10 POUSADAS CHARMOSAS para você curtir a SERRA GAÚCHA

Avalie este artigo

Não é segredo que Gramado e Canela estão entre os destinos mais procurados por turistas brasileiros. No inverno, com o clima europeu que pouco há no país, e no verão, com as opções de ecoturismo e o Natal Luz, a região está sempre na lista de desejos de viajantes de todas as partes. E escolher entre algumas das melhores pousadas na Serra Gaúcha pode ser tarefa difícil na hora de planejar a hospedagem.

Como uma região que aproveita muito o frio diferente do resto do Brasil para se promover, são muitas as opções aconchegantes e com ambientação rústica muito agradáveis para os turistas. Seja em Gramado ou Canela, pousadas com lareira e luz de velas chamam atenção principalmente de casais em busca de romance, mas também de famílias e outros perfis de turistas.

10 Motivos para você conhecer s SERRRA GAÚCHA

Mas se engana quem pensa que é só dessas duas cidades que a Serra Gaúcha pode se gabar. Outras como Cambará do Sul, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves recebem muitos visitantes em busca de sua mistura de história, cultura e muito contato com a natureza nos arredores.

Foto do Lago Negro em Gramado.

O charmoso Lago Negro, ponto turístico mais visitado de Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Há muito o que fazer na Serra Gaúcha…

Gramado tem como destaque principal o Lago Negro e todo seu clima europeu propício a um belo jantar com fondue. Canela tem no ecoturismo e nos esportes de aventura suas principais atrações. Cambará do Sul é o local mais próximo dos famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, entre os maiores do Brasil. Nova Petrópolis é a colônia alemã, com o cenário da Rota Romântica e gastronomia de primeira. Bento Gonçalves conta com as principais vinícolas gaúchas. E Garibaldi está cada vez mais na moda com seus espumantes de alto nível.

Para te ajudar a planejar a viagem, conheça 10 pousadas charmosas para curtir a Serra Gaúcha com muito conforto!

10 pousadas charmosas na Serra Gaúcha

1 – Pousada Jardim Secreto (Gramado)

Considerada uma das melhores de Gramado, a Pousada Jardim Secreto é também das mais charmosas que você pode encontrar. Com um belo jardim e uma decoração pensada para deixar o ambiente todo mais aconchegante, ela ainda ganha pontos positivos pela ótima localização. Bem no centro da cidade, conta com área verde e solário – além de um café da manhã e um chá da tarde muito elogiados e feitos na própria casa de maneira artesanal.

Elegante e rústica, a Jardim Secreto ainda é ideal para os casais pelo clima romântico que oferece. Ainda de bônus, a pousada disponibiliza bicicletas gratuitamente para os hóspedes curtirem Gramado pedalando. Com seu belo quintal arborizado em pleno centro da cidade, nada melhor para ter aquela sensação de férias e de fugir da rotina que todos buscam ao ir para a Serra Gaúcha.

2 – Pousada Bella Terra (Gramado)

Também localizada no centro de Gramado, a Pousada Bella Terra também possui fácil acesso aos principais pontos turístico e ao comércio local. Ela fica em um charmoso prédio na Avenida Borges de Medeiros, a apenas 100 metros do Palácio dos Festivais e também perto da Igreja de São Pedro. Tem uma decoração intimista de inspiração um tanto quanto natalina – o grande tema da cidade, é claro.

Reserve sua pousada em Gramado aqui!

O bom da café da manhã e a churrasqueira disponível aos hóspedes também valem a pena. Assim como outras na cidade, as bicicletas da casa podem ser usadas para passear ao longo de Gramado. Todo o ambiente interno é muito confortável e elegante, mas não há elevadores para subir os quatro andares do prédio. Em geral, aconchegante é a palavra que melhor resume a Bella Terra, e é o que mais se espera ao visitar a cidade.

3 – Pousada Ares da Serra (Gramado)

Mais uma pousada que fica no centro de Gramado, ao lado da Avenida Borges de Medeiros. A Pousada Ares da Serra conta com um lindo jardim de entrada e um lounge externo bastante agradável, além de piscina para aqueles dias de calor – o que não deve acontecer se você for no inverno, mas a água é aquecida. Ainda há café da manhã farto, sauna úmida, academia de ginástica e quartos bastante aconchegantes.

E por essas e outras que ela se encontra na lista de melhores pousadas na Serra Gaúcha. A boa localização permite andar da Ares da Serra até os principais locais da cidade. O ambiente todo dela lembra o clima europeu de Gramado, sendo sempre considerada uma das mais charmosas da região.

4 – Pousada La Lavande (Gramado)

Fechando o grupo das melhores e mais charmosas pousadas de Gramado, que certamente é a principal cidade da deliciosa Serra Gaúcha, a La Lavande fica também no centro da cidade e a apenas 1 km do famoso Lago Negro. É uma casa de estilo colonial com um belo jardim ao seu redor, trazendo um aspecto aconchegante a ela. Os quartos, porém, contam com decoração mais moderna como em hotéis.

Como é comum em Gramado, o ambiente é propício a casais e famílias, e o café da manhã está entre os melhores. Tudo é ajudado por estar uma vizinhança de clima bucólico, garantindo a sensação de realmente estar na Serra Gaúcha aos hóspedes. E internamente o conforto impera na Pousada La Lavande.

5 – Pousada Perfume de Canela (Canela)

Em uma cidade em que o ecoturismo impera, é sempre uma boa ideia se hospedar em um casarão com quintal bem arborizado como é o da Pousada Perfume de Canela. Com quartos bastante confortáveis, decoração de estilo provençal e tudo muito bem cuidado, o atendimento prestado pelos donos também costuma receber avaliações positivas dos visitantes – que se sentem em casa no local.

