Saiba tudo sobre as Olimpíadas 2016

Avalie este artigo

Uma expectativa tem invadido os sonhos dos brasileiros desde que ficou estabelecido que as Olimpíadas 2016 seriam no Brasil. É, inclusive, a primeira vez que os jogos olímpicos acontecem na América do Sul. As datas para as disputas já foram marcadas: de 5 a 21 de agosto de 2016. Nestes dias, cerca de 10.500 atletas de 205 países têm um encontro marcado com o esporte. Serão disputadas 306 provas em 42 modalidades diferentes. Tudo isso será vivido aqui bem pertinho de você, no Rio de Janeiro.

Veja como vão acontecer os jogos e como você pode fazer parte desse momento tão histórico!

Olimpíadas – Como tudo começou

As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, mais precisamente na cidade de Olímpia. Naquela época os jogos eram realizados em homenagem aos Deuses e tinham cunho religioso. Eles eram dedicados especialmente a Zeus e por conta dessa característica religiosa, até as guerras paravam. Havia o que chamavam de “trégua olímpica”.

Por volta do ano de 776 a.C. as competições foram organizadas mais formalmente e dela participaram atletas de várias cidades. Este período marcou o início das disputas olímpicas que deram origem aos jogos de hoje.

Assim se passaram 12 séculos com a ocorrência frequente dos jogos. Os ganhadores das competições eram aclamados como verdadeiros heróis e recebiam uma coroa de louros. Em 392 d.C. os jogos foram interrompidos pelo imperador Theodosio I, que considerava o evento como ritual pagão.

Os Jogos Olímpicos na Era moderna

Muito tempo depois o francês Barão de Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional fazendo surgir então a noção moderna do olimpismo. Os Jogos foram então reiniciados em Atenas dando início aos jogos olímpicos da era esportiva moderna. Nesta memorável ocasião 285 esportistas de 13 países competiram em diferentes provas. Os vencedores tiveram direito a medalhas de ouro e ramos de oliveira.

Além do aspecto religioso, os jogos representavam para os gregos uma forma de disseminar a harmonia e a paz entre as cidades. Revelavam também sua preocupação em manter através dos esportes a saúde do corpo. Atualmente os valores olímpicos não ficam longe dos ideais gregos. As olímpiadas têm como filosofia a excelência, o respeito e a amizade entre os povos, contextos nos quais se apoia a natureza do movimento olímpico.

Algumas Curiosidades Olímpicas

  • Os eventos se alternam entre jogos de verão e de Inverno. Até hoje já aconteceram 27 edições dos Jogos Olímpicos de verão: 16 na Europa, 3 na Ásia, 6 na América do Norte, 2 na Oceania. Enquanto os jogos de inverno já aconteceram em 10 países. Tendo o último ocorrido na Rússia em 2014.
  • Você sabia que o Brasil obteve em sua 1ª participação em Jogos Olímpicos, na Antuérpia -1920, uma medalha de ouro e uma de bronze no tiro esportivo?
  • Adhemar Ferreira da Silva, atleta brasileiro, foi o primeiro brasileiro a conquistar um bicampeonato Olímpico. Em Melbourne. 1956

A Tocha Olímpica

A Tocha é um dos símbolos mais curiosos e que despertam mais interesse na competição olímpica. Ela é acesa na Grécia, por raios de sol, 100 dias antes do começo do evento, na cidade de Olímpia. Daí virá, percorrendo os quilômetros que a separam do Brasil. Atravessará 20 mil quilômetros por terra e 16 mil quilômetros de avião até chegar aqui. Em terras brasileiras, a tocha olímpica passará por 26 estados e Distrito Federal. Assim será seu trajeto pelo território brasileiro.

