MELHORES PRAIAS DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN): fotos e dicas que ninguém te conta

Avalie este artigo

Se você está procurando um lugar delicioso para curtir as próximas férias no litoral, vá para São Miguel do Gostoso e curta as top praias de lá! Veja nesse post.

Confira mais sobre São Miguel do Gostoso e por que você deveria ir pra lá!

Não é de hoje que o litoral do Rio Grande do Norte vem sendo explorado em todos os cantinhos pelo turismo nacional. Com tantas praias, o estado reserva belezas incríveis e destinos que trazem tudo que qualquer um sonha nas férias: paz, sombra e água fresca. E mesmo nas proximidades da área urbana da capital Natal é possível encontrar paraísos escondidos perfeitos para viajar e entrar em contato com a natureza enquanto relaxa bastante com sol e mar.

A cerca de 100 km de Natal fica uma dessas jóias. São Miguel do Gostoso já está bastante conhecida no cenário turístico brasileiro, e não é sem motivos. A região é conhecida como Costa das Dunas, e dá para imaginar as maravilhas da região litorânea dessa pequena cidade de 10 mil habitantes.

As praias são o maior destaque de São Miguel do Gostoso, com opções de todos os tipos, para todos os gostos, e por isso mesmo são tão procuradas pelos viajantes em busca de uma escapada nas férias para descansar.

Veja também as Melhores Praias do RIO GRANDE DO NORTE

Com seu ambiente rústico, mas também muitas vezes badalado pela fama recente, São Miguel do Gostoso é uma grande enseada dividida em várias praias, todas próximas umas das outras. Por ficar bem na “curva” do litoral do estado e do Brasil, os ventos são fortes e atraem praticantes de esportes como surfe, windsurfe e kitesurfe. Há de tudo por lá, desde a tranquilidade do clima de interior até os points animados com a galera mais jovem. É só escolher.

Conheça as melhores praias de São Miguel do Gostoso e garanta férias inesquecíveis em um dos destinos mais exuberantes do Nordeste!

1. Praia de Tourinhos

A praia mais famosa e procurada de São Miguel do Gostoso é a de Tourinhos. Tudo por ser apenas a mais bonita de toda a região!

Veja mais fotos de Tourinhos aqui

O cenário por lá é incrível, principalmente por conta das formações rochosas exóticas, em espécies de dunas de pedras que existem a mais de 2 mil anos. Toda a paisagem é exuberante, em especial o por do sol para quem pode ficar até o entardecer.

Para chegar, é preciso contratar um bugue que leva cerca de 15 minutos, mas também é possível fazer o trajeto de quadriciclo ou até mesmo bicicleta. Para andar a distância é longa, já que são aproximadamente 9 km das praias mais centrais da vila.

No local existem algumas barracas para atender o público, mas o que importa em Tourinhos é mesmo apreciar a natureza e tirar muitas fotos.

Foto final de tarde na orla da Praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso, RN.

O lindo final de tarde na Praia de Tourinhos, uma das mais belas do Estado. Em São Miguel do Gostoso, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2. Praia Ponta do Santo Cristo

A praia do Santo Cristo é uma das opções urbanas da cidade, e por isso também está entre as mais frequentadas.

Com o fácil acesso e a boa estrutura, é uma ótima opção para passar os dias na areia, aproveitando o mar, sem sair de perto de onde está hospedado – muitas pousadas ficam na região próxima.

Há ainda barracas e escolinhas para a prática de esportes a vela. Eles, aliás, dominam o cenário por lá, com destaque para o kitesurfe e o windsurfe, como uma das capitais nacionais para a prática dessas modalidades. Isso porque fica praticamente na “esquina” do Brasil, onde os ventos chegam mais fortes.

O mar toma colorações bonitas, podendo chegar a tons entre o dourado e o avermelhado, dependendo dos momentos do dia. Fica a cerca de 20 minutos a pé do centrinho da vila.

Foto orla da Praia Ponta de Santo Cristo em São Miguel do Gostoso, RN.

Orla deserta da Praia Ponta de Santo Cristo. Linda e imperdível em São Miguel do Gostoso, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Praia do Cardeiro

Cardeiro é outra das opções mais centralizadas de São Miguel do Gostoso, colada à Ponta do Santo Cristo. E fica a apenas 10 minutos caminhando vindo do centro da cidade.

Veja mais fotos da Praia do Cardeiro aqui!

O destaque da praia de Cardeiro é a lagoa que fica próxima ao mar, garantindo uma paisagem arrebatadora – e que ganha em volume quando as chuvas aumentam, alcançando o oceano e se juntando a ele.

Sua região próxima também é bem estruturada e repleta de opções de comércios, principalmente pousadas, restaurantes e bares. Ah, e não faltam as escolas de kitesurfe e windsurfe, que dão o tom por lá assim como na vizinha Santo Cristo.

Outra boa pedida para ficar bem localizado na cidade, perto de um trecho belíssimo da orla e com muito o que fazer ao redor.

Foto lagoa na Praia do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso, RN.

