As 10 melhores praias do RIO DE JANEIRO – Dicas e Fotos

Avalie este artigo

Que o litoral do Rio de Janeiro é bonito, disso ninguém duvida. São praias populares, movimentadas, desertas, com ondas maiores ou sem nenhuma onda… independentemente do seu gosto, com certeza você encontrará aquela que proporcionará um dia muito agradável. Tanto para quem está chegando na cidade, como para aqueles turistas que sempre voltam às terras cariocas, mas sem programação, listamos as dez melhores praias do Rio de Janeiro para você aproveitar. Confira.

1 – Praia de Grumari

A sensação, quando se chega aqui, é que você está muito longe da capital. A Praia de Grumari é bem rústica, com um ar completamente desértico e cercada de uma paisagem natural única. Você não encontrará um bairro muito populoso e movimentado, pois essa área é quase que por inteiro uma unidade de proteção ambiental.

linda-praia-grumari-rj

O que mais chama a atenção dos turistas que vêm para a Praia de Grumari é a pequena reserva de Abricó, onde funciona uma praia naturista. É apenas um quilômetro de extensão, mas também guarda uma natureza incrível.

pedras-praia-abrico-rj

Se você gosta de trilhas, dá para explorar bastante por aqui. O Parque Municipal de Grumari fica aberto de terça à domingo das 8h às 17 horas. É possível explorar os 805 hectares sozinho ou em grupo. Para quem curte ecoturismo esse é um ótimo passeio.

Grumari fica na região da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, bem próxima ao Recreio dos Bandeirantes. O acesso é bem simplificado, além de lhe permitir fugir bastante daquela movimentação comum das outras praias da capital.

2 – Prainha

A Prainha fica bem próxima da Praia de Grumari e dá para conhecer as duas em um passeio só. Essa também é uma área de proteção ambiental, onde há algumas normas de exploração, importantes que você pesquise com antecedência, caso a sua intenção seja fazer trilhas pelo local. O parque da Prainha é bem menor do que o de Grumari. Ele tem apenas 147 hectares, mas muita coisa para ver e conhecer.

foto-prainha-rj

Uma dica preciosa é você conhecer o Parque Estadual da Pedra Branca, que fica muito próximo da Prainha. Esse é considerado a maior floresta urbana do mundo, com seus 12.500 hectares. É importante que você venha cedo se quiser conhecer bem a região. O acesso de carros é controlado, pois há espaço apenas para 200 veículos. Quando esse número é atingido, o acesso é interrompido.

Você encontrará muitos surfistas pela região. De Grumari até aqui o mar é bem agitado, chamando atenção daqueles que gostam de praticar esportes marítimos. Bodyboard, longboard e bodysurf também é muito praticado por aqui.

3 – Ipanema

Chegando em uma parte mais central da cidade do Rio de Janeiro, queremos também destacar a pequena, mas charmosa Praia de Ipanema. São apenas 2,6 quilômetros de extensão, que compreendem o Posto 9 e o Posto 10, sendo o primeiro o mais tradicional de toda a orla. Se você deseja paquerar bastante e encontrar muita gente jovem, é nesse ponto da Praia de Ipanema que vai se divertir mais.

linda-praia-de-ipanema-rj

Ipanema também é considerado um dos melhores friendly points do Brasil. Destinos turísticos com maior número de atrações LGBT do país. Claro que você encontrará muitos outros tipos de ambientes para se divertir durante o dia e a noite.

4 – Copacabana

É praticamente impossível falar da cidade do Rio de Janeiro e não citar um de seus cartões-postais: a Praia de Copacabana. Audaciosamente podemos dizer que essa é a praia mais conhecida da capital, por ser envolta de muita história, canções, poesia e obras de arte. De cara você já pode registrar aquela foto tradicional no calçadão de Copacabana, feito exclusivamente por Burle Marx, utilizando pedras portuguesas. Esse calçadão é um dos patrimônios do Rio de Janeiro e, claro, você precisa conhecê-lo de perto.

orla-praia-copacabana-rj

Além disso, Copacabana reúne vários hotéis, bares, restaurantes e os tradicionais quiosques na orla. Abriga também o Forte de Copacabana, onde a parada é obrigatória para observar todas as belezas da região tomando aquele refresco em uma das confeitarias mais tradicionais da cidade: a Colombo, que fica em um dos prédios do forte.

