Festivais de Inverno pelo Brasil: Arte e Cultura para Esquentar

Avalie este artigo

A estação fria chega e com ela os Festivais. O clima nas serras esquenta com o movimento de músicos, artistas, e, claro, turistas. As cidades ganham mais vida e as ruas um colorido especial, que contrasta com os tons acinzentados do inverno. De norte a sul há uma programação completa esperando você. Confira.

Campos do Jordão – SP

O Festivais de Inverno de Campos do Jordão, na serra em São Paulo, é, sem dúvida, um dos mais famosos do Brasil. Com mais de 40 anos de história, o evento se consolidou como o maior e mais importante de música clássica da América Latina.

Na sua 46° edição, que acontecerá de 04 de julho a 02 de agosto de 2015, o Festival conta com mais de 50 concertos de orquestras, corais, grupos de câmara e bandas sinfônicas nacionais e internacionais, com artistas conceituados e respeitados de todo o mundo. Além das apresentações, os artistas participam da programação pedagógica, dando aulas e masterclasses a jovens músicos que escolhem Campos do Jordão para se aperfeiçoarem.

Pórtico de entrada de Campos do Jordão, cidade que recebe músicos de todo o mundo para o Festival de Inverno. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pórtico de entrada de Campos do Jordão, cidade que recebe músicos de todo o mundo para o Festival de Inverno.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A programação(www.festivalcamposdojordao.art.br) é variada e todos os estilos clássicos são contemplados, inclusive com programação infantil. O palco da Praça Capivari e o Auditório Cláudio Santoro são os locais principais das apresentações, que podem ser pagas ou gratuitas.

Canela – RS

A Temporada de Inverno na Serra Gaúcha já começou e vai demorar para acabar – só em agosto. Por isso, ainda é tempo de aproveitar a programação especial que Canela promove nesta época, com uma vida cultural intensa.

A praça da Igreja Matriz de Canela torna-se palco de várias atrações na Temporada de Inverno da cidade. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praça da Igreja Matriz de Canela torna-se palco de várias atrações na Temporada de Inverno da cidade.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além da charmosa decoração pelas ruas da cidade, Canela tem atrações específicas para a temporada, com shows musicais, teatro, cinema e outros eventos como a Festa Colonial e uma mostra do que será apresentado no Festival Internacional de Bonecos de Canela, que acontece este ano em outubro. A programação(www.gramadocanela.com.br) é variada e agrada a todos os estilos.

Bragança Paulista – SP

Outro ponto do Estado de São Paulo também promove um Festival de Inverno que reúne muitos turistas: é Bragança Paulista, a 88 quilômetros da Capital.

Com shows musicais, apresentações artísticas, cinema, teatro, performances e oficinas de artes, fotografia e culturais, o Festival de Arte Serrinha acontecerá este ano de 04 a 26 de julho.

As atividades acontecem na Fazenda Serrinha, que possui um Parque de Instalações permanente e preparado para receber os vários participantes. Confira a programação(www.arteserrinha.com.br) e agende sua atração favorita.

Links relacionados

Ouro Preto e Mariana – MG

A dobradinha histórica de Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana, distante entre si apenas 15 quilômetros, promove um Festival de Inverno que é um espaço para valorização e reconhecimento das culturas locais e externas. O evento é um dos mais tradicionais do gênero no Brasil e reúne práticas e apresentações teatrais, musicais, plásticas, literárias, audiovisuais e patrimoniais.

As ruas, praças, palcos, teatros, galerias e escolas das cidades de Ouro Preto e Mariana se tornam espaços de convívio entre os vários artistas e o público.

O charmoso centro histórico de Ouro Preto e também de Mariana se transformam em palco para o Festival de Inverno. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O charmoso centro histórico de Ouro Preto e também de Mariana se transformam em palco para o Festival de Inverno.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em 2015, o Festival ocorre de 11 a 26 de julho e programação está disponível aqui: festivaldeinverno.feop.com.br.

Garanhuns – PE

Quem disse que no nordeste não tem inverno? Tem sim! Inclusive com Festival sensacional que cresce todo ano.

A cidade de Garanhuns, a 230 quilômetros de Recife, promove o Festival de Inverno, que conta com programação(www.cultura.pe.gov.br) variada e intensa em 10 dias de muita música, cinema, teatro, circo e oficinas de arte e cultura. Todo ano uma personalidade é homenageada no Festival e, nesta edição, é a escritora garanhuense Luzilá Gonçalves, destaque na literatura feminina com mais de 30 livros escritos.

