pode perder este passeio. Trata-se de um lago em uma paisagem linda. Pode-se andar de pedalinho pelas águas que em dados momentos ficam escuras refletindo os pinheiros das margens. Também é legal para caminhadas em contato com a natureza. Se pintar fome há lanchonetes no local.

casal-pedalinho-parque-do-lago-negro-gramado-rs

Gramado Zoo – Gramado

O Gramado Zoo reúne animais da fauna do Brasil. As crianças que geralmente são apaixonadas por bichos, curtem muito. São 1500 animais de 200 espécies diferentes. Neste zoo, o habitat dos animais é reproduzido em grandes viveiros e vidros blindados separam os bichos dos visitantes. É um moderno conceito de zoológico.

felino-gramadozoo-gramado-rs

Fábrica de Chocolate – Gramado

Este é um lugar que as crianças vão amar e não apenas pelos deliciosos chocolates. No tour você conhecerá como são produzidos os diferentes tipos de chocolates da região. A visita é guiada por funcionário da fábrica e ao final há uma degustação. Quem resiste?

deliciosos-chocolates-fabrica-chocolate-gramado-rs

Mundo a Vapor – Canela

Este é um museu que explica com miniaturas o funcionamento de diversas fábricas e aparelhos. De longe já se avista a porta com um imenso trem dependurado, simulando acidente acontecido em Paris. Bem diferente e atrativo.

entrada-mundo-a-vapor-gramado-rs

Alpen Park – Canela

O Alpen Park é um parque temático onde meninas e meninos poderão viver a aventura de descer a Alpen Blizzard – uma montanha russa de 438 metros de percurso que chega a uma altura de 15 metros e velocidade de 55 km/h. Para os menos radicais, tem o trenó – um ótimo passeio em meio a vegetação e em alta velocidade e duas tirolesas – uma com 190 metros de extensão e 50 de altura e a outra com 110 metros de extensão e 40 de altura. Além disso tem arvorismo, cinema 4D, simulador mini rider, muro de escalada, rapel e o super salto, com mais de 20 metros com vista incrível para o vale gaúcho.

 

Snowland – Gramado

Snowland é o 1º Parque de neve das Américas. Aqui a neve é de verdade e o ambiente é completamente fechado. O lugar possui muitas atrações para a criançada, como a Escola de Neve onde você poderá ter aulas de esqui e snowboard com instrutores. Também o Vilarejo Alpino, o Observatório e a Patinação no gelo, que oferece um cenário maravilhoso de uma vila aos pés de montanha gelada. No centro há um lago congelado. O vilarejo possui lojas para compras e um observatório de onde se observa todo o parque. Há a patinação no gelo que pode ser desfrutada por crianças acima de 6 anos de idade.

 

No Snowland você também conta com a Montanha de Neve, que possui muitas brincadeiras e esportes no gelo para fazer a alegria da criançada. O Bumper Car, que é aquele popular carrinho que bate e volta, no snowland é na neve e a diversão fica duplicada. Além de muitas outras atrações.

Parque Terra Mágica Florybal – Gramado

O Gigante Semeador que carrega o Mundo Florybal logo na entrada já anuncia que este parque é repleto de magia e muita diversão. Passeios nos Territórios dos Dinossauros e dos Primatas, na Aldeia dos Índios e no Santuário – onde tudo ganha vida – fará a alegria dos pequenos, que também adoram o passeio de Dino Móvel, o Voo de Pterodáctilo, o cinema 7 D e o teatro.

foto-parque-terra-magica-florybal-gramado-rs

Aldeia do Papai Noel – Gramado

A Aldeia do Papai Noel é um parque natalino que encanta crianças e adultos. Um mundo mágico e maravilhoso com muitas atrações. Quem vai com crianças é para lá que deve ir primeiro, pois é imperdível. Em todo o parque há dezenas de atrações, mas algumas não podem ficar de fora.

No Trenó voador as crianças vão sentir como é estar nas alturas. São trenós que vão deslizando a 6 metros de altura através um trilho suspenso. O passeio passa pelo meio dos pinheiros oferecendo uma belíssima vista do Vale do Quilombo.

passeio-trem-aldeia-papai-noel-gramado-rs

As renas são o encanto da criançada. Vivem aqui desde 2006 dividindo o ambiente com pinheiros alemães. A atração leva ao lúdico das histórias tradicionais de Natal. Muito mágico para se ver. Já na Casa do Papai Noel dá para se encantar ainda mais, vendo de perto como é o lar do bom velhinho. É uma casa ao autêntico estilo bávaro, cheia de adornos natalinos. Na cozinha, as crianças abrem mão de suas chupetas deixando-as para Papai Noel em troca de um desejo. Há também uma sala especial que é a sala dos bichos de pelúcia.

chamine-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Você também encontra a Fábrica de brinquedos. É onde Papai Noel fabrica os brinquedos auxiliado por seus ajudantes. Passe também na Árvore dos desejos, onde ninguém sai sem deixar um pedido para o bom velhinho – os visitantes ganham uma plaquinha onde escrevem seus maiores desejos. O Monorail se move através de trilho suspenso, sendo o percurso da fábrica até a Casa de Papai Noel. Durante o passeio é contada a história do bom velhinho e a história do vale do Quilombo.

imagem-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Lembra-se da sala onde as crianças deixam seus ursos de pelúcia para o Papai Noel? Com o tempo, diversos outros brinquedos eram também deixados no parque e, a partir desses presentes, nasceu o Museu do Brinquedo. Aqui ficam expostos brinquedos de várias épocas e diferentes origens doados por muitas pessoas que visitaram o Parque. Os brinquedos ficam protegidos por redoma de vidro.

Agroturismo – Gramado

Que tal levar os pequenos para conhecer o lado mais rural de Gramado e Canela? Complementando as férias ou feriado, o agroturismo embarca a família toda em uma viagem a bordo de um ônibus de época para as tradições e costumes dos colonizadores da região. Nos pontos de parada há muita história, cavalgadas, café colonial ou um almoço bem divertido ao som de música italiana. Para quem gosta de ar puro e lindas paisagens, passeio obrigatório!

foto-agroturismo-gramado-rs

Onde ficar e comer em Gramado e Canela

Isto não será um problema para a sua viagem, pois as duas cidades possuem excelente infraestrutura hoteleira. Para quem vai com crianças e deve escolher com cuidado o hotel, uma boa dica é se hospedar no Centro de Gramado ou adjacências. Dessa forma, você terá acesso facilmente aos lugares principais da cidade, ao comércio e outros serviços. Canela também tem excelentes hotéis e é cidade mais tranquila que Gramado, caso goste de mais sossego.

Comer também não é problema por aqui. As 2 cidades contam com ótimos restaurantes. Desde comida típica do Sul até pratos mais sofisticados. Em alguns restaurantes a diversão é garantida com apresentações artísticas e de dança. Vale a pena conferir!

grupo-danca-tipica-gramado-rs

Gramado e Canela é onde os sonhos de muitas crianças podem se realizar. Vale a pena trazê-las para curtir todo encanto e beleza desse lugar. Será uma viagem inesquecível.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 21 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.