Roteiro da Tocha Olímpica no Brasil em 2016

Avalie este artigo

Falta pouco para a tão esperada Olimpíadas do Rio de Janeiro e os preparativos já estão em fase final. Enquanto não chega o dia 04 de agosto, data marcada para a abertura dos jogos, muitos acontecimentos marcam o calendário no Brasil.

O primeiro deles começou no último dia 3 de maio, exatamente 100 dias antes dos jogos, com a chegada da Tocha Olímpica em Brasília. Com uma festa aberta para toda a população da capital do país, a tocha passou por mãos significativas e seguiu para Goiás.

 

Serão 20 mil quilômetros percorridos por terra, 16 mil quilômetros percorridos por avião, 26 estados e o Distrito Federal, 300 cidades brasileiras e 12 mil condutores que carregarão a chama olímpica até que ela chegue no Rio de Janeiro, exatamente quando acontecerá a festa de abertura dos Jogos Olímpicos.

Enquanto esse dia não chega, aproveitamos para destacar algumas cidades por onde a tocha olímpica passará e que merecem a sua atenção. Confira a lista e se você estiver pertinho, o que acha que dar uma olhadinha na festa e de quebra curtir um ótimo destino?

Calendário completo do revezamento

O Banco Bradesco é o patrocinador oficial do revezamento da tocha olímpica no Brasil. A instituição lançou um site exclusivo para falar sobre essa corrida célebre e também para acompanhar todo o período. Você terá todas as cidades, data em que a tocha chegará no local e algumas histórias de pessoas que ajudarão essa chama chegar à capital carioca.

 Principais destinos

Algumas das cidades que a tocha olímpica passará são bem especiais. Destacamos aquelas que você precisa conhecer durante o revezamento ou nas suas próximas férias.

Goiás – Goiás

Sim, existe uma cidade chamada Goiás, no estado de Goiás! Mais conhecida como Goiás Velho, a cidade inteira é considerada o principal centro histórico do estado. As suas casinhas coloridas, ainda em arquitetura colonial, guardam muito da história do Brasil. É um passeio que mistura cultura, gastronomia e história. Uma delícia de lugar! Vale a pena fazer um roteiro de um dia pelo lugar e conhecer mais!

Data que a tocha passará por Goiás: 05 de maio.

 

Trindade – Goiás

Trindade é considerada a Capital da Fé em Goiás. Por aqui, romeiros passeiam cumprindo suas promessas ou conhecendo de perto o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Via Sacra. Essa última, trata-se de estátuas em tamanho real, divididas em 14 estações e que contam o trajeto da Paixão de Cristo.

Data que a tocha passará por Trindade: 06 de maio.

Caldas Novas – Goiás

Um destino muito atrativo, principalmente se você viaja com crianças. Caldas Novas tem ótimas fontes termais e abriga alguns dos principais parques aquáticos do Brasil. Você com certeza se encantará com as belezas naturais da cidade, além de se divertir bastante! É um destino barato e que oferece tudo o que você precisa para suas férias: diversão!

Data que a tocha passará por Caldas Novas: 06 de maio.

Diamantina – Minas Gerais

Diamantina é uma das cidades da famosa Rota do Ouro, que atualmente é ponto histórico, cultural e turístico do Brasil. Aqui está a casa de Juscelino Kubitschek, de Chica da Silva e o Passadiço da Glória, alguns dos cantinhos que você não pode deixar de conhecer. E ainda há muito mais o que fazer em Diamantina nas suas férias!

Data que a tocha passará por Diamantina: 10 de maio.

 

Ouro Preto – Minas Gerais

Considerada uma das principais cidades histórias do Brasil, Ouro Preto também receberá a tocha olímpica em suas ruas. Igrejas, museus e muitos outros atrativos você encontra nesse pequeno município. O carnaval de Ouro Preto também é um dos mais tradicionais do país. Você ainda pode aproveitar e fazer o tour “Ouro Preto e Mariana” em uma única viagem!

Data que a tocha passará por Ouro Preto: 13 de maio.

foto-centro-historico-de-ouro-preto-mg-0171

São João Del Rei e Tiradentes – Minas Gerais

As cidades históricas de Minas Gerais, São João Del Rei e Tiradentes encantam pela arquitetura colonial e barroca, com belos casarios e igrejas centenárias magníficas. Imperdível passear pelos centros históricos e tomar aquele cafezinho com pão de queijo mineiro!

