10 Melhores Praias do RIO GRANDE DO NORTE

Com quase 400 quilômetros de costa, é de se estranhar que muita gente ainda resuma o litoral do Rio Grande do Norte às praias de Natal e Pipa. Embora sejam as mais famosas, estão de longe de ser as únicas que valem a visita quando você decidir viajar para as areias potiguares. Há muitos lugares belíssimos e nós selecionamos as 10 Melhores praias do Rio Grande do Norte na nossa opinião para você. Confira a seguir.

1. Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul

Localizada entre a Praia de Pipa e a Praia do Madeiro, a Baía dos Golfinhos só pode ser acessada pelo público durante a maré baixa. Isso por estar encravada entre as belas falésias cheias de árvores e o mar, garantindo um visual arrebatador para o turista que decidir visitá-la. Você pode chegar lá também através de passeios de barco que são ofertados por várias empresas em Pipa.

E adivinhe qual a grande atração dessa praia – que é, sem dúvida, uma das melhores do litoral do Rio Grande do Norte? Pelo nome fica fácil: os golfinhos! É bastante comum ver os mamíferos marinhos brincando na água pertinho da costa, saltando e dando cambalhotas para a alegria dos visitantes, em especial das crianças. Para avistar melhor, prefira ir ao passeio pela manhã, quando os golfinhos estão mais próximos à praia.

2. Península de Galinhos

O acesso pode ser bastante complicado, mas vale muito o esforço para chegar a Península de Galinhos, nossa segunda praia da lista. Como o nome já diz, essa praia fica localizada em uma península, bastante isolada do resto do Estado – com dunas no caminho e a necessidade de pegar uma balsa no povoado de Pratagil para atravessar um rio e chegar lá. Já falamos de Galinhos neste outro post, confira também!

 

Semi deserta, a praia de Galinhos tem cenário rústico, faixa de areia bastante extensa e pouco luxo – mas o pôr do sol na Ponta do Farol é de tirar o fôlego. Ideal para quem deseja fugir da correria de praias mais badaladas e cidades grandes para apenas curtir a natureza e o cenário exuberante.

3. Praia do Maceió – São Miguel do Gostoso

A 100 quilômetros de distância de Natal e com apenas 10 mil habitantes, por muito tempo São Miguel do Gostoso era visitada apenas pelos mais desbravadores, sendo pouco conhecida do grande público. Hoje, porém, talvez só fique atrás da capital e de Pipa quando o assunto fala dos melhores destinos potiguares.

Embora venha ficando famosa pelos fortes ventos que atraem praticantes de kitesurf e windsurf (principalmente na Ponta do Santo Cristo), São Miguel do Gostoso também é perfeita para quem deseja uma praia aconchegante para curtir em casal ou com a família.

Há várias lindas e rústicas por lá, com formação de piscinas naturais na maré baixa que atraem adultos e, principalmente, a criançada, que pode brincar sossegada. E um das praias mais gostosas na nossa opinião é a Praia do Maceió, que tem até algumas lagoas após as chuvas.

fotografia-praia-do-maceio-sao-miguel-do-gostoso-rn

As águas da Praia do Maceió são cristalinas, cheia de peixinhos coloridos e mornas, ótimas para banhos e prática de snorkel. E nas areias há pouca infraestrutura, mas que permite um relax e momentos agradáveis com um visual paradisíaco.

4. Praia do Amor – Pipa

Localizada em Pipa, a Praia do Amor fica a 2 quilômetros do centro da cidade. E o seu nome se dá pelo formato da orla, mas é preciso ver de cima, do alto do chapadão, para identificar as curvas de um coração. É considerada a mais bonita da região e, por isso mesmo, costuma ser bastante frequentada pelos turistas e moradores locais.

imagem-praia-do-amor-pipa-rn

Com essa badalação, a Praia do Amor apresenta boa infraestrutura para receber os visitantes, com algumas barracas e vendedores. A faixa de areia é grande entre as falésias e o mar, e é possível chegar lá andando desde o centro em períodos de maré baixa. As boas ondas também atraem surfistas, mas são os casais apaixonados que tomam conta da paisagem.

5. Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso

Também situada em São Miguel do Gostoso, a Praia de Tourinhos é considerada a mais bonita do vilarejo. Praticamente deserta, atrai os turistas pela calmaria, pelas águas cristalinas e calmas, pelos recifes espirrando jatos de água para o alto, pelas dunas petrificadas… ah, e claro, por apresentar um pôr do sol estonteante – certamente um dos mais bonitos do Estado.

pescadores-praia-tourinhos-sao-miguel-do-gostoso-rn

Assim como o resto de Gostoso, a Praia de Tourinhos é feita sob medida para quem procura tranquilidade e quer apenas descansar, sem tumulto, curtindo a natureza do local.

