BATE E VOLTA: 10 lugares PERFEITOS para curtir PRÓXIMO A CURITIBA

Avalie este artigo

Está em Curitiba e quer conhecer os arredores? Confira esses 10 passeios imperdíveis para fazer no esquema bate-e-volta a partir da capital do Paraná!

Confira também Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Curitiba

Sempre que chega um feriado prolongado ou até mesmo uma folguinha na agenda, viajar e passear pela região em que moramos é uma ótima opção de lazer, sem necessariamente precisar gastar muito!

Curitiba já tem várias atrações, mas para quem quer explorar os arredores, há vários passeios sensacionais. Selecionamos 10 perfeitos para um bate-e-volta ou para o final de semana. Veja.

1. Parque Estadual de Vila Velha

Essa é uma das principais atrações do estado do Paraná. Fica em Ponta Grossa, a cerca de 100 km da capital.

O Parque é bem estruturado e oferece a opção de dois estilos de passeios bem distintos: pelas trilhas que levam à três furnas ou pelos arenitos que são formações rochosas que levaram milhões de anos para se formarem.

As duas opções de trilha são deliciosas e encantadoras, e você pode escolher a que mais combina com seu estilo de passeio ou fazer os dois roteiros, pois há um transporte interno que permite conhecer todo o parque em um único dia.

2. Caminho do Vinho em São José dos Pinhais

Localizado na Colônia Mergulhão, o Caminho do Vinho conta com mais de 20 propriedades envolvidas e dedicadas a proporcionar ao visitante momentos de lazer e relaxamento!

O ônibus que faz o percurso sai de um shopping de São José dos Pinhais e percorre uma estrada rural, parando em várias atrações ao longo do caminho. Há ótimas opções de almoço, típico italiano, assim como cafés coloniais e venda de quitutes. É possível também fazer passeios a cavalo, de charrete e curtir muito um dia na natureza a apenas 40 km de Curitiba.

Foto macarronada italiana.

Tanto em Santa Felicidade quanto no Caminho do Vinho em São José dos Pinhais, você poderá saborear as delícias da culinária italiana. Prazeres de Curitiba, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Almoço no hotel fazenda em São Luiz do Purunã

A região de São Luiz do Purunã, a 50km de Curitiba, é conhecida por suas belas fazendas que se tornaram hotéis. Alguns oferecem day use, com cavalgadas, hospedagem de primeira qualidade, piscinas, trilhas e também almoços deliciosos!

Além de tudo isso, a experiência de passar um dia confortável e de total contato com a natureza em um belo hotel fazenda torna o dia muito mais especial!

Conheça os Melhores Hotéis e Pousadas em Curitiba

4. Cachoeira da Mariquinha e Buraco do Padre

A Cachoeira da Mariquinha está localizada a cerca de 30 quilômetros de Ponta Grossa e pode ser opção para um bate-e-volta de Curitiba, ou mesmo emendando com o final de semana após conhecer o Parque Estadual de Vila Velha!

Com uma cascata de 30 metros e sendo uma unidade de preservação, a Cachoeira da Mariquinha é o destino ideal para quem quer tomar um delicioso banho no lago raso que ela forma e ter contato com a natureza.

Veja mais destinos de Natureza e Aventura

O local tem uma beleza surpreendente, formando um pequeno balneário com areia em volta da cachoeira. O acesso a tanta beleza se dá após percorrer uma pequena trilha com obstáculos naturais, mas que não oferece grande dificuldade de acesso.

Já o Buraco do Padre é uma furna, que apresenta em seu interior uma cascata. O acesso até a furna se dá após uma trilha de cerca de 1 quilômetro a pé, com alguns obstáculos naturais.

Com uma queda de aproximadamente 43 metros é possível tomar banho e sentir o peso da água massagear as costas. Um lugar incrível e exótico que vale a pena conhecer!

5. A Histórica Lapa

Localizada a cerca de 70 quilômetros de Curitiba, a cidade histórica de Lapa é o destino ideal para quem gosta de ter maior contato com a cultura e história local.

Fundada em 1769 esta é uma das mais antigas cidades do estado que marcou a história do movimento federalista, que foi derrotado pela guarnição militar local.

Veja também a Rota dos Tropeiros e o Cânion do Guartelá

Na cidade você poderá conferir o Monumento Tropeiro, caminhar pelo Centro Histórico e se encantar com o Teatro São João, que é o terceiro teatro mais antigo do Brasil.

Outros pontos a serem vistos são a Casa Lacerda, Museu Histórico da Lapa, Museu das Armas, Casa Vermelha e a Casa da Memória.

Você está conferindo BATE E VOLTA: 10 lugares PERFEITOS para curtir PRÓXIMO A CURITIBA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Parque Histórico de Carambeí

Um lindo local ao ar livre para conhecer e se encantar! Os apaixonados por arquitetura encontram no Parque Histórico de Carambeí um prato cheio para diversão.