O seu revezamento tem como objetivo induzir paz e união. Passando por 300 cidades a tocha olímpica será levada pelas mãos de 12 mil condutores. De mão em mão, a Chama Olímpica será conduzida até o Rio de janeiro, e no Estádio do Maracanã uma última tocha acenderá uma pira que iluminará o início dos jogos olímpicos de 2016. A chama é mantida acesa durante toda a rota, durante todo o evento e até o fim dos jogos.

Curiosa Tocha Carioca

A tocha olímpica foi criada com um interessante designer. Possui textura triangular para indicar os 3 valores olímpicos: respeito, amizade e excelência. Ela se abre em vários recortes quando recebe o calor da chama. Relembrando a alegria do povo do Brasil e apresenta em seus recortes a natureza, a diversidade, o céu.

O topo da tocha é dourado para simbolizar as conquistas dos atletas, simboliza também o alto do céu carioca. O recorte abaixo vem representar as montanhas, ícones do Rio de Janeiro: Pedra da Gávea, Pão de açúcar, etc. Depois vem representado no recorte que se abre em azul, as praias e o mar, e por fim nossa terra, o chão, simbolizado por ondas que representam o calçadão de Copacabana.

Os Caminhos da Tocha

A viagem da Tocha Olímpica terá início em maio de 2016. Uma vez em solo brasileiro, o revezamento olímpico terá início com participação do povo que indicará os condutores. Os 12 mil indicados terão a honra de levar a tocha, passando adiante a chama. A rota envolve 300 cidades. Foram escolhidos 82 municípios onde a chama olímpica deverá pernoitar. Cada uma destas cidades receberá a Tocha Olímpica com uma grande festa que contará com shows com músicas nacionais e atrações diversas.

Veja as cidades onde a Chama pernoitará e que serão pontos de grandes eventos festivos:

Olimpiadas_locais

Datas e locais dos jogos

Os jogos serão realizados em 33 locais de competição distribuídos em 4 regiões do Grande Rio: Deodoro – Maracanã – Barra – Copacabana. A agenda de eventos está programada da seguinte maneira:

jogos

O encerramento será no dia 21 de agosto de 2016.

O Rio e a Festa do Esporte – Atrações na cidade da Olimpíada

São muitas as atrações que provam que o Rio de Janeiro merece “aquele abraço” e o título de “Cidade Maravilhosa”. Nos intervalos dos jogos, você também pode aproveitar as maravilhas das regiões onde acontecerão as disputas. Veja algumas dessas.

Atrações na Barra

A Barra da Tijuca é uma das mais belas regiões do Rio de Janeiro. Nela ficarão abrigados o Parque e a Vila Olímpica e Paraolímpica.

Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma atração natural espetacular. Ela fica no Parque Nacional da Tijuca e você pode chegar através da trilha em uma caminhada de 25 minutos que é compensadora, diante da beleza natural que se pode apreciar.
Para quem não é adepto às caminhadas, existe a opção de subir de carro pela Estrada das Canoas. Já no topo, a vista é esplêndida! Diante dos olhos se apresenta toda a grandiosidade da Barra da Tijuca e de São Conrado.

Para quem aprecia esportes radicais há no local uma rampa de voo livre. Da Pedra Bonita pode-se saltar de asa delta ou parapente. O voo dura em torno de 30 minutos e o pouso é na Praia do Pepino.

Praias de Grumari

Praias de águas transparentes onde pode-se surfar, acampar e passar agradáveis horas com a família. A Praia de Grumari é mais deserta e pertence a área de proteção ambiental. No bairro você ainda encontra as praias do Meio, Praia Funda e do Inferno. O acesso as praias pode ser feito por trilhas onde são visualizadas paisagens paradisíacas. E não se preocupe se der fome, pois há por perto restaurantes muito bons.

Praia da Barra

A Praia da Barra apresenta 18 quilômetros de extensão em maravilhoso cenário natural. O visual é lindo e pode-se curtir os esportes típicos de mar com ondas tubulares e fortes. Surfe, kitesurfe, bodyboarding e windsurfe é o que domina por aqui. Além disso a faixa de areia branca serve de campo para vôlei de praia e futevôlei. Para repor energias, você encontra quiosques com todo tipo de petisco e bebidas.