Reserve sua pousada em Canela aqui!

O café da manhã é considerado o melhor de Canela e já foi eleito uma das 25 melhores pousadas de todo o Brasil pelo site Trip Advisor, com avaliações dos próprios clientes. A localização da Perfume de Canela também é ótima, bem próxima a pontos turísticos importantes da cidade como o Mundo à Vapor, o Parque Terra Mágica Florybal, o Castelinho Caracol e a imponente Catedral de Pedra.

Você está conferindo 10 POUSADAS CHARMOSAS para você curtir a SERRA GAÚCHA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família e os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Pousada Doce Canela (Canela)

Também no centro da cidade, a Pousada Doce Canela combina o charme com a proximidade do que há de mais importante por lá como pontos positivos para os seus hóspedes. Localizada em um belo casarão em rua tranquila, também tem café da manhã e instalações bem equipadas sempre recebendo elogios. Ainda fica quase na entrada de Canela, a poucos minutos de Gramado para quem vem de lá ou ainda vai visitar a vizinha da Serra Gaúcha.

A área externa tem um amplo jardim bem decorado e com mesinhas para quem quer apenas curtir ao ar livre – e com direito a piscina. Já foi eleita uma das 10 melhores pousadas para o inverno no Brasil, graças a sua mistura de conforto e sofisticação na medida exata.

Foto Castelinho do Caracol em Canela.

O Castelinho do Caracol, uma das casas mais antigas de Canela, hoje museu e uma deliciosa casa de chás.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7 – Pousada Encantos da Terra (Canela)

Uma terceira opção em Canela é a Pousada Encantos da Terra, também no centro da cidade. Um casarão de aparência antiga e, não se engane, muito charmoso, bem perto da Catedral de Pedra. Com ambiente acolhedor e clima familiar, é perfeito para quem viaja com crianças ou em casal. Não à toa, é muito escolhida como destino de lua de mel de recém-casados na Serra Gaúcha.

Confira também o Guia Completo de GRAMADO e CANELA

Para completar, a Encantos da Terra ainda recebeu o prêmio do Trip Advisor de melhor atendimento e melhores preços, pelo People’s Choice (escolha do público), neste ano de 2018. A decoração interna e o jardim bem cuidado tornam a estadia ainda mais aconchegante. A pousada ainda promove ações de sustentabilidade, como uso de energia solar, coleta de água da chuva, coleta seletiva de lixo e outras mais visando a preservação ambiental.

8 – Pousada Bina’s Haus (Nova Petrópolis)

A simpática Nova Petrópolis fica a apenas 35 km de Gramado, ou cerca de 45 minutos de carro. A cidade é uma das principais expoentes da colonização e da cultura alemãs no Rio Grande do Sul. Seu grande destaque são os restaurantes e cervejarias, além do contato com a natureza. E para ficar lá, a Pousada Bina’s Haus se encontra entre as melhores da região.

Reserve sua pousada em Nova Petrópolis aqui!

Com decoração e arquitetura rústicas no estilo germânico, a Bina’s Haus fica ainda na rodovia estadual RS 235, que leva de Gramado até lá. Mas como é tudo pequeno e perto, não há problemas. Por ficar no alto, proporciona uma vista panorâmica incrível da Serra Gaúcha. Conta com cafeteria própria que oferece café da manhã colonial com direito a doces e bolos alemãs (hummm…). E está a poucos quilômetros de pontos turísticos de Nova Petrópolis, como o Parque Aldeia dos Imigrantes e o Mirante Ninho das Águias.

9 – Pousada Cantelli (Bento Gonçalves)

Seguindo mais para dentro da Serra Gaúcha, a cidade de Bento Gonçalves é a maior produtora de vinhos do Rio Grande do Sul. E ainda serve como base para visitar outro município bastante simpático da região, Garibaldi, que fica a apenas 15 km de distância e também famoso por suas uvas, mas as verdes, que produzem os melhores espumantes do Brasil (tem até a Festa Fenachamp para conhecer todas as bebidas da região). E a Pousada Cantelli pode ser considerada uma das melhores dos arredores, localizada nas montanhas logo ali perto.

Reserve sua pousada em Bento Gonçalves aqui!

Um casarão de pedras, ligado à história da cidade pela família de mesmo nome que batiza a pousada, ela fica bem no Caminho das Pedra, roteiro cultural de Bento Gonçalves. São apenas três apartamentos, com conforto e contato com a natureza – além da bela vista do alto da serra. Bastante reservada, possui restaurante próprio e é perfeita para casais pelo romantismo que transborda.

10 – Parador Casa da Montanha (Cambará do Sul)

Para fechar o roteiro da região, Cambará do Sul é a cidade mais próxima dos incríveis cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, com uma paisagem diferente de tudo que se encontra no Brasil. E o Parador Casa da Montanha, que fica no Morro Agudo, está a cerca de 15 km do centro e em meio a muita natureza para aqueles que gostam de fugir da rotina e curtir o clima de serra um pouco.

Reserve sua pousada em Cambará do Sul aqui!

A pousada fica praticamente na entrada do Parque Nacional de Aparados da Serra, onde estão os cânions, já quase na divisa com Santa Catarina. O clima de interior se completa com chalés rústicos bastante simpáticos, inspirados nos lodges térmicos africanos – ah, e a vista panorâmica é de tirar o fôlego. Com lareira, bar, mesa de bilhar, forno de chão a lenha, deck e adega de vinhos, dá para entender porque ele está entre as melhores pousadas na Serra Gaúcha.

***
Agora é só escolher sua pousada na Serra Gaúcha e curtir todo o charme de uma das regiões mais belas do País!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 15 de março de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.