7 DUNAS DO BRASIL DE TIRAR O FÔLEGO

Por definição, em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos, sujeitas a movimentação e mudanças de tamanho. Nada que chame atenção, não é mesmo? Mas, quando conhecemos as dunas pessoalmente, vemos que elas são muito mais que uma simples definição geográfica. Elas fazem parte de um cenário incrível, seja ele árido, com vegetação exuberante, perto de rios ou mares, que formam paisagens de tirar o fôlego.

Dunas de Genipabu. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dunas de Genipabu, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No Brasil existem várias dunas com belezas raras, como as dunas dos Lençóis Maranhenses, de Mangue Seco e de Genipabu. E não para por aí. De norte a sul é possível apreciar estas maravilhas da natureza. Veja 7 dunas brasileiras para se encantar. Você não vai resistir!

 

Lençóis Maranhenses

Considerado um dos cartões-postais do Brasil, Lençóis Maranhenses é um paraíso de areia e água no interior do Maranhão. A 250 km de São Luís, está Barreirinhas, uma cidadezinha pacata que perde toda a tranquilidade na alta temporada, embalada pelos motores dos veículos 4×4 que fazem um vai-e-vem dos passeios ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O Parque, conta com uma área de 156 mil ha, com dunas de até 50 metros de altura, com areias branquinhas e finas, que formam lagoas de água cristalina, ora azul turquesa, ora verde esmeralda. Uma fantástica paisagem que se torna mais bela de julho a setembro, quando chove e as lagoas ficam cheias.

Lagoa Azul em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Lagoa Azul em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Lagoa Azul é uma das mais visitadas, uma imensa piscina de água cristalina e, como o nome diz, azul cercada de dunas branquinhas e altíssimas, paisagem única. A Lagoa Bonita exige um esforço para passar por uma duna de 40 metros de altura, mas que é recompensado pelo banho refrescante nas águas tranquilas. Assim, por todo o Parque existem centenas de outras lagoas que são um oásis em meio a um belo deserto arenoso. Passear de jipe ou sobrevoar os Lençóis são passeios obrigatórios na região.

Links relacionados

 

Dunas de Jericoacoara

Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, no Ceará, é sinônimo de praia paradisíaca. A pacata vila de pescadores, com ruas de areia e sem iluminação, torna-se um dos destinos mais lindos do Brasil para conhecer, fama que já atravessou vários oceanos. Porém atravessar Jijoca e Jeri para chegar em Jericoacoara não é fácil. São 23 km de muito sacolejo pelas dunas enormes e de areias fofas da região. Mas, o balanço compensa. Jericoacoara mantém o ambiente rústico e a natureza quase intocável do Parque Nacional que hoje a protege. São cerca de 200 km² de dunas de areias douradas, lagoas de águas cristalinas e mangues, formando uma paisagem incrivelmente bela.

O Pôr do sol no mar visto do alto das dunas é a marca registrada de Jericoacoara. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Pôr do sol no mar visto do alto das dunas é a marca registrada de Jericoacoara.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Na praia central de Jericoacoara está a Duna do Pôr do Sol, imponente no cenário, onde, todos os dias no final da tarde, visitantes e moradores se reúnem no alto dos seus 30 metros de areia para apreciar o espetacular por do sol no mar. Experiência inesquecível.

Links relacionados

 

Dunas de Genipabu

Águas mornas e cristalinas das lagoas formadas pelas dunas de areia clara em meio da Mata Atlântica. Estas são as belezas de Genipabu, um dos destinos mais visitados no nordeste brasileiro. A 25 km de Natal, no Rio Grande do Norte, está Extremoz, um município pequeno, considerado área de preservação ambiental, devido às dunas que já foram cenários de novelas globais como Tieta (1989), O Clone (2001) e Flor do Caribe (2013). As dunas de Genipabu são móveis, cujas areias são movimentadas pelos ventos constantes, transformando a paisagem. Um cenário um pouco diferente a cada visita ao local.

Dunas de Genipabu. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Genipabu é um dos mais famosos cartões postais de Natal – RN.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Devido ao cenário bastante parecido com o Oriente Médio, o passeio de dromedário com o traje típico árabe virou febre e todo mundo quer uma foto e passar por esta divertida experiência.

