Tudo Sobre a ROTA DAS FALÉSIAS: do Ceará ao Rio Grande do Norte

Você aprecia a beleza natural das falésias? Curte uma boa praia em dia de sol? Então você precisa conhecer um pouco mais sobre a Rota das Falésias, um percurso maravilhoso que liga o Ceará ao Rio Grande do Norte. Confira dicas a seguir.

7 Dunas do Brasil de tirar o fôlego

Saindo do Ceará até o Rio Grande do Norte, a rota passa por pontos turísticos encantadores e com toda certeza precisa ser conhecida por você. Vamos lá programar?

Sobre o Percurso

A Rota das Falésias se inicia em Fortaleza e vai até Ponta do Mangue no Rio Grande do Norte, com uma extensão até Mossoró.

Para curtir todo o percurso você precisa de um veículo com tração nas 4 rodas ou bugue, pois muitos trechos são de pura areia até as praias ou estradas alternativas para chegar em mirantes e pontos de atrativos.

São 326 quilômetros ao todo, com 45 praias para se encantar passando por 13 municípios com falésias coloridas pelo caminho, para que o turista possa passear e se encantar!

A rota pode ser inteiramente conhecida em apenas um dia ou você poderá se encantar pelas belezas com um pouco mais de calma e tempo para o percurso!

A Rota das Falésias

Fortaleza

A capital do Ceará, Fortaleza, já tem muitas atrações e passeios imperdíveis. E é de lá que parte o roteiro das falésias.

10 Passeios imperdíveis em Fortaleza e região

Aquiraz

O maior destaque da região de Aquiraz, que fica a 33 km de Fortaleza, é o Beach Park, que atraí centenas de turistas todos os anos para se divertirem nas atrações do parque aquático.

Os que visitam Aquiraz e desejam um pouco mais de opções de lazer, não podem deixar de conhecer o centro histórico e também conhecer o Parque Engenhoca.

Fortaleza e Aquiraz já fazem uma dupla perfeita para suas férias, mas o trajeto das falésias continua.

Foto da orla da Prainha, em Aquiraz, CE.

Foto da Prainha, em Aquiraz, CE, cidade onde fica o Beach Park.
Foto: Ricardo Junior.

Eusébio

Eusébio tem forte fama de local bom para se deliciar com a gastronomia regional! Na região o turista pode encontrar diversidade de opções de restaurantes especializados em oferecer pratos à base de peixes e frutos do mar, ideal para aquela pausa na viagem visando recarregar as energias.

Pindoretama

Com grande concentração de engenhos de cana de açúcar, Pindoretama é um dos cenários ideias para os apaixonados por doces!

A região é produtora de rapadura, doce tipicamente nordestino e que agrada ao paladar daqueles que não abrem mão de saborear um delicioso doce após o almoço! Que tal? Boa paradinha, não é? A apenas 54km de Fortaleza.

Melhores Hotéis e Pousadas em Fortaleza

Cascavel

Com boa infraestrutura e a 67km da capital, Cascavel tem dois principais atrativos: a Praia de Caponga e Águas Belas, onde o encontro do rio com o mar forma uma paisagem realmente paradisíaca.

Devido a biodiversidade da região, muitos turistas são atraídos para praticarem trilhas e desbravarem a natureza local.

Além disso, a boa infraestrutura é um convite para o almoço na praia, com bons restaurantes que oferecem comida tipicamente praiana, ou seja, deliciosos pratos com peixes frescos e frutos do mar.

Beberibe

Uma das grandes atrações de Beberibe é o Labirinto do Morro Branco, que é uma espécie de labirinto formado pela erosão natural das falésias que são lindas!

Veja aqui fotos da Praia do Morro Branco

Vale muito a pena passar o pôr do sol apreciando a paisagem após conhecer o labirinto. Os turistas costumam se aglomerar em cima das falésias para curtir todo o visual.

Na região, não deixe de conhecer o trabalho dos artesãos locais que trabalham peças em areia como ninguém!

Foto labirinto do Morro Branco, Beberibe, CE.

O Labirinto das Falésias, imperdível de conhecer, em Morro Branco, Beberibe, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fortim

Com boa infraestrutura para receber os turistas, Fortim ainda não é muito badalada como a vizinha Canoa Quebrada, mas está investindo fortemente em atrair novos visitantes.

Fortim fica a 140km de Fortaleza, e os hotéis e pousadas da região oferecem conforto e charme para todos os tipos de turistas.

Aqueles que gostam de praticar esportes e curtir um pouco mais de aventura em suas viagens podem aprender kitesurfe na praia. Os que preferem passeios menos aventureiros não podem deixar de visitar as lojinhas de artesanato locais, que mostram um pouco da cultura do Ceará.

Aracati

Terra da famosa Praia de Canoa Quebrada, Aracati é um local de muitos encantos e diversões.