Atrações em Deodoro

Museu Aeroespacial

Quer saber mais sobre a história da aviação e engenharia aeronáutica no Brasil? Então aqui é o lugar. Entre os museus aeronáuticos do Hemisfério Sul esse é considerado o principal. Seu acervo acolhe em torno de 128 aeronaves e possui também réplicas do 14 Bis e do Mademoiselle, dois dos modelos de Santos Dumont. Em uma esfera dourada, conservam o coração do Pai da Aviação.

Lona Cultural de Realengo

Local de atividades e apresentações culturais com uma extensa programação para todas as faixas etárias. Conta com oficinas artísticas, cursos profissionalizantes, shows, espetáculos de peças teatrais, dança e exposições de pintura.

Atrações do Maracanã

Sambódromo

Palco oficial dos grandiosos desfiles das escolas de samba do Rio. Arquitetado por Oscar Niemeyer, é um dos principais símbolos da cidade. Na época do carnaval o Sambódromo enche de sonhos os corações e se transforma em colorida e fantástica avenida de alegria. Agora porém, cederá sua área para o esporte. Aqui acontecerão as provas de tiro com arco. É também o local de largada e chegada da maratona.

Feira de São Cristóvão

Nesta feira a impressão que se tem é que o Nordeste aportou em um mesmo lugar. Em pleno Rio de Janeiro você usufrui de bebidas e comidas, artesanato e folclore Nordestinos. É um passeio “arretado” que você não pode perder. São mais ou menos 700 barracas onde se encontra a cultura desta região do Brasil. E para completar a diversão você poderá curtir um divertido forró.

Teleférico do Alemão

Quer perder o fôlego com um cenário encantador? Então é fácil. Para isto basta curtir um passeio no Teleférico do Alemão. São 3,5 Km de extensão que proporcionam fantástica vista do Cristo, do Morro Pão de Açúcar, da Igreja da Penha, da Ponte Rio-Niterói, do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim e ainda se visualiza o Estádio Olímpico. É um passeio que se faz embarcando em uma das 152 gôndolas do teleférico.

Lapa

O Bairro da Lapa é um dos símbolos da vida boêmia do Rio. Com vida noturna cheia de opções, oferece para seu prazer e diversão muitos bares, casas de shows e restaurantes. É um local onde se desfruta da cultura e gastronomia da cidade. Aqui pode-se também vivenciar um pouco da história arquitetônica através da apreciação dos Arcos da Lapa.

Cinelândia

A Cinelândia se popularizou pela presença de cinemas, teatros e restaurantes que agitaram a vida dos cariocas na década de 30. Em seus arredores ficam o Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, lugares que vale a pena visitar. Fica situada no Centro – coração da cidade.

Maracanã – Estádio

É conhecido como o Templo do Futebol. Testemunha dos mais marcantes momentos do futebol. Em seu gramado correram grandes astros como Garrincha, Pelé, Zico, Romário e outros gigantes do futebol.

Foi cenário de 2 finais de Copa do Mundo. A visita pelo estádio possibilita oportunidade de observar o vestiário, tocar o gramado, ver de pertinho relíquias de craques que por ali passaram e reviver partidas históricas.

Por ocasião das Olimpíadas 2016 o Maracanã atingirá o auge de seus momentos esportivos, pois servirá de cenário para a abertura e encerramento dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Além disso também será campo para partidas decisivas da competição de futebol.

Atrações de Copacabana

Praia de Copacabana

Sem dúvida, o poeta tinha razão, quando se chega aqui e se olha a praia tem-se a certeza de estar diante de uma “princesinha”. Uma das mais faladas praias do mundo, Copacabana, é um lugar que todo mundo quer conhecer. Percorrendo a orla nota-se que os atrativos são muitos: o banho de mar, os esportes na areia, o forte de Copacabana com o museu do Exército são pontos que vale a pena visitar.