Data que a tocha passará por São João Del Rei e Tiradentes: 15 de maio.

foto-igreja-matriz-de-santo-antonio-tiradentes-mg-0482

Guarapari – Espírito Santo

O litoral do Espírito Santo é muito rico. Guarapari é uma das cidades mais visitadas e desejadas por turistas que chegam ao estado. Além de muita festa o ano inteiro, você ainda pode conhecer o Acquamania e o Acquaramire, dois parques aquáticos muito conhecidos no Brasil.

Data que a tocha passará por Guarapari: 17 de maio.

fotografia-praia-dos-namorados-guarapari-es

Porto Seguro – Bahia

A famosa Porto Seguro também receberá a tocha olímpica em sua passagem pelo Brasil. A praia mais badalada da Bahia é conhecida por ser o destino festeiro do país durante todos os meses de verão. Grandes complexos hoteleiros estão instalados aqui. De quebra, você ainda vai conhecer a cidade onde Pedro Álvares Cabral desembarcou e onde toda a história do Brasil começou!

Data que a tocha passará por Porto Seguro: 19 de maio.

praia-pitinga-arraial-dajuda-ba-0294

Morro de São Paulo – Bahia

A ilhota baiana, Morro de São Paulo, é cheia de atrativos, principalmente para aqueles que gostam de natureza. Algumas comunidades Kilombola vivem por aqui e pequenos grupos de hippies. Você também encontrará eco-aldeias, que contrastam com os imensos e confortáveis complexos hoteleiros. Se você gosta de trilhas, aqui encontrará ótimos percursos para fazer.

Data que a tocha passará por Morro de São Paulo: 22 de maio.

foto-segunda-praia-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9165

Você está conferindo o roteiro da tocha olímpica aqui no Brasil! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Canindé de São Francisco – Sergipe

O estado do Sergipe também receberá a tocha em uma de suas cidades mais culturais e histórica. Porta de entrada para aquelas pessoas que decidem fazer um roteiro pelo Rio São Francisco e os Cânions do Xingó, Canindé de São Francisco é graciosa e guarda muito para lhe contar.

Data que a tocha passará por Canindé de São Francisco: 28 de maio.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8639

União dos Palmares – Alagoas

A pequena cidade de União dos Palmares guarda uma grande herança de escravos africanos que viviam por aqui. O nome não veio à toa, pois foi onde vários grupos de escravos libertos e fugitivos firmaram moradia por muitos anos. Aqui ficou conhecida como a “Terra da Liberdade”, onde também foi inaugurado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Data que a tocha passará por União dos Palmares: 30 de maio.

Caruaru – Pernambuco

A “Capital do Forró”, como muitos pernambucanos gostam de chamar, Caruaru é um imenso centro artesanal a céu aberto. Tudo aqui respira cultura, principalmente em épocas como a Semana Santa e o São João.

Data que a tocha passará por Caruaru: 30 de maio.

religiao-festa-junina-caruaru-pe

Mamanguape – Paraíba

Praias, São João e muita natureza é o que resume esse cantinho paraibano. Mamanguape fica na divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte e o cenário daqui é um dos mais gostosos de se ver.

Data que a tocha passará por Mamanguape: 04 de junho.

Aracati – Ceará

Aracati é a cidade de uma das praias mais turísticas do Ceará: Canoa Quebrada. É aqui também que você encontra a foz do Rio Jaguaribe e muitas dunas e falésias de se apaixonar! Um passeio que vale muito a pena, principalmente para quem gosta de destinos mais rústicos e naturais.

Data que a tocha passará por Aracati: 07 de junho.

Manaus – Amazonas

Uma das capitais brasileiras que também receberá a tocha olímpica. Manaus é cheia de encantos e cultura! Sua música, sua gastronomia e, claro, a Floresta Amazônica é de apaixonar qualquer turista. Você conhecerá um dos destinos mais ecológicos do Brasil e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Data que a tocha passará por Manaus: 07 de junho.

 

São Luís – Maranhão

São Luís, a única cidade brasileira que fundada por franceses recebe a tocha olímpica no dia dos namorados, 12 de junho. Na cidade visite o belo Centro Histórico, com igrejas e casarios com azulejos em estilo português. Vale a pena dar uma esticadinha em Alcântara, cidade histórica patrimônio nacional!

Data que a tocha passará por São Luís: 12 de junho.

arvore-praca-centro-historico-sao-luis-ma

Foz do Iguaçu – Paraná

As famosas Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno também abrilhantarão a passagem da tocha olímpica no mês de junho. Além desse passeio tradicional, ainda há muitos outros pontos turísticos que podem ser feitos com um roteiro completo de Foz do Iguaçu.

