PRAIA DE PIPA: o que saber antes de ir e o que fazer

Publicidade

Entre o mar verde quase transparente e as falésias ao fundo, estendem-se quilômetros de areia branquinha. O cenário parece de filme, mas é a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, um dos destinos mais badalados do Nordeste e o mais famoso do Estado na atualidade. E olha que estamos falando do riquíssimo e deslumbrante litoral potiguar, cheio de pérolas escondidas.

A sensação do Rio Grande do Norte é a Praia de Pipa, em Tibau do Sul, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Localizada no município de Tibau do Sul, no litoral sul do RN, Pipa já vem chamando a atenção de turistas nacionais e internacionais há alguns anos. Sua combinação de natureza exuberante, prática de esportes radicais e boa estrutura de hotéis e restaurantes fez com que muita gente procurasse a região para passar as férias e relaxar em uma das praias consideradas entre as mais bonitas do Brasil e do mundo.

Entenda por que Pipa é a sensação do Nordeste

O que também ajuda bastante a Praia da Pipa é a proximidade de Natal. Assim, turistas que visitam a capital potiguar podem fazer passeios até lá, mesmo que sejam de bate e volta no mesmo dia. Outro ponto de interesse para a maioria dos visitantes é a possibilidade de avistar golfinhos, que sempre dão as caras nos mares do sul do Rio Grande do Norte.

Se antes fazia parte de uma pequena vila de pescadores e era completamente rústica por isso (Tibau do Sul tem apenas 13 mil habitantes), hoje Pipa já está no cenário do turismo internacional e vem ganhando mais e mais badalação. Com eventos o ano inteiro, muitas opções de esportes e de ecoturismo e uma estrutura cada vez melhor para atender essa grande demanda, a tendência é que a praia ganhe ainda mais fãs nos próximos anos.

Como chegar na Praia de Pipa

Não é nada difícil chegar até a Praia de Pipa. Distante apenas 80 km da capital Natal, o percurso de estrada entre o Complexo Aeroportuário Governador Aluízio Alves e a vila de Tibau do Sul leva aproximadamente uma hora e meia através das rodovias BR 101 e RN 003 (com entrada na cidade de Goianinha). Outra opção é negociar com um táxi ou uber por valores que podem variar entre R$ 100 e R$ 200 – bom para quem está em grupo de três ou quatro pessoas. Há ainda um ônibus da viação Oceano que tem muitos horários e que pode ser pego tanto no Terminal Rodoviário (a 24 km do aeroporto) ou no Natal Shopping (27 km).

Reserve seu hotel ou pousada em Pipa aqui!

Há ainda outra capital do Nordeste próxima a Pipa: João Pessoa: A principal cidade da Paraíba está a 140 km e duas horas de carro partindo do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. E o caminho é praticamente o mesmo, mas na direção norte: BR 101 até a entrada de Goianinha para seguir até o litoral.

Quando ir

Como todos os principais destinos do Nordeste, é natural que a Praia de Pipa e as outras da região de Tibau do Sul sejam muito mais procuradas durante o verão. É a estação em que a maioria das pessoas tira férias, principalmente quem tem filhos, e gosta de aproveitar o tempo mais quente para curtir sombra e água fresca – de preferência em uma locação paradisíaca como essa.

Mas a alta temporada também significa tudo mais cheio e mais caro, e não é diferente em Pipa. Entre o começo de dezembro e o fim do Carnaval, a vila fica lotada. Mesmo assim, é o período em que seu mar fica mais cristalino e há mais opções para tudo. No entanto, a praia pode ser visitado durante o ano inteiro, já que o litoral nordestino apresenta calor sem parar e poucos momentos de muito frio ou chuva (as precipitações são mais frequentes entre março e julho).

Vale a pena visitar a Praia de Pipa e Tibau do Sul, seja em passeios vindos de Natal ou para passar mais dias, também durante seus eventos especiais, veja a agenda:

  • O ano começa com as festividades para homenagear São Sebastião, padroeiro da cidade, entre 18 e 20 de agosto, com muita música e comida boa; além de celebrações religiosas para os devotos.
  • A Festa de São João por lá também é bastante renomada, ideal para apreciar os quitutes juninos da culinária potiguar no fim de junho.
  • Agosto também é tempo do evento mais badalado da região, a Festa à Fantasia do Missinho, morador histórico da praia.
  • O Fest Bossa & Jazz é o maior do tipo no Nordeste e é realizado no fim de agosto.
  • Em setembro é a vez do Festival Cultural e Gastronômico, com mais iguarias locais.

Escolha a época ideal e planeje sua visita à Pipa: não faltam opções o ano todo.

O que fazer em Pipa

Sem dúvida alguma o grande atrativo de Pipa são as praias da região, tanto a que dá nome a ela como algumas outras – todas muito bonitas e agradáveis. Quem gosta de esportes também vai se dar bem em Tibau do Sul, um verdadeiro paraíso da ação e da aventura.

