PRAIA GRANDE (Arraial do Cabo): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Arraial do Cabo é uma das cidades mais famosas da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Tudo por conta da incrível beleza natural de suas praias e por ser um dos melhores pontos para mergulho em todo o Sudeste. Muita gente, inclusive, vai até lá para fazer cursos e mergulhos de batismo nas águas cristalinas do mar do estado e com direito a observar a riquíssima vida subaquática local. E de todo o litoral, a Praia Grande é a mais central e popular na cidade.

Região dos Lagos do Rio de Janeiro: 10 motivos para você conhecer nas próximas férias

Arraial do Cabo reúne uma paisagem completa, com direito a muitas dunas, costões e lagoas, além do verde da Mata Atlântica nativa. O climinha de vilarejo ajuda a se diferenciar bastante de Cabo Frio e Armação dos Búzios, suas vizinhas bem mais agitadas. Como cidade pequena que é, com seus apenas 30 mil habitantes, tem todas as principais atrações perto uma da outra. E no Centro, a Praia Grande é o destaque por reunir mais estrutura e comércio local, incluindo as principais opções de hospedagem.

A Praia Grande faz parte de uma faixa de areia quase sem fim que vai até Saquarema e Maricá – são 40 km no total. Suas ondas fortes costumam atrair surfistas, já que ela é voltada para o mar aberto.

As dunas marcam presença na Praia Grande e há opções de quiosques e bares nas proximidades de seu cantão esquerdo, o mais urbanizado e próximo do Centro. Pode não ser a mais bonita da cidade – que tem algumas das melhores praias do Rio de Janeiro – mas certamente é uma bela pedida em Arraial do Cabo.

Como chegar a Praia Grande em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um dos destinos favoritos dos cariocas para finais de semana e feriados prolongados. Como toda a Região dos Lagos, fica a pouca distância da capital do estado, a cerca de 160 km e duas horas e meia de estrada.

E o trajeto é simples para quem vai de carro. Após atravessar a Ponte Rio-Niterói, a BR 101 leva diretamente até a RJ 124 (chamada de Via Lagos). Dela, é preciso dirigir até a RJ 140 por dentro de Cabo Frio até chegar na RJ 102, que já leva a Arraial.

Conheça todas as Praias de Arraial do Cabo e encante-se!

Dentro da cidade, toma-se um pequeno trecho da BR 120 até a Rua Rebeche, que já margeia o litoral da Praia Grande – no ponto mais central e movimentado da orla, ela muda de nome para Avenida Dr Hermes Barcelos. Para quem chega de ônibus vindo do Rio (ou de qualquer outro lugar), o Terminal Rodoviário Fernando Barros Pessoa não fica longe, a aproximadamente 1.5 km da orla, então até mesmo pegar um táxi de lá até o local de hospedagem ao chegar não fica caro.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo lembra mesmo uma vila de pescadores, com estrutura bem menor e mais simples do que as vizinhas Cabo Frio e Búzios. Não há grandes redes de hotéis, com as pousadinhas familiares dominando o cenário hoteleiro da cidade.

Na Praia Grande em si, há opções como o Varandas ao Mar Hotel bem de pé na areia. Ou pousadas como a Caminho do Sol e a Vieira também bem de cara para a orla. Muitas utras ficam perto, a uma ou duas quadras da praia, como as pousadas do Timoneiro, Caravela, Belezinha, Praia Grande e Caminho do Pontal.

Confira os 10 melhores Hotéis e Pousadas em Arraial do Cabo

Existem também alguns hostels nas redondezas, com preços bastante convidativos. Ou quem sabe alugar uma casa ou apartamento de temporada não seja a melhor pedida? Existem muitas nos sites especializados. De maneira geral, se hospedar em Arraial não é caro e consegue-se ótimas opções bem pertinho das praias.

O que fazer na Praia Grande e arredores

Há muitas atrações para curtir em Praia Grande e nos seus arredores. Selecionamos algumas:

1. Curtir o visual nos mirantes

A Praia Grande tem um mirante próprio pertinho de seu cantão esquerdo, o Mirante da Boa Vista. Ele pode não ser dos mais altos ou belos, mas proporciona um visual incrível da região e tem até uma estátua da atriz Flávia Alessandra, a musa da cidade (a orla, aliás, recebe o nome dela como homenagem). Subindo por ele, em trilha leve, dá para ir vendo cada vez mais da imensidão da praia e a transparência das águas de tom verde claro.