Data que a tocha passará por Foz do Iguaçu: 30 de junho.

foto-parque-nacional-iguacu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-6866

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

A dobradinha da Serra Gaúcha dispensam apresentações. Gramado e Canela são ótimos destinos em qualquer estação. Conheça as encantadoras paisagens, a excelente gastronomia, as divertidas danças, o belo artesanato e divirta-se no Lago Negro, nos parques, nos museus e muitas outras atrações.

Data que a tocha passará por Gramado e Canela: 07 de julho.

charmoso-centro-de-gramado-e-arquitetura

Balneário Camboriú – Santa Catarina

Balneário Camboriú guarda todo tipo de turismo. Sendo o segundo maior município de Santa Catarina, todos os anos centenas de turistas vêm conhecer essas lindas praias, sua natureza e, claro, curtir o Beto Carrero World. Além dessas atrações há muito mais o que fazer enquanto estiver na cidade!

Data que a tocha passará por Balneário Camboriú: 12 de julho.

praia-do-estaleiro-balneario-camboriu- (1)

Guarujá – São Paulo

As belas praias do Guarujá serão o cenário de mais uma passagem da tocha olímpica. Conheça esta bela cidade do litoral paulista, a mais famosa da alta temporada!

Data que a tocha passará pelo Rio de Janeiro: 22 de julho.

pedras-praia-asturias-guaruja-sp

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

A última cidade da nossa lista é onde a grande festa acontece. O Rio de Janeiro é uma das cidades turísticas no Brasil mais procuradas por estrangeiros. O Cristo Redentor, a Praia de Copacabana, o Pão de Açúcar e muito mais pode ser aproveitado enquanto você estiver por aqui.

Data que a tocha passará pelo Rio de Janeiro: 04 de agosto.

barcos-enseada-botafogo-cristo-redentor -corcovado-rj

Confira a lista completa de cidades

Mas, a tocha não passa apenas por essas cidades citadas acima. Todas as capitais e principais cidades foram incluídas no roteiro. Veja abaixo o roteiro completo da tocha e quando ela estará na sua cidade ou proximidades.