Para o famoso calçadão vale uma referência especial. Entrecortado de ondas cinzentas tornou-se ícone da cidade e ganhou representação na Tocha Olímpica. Nestes Jogos Olímpicos, a Praia de Copacabana, terá participação relevante, pois servirá de área para as provas de voleibol de praia, ciclismo de estrada, maratonas aquáticas, triatlo e paratriatlo.

Cristo Redentor

Principal cartão postal e ícone do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor é um monumento de 38 metros com localização a 710 metros acima do nível do mar. A estátua fica no Morro do Corcovado e daqui se tem uma vista panorâmica estonteante da cidade.

Vir aqui pode ser parte da aventura, pois o trem do Corcovado, principal transporte que leva ao Cristo atravessa o Parque Nacional da Tijuca, impressionante floresta urbana. Ao chegar, umas das emoções é olhar para a gigantesca imagem do Cristo de braços abertos.

Parque do Flamengo

Às margens da Baia de Guanabara o Parque do Flamengo se transforma em área ideal para lazer familiar aos domingos e feriados. Nestas ocasiões suas pistas são fechadas ao tráfego. Com várias quadras e campos o lugar é ótima opção para passeio e pratica de esportes.

Lagoa Rodrigo de Freitas

A lagoa será ponto de torneio para competição de remo, canoagem e paracanoagem nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Localizada entre o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, a lagoa oferece vista muito linda. O local é muito usado para esportes ao ar livre, piqueniques, caminhadas e passeios de bike. A vida noturna na Lagoa Rodrigo de Freitas oferece música ao vivo nos quiosques locais.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é uma área verde que guarda dois séculos de história. Uma espécie de santuário ecológico é encontrado aqui. Você pode apreciar a flora brasileira e outros tipos de plantas trazidas do estrangeiro. É um cenário natural de beleza maravilhosa.

Passear pelo corredor de palmeiras centenárias é encantador. Pode-se usufruir da natureza em sua exuberância vegetal. Existem aqui orquidários, chafarizes, lagos com lindas vitórias –régias, monumentos e locais históricos como a Casa dos Pilões ou Antiga Casa da Pólvora, arquitetura da época do Brasil colonial.

Urca

A Urca é um bairro tradicional do Rio que se tornou conhecido pelo caráter histórico que tem, já que foi palco de fundação da cidade. Possui um visual muito belo. Aqui você pode apreciar belas construções como a Escola Superior de Guerra, o Instituto Benjamim Constant, o IME (Instituto Militar de Engenharia). Não vá embora sem visitar a igreja Nossa Senhora do Brasil e sem apreciar o pôr do sol sentado na mureta da Urca.

Outra boa é subir ao Morro da Urca pela trilha. (Outra opção é o bondinho). É uma trilha fácil que levará você para 30 metros acima do nível do mar. No Morro há uma boa estrutura turística que oferece lanchonetes e banheiros. Você poderá fazer também passeio panorâmico de helicóptero e visitar o Museu do Bondinho. É um passeio bem legal.

As Praias do Rio

Para curtir completamente este fantástico período das Olimpíadas e entrar de vez no clima carioca, não deixe de dar passada nas praias maravilhosas do Rio de Janeiro. Veja as principais:

Barra da Tijuca

Com areia branca e águas límpidas e esverdeadas, a Barra da Tijuca possui trechos com muitas ondas. A parte mais procurada pelos jovens é um pedaço denominado Praia do Pepe. Aqui o mar possibilita kitesurf, windsurf e flysurf. Na areia, além da caminhada é comum jogos de vôlei, futebol, frescobol.

Macumba

Possui muitos quiosques espalhados por sua orla. Quando ocorre a maré baixa surge um caminho de areia que leva ao pontal Tim Maia. Suas ondas proporcionam surf aos adeptos dos esportes aquáticos. Existem locais de pescaria muito bons.