O Mirante do Pontal do Atalaia também é ali pertinho, com vista ainda mais espetacular para toda a beleza de uma dos pontos mais famosos de Arraial, com direito a ver a Praia Brava também.

2. Apreciar o melhor pôr do sol

Não há dúvidas que o pôr do sol visto do Pontal do Atalaia é o mais belo de Arraial do Cabo e talvez de todo o litoral do estado do Rio de Janeiro.

Tudo por ser um dos poucos lugares onde o Astro Rei se põe diretamente “dentro” do mar.

O local fica a cerca de 4 km da Praia Grande e é facilmente acessível de carro ou a pé.

Para quem não conseguir ir até lá, não há problemas, já que o espetáculo também pode ser apreciado na própria Praia Grande com quase a mesma beleza.

Apreciar o fim do dia em Arraial é realmente um evento praticamente imperdível, seja onde for.

3. Aproveitar o dia de sol e mergulhar com as tartarugas

A Praia Grande possui uma larga população de tartarugas marinhas, então é sempre possível observar os simpáticos répteis por lá, principalmente na água, que é cristalina e permite uma visão mais profunda. Com sorte, nos dias de mais sol a água pode estar das mais transparentes, dando um aspecto de Caribe para Arraial do Cabo. Nesses dias, o mergulho com snorkel é uma ótima pedida para ver a vida subaquática e aproveitar quando o oceano estiver mais clarinho e calmo.

Quem gosta de curtir o sol na areia também tem bastante espaço, já que a praia é longa entre o calçadão e o mar.

Conheça Arraial do Cabo em imagens 360 graus! Clique aqui.

As dunas dos arredores são ótimas para brincar deslizando na areia e para tirar fotos em cenários mais exóticos. Vários esportes são praticados na areia, como surfe, vôlei e frescobol.

Alugar um bugue pode ser a melhor pedida para explorar o máximo da extensão da Praia Grande, podendo se deslocar com facilidade para os arredores mais tranquilos.

Com quiosques e barracas, é possível aproveitar a beleza do local com os comes e bebes, sem se preocupar.

Você está conferindo tudo sobre PRAIA GRANDE (Arraial do Cabo): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

4. Visita a linda Praia do Forno

Cercada de verde e com águas extremamente claras, a Praia do Forno está sempre nas listas de mais bonitas da Região dos Lagos.

Ela fica a menos de 3 km da Praia Grande, com acesso bastante fácil a quem quiser visitar o destino. É preciso apenas descer uma pequena trilha até a areia.

PRAIA DO FORNO: tudo o que você precisa saber, fotos e dicas

Por ser em uma enseada fechada, o mar é mais tranquilo e ideal para mergulhar. E pela trilha, é um pouco menos cheia que outras vizinhas da cidade.

Definitivamente merece a visita pela proximidade e pelo cenário de filme.

Foto orla Praia do Forno, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

A linda Praia do Forno, ótima pedida para visitar em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5. Conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia

O nome no plural é por se tratar de duas praias, que na maré baixa acabam se tornando uma só.

Com acesso por estrada de terra e trilha, é considerada amplamente a melhor e mais bela praia de Arraial do Cabo.

A vista de tirar o fôlego rende fotos que já são famosas, como a da grande escadaria para descer até a areia.

O ambiente mais reservado e o marzão azul com a Ilha do Farol logo de frente completam a paisagem bastante agradável do lugar. É uma boa para curtir um dia no meio da natureza, aquele dia perfeito de férias.

Ninguém que vai até Arraial pode deixar de conhecer as Prainhas!

Foto Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.

As deliciosas prainhas do Pontal do Atalaia, são uma das principais atrações (e concorridas!) em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Agora que você já sabe tudo sobre a Praia Grande em Arraial do Cabo, dicas e o que fazer, que tal planejar sua viagem pra Região dos Lagos do Rio de Janeiro nas próximas férias?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  27 de agosto de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site