Praia de Canoa Quebrada: tudo o que você precisa saber, fotos e dicas

O turista mais aventureiro poderá se divertir em tirolesa de 100 metros, enquanto os que procuram descanso e relaxamento podem passear pela praia e se refrescar em Canoa Quebrada que é própria para banho. Os que não abrem mão de um pouco de agito noturno também encontram programação na Rota das Falésias, aqui em Canoa Quebrada.

E, claro, você precisa tirar uma foto da falésia mais famosa do Roteiro! A que tem a estrela e a lua e o letriro de Canoa Quebrada, cartão-postal da região!

Foto da estrela e da lua, símbolo de Canoa Quebrada.

A estrela e a lua encravadas na falésia, símbolo de Canoa Quebrada, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Icapuí

Pacata e muito bela, a região de Icapuí reserva encantos para os seus olhos! Na região você poderá fazer trilha nas dunas móveis da Praia de Ponta Grossa, que requer um pouquinho de preparo físico devido a fofura das areias.

Confira mais fotos de Icapuí e da Rota das Falésias

Passear de buggy é bastante popular por aqui, principalmente para conhecer a Praia da Redonda e a Praia de Peroba, que possuem águas calmas e oferecem uma paisagem fantástica!

E é Icapuí que faz divisa com o Rio Grande do Norte, onde a Rota das Falésias continua.

Você está conferindo tudo sobre a ROTA DAS FALÉSIAS: do Ceará ao Rio Grande do Norte. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Tibau

Distante a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza, Tibau (não confunda com Tibau do Sul, onde fica a praia de Pipa. Essa Tibau do Roteiro das Falésias é mais ao norte!) é destino famoso na região devido as suas belezas naturais!

As praias da região são cercadas por falésias coloridas que dão um tom encantador para a região.

Quem tem dificuldade de locomoção não irá conseguir acessar as praias, devido a necessidade de descer as escadarias, algumas delas encrustadas nos paredões de areia, dão um charme rústico para o acesso ao mar.

Grossos

Depois de Tibau fica Grossos, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer sítios arqueológicos, rios, salinas, dunas, além das praias lindas!

As rendeiras da região são uma atração a parte para aqueles que não resistem à arte e cultura ganhando vida em forma de renda sob os olhos atentos dos turistas. Na região, aproveite para passear de barco também!

O trabalho das rendeiras também é atrativo na Rota das Falésias.

Areia Branca

Conhecida como Terra do Sal – devido a extração de sal ser uma das principais atividades na região – Areia Branca tem praias paradisíacas cercadas por dunas e falésias.

A Praia de Ponta do Mel ganha destaque por sua excelente infraestrutura para receber os turistas que chegam até a região.

No mês de agosto uma multidão costuma chegar a região para comemorar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Se estiver por lá nessa época, não deixe de participar.

Porto do Mangue

O deserto do alagamar de Porto do Mangue costuma intrigar e encantar os turistas que chegam a cidade!

O cenário que se forma por dunas móveis é paradisíaco, e impressionam aos visitantes por causa do contraste que forma com o mar.

O artesanato local também é bastante atraente, os turistas não podem deixar de conhecer os trabalhos feitos em telas, madeira e crochê.

Conheça também a ROTA DAS EMOÇÕES: um passeio incrível pelo Ceará, Piauí e Maranhão

Mossoró

E último ponto da rota das falésias são as águas termais de Mossoró, que atraem centenas de turistas curiosos para conhecer as águas que abastecem até mesmo piscinas de hotéis da região.

Conheça mais e veja dicas de Mossoró

As águas naturalmente quentes chegam às piscinas dos hotéis com uma média de 58°C, e oferecem aos visitantes deliciosos banhos mornos a medida que as águas vão perdendo calor ao ter contato com a superfície.

Ótimo final de viagem para relaxar muito e descansar!

Cuidado Para Não se Perder

De Aquiraz até Pindoretama: você deverá pegar a Avenida Torres de Melo e continuar nela após se tornar a Av. Nossa de Lourdes. No final da via, pegue a CE-040 e siga em frente até a placa informar que você está em Pindoretama.

Já de Pindoretama até Beberibe: saia pela região sudeste, pegue a CE-040 e siga em frente até a via seguir para a esquerda. Faça a curva e continue na CE-040 até chegar a Beberibe.

Beberibe até Fortim: saia ao sul pela rodovia CE-040, que o levará diretamente a Fortim, o difícil é errar esse caminho!

Fortim até Canoa Quebrada: siga pela CE-040, virando à esquerda na BR-304. Depois de passar por Aracati e seguir alguns quilômetros, vire à esquerda e siga em frente até chegar à Avenida Canoa Quebrada.

***
Agora que você já conhece os encantos da Rota das Falésias, que tal se programar para curtir todas as praias desses 415 quilômetros que conectam o Ceará e o Rio Grande do Norte oferecendo lazer e diversão para todos os gostos e idades? Vem conhecer esses encantos de pertinho!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de outubro de 2018