  • 03/05/2016 – DF – Brasília
  • 04/05/2016 – GO – Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Anápolis
  • 05/05/2016 – GO – Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas, Goiânia
  • 06/05/2016 – GO – Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas
  • 07/05/2016 – GO – Pires do Rio, Ipameri, Goiandira
  • 07/05/2016 – MG – Araguari, Uberlândia
  • 08/05/2016 – MG – Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio, Patos de Minas
  • 09/05/2016 – MG – Varjão de Minas, Pirapora, Montes Claros
  • 10/05/2016 – MG – Bocaiúva, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Curvelo
  • 11/05/2016 – MG – Gouveia, Datas, Serro, Guanhães, Governador Valadares
  • 12/05/2016 – MG – Naque, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Itabira
  • 13/05/2016 – MG – Ouro Preto, Itabirito
  • 14/05/2016 – MG – Betim, Contagem, Belo Horizonte
  • 15/05/2016 – MG – São João Del Rei, Tiradentes, Barbacena, Juiz de Fora
  • 16/05/2016 – MG – Bicas, Leopoldina, Muriaé
  • 16/05/2016 – RJ – Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana
  • 16/05/2016 – ES – Cachoeiro de Itapemirim
  • 17/05/2016 – ES – Guarapari, Vila Velha, Vitória
  • 18/05/2016 – ES – Serra, Aracruz, Colatina, Linhares, São Mateus
  • 19/05/2016 – BA – Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro
  • 20/05/2016 – BA – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista
  • 21/05/2016 – BA – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus
  • 22/05/2016 – BA – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Valença
  • 23/05/2016 – BA – Lençóis
  • 24/05/2016 – BA – Salvador
  • 25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Senhor do Bonfim
  • 26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho
  • 26/05/2016 – PE – Petrolina
  • 27/05/2016 – PE – Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó
  • 27/05/2016 – BA – Paulo Afonso
  • 28/05/2016 – SE – Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Aracaju
  • 29/05/2016 – SE – Propriá
  • 29/05/2016 AL – São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió
  • 30/05/2016 – AL – Murici, União dos Palmares
  • 30/05/2016 – PE – Garanhuns, Lajedo, Caruaru
  • 31/05/2016 – PE – Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Recife
  • 01/06/2016 – PE – Ipojuca
  • 02/06/2016 – PE – Olinda, Igarassu, Goiana
  • 02/06/2016 – PB – Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande
  • 03/06/2016 – PB – Guarabira, Sapé, João Pessoa
  • 04/06/2016 – PB – Mamanguape
  • 04/06/2016 – RN – São José de Mipibu, Parnamirim, Natal
  • 06/06/2016 – RN – Lajes, Angicos, Assu, Mossoró
  • 07/06/2016 – CE – Aracati, Aquiraz, Fortaleza
  • 08/06/2016 – CE – Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha, Sobral
  • 09/06/2016 – CE – Massapê, Granja, Camocim, Barroquinha
  • 09/06/2016 PI – Parnaíba
  • 10/06/2016 – PI – Pirarucuca, Piripiri, Campo Maior Altos, Teresina
  • 11/06/2016 – TO – Palmas
  • 12/06/2016 – MA – São Luís
  • 13/06/2016 – MA – Barreirinhas
  • 14/06/2016 – MA – Imperatriz
  • 15/06/2016 – PA – Belém
  • 16/06/2016 – AP – Macapá
  • 17/06/2016 – PA – Santarém
  • 18/06/2016 – RR – Boa Vista
  • 19/06/2016 – AM – Manaus
  • 20/06/2016 – AM – Iranduba, Presidente Figueiredo
  • 21/06/2016 – AC – Rio Branco
  • 22/06/2016 – RO – Porto Velho
  • 23/06/2016 – MT – Várzea Grande, Cuiabá
  • 25/06/2016 – MS – Campo Grande
  • 26/06/2016 – MS – Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Dourados,
  • 27/06/2016 – MS – Nova Andradina, Bataguassu
  • 27/06/2016 SP – Presidente Prudente,
  • 28/06/2016 – SP – Paraguançu Paulista, Marília, Assis
  • 28/06/2016 PR – Londrina
  • 29/06/2016 – PR – Arapongas, Maringá, Campo Mourão, Cascavel
  • 30/06/2016 – PR – Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu
  • 02/07/2016 – PR – Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão, Pato Branco
  • 03/07/2016 – SC – São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia
  • 03/07/2016 – RS – Erechim, Passo Fundo
  • 04/07/2016 – RS – São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta
  • 05/07/2016 – RS – Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria
  • 06/07/2016 – RS – São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas
  • 07/07/2016 – RS – São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre
  • 08/07/2016 – RS – Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul
  • 09/07/2016 – RS – Bento Gonçalves, Torres
  • 09/07/2016 SC – Sombrio, Araranguá, Criciúma
  • 10/07/2016 – SC – Tubarão, Laguna, Palhoça, São José, Florianópolis
  • 12/07/2016 – SC – Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau
  • 13/07/2016 – SC – Massaranduba, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville
  • 14/07/2016 – PR – São José dos Pinhais, Curitiba
  • 15/07/2016 – PR – Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa
  • 16/07/2016 – PR – Castro
  • 16/07/2016 SP – Itararé, Itapeva, Capão Bonito, Itapetinga
  • 17/07/2016 – SP – Soracaba, Tatuí, Botucatu, Lençóis Paulista, Bauru
  • 18/07/2016 – SP – Jaú, Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto
  • 19/07/2016 – SP – Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos, Franca
  • 20/07/2016 – SP – Rio Claro, Limeira, Americana, Campinas
  • 21/07/2016 – SP – Indaiatuba, Itu, Jundiaí, Osasco
  • 22/07/2016 – SP – Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Santos
  • 23/07/2016 – SP – Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo
  • 24/07/2016 – SP – São Paulo
  • 26/07/2016 – SP – Suzano, Mogi das Cruzes, Jacareí, São José dos Campos
  • 27/07/2016 – SP – Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba
  • 27/07/2016 – RJ – Paraty, Angra dos Reis
  • 28/07/2016 – RJ – Rio Claro, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda
  • 29/07/2016 – RJ – Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul, Três Rios, Petrópolis
  • 30/07/2016 – RJ – Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo
  • 31/07/2016 – RJ – Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Macaé
  • 01/08/2016 – RJ – Rio das Ostras, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio
  • 02/08/2016 – RJ – Saquarema, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói
  • 03/08/2016 – RJ – Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Nova Iguaçu
  • 04/08/2016 – RJ – Rio de Janeiro

Se você tiver oportunidade, conheça o roteiro completo da tocha em suas próximas férias. O Brasil sempre tem muito o que oferecer para seus turistas!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 06 de maio de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.