O local recria uma vila histórica ao estilo holandês, a vila de Zaanse Schans (que existe mesmo na Holanda!), visando difundir a história e preservar a memória dos primeiros colonizadores da região dos Campos Gerais.

Conheça aqui as Cidades Mais Européias do Brasil!

O parque é dividido em alas sendo a primeira parcialmente gratuita! Nessa parte de acesso livre você poderá encontrar a Casa da Memória, o lugar é pequeno museu com uma maquete do que foi a antiga vila de Carambeí, ao lado dessa estrutura você encontrará um parquinho infantil, um restaurante e uma confeitaria (vale a pena provar os doces maravilhosos de lá!).

Assim, caso você esteja de passagem e queira apenas tomar um café e deixar as crianças se divertirem, já sabe aonde ir! Mas recomendamos fortemente que você aproveite a parada para conhecer toda a estrutura do lugar que é encantador!

7. Gruta do Bacaetava em Colombo

Que tal conhecer uma linda caverna com cerca de 600 milhões de anos e que está bem pertinho de Curitiba? Partindo de Curitiba são cerca de 22 quilômetros que te levam até a encantadora Gruta de Bacaetava.

Localizada no Parque Municipal Gruta do Bacaetava, a gruta conta com visita guiada, com cerca de 40 minutos de passeio. O guia irá te contar sobre questões históricas e geológicas que são realmente interessantes de se ouvir enquanto pode-se observar toda a beleza do local.

Durante o passeio você irá ouvir o som da água do Rio Bacaetava, e o visitante tem a oportunidade de atravessar a caverna e observar as estalactites formadas a muitos anos atrás. Belo passeio para domingo!

8. Passar um dia na Colônia Witmarsum

A Colônia Witmarsum é o lugar ideal para conhecer um pouco mais da cultura alemã, e está a apenas 60 quilômetros de distância de Curitiba, no município do Palmeira.

Se seu passeio na colônia for programado para um sábado, aproveite a feirinha do produtor, que acontece entre 9h e 12h, e tem itens realmente deliciosos como os famosos queijos coloniais para você levar para casa.

Todos os restaurantes da cidade oferecem um prato bem tradicional, o joelho de porco, vale a pena experimentar e aproveitar a experiência. Outra dica para o almoço é que a vila tem produção de morango e amora, então praticamente tudo que leva essas frutas é muito saboroso.

Durante sua tarde na região o Museu de História Witmarsum é um lugar de visitação obrigatória! Por isso, reserve um tempo para conhecer as peças e histórias do local.

Se estiver com crianças, conheça o Witmarzoo que funciona como uma mini fazenda e encanta os pequenos.

Confira dicas de Curitiba com Crianças!

9. História e Natureza em Morretes e Antonina

Morretes é uma linda cidade com casas ao estilo do século 19 e ruas estreitas, um verdadeiro encontro com a exuberância da natureza e com a história do estado!

Tanto o caminho pela Estrada da Graciosa quanto pela estrada de ferro oferece a oportunidade do visitante se encantar com belas paisagens até chegar em Morretes.

Veja o passeio de Trem que vai até Morretes

Os aventureiros se encantam pelas corredeiras do Rio Nhundiaquara, outra opção de contato com a natureza é fazer uma bela trilha na região! Quem deseja fazer canoagem ou acampar tem Morretes como destino ideal.

Já em Antonina, você também pode escolher entre diversas atividades para curtir a cidade, cachoeira para a prática do rafting, a Estrada do Bairro Alto que te leva para fazer caminhadas por trilhas com um delicioso banho nas cachoeiras ao final do percurso para refrescar, e para os adeptos do montanhismo o ponto de encontro é no Pico do Paraná.

Os menos aventureiros podem conhecer o centro histórico de Antonina, passear pelo Rio do Nunes onde se pode fazer um pique nique a tarde, e aproveitar as áreas de lazer do Bairro Alto que é um reduto ecológico.

Foto pórtico de entrada da Estrada da Graciosa.

O pórtico de entrada já indica que você está entrando na antiga estrada que ligava Curitiba ao litoral, a Estrada da Graciosa.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

10. Passeio de Barco Pela Baía de Paranaguá

O passeio que tem saída diária na alta temporada deve ser previamente agendado em períodos de baixa temporada! Mas é realmente recompensador.

Com duração média de uma hora e meia você poderá apreciar toda a beleza da região de Paranaguá e a baía que se forma no litoral.

Você também poderá ir até a Ilha do Mel, e circular um pouco por lá. Mas, como a ilha é linda, recomendamos que você tire um final de semana inteiro para curtir esse reduto ecológico do litoral do Paraná.

Ilha do Mel: um reduto doce no Paraná

Se decidir realizar o passeio durante a tarde ainda irá se encantar com o pôr do sol que é inesquecível!

***
Agora você já sabe que opções de lazer ao estilo bate e volta a partir de Curitiba você pode escolher e não falta lugares incríveis para que seu feriadão ou final de semana não seja apenas em casa!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 04 de outubro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.