10 PASSEIOS imperdíveis de GRAMADO E CANELA

Avalie este artigo

Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, têm diversos pontos turísticos maravilhosos, que atraem visitantes de todo país e do exterior.

As cidades ficam distantes entre si apenas 11 quilômetros, isto é, juntinhas. Assim, é possível conhecer tudo por ali na mesma viagem de férias.

Entre ótimos restaurantes, confortáveis hotéis e pousadas, e cenários que parecem de cinema, há muito o que fazer nessa região encantada do Rio Grande do Sul.

Hoje, selecionamos os 10 passeios imperdíveis que você deveria fazer quando visitar Gramado e Canela. Anota aí!

1. Caminhar pelo centro de Gramado

Gramado já foi considerada a cidade mais europeia do Brasil. Suas ruas limpas, floridas e decoradas são um encanto! Sendo assim, o primeiro passeio da nossa lista é caminhar pela cidade, sem pressa, e descobrir tudo o que ela tem de melhor.

A arquitetura diferenciada já chama atenção. São casas e prédios no estilo alpino, com madeira e pedras.

Confira todos os Pontos Turísticos de GRAMADO

Passeie pela Av. Borges de Medeiros (ela corta toda cidade) desde o seu início, passando pelo Lago Joaquina Rita Bier, a rotatória com a Estátua do Kikito (premiação do Festival de Cinema de Gramado), siga para a Praça das Etnias e a Rua Torta logo à frente, faça um curva e chegue mais ao centrinho, onde está a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, o Relógio com Termômetro (foto obrigatória em todo inverno!), o Palácio dos Festivais e a Rua Coberta atravessando a rua.

Pelo centro há muitas lojas de artesanato, principalmente couro e lã, além das marcas de chocolates, licores e outras delícias regionais.

Se der fome, é só escolher um dos excelentes restaurantes de Gramado, comer um belo churrasco, no inverno um foundue, ou tomar um chocolate quente para aquecer do frio do inverno.

Foto centro de Gramado e Igreja São Pedro, RS.

O charmoso centro de Gramado merece um passeio a pé, com muita tranquilidade para conhecer todos os pontos turísticos.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2. Andar de pedalinho no Lago Negro

O cartão-postal de Gramado vem logo em segundo da nossa lista, afinal, quem resiste ao passeio em seu entorno e também nas suas águas.

Ao redor do Lago Negro há uma trilha agradável e bem fácil de percorrer. Quem estiver com crianças, ou quiser ainda fazer um tour romântico, é só alugar um pedalinho e navegar pelas águas observando as hortênsias e a vegetação do entorno.

Foto Lago Negro, Gramado, RS.

Passeio de pedalinho no Lago Negro, imperdível em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Conhecer o Mini Mundo

Se você estiver viajando com crianças, o Mini Mundo é um dos lugares que elas adoram. Mas, falando sério mesmo: você também irá adorar!

Imagine cidades, castelos, monumentos, aeroporto, vias férreas, e toda a população em miniatura, formando cenas do cotidiano. Imaginou? Pois é o que você encontrará no Mini Mundo.

O Mini Mundo fica próximo ao Lago Joaquina Rita Bier (onde há a apresentação do Natal Luz). Portanto, pode adicionar essa parada no seu tour pela cidade.

NATAL LUZ em GRAMADO: tudo o que você precisa saber

Foto castelo do Mini Mundo, Gramado, RS.

Castelos, monumentos, casas, trens e até aviões em miniatura você encontrará no Mini Mundo, passeio obrigatório em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4. Aprender sobre o chocolate e, claro, degustar!

Um dos passeios mais deliciosos tanto em Gramado quanto em Canela é a visita às fábricas de chocolate.

São várias marcas que oferecem um tour, mas é no Reino do Chocolate que você aprenderá a história do cacau de uma maneira bem lúdica, em uma floresta encantada!

A PÁSCOA é uma ótima época para visitar Gramado e Canela. Veja por que!

O passeio é rápido e explicativo. Você também passará pela fábrica e verá a delícia sendo produzida.

Ao final, chega a hora de degustar as maravilhas, em diversos formatos e tipos: chocolate quente, torta de chocolate, barras de chocolate, bombons,… tudo que um chocólatra sempre sonhou!

Foto fábrica de chocolate, Gramado, RS.

O delicioso chocolate da Serra Gaúcha fresquinho, saindo das fábricas! Visita obrigatória e deliciosa!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5. Se divertir em um dia gelado do Snowland

Se você gosta de um mundo gelado, aqui é um dos passeios que você precisa fazer!

O Snowland é um parque temático de inverno, que possui pista para esqui e tubing no alto de uma colina coberta de neve. A área dentro do parque é como se fosse uma aldeia alpina, muito agradável a uma temperatura média de -2°C.

Melhores DESTINOS de INVERNO do BRASIL

A entrada é paga e dá direito a patinar no gelo e deslizar nos escorregadores de neve. O esqui e snowboard são pagos a parte, e tem aulas e instrutores sempre prontos a ensinar.