Você está conferindo dicas da PRAIA DE PIPA: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Praia de Pipa

Também conhecida como Praia do Centro, é a mais movimentada da vila. Isso se dá, é claro, por ficar mais próxima do centro, onde estão as principais opções de hospedagem e de infraestrutura geral. O mar é bem tranquilo, com muitas piscinas naturais formadas por recifes, e a praia em si é cheia de restaurantes e quiosques. A faixa de areia é larga, e é o local ideal para ver a vida marinha com peixinhos coloridos, caranguejos e outros animais.

Clique e faça um tour virtual por Pipa em imagens 360 graus!

Praia do Madeiro

Essa praia também é muito famosa na região e amplamente considerada uma das mais bonitas do Brasil. Ela só é acessível por escadas de acesso que ficam visíveis na maré baixa, o que pode ser um inconveniente para crianças e idosos. Existem barracas para atender os turistas, e dá para chegar lá quando se visita o Santuário Ecológico. Vez ou outro é possível avistar golfinhos de manhã cedo.

Baía dos Golfinhos

E por falar nos mamíferos aquáticos, a Baía dos Golfinhos fica um pouco depois da Praia do Madeiro e é bastante sossegada, perfeita para quem procura relaxar e curtir as férias. Ela também é chamada de Praia do Curral e recebe visitas mais frequentes dos animais, que encantam a todos nadando bem perto e fazendo piruetas sobre a água. É preciso seguir pela Praia da Pipa ou do Madeiro para chegar lá, e somente na maré baixa.

Praia do Amor

Outra com cenário imperdível é a Praia do Amor, com seu visual de tirar o fôlego. Essa tem o mar mais revolto, muito frequentado por surfistas, mas ainda assim se formam piscinas naturais na maré baixa. Por ser o grande point de surfe da região, junta muita galera jovem e descolada. Seu nome se dá pelo formato de coração das pedras de uma de suas piscininhas formadas por recifes.

Praia de Tibau do Sul

A Praia de Tibau do Sul é uma das mais tranquilas, mesmo sendo a sede da cidade. A maioria das pessoas fica na vila de Pipa e não na parte mais central do município, então tudo é menos turístico por lá. Seu mar é variado, com um lado mais agitado e outro mais calminho. E também é conhecida como Praia da Barra.

Outras praias sensacionais

Não deixe de visitar também as outras praias dos arredores se puder. São elas Malembá, Giz, Cacimbinhas, Minas, Simbaúma e Barra do Cunhaú.

Foto de casal de turistas na Praia de Pipa, RN.

A Praia de Pipa é a mais central e agitada da região.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Madeiro em Tibau do Sul, RN.

A paradisíaca Praia de Madeiro, uma das mais lindas do Brasil, em Tibau do Sul, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Amor vista do mirante, em Tibau do Sul, RN.

A romântica Praia do Amor vista do mirante, em Tibau do Sul, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Simbaúma, em Tibau do Sul, RN.

A Praia de Simbaúma é uma das rústicas e belas de Tibau do Sul, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passeios imperdíveis por Pipa e arredores

Quem visita a Praia da Pipa geralmente não perde o passeio de barco. Nele é possível conhecer as principais praias de lá, observar animais marinhos, principalmente os golfinhos, e até parar para mergulhar no oceano potiguar. As saídas são da Praia Central.

Os passeio de bugue pelo litoral sul também são muito procurados por lá. Ele segue pela costa do Rio Grande do Norte descendo até a divisa com a Paraíba seguindo por um cenário exuberante de dunas, falésias, geradores de energia eólica e, é claro, muito mar. O trajeto inclui praias como Minas e Barra do Cunhaú, além da incrível Lagoa da Coca Cola. Embora o preço seja um pouco salgado, definitivamente vale a pena.

O Santuário Ecológico é um imenso parque verde com trilhas e mirantes para ver as belezas da região. E a bela vista panorâmica permite observar de longe até golfinhos e tartarugas. Há ainda exposição sobre os animais nativos e uma descida para a Praia do Madeiro.

A Lagoa Guaraíras, que fica centro de Tibau do Sul, tem o pôr do sol mais bonito das redondezas. Além disso, abrange quatro municípios pelo seu tamanho, e lá é possível se divertir com caiaques, stand up paddles, barcos, canoas e banana-boats. A fauna também é muito rica por abrigar um mangue e inúmeras espécies.

Pôr do Sol na Lagoa de Guaraíras.

O belo pôr do Sol na Lagoa de Guaraíras, em Pipa, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Já deu para perceber que não falta o que fazer em Pipa, não é? Para fechar o dia, é sempre bom parar para ver o pôr do sol na creperia do Hotel Marina, o melhor da vila. E, depois, curtir um dos muitos bares e restaurantes para relaxar até a manhã seguinte.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  27 de Fevereiro de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site