PRAIA, DUNAS E LAGOA DE GENIPABU: passeio imperdível a partir de Natal

Um dos passeios imperdíveis bate e volta de Natal é ir conhecer as belezas de Genipabu. Tem praia, dunas e uma lagoa sensacional! Veja dicas para ir lá!

Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Natal e arredores

O litoral do Rio Grande do Norte é, sem dúvidas, um dos mais belos do Brasil. Natal já é famosa por seus encantos naturais e pela culinária; Pipa é a queridinha de todos com seu charme de pequeno vilarejo; e tantos outros destinos já caíram nas graças do turismo nacional pela costa do estado. Mas uma boa pedida, um dos melhores passeios por lá, está bem pertinho da capital e tem acesso muito fácil: Genipabu.

O município de Extremoz fica a apenas 10 km do centro de Natal e abriga o Parque Turístico Ecológico das Dunas de Genipabu. O complexo natural oferece um ecossistema incrível, com cenários de tirar o fôlego formados pela praia, pela lagoa e pelas dunas que emolduram a paisagem. E é um passeio absolutamente imperdível, que pode ser feito por conta própria facilmente, ou ainda contratado em agências de viagem da capital.

Com mar quase cristalino, areia branquinha e muitos coqueiros, em muitos pontos a região pode lembrar o Caribe, ou o deserto, já que não faltam dromedários usados para passear e explorar os arredores.

Foto dunas de Genipabu com dromedários em Natal, RN.

As incríveis Dunas de Genipabu, onde se pode passear de dromedário, bugue e simular aquela foto no deserto! Pertinho de Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E com inúmeras opções de lazer e atrações para todos os gostos, é um verdadeiro parque de diversões natural – e que os moradores de Natal já conhecem bem. Para a família toda, para casais ou para grupos de amigos, o parque merece a visita: quem vai lá jamais esquece seus encantos.

Como chegar a Genipabu

A partir do centro de Natal, basta pegar a Avenida Presidente Café Filho e a Ponte Newton Navarro, rumando depois para a Avenida Ulisses Guimarães e já se chega no Parque Turístico Ecológico das Dunas de Genipabu.

O trajeto pode ser feito em cerca de 20 minutos de carro. Para quem está hospedado em Ponta Negra, o bairro mais famoso da cidade, fica um pouco mais distante, a 20 km e meia hora dirigindo. Mas é simples, seguindo pela orla margeando o Parque das Dunas até o centro e de lá seguir o mesmo caminho anterior.

Quem sai direto do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves para se hospedar em Extremoz, mais perto do complexo, o trajeto segue pela BR 406, BR 101 e RN 302 até a orla, já pertinho do destino final.

Veja mais dicas do que fazer em Natal aqui!

Aos que não estão de carro, inúmeras agências de turismo locais oferecem o passeio até a praia, a lagoa e as dunas de Genipabu, podendo combinar o transfer com a contratação de atrações – como os dromedários e bugues, entre outras alternativas de diversão.

Quando ir e onde ficar

O Rio Grande do Norte é daqueles lugares onde faz tempo bom o ano inteiro, então mesmo no inverno é possível visitar o estado e curtir dias de muito sol perfeitos para um banho de mar. O meio do ano, porém, é a temporada mais chuvosa, mesmo que não chova muito por lá.

Entre o fim de novembro (Carnatal) e o fim de fevereiro (Carnaval), tudo costuma ficar mais cheio na capital ao lado – o que implica em mais turistas também em Genipabu, pela proximidade.

Veja as melhores hotéis e pousadas em Natal

Para fugir um pouco disso, pode ser uma boa pedida se hospedar diretamente em Extremoz, e há muitas pousadas pertinho do Parque Turístico.

A Rosa dos Ventos, a Aconchego, a Soleil e a Villa do Sol são algumas das principais e ficam ao longo da orla da praia de Genipabu. Quem ficar em Natal mesmo, pode preferir os bairros ao redor do centro, como Alecrim e Areia Preta, por ficarem mais próximos da ponte que leva à Extremoz – embora Ponta Negra seja o principal, e mais nobre, mas fica longe.

O que fazer

Sem dúvida a região de Genipabu tem várias atrações e atividades para você curtir, veja.

Explorar a região de bugue

O passeio pelo parque das dunas de Genipabu é feito de bugue, e os bugueiros costumam perguntar se o turista prefere com ou sem emoção.

Para quem escolhe com emoção, para ter mais adrenalina e velocidade no percurso e a diversão ser bem maior através das manobras radicais do piloto.

Veja fotos das Dunas de Genipabu aqui!