Você está conferindo os 10 PASSEIOS imperdíveis de GRAMADO E CANELA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família para curtir esse encanto!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Descer os 927 degraus até a base da Cascata do Caracol

Tudo bem, você não precisa descer os 927 degraus, pois realmente exige grande esforço e força nas pernas! Mas, você precisa ir até o Parque do Caracol e ver o maior cartão-postal de Canela, a linda Cascata Véu de Noiva, com seus 131 metros de altura.

O cenário é realmente magnífico, com a queda d’água em meio ao paredão rochoso e muita vegetação.

Veja todos os PONTOS TURÍSTICOS de CANELA aqui

Você também pode ver tudo do alto, pelo mirante e pelo teleférico (são os bondinhos aéreos que ficam no Parques Da Serra, logo adiante do Parque do Caracol), que oferece uma vista bem de frente à cascata.

As crianças adoram circular no trenzinho do Caracol que para em uma pequena vila e conta a história da imigração italiana e alemã para a região.

Sem dúvida um dos cenários imperdíveis da Serra Gaúcha.

Foto Cascata Véu de Noiva, Canela, RS.

O cartão-postal de Canela, a Cascata Véu de Noiva, com seus 131 metros de queda e 927 degraus para descer até sua base! Ufa!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7. Saborear o apfelstrudel com chá no Castelinho do Caracol

Depois do passeio à Cascata Véu de Noiva pode bater aquela fome. E no retorno, a ótima pedida é parar no Castelinho do Caracol.

O local é uma das construções mais antigas preservadas de Canela (data de 1913 e 1915) toda feita em madeira e sem uso de pregos, só por encaixes. A arquitetura em si já é uma atração, mas o melhor está dentro!

O local serve um dos melhores apfelstrudel do Brasil! A “torta” de maçã (que não é bem uma torta) é um dos doces típicos alemães e austríacos e é verdadeiramente uma delícia! Servido com chá de maçã fica irresistível! (vá e depois nos conte o que achou!)

Foto Castelinho do Caracol, Canela, RS.

Um dos melhores apfelstrudel do Brasil é servido aqui! O doce típico alemão e austríaco é saboroso e vale a pena experimentar no Castelinho do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

8. Andar de super carro

Para os apaixonados por carros e que querem ter aquele prazer de dar uma volta em uma Ferrari, um Lamborghini ou um Camaro, o Super Carros é o lugar em Gramado!

O museu abriga uma coleção de carros sensacionais e não é só para ver. Nesse caso, você também pode dirigi-los! Que tal?

Você escolhe o carro e um instrutor vai te explicar tudinho sobre o possante para que você possa assumir o volante e realizar aquele desejo de acelerar (não muito!) pelas ruas da Serra Gaúcha. O valor do passeio depende do carro e um termo de responsabilidade é assinado antes. Mas, vale a pena!

Foto Ferrari no Super Carros, Gramado, RS.

Que tal sair dirigindo uma Ferrari pelas ruas de Gramado? É possível no Super Carros!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

9. Visitar a Aldeia do Papai Noel

Outro passeio imperdível em Gramado para quem viaja com crianças. A Aldeia do Papai Noel é um parque temático onde tudo remete ao Natal. Tem até as casinhas mobiliadas e decoradas para encantar e levar a magia do final do ano para todos os dias.

O Papai Noel e sua equipe ficam lá também, a espera dos visitantes na sua casa, ou na fábrica de brinquedos!

Conheça GRAMADO em IMAGENS em 360 graus

No parque dá para circular bastante, passear de trenzinho e curtir uma tarde bem agradável em meio aos jardins do Parque Knorr, onde está a aldeia.

Não deixe de curtir o visual do Vale do Quilombo a partir do parque.

Foto Vale do Quilombo, Gramado, RS.

O Vale do Quilombo é o cenário maravilhoso para admirar a partir da Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

10. Saborear um café colonial

E, para fechar nossa lista de passeios imperdíveis em Gramado e Canela, nada melhor que saborear um maravilhoso café colonial.

Não é um simples cafezinho! A mesa é farta e conta com bolos, tortas (doces e salgadas), diversos pães, queijos, salames, frios, geleias, biscoitos, sucos, chocolate quente, enfim, todas os quitutes saborosos que você pode querer!

Alguns locais são bastante conhecidos, como o Bela Vista Café Colonial, o primeiro do estilo no Brasil. Há também o Gramado Café Colonial, o da Família Ramm, o Coelho Café Colonial, entre outros que você poderá escolher no seu tour.

Uma coisa é certa: não saia de Gramado e Canela sem provar todos os sabores de lá!

Foto Café Colonial, RS.

As mesas fartas são tradicionais nos cafés coloniais de Gramado e Canela. Escolha o seu e saboreie a vontade!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***

Então, malas prontas para curtir os melhores pontos turísticos de Gramado e Canela? Temos certeza que esses passeios não faltarão na sua lista!

Tem algum outro que você foi e acha imperdível? Comenta aí abaixo! Vamos adorar saber sua opinião.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 24 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.