Reserva

Situada em reserva ecológica se caracteriza por suas águas limpas e areia macia e branca. Possui quiosques em seu entorno.

Ipanema

Situada na Zona Sul, a Praia de Ipanema é muito popular, movimentada e muito bonita. Por suas ondas mais agitadas, ela pode ser usada para esportes. A movimentação em sua orla avança também pela noite. A praia costuma servir de cenário para shows e concertos clássicos.

Leblon

Praia do Leblon é ideal para famílias com crianças. É um local tranquilo para aproveitar o calorzinho do sol e brincar de vôlei, futebol ou andar de bicicleta. Não é ideal para surf.

Copacabana

Praia de Copacabana tem águas tranquilas e areia branca de especial beleza. Em sua orla encontra-se infraestrutura perfeita com bares, restaurantes, quiosques, sanitários, patrulhamento, salva-vidas e alguns dos melhores hotéis do Rio de Janeiro.

Prainha

Entre morros, pedras e cercada por vegetação de Mata Atlântica nativa, a Prainha é uma pequena praia de rara beleza. Conta com águas límpidas e cristalinas. Possui ondas maravilhosas para surf e por isto é sede de diversos torneios da modalidade.

Os quiosques oferecem lanches, petiscos e bebidas. Quem chega na Prainha não quer mais sair. Por isto está sempre cheia nos fins de semana. Para pegar bom lugar ao sol e estacionar bem, chegue cedo ou deixe a visita para os dias úteis da semana.

Grumari

Situada em local de Reserva Ambiental. Praia de espetacular beleza. Vale a pena parar por instantes para observá-la com calma. Ondas muito fortes, ideais para surfistas. Tem areias avermelhadas. A Praia de Grumari é ótima para caminhadas e relaxar bem próximo à natureza.

Dicas legais para você se hospedar no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas

Para não ter problemas com hospedagem durante das olimpíadas, veja algumas dicas importantes:

  • Antes de escolher o local onde vai ficar no Rio, pense que se trata de uma cidade grande com muitas opções. Portanto, o ideal é um lugar que atenda suas necessidades e que facilite as atividades que você quer fazer e os jogos que quer assistir.
  • Os hotéis e pousadas ficarão lotados por isto não deixe para efetuar reservas em cima da hora.
  • Uma boa ideia é decidir com antecedência os jogos que deseja assistir e olhar em que região da cidade acontecerão. A partir daí procure boa hospedagem por perto. 
  • Se você se organizar com tempo não terá problemas, pois o Rio possui infraestrutura excepcional no que diz respeito à hospedagem. Basta que você se disponha a dar uma boa espiada nos sites de guias de viagens, por exemplo, que são super completos e oferecem informações bem confiáveis.

Passeios legais sem perder de vista a cidade dos Jogos Olímpicos

Bem próximo ao Rio, há outras cidades que constituem passeios geniais. Veja algumas dicas:

  • Na Região dos Lagos são encontradas praias fenomenais. São muitas as opções: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, e outras.
  • Em Niterói você pode curtir a praia Itacoatiara e fazer visita ao Museu de Arte Contemporânea, arquitetado por Niemeyer.
  • Outras atrações de locais com cenários deslumbrantes você encontra em Angra dos Reis e suas ilhas, como a Ilha do Bananal, Ilha Grande e outras. A praia de Lopes Mendes é uma boa atração, considerada uma das mais lindas praias do Brasil.
  • Um destaque vai para Paraty com suas ruas antigas e construções inesquecíveis. Possui belíssimas praias, cachoeiras e aquários naturais convidativos para mergulho.

A Olimpíada está chegando! O Rio de Janeiro se prepara para anfitrião da maior festa do esporte mundial. Programe-se e aproveite o melhor dos Jogos Olímpicos de 2016.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 13 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.