Links relacionados

 

Dunas da Joaquina

Impossível visitar Florianópolis, a Capital Catarinense, sem ficar encantado com as Dunas da Joaquina. As dunas estão espalhadas pelas praias da cidade, em especial as praias da Joaquina, dos Ingleses, do Santinho, Moçambique, Campeche, Armação e Pântano do Sul. Entretanto, a mais famosa de todas as dunas é a da Joaquina, que divide a Praia de mesmo nome, Joaquina, da Lagoa da Conceição. Lindo ponto para apreciar as belezas da cidade, um dos locais mais visitados em Florianópolis. Dunas da Joaquina, em Florianópolis. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br Na duna da Joaquina nasceu o Sandboard, ou ‘surf de areia’, em 1986, esporte onde os praticantes descem as dunas em pé sobre pranchões de madeira. Na época a prática era utilizada para ensinar surf aos iniciantes e se tornou famoso mundialmente, hoje com muitos adeptos.

Links relacionados

 

Dunas de Piaçabuçu

Dunas de Piaçabuçu na Foz do Rio São Francisco. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dunas de Piaçabuçu na Foz do Rio São Francisco. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As dunas de Piaçabuçu ficam em uma região de preservação, na Foz do Rio São Francisco, em Alagoas. O acesso a esta região é muito restrito, feito apenas com veículos 4×4 e agências autorizadas. Mas, o passeio vale a pena, pois é uma das dunas mais intocadas do Brasil. Passando por um lindo coqueiral e uma floresta de restinga, chega-se a entrada das dunas de Piaçabuçu. O jipe para e a trilha agora é caminhando por 250 metros até as belíssimas areias douradas, que formam 21 km de extensão de dunas, com alturas de mais de 40 metros. No local é possível praticar o ‘ski-bunda’, ‘ski-pança’, ‘ski-mix’, ‘duplo deck’ ou todas as formas criativas de descer de dunas altíssimas até as belezas lagoas, formadas pelas chuvas de maio a setembro. Um verdadeiro paraíso escondido em Alagoas.

Links relacionados

 

Mangue Seco – BA

Mangue Seco é famosa por ter sido cenário de Tieta nos anos 80. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mangue Seco é famosa por ter sido cenário de Tieta nos anos 80. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mangue Seco, a 200 km de Salvador, já na divisa com Sergipe, ficou conhecida por ter sido cenário da novela Tieta, no ano de 1989. No local, os moradores ainda guardam fotos e recordações das filmagens com os atores famosos. E Mangue Seco teve motivo para ser escolhida palco da novela de Jorge Amado: belezas naturais incríveis! Nos cerca de 30 km de praias, as areias brancas e fofas tem movimento constante e formam mirantes de onde é possível ter observar as belezas da região. Coqueiros e cajueiros são cobertos pelas dunas, transformando o cenário, como se uma cidade toda estivesse soterrada. O passeio de bugue é imperdível, levando aos diferentes pontos de dunas, com paradas para apreciar toda beleza. E em uma das paradas para descanso, não deixe de provar o Aratu, crustáceo típico do local, servido pelos pequenos restaurantes espalhados pelo trajeto. O acesso a Mangue Seco é via barco, atravessando o Rio Real a partir de Pontal, de onde saem as embarcações de turismo.

Links relacionados

 

Dunas de Siriú

As Dunas do Siriú oferecem ótima estrutura para os turistas e esportistas que se aventuram nessas areias. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As Dunas do Siriú oferecem ótima estrutura para os turistas e esportistas que se aventuram nessas areias. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Garopaba, a 90 Km de Florianópolis, é famosa por suas belas praias que lotam de veranistas na alta temporada. Além das Praias de Ferrugem, Gamboa e Ouvidor, de águas tranquilas e mornas no verão, Garopaba abriga as Dunas de Siriú, que atraem muitos turistas, especialmente os praticantes de sandboard. Localizadas a 9 km ao norte de Garopaba, as Dunas de Siriú possuem quase 5 km de extensão e são consideradas uma das melhores formações para prática do ‘surf de areia’. Para dar uma ajudinha na subida da enorme duna foram construídos 100 degraus de madeira. Com isso, ficou mais fácil chegar ao topo das dunas para apreciar as belezas das praias ou simplesmente descer. Os esportistas e turistas agradecem!

Links relacionados

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 24 de novembro de 2014


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.