A lagoa da Praia do Cardeiro deixa o cenário ainda mais paradisíaco! Imperdível conhecê-la! São Miguel do Gostoso, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4. Praia da Xêpa

A praia da Xêpa é a mais central de São Miguel do Gostoso, localizada bem na área que é considerada centro turístico da vila. E, por isso mesmo, nela é possível observar as atividades diárias dos moradores locais, como pescadores indo para o mar e voltando com a pesca do dia, e crianças jogando bola na areia. É onde se concentram também atividades culturais e musicais da Prefeitura em períodos festivos mais cheios, principalmente o Ano Novo e o Carnaval.

Como era de se esperar, não faltam lojas, bares, restaurantes e praticantes de esportes náuticos na região. E dela é possível caminhar sem problemas até outras próximas, como Ponta do Santo Cristo e Cardeiro. Ou ainda para a praia de Maceió, na direção contrária dessas duas.

É um bom lugar para se hospedar, embora tenha mais o clima de cidadezinha, com a vida dos nativos correndo normalmente, do que de área de veraneio só de turistas.

Curiosamente, recebeu tropas militares brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial e seu nome se dá porque os soldados chamavam as refeições de “hora da xêpa”.

Foto quiosque e pescadores na Praia da Xêpa, São Miguel do Gostoso, RN.

Quiosque na Praia da Xêpa. Lugar maravilhoso para curtir um cenário quase deserto, com barquinhos de pescadores no ritmo tranquilo da região. Em São Miguel do Gostoso, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo as MELHORES PRAIAS DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN): fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

5. Praia do Maceió

A última das praias urbanas de São Miguel do Gostoso, Maceió fica a 10 minutos de caminhada para a esquerda a partir da praia da Xêpa, no centro turístico. A região ainda conta com boa oferta de pousadas aconchegantes e opções de bares e restaurantes, embora já não tenha o mesmo movimento das outras vizinhas mais frequentadas.

Veja fotos da Praia do Maceió aqui!

Lá o mar é calminho e parece uma lagoa, ideal para mergulhar com os filhos para quem viaja com crianças. Não há tanta estrutura, mas a tranquilidade é perfeita para passar as férias apenas curtindo a orla, observando a paisagem, dando um mergulho e relaxando bastante.

Há um charme de interior, com os pescadores locais fazendo seu trabalho e algumas dunas para completar o cenário.

Apesar de ser central, é mais rústica, e por isso ganha a preferência de muitos turistas que chegam na cidade.

Foto de um quiosque de palha na Praia do Maceío, São Miguel do Gostoso, RN.

A Praia do Maceió abriga esses quiosques de palha, que deixam o cenário ainda mais paradisíaco em São Miguel do Gostoso, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

6. Praia Arraial do Marco

Também conhecida apenas como praia do Marco, ela fica ainda mais distante, passando por Tourinhos, e a quase uma hora de carro do centro de São Miguel do Gostoso. Mas há um porém: o melhor não é visitar o destino de carro, e sim a cavalo! Isso mesmo, um dos destaques da região é cavalgar até o Arraial do Marco, muito bonita e isolada, com um ambiente rústico muito agradável.

Os menos aventureiros certamente podem chegar lá de carro, ou mesmo alugando bugues e quadriciclos – leva meia hora pela areia.

Quase deserta, é uma das praias mais inexploradas de lá. Ainda assim, há restaurantes e barracas, mas nada de pousadas ou outro tipo de hospedagem.

Seu nome é devido a um marco da colonização portuguesa colocado no local na primeira expedição até o litoral do que hoje é o Rio Grande do Norte, em 1501.

Foto marco do descobrimento na Praia do Marco em São Miguel do Gostoso, RN.

Marco do descobrimento dos portugueses na Praia do Marco – ou Arraial do Marco, em São Miguel do Gostoso, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7. Praia de Galinhos

Para fechar as férias, quem está com tempo pode esticar até Galinhos. O município vizinho fica a duas horas de bugue através das dunas do litoral potiguar em um passeio cheio de adrenalina e belas paisagens.

Por que Galinhos vai te conquistar!

Entre as dunas e falésias, ainda se tem a visão fantástica do mar ao lado até chegar na pequena vila, que tem águas mornas e calmas e é menor e mais quieta que São Miguel do Gostoso.

Não há automóveis e quase nada de comércio, parecendo deserta. O transporte é feito por jegue-táxi – sim, você leu certo! Os animais são tradicionais na região e dão aquela ajudinha no deslocamento das pessoas e também de materiais e alimentos.

Os rios que chegam ao litoral da região tornam o cenário ainda mais deslumbrante – e o imenso areal branquinho parece um oásis em determinados momentos. É absolutamente incrível e imperdível para quem tem mais tempo na viagem.

***
Agora que você já conhece as melhores praias de São Miguel do Gostoso e arredores, pode programar a viagem com calma na certeza de encontrar excelentes opções de relax no litoral do Rio Grande do Norte! Nos encontramos lá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de dezembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.