O tour leva o dia inteiro, já que a região é enorme e engloba várias dunas diferentes, uma maior que a outra, além de passar por todos os atrativos de lá, como as lagoas – e termina na praia local.

O cenário todo é belíssimo, então não esqueça de levar a câmera para se encantar com tudo que ver e guardar de recordação as fotos incríveis que serão tiradas.

Passeio de bugue pelas Dunas de Genipabu, RN.

Passeio de bugue (com ou sem emoção) é obrigatório nas Dunas de Genipabu, pertinho de Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Andar de dromedário

Uma das paradas obrigatórias de qualquer bugueiro é no ponto onde é possível andar de dromedário – para quem não sabe, é aquele parente do camelo que tem uma corcova só.

Todo o cenário de areia branquinha sem fim lembra um deserto, e os pontos das lagoas lembram os oásis. Então nada melhor para simular estar no Saara.

Conheça Natal agora em imagens 360 graus!

Os passeios costumam durar 20 minutos, e há diversos locais para contratar dentro do Parque Turístico. O visitante ainda recebe um turbante no melhor estilo das Arábias para completar o visual. Também rende ótimas fotos, além de ser uma experiência difícil de ser encontrada em outros destinos no Brasil, então aproveite e não deixe de fazer.

Foto turistas andando de dromedário nas Dunas de Genipabu, RN.

O turbante completa o cenário “das Arábias” no passeio de dromedário nas Dunas de Genipabu, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo PRAIA, DUNAS E LAGOA DE GENIPABU: passeio imperdível a partir de Natal. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Praticar esportes radicais

A Lagoa do Jacumã e as dunas que dão direto nela são point para alguns esportes radicais que atraem muitos turistas em busca de adrenalina, como, por exemplo, o esquibunda. Nele, você desce pela areia em alta velocidade por cima de uma lona e cai direto na água.

Veja mais fotos da Lagoa do Jacumã aqui!

Outra opção muito popular é o aerobunda, com uma espécie de cadeirinha de pano colocada em uma tirolesa para descer pelo cabo no ar até a lagoa também.

São ótimas pedidas para dar ainda mais emoção ao dia e se divertir bastante, principalmente para quem viaja com crianças, já que os filhos certamente vão adorar a experiência.

Almoçar na Lagoa do Pitangui

Como os passeios de bugue pelo Parque das Dunas dura o dia inteiro, sempre há parada para almoço. O melhor é pedir com antemão para o bugueiro parar na Lagoa do Pitangui, que tem a paisagem mais bonita para curtir enquanto saboreia a deliciosa culinária potiguar.

Os bares e restaurantes dessa lagoa colocam mesas dentro da água, então a experiência fica ainda mais agradável. Além disso, ela é mais bonita que as outras opções para almoço, como Jacumã. Há bastante vegetação ao redor, para completar o cenário, e as águas têm um tom esverdeado inesquecível.

Esquibunda e tirolesa na Lagoa de Jacumã, Natal, RN.

Esquibunda e tirolesa são duas atividades imperdíveis para fazer na Lagoa de Jacumã, pertinho de Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passeios aquáticos

As lagoas do Parque, como as já citadas Jacumã e Pitangui, mas também a Lagoa de Genipabu e a praia local, são ótimas pedidas para fazer atividades aquáticas.

Os passeios de jangada no mar, por exemplo, são bastante populares por lá. Nas lagoas é possível alugar caiaques, stand up paddles ou pedalinhos para se divertir e relaxar nas águas belíssimas da região. São sempre ótimas pedidas para quem está com crianças, já que são seguros e mostram um ângulo diferente para toda a paisagem incrível de Genipabu.

Curtir a praia local

A Praia de Genipabu não é das mais famosas do estado por não ter grandes belezas e a água ser turva. Mas é protegida por recifes de corais e, por isso, tem águas bastante calminhas, ideais para tomar banho sem se preocupar.

O grande destaque da orla, e visita imperdível, é o Bar 21, um dos mais populares da região. Ele fica ao pé da encosta de uma pequena duna que dá direto no mar e fica cercado por vegetação, incluindo coqueiros. O cenário lembra um oásis, e não à toa todos os turistas que chegam por lá tiram muitas fotos. Ele, por si só, já vale o passeio até a praia local.

***
Que tal esse cenário lindo de praias, dunas e lagoas de Genipabu? É realmente um passeio imperdível para fazer estando em Natal. Então, programe-se e organize sua viagem para não faltar nada. Se faltar algum passeio, você terá que voltar!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 14 de novembro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.