Você está conferindo as 10 Melhores Praias do Rio Grande do Norte. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Ponta Negra – Natal

A praia mais conhecida da capital não poderia ficar de fora da lista. Ponta Negra é destino certo para quem visita Natal, e existem boas razões para isso. Com vista privilegiada para o famoso Morro do Careca, é bastante atrativa também pelas águas de temperatura agradável e a ótima infraestrutura para atender os turistas – repleta de quiosques, bares e restaurantes, onde o visitante ficará com total conforto e praticidade.

foto-praia-ponte-negra-em-natal-brasil-8788

Mas, não se engane: toda a infraestrutura faz dela bastante concorrida. Então, pode ter certeza que a praia estará sempre cheia, seja durante o dia – para pegar um sol e admirar a paisagem – ou durante a noite, para curtir os badalados bares da região. E o lado bom de tudo é a garantia de saborear os melhores pratos típicos do Rio Grande do Norte, com grande variedade de frutos do mar, carne de sol ou o que desejar.

7. Barra do Cunhaú

Nossa sétima praia da lista é uma vila de pescadores bastante próxima à Pipa. A Barra do Cunhaú vem se aproveitando da fama da cidade vizinha para também receber sua cota de visitantes em busca das melhores praias do estado. Também apresenta águas claras, rios, dunas… mas com o diferencial de ser bem mais pacata.

foto-praia-da-barra-do-cunhau-no-rio-grande-do-norte-brasil-9168

Quase sempre deserta, permite a diversão de quem procura mar calmo em piscinas naturais; mas também chama os aventureiros e praticantes de esportes radicais, com a possibilidade de ver kitesurf e windsurf não só no oceano como também nos rios. Como vem fazendo nome na região, já possui boa estrutura para atender os turistas.

8. Praia de Maracajaú

A oitava praia da nossa lista é considerada o “Caribe” do Rio Grande do Norte. Localizada no litoral norte potiguar, a 50 quilômetros de Natal, a Praia de Maracajaú também vem ficando bastante conhecida pelos turistas. Embora não apresente tantas belezas naturais na areia e seus arredores, quem a visita já sabe o que procurar: os ‘parrachos’, que são piscinas naturais formadas por corais e são cerca de 13 quilômetros quadrados cercados de arrecifes!

bela-praia-maracajau-maracajau-rn

Essas formações atraem muita vida marinha e tornaram o local point imperdível para qualquer um que aprecie mergulho e deseje observar uma infinidade de peixes coloridos e uma rica vida subaquática. As piscinas naturais ficam a 7 quilômetros da costa, mar adentro, então separe sua máscara ou snorkel e se prepare para ver cardumes – e mais polvos, moreias e outros bichinhos.

Para chegar lá veja se a maré está baixa. Aí é só pegar um passeio de jangada que é ofertado no ponto central da praia e rapidinho chega-se as piscinas naturais. Dá para aproveitar bem até que a maré suba novamente, quando volta a ser mar ‘normal’.

9. Praia do Giz – Tibau do Sul

Outra presença da Pipa na lista, a Praia do Giz na verdade fica em Tibau do Sul – que é o nome da cidade onde se situa Pipa. Pode ser considerada uma das mais diferentes do Rio Grande do Norte, com formação rochosa vulcânica e falésias de tom rosado, que emolduram uma praia belíssima.

praia-do-giz-timbau-do-sul-rn-foto-1948

A Praia do Giz é mais uma daquelas ideais para quem curte apenas a tranquilidade e relaxamento que locais pouco badalados permitem. Para quem visita a Pipa, definitivamente vale a pena esticar até lá.

Aproveite as luas crescente e minguante para ficar na Praia do Giz e experimentar o Aratu, uma espécie de caranguejo da região que só aparece nestas luas. Os pescadores elaboram o prato “Aratu no Facho”, típico do local. Temos certeza que você vai adorar essa experiência de beleza e sabor!

10. Praia de Genipabu – Extremoz

Bastante conhecida dos turistas, a última da nossa lista de 10 Melhores praias do Rio Grande do Norte é a Praia de Genipabu, que fica localizada no município de Extremoz, 30 quilômetros ao norte de Natal. Está dentro do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, onde é possível explorar as lagoas e dunas em passeios de bugue ou até mesmo de dromedário!

praia-genipabu-natal-rn-3756

O mar azulzinho de águas bem tranquilas é outro fator para atrair visitantes na região. Outras atividades de aventura como a tirolesa e o caiaque podem ser encontradas em Genipabu – tornando o destino um dos mais imperdíveis do litoral potiguar.

Claro que selecionar apenas 10 praias lindas do Rio Grande do Norte é uma tarefa muito difícil. Essa foi nossa lista e você concorda com ela? Conta pra gente se você inclui ou tira alguma dessas praias.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 13 de outubro de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.