Em 2015 o período de realização é de 16 a 25 de julho e todas as atrações são gratuitas. É só programar, ir e curtir o clima friozinho de Pernambuco em grande estilo.

Links relacionados

Pedro II – PI

Outra cidade nordestina, agora no Piauí, recebe o inverno com um Festival. Pedro II, a 200 quilômetros de Teresina, tem um clima serrano, muitas belezas naturais, atividades ligadas a lapidação e produção de joias de opalas, um charmoso centro histórico e várias atrações turísticas, sendo chamada carinhosamente de ‘Suíça piauiense’.

O badalado Festival de Inverno de Pedro II foi criado em 2004 e já recebeu muitos músicos consagrados de jazz e blues, além de dispor de uma área para artesanato e gastronomia. O ecoturismo também faz parte do Festival e a edição de 2015 – de 04 a 07 de junho – conta com programação variada.

Curitiba – PR

O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba acontece no comércio da região, com uma programação musical eclética – rock, MPB, música celta e fandango. Tem de tudo.

São 10 dias de festival, onde estabelecimentos como o Quintal do Monge, Bar do Alemão, Bella Vivenda, Jokers, entre outros recebem shows, apresentações de músicas e danças, baile de fandango e folclóricos. Além disso, há exposições fotografia e artes plásticas.

Links relacionados

Monte Verde – MG

O destino charmoso no inverno, pertinho de Campos do Jordão, mas já no interior de Minas Gerais, não poderia deixar de promover um Festival da estação.

O Festival de Inverno de Monte Verde tem um clima mais bucólico, onde predominam as danças folclóricas e música brasileira, com apresentações de orquestras de viola, tipicamente do interior mineiro.

O evento ocorre em vários pontos da Avenida Monte Verde e neste ano acontecem de 4 a 25 de julho. A programação está disponível neste site(www.festivalmonteverde.com.br).

Vale Vêneto – RS

O centro do Rio Grande do Sul recebe, desde 1986, o Festival Internacional de Inverno promovido pela Universidade Federal de Santa Maria. O palco é a vilazinha de colonização italiana Vale Vêneto, pertencente a São João do Polêsine, a 45 quilômetros de Santa Maria, na região da chamada Quarta Colônia.

Com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos, alunos de todo Brasil e de várias partes do mundo vem se aperfeiçoar durante o Festival e, além das aulas, realizam recitais e concertos abertos, encantando os visitantes.

Em 2015, o Festival será realizado de 26 de julho a 02 de agosto e os recitais dos alunos ocorrem sempre às 12 horas e o dos professores às 19 horas no salão do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos –  No mesmo período do Festival é realizada a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, com gastronomia italiana, apresentações folclóricas e muita animação.

Domingos Martins – ES

A serrana Domingos Martins, a 51 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo, é famosa pelas suas belezas naturais e na estação fria ganha ainda mais brilho com o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular, um dos mais importantes do Brasil.

O Festival de Inverno de Domingos Martins foi criado em 1992 e recebe alunos de várias partes do mundo que vem estudar o estilo musical em meio as montanhas do Estado.

Além dos cursos, oficinas e palestras ministradas, há apresentação e concertos durante o período do Festival, que em 2015 será de 17 a 26 de julho.

Paranapiacaba – SP

A vila em estilo inglês realiza anualmente, nos três últimos finais de semana de julho, o Festival de Inverno, que está em sua décima quinta edição.

O Festival de Inverno agita o centro histórico de Paranapiacaba, na Serra do Mar, São Paulo. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Festival de Inverno agita o centro histórico de Paranapiacaba, na Serra do Mar, São Paulo.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Encravada na Serra do Mar, com um visual belíssimo em meio as montanhas, Paranapiacaba receberá shows musicais, mostras de filmes, performances teatrais, exposições e, claro, muita gastronomia para aquecer o clima frio.

Bonito – MS

O friozinho do pantanal contagia os visitantes de Bonito, a 260 quilômetros de Campo Grande. O Festival de Inverno da cidade foi criado em 2000 e em sua 15° edição reúne grandes nomes da música, teatro, dança, literatura e arte popular.

A homenagem de 2015 é para Rio Formoso, que corta a cidade e é patrimônio importante da cidade e da região.

Uma ótima estrutura é montada na praça principal de Bonito, que tem ainda área para atividades infantis, espaço cênico e pavilhão de artesanato e Mostra de Design e Moda de Mato Grosso do Sul. A programação está no site da Prefeitura(www.bonito.ms.gov.br).

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de junho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.