canhao-forte-copacabana-rj

5 – Arpoador

Outra praia urbana do Rio de Janeiro que atrai muitos visitantes todos os dias da semana. É no Arpoador, segundo os cariocas, onde você verá o pôr do sol mais bonito da capital e onde ele se torna uma verdadeira festa. Você provavelmente já deve ter visto em jornais e revistas reportagens falando da Pedra do Arpoador. As pessoas vêm para cá todas as tardes para ver o sol de pondo e aplaudem a despedida do sol.

admirando-entardecer-praia-arpoador-rj

É bom chegar cedo, pois é um dos pontos mais disputados da cidade e você encontrará com certeza muita gente. Lembre-se também que normalmente o sol se põe a partir das 17h30min (ou mais tarde no horário de verão). Logo à noite também há muita atração na Praia do Arpoador. Os quiosques à beira-mar sempre ficam lotados com pessoas de todas as idades conversando e bebendo aquela água de coco mais que gelada.

Você está conferindo as 10 melhores praias do Rio de Janeiro. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Leblon

O bairro do Leblon é considerado um dos mais ricos da cidade do Rio de Janeiro. Com uma vista privilegiada do Morro Dois Irmãos, toda a praia – que compreende o posto 11 e 12 – é bem tranquila, principalmente durante os dias da semana. Você não encontrará muitos quiosques por aqui, sendo mais indicada para aquelas pessoas que querem mais curtir o sol carioca e ficar completamente à vontade. Não há muitos sombreiros, cadeiras e tanta circulação como você vê em Ipanema e Copacabana.

turistas-praia-leblon-rj

Se você gosta de praticar esportes na areia, com certeza encontrará uma companhia aqui na Praia do Leblon. Por toda a orla há redes de vôlei e traves de futebol e, principalmente aos finais de semana, grupos se reúnem para aquela partidinha amigável.

7 – Praia do Pepino

No bairro de São Conrado você também encontra uma pequena e linda praia para aproveitar o Rio de Janeiro. A Praia do Pepino é bonita de se ver do alto da Pedra Bonita e da areia. De cima, você observa toda a geografia favorecida da cidade e, de baixo, as asas deltas que descem constantemente, deixando o ambiente mais colorido e alegre. A Praia do Pepino foi um dos cenários do longa-metragem Rio, lançado em 2011.

bela-praia-sao-conrado-rj

Você provavelmente passará por aqui para conhecer a Floresta da Tijuca, uma das reservas naturais mais conhecidas do mundo, além da Pedra da Gávea. A Praia do Pepino é um pequeno pedaço de São Conrado, que abrange 3 quilômetros de orla na Zona Sul do Rio de Janeiro.

8 – Prainha do Vidigal

Até pouco tempo a orla do Morro Dois Irmãos não tinha uma praia batizada. A pequena faixa de areia de apenas 500 metros de extensão era frequentada por moradores do Vidigal e também turistas que desciam o morro, depois da trilha, e queriam dar aquele mergulho revigorante no mar.

Para deixar a Prainha do Vidigal ainda mais interessante, ela só é “visitável” em dias que a maré está baixa. Isso acontece porque há dois morros cercando o espaço, não permitindo que o mar corra em dias de cheia. Vale muito a pena conhecer esse cantinho pouco explorado por turistas.

9 – Praia do Inferno

Voltando para a região de Grumari, você encontrará a Praia do Inferno. Igualmente rústica, ela tem esse nome, mas é uma costa mais que tranquila. Talvez, de todas as praias que citamos nessa lista, a Praia do Inferno é a menos frequentada, o que a torna ainda mais atrativa para suas férias. Se você gosta de praias desertas, selvagens e com uma linda paisagem, vai se apaixonar por tudo aqui.

10 – Praia Vermelha

A última praia da nossa lista fica no bairro Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. São apenas 300 metros de comprimentos, o que faz com que a Praia Vermelha passe muito despercebida por turistas que caminham por essas regiões. Você provavelmente a conhecerá caso venha ver de perto o Morro da Urca e Morro da Babilônia, onde há bailes funks conhecidos em toda a cidade.

linda-praia-vermelha-rj

Agora você tem muitas praias para aproveitar suas férias no Rio de Janeiro. O que achou? Já conhecia alguma? Acha que ficou faltando praia na nossa lista? Comente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 05 de outubro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.