PRAIA DE CANOA QUEBRADA (CE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

O turista que chega a Fortaleza costuma aproveitar a base na capital do Ceará para explorar a fundo outras joias do litoral do estado. O Nordeste possui uma costa riquíssima, com praias que já estão no roteiro da maioria dos viajantes e outras mais intocadas, mas sempre com a beleza natural predominando. E essas vilas escondidas muitas vezes são a melhor parte das férias para muita gente. Como é o caso da Praia da Canoa Quebrada.

Localizada em Aracati, município de menos de 80 mil habitantes, fica a 12 km do centro e a 160 km de Fortaleza. A proximidade faz com que seja um destino bastante procurado por moradores da capital e turistas que chegam por lá para passeios de um dia, naquele bate-e-volta de sair de manhã cedo e voltar a noite.

Foto Lua e Estrela: símbolo oficial de Canoa Quebrada

A Lua e Estrela esculpidos na falésia de Canoa Quebrada, símbolo oficial do destino, no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com dunas e falésias de coloração avermelhada, Canoa Quebrada é famosa também pelo símbolo da lua com a estrela que se tornou o logotipo oficial da praia.

E tudo tem relação com a França. Na década de 60, a região foi ‘descoberta’ por cineastas franceses do movimento nouvelle vague que filmavam por ali e se apaixonaram – segundo a lenda. Como eles trabalhavam durante o dia e se divertiam a noite esculpiram a marca em uma falésia.

Outra versão aponta que um dos membros da equipe de filmagem era marroquino, e seguidor da religião islâmica. Incomodado com as constantes libertinagens noturnas dos amigos, decidiu se desculpar com Alá gravando a Lua e a estrela por lá, antigas marcas do Império Otomano que se tornaram símbolos maiores do Islã até hoje.

Seja qual for a verdade, o ambiente da cultura de liberdade trazido pelos franceses dominou a Praia da Canoa Quebrada por décadas, e ainda pode ser sentido na atualidade. E ainda aumentado pela chegada dos hippies na década de 70. São muitas as festas para quem decide ficar pela região, embora a maioria dos turistas não aproveite a noite por lá para voltar a Fortaleza no mesmo dia.
Quem está pelo litoral cearense não pode perder a oportunidade de conhecer Canoa Quebrada. Então siga as nossas dicas e saiba tudo que precisa sobre lá.

Que tal dar uma espiadinha nas fotos da Praia de Canoa Quebrada clicando aqui?

Como chegar em Canoa Quebrada

Embora Aracati e região ainda sejam razoavelmente intocados e abriguem essa cultura alternativa de seus primeiros fãs, nos últimos tempos o local passou a ser cada vez mais visitado. E o grande facilitador é a distância de Fortaleza até Canoa Quebrada, que permite aos moradores e visitantes da capital do Ceará chegarem lá de maneira rápida e fácil para passar o dia. São apenas 160 km, aproximadamente, que podem ser percorridos em pouco mais de duas horas de estrada.

O caminho da capital cearense até Aracati, Canoa Quebrada e sua praia, é simples. As rodovias estaduais CE 040 e CE 371, tomando a primeira até a entrada para Aracati e depois a segunda até o litoral. Depois, é só seguir a rua Descida da Praia para dar de cara com o centrinho de Canoa Quebrada.

Mas e a praia de Canoa Quebrada, onde fica? São cerca de 12 km desde o centro de Aracati até a sua joia mais famosa, com as dunas e falésias que tanta gente atraem, principalmente no verão.

Para os que decidem passar mais de um dia por lá, é possível encontrar hospedagem tanto no centro da cidade principal quanto no centrinho alternativo de Canoa, que já possui algumas pousadas e hotéis para suprir a demanda de turistas que chega na região.

Reserve sua pousada em Canoa Quebrada aqui!

Quando ir

Com a alta temporada se estendendo entre dezembro e fevereiro, naturalmente esses são os meses mais cheios em Canoa Quebrada. E, em se tratando de Nordeste, com calor o ano inteiro, muita gente também aproveita para ir em julho ou agosto com as férias escolares.

Embora seja melhor para curtir a praia nos outros meses, vale ficar atento para o período de mais chuvas, que costuma ser entre fevereiro e maio. Meses como outubro e novembro pode ser a opção ideal, já com aquele clima de verão, mas ainda sem a quantidade de turistas que chegam por lá depois.

De toda forma, por se tratar ainda de uma vila menos explorada, apesar da fama recente, dá para aproveitar Aracati e Canoa Quebrada mesmo no auge do verão. E com a vantagem de mais estabelecimentos funcionando e opções para os passeios imperdíveis da região.

O que fazer na Praia de Canoa Quebrada

O misticismo trazido pelos primeiros ‘colonizadores’ da região é o grande charme de Canoa Quebrada. Seja os hippies ou os cineastas franceses, o ambiente da pequena vila de pescadores se tornou outro depois da chegada deles. Inclusive, foi lá que se originou a arte da silicogravura, aquela dos desenhos em areia dentro de garrafas de vidro.

Além disso, é claro, o intenso contato com a natureza em um lugar semi isolado, e com a beleza incrível da costa formada por dunas, falésias e o mar azul do Ceará, também ajudam a atrair os turistas o ano todo.

Você está conferindo dicas da PRAIA DE CANOA QUEBRADA (CE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Entre as praias de Fortaleza e proximidades, Canoa Quebrada está sempre apontada como uma das melhores. A faixa de areia tem grande extensão, e a água está sempre com temperatura agradável, como é comum no Nordeste – sem ondas fortes e limpa, pontos importantes para curtir o mar. A estrutura também é boa, com barracas oferecendo de tudo (incluindo almoço) e muitos restaurantes próximos no centrinho da vila.

Confira as 10 Melhores Praias do CEARÁ

As falésias e dunas de areia vermelha são os maiores cartões-postais de Canoa Quebrada. Principalmente aquela com a marca da Lua e da estrela esculpida em si. Point para muitas fotografias, a falésia ajuda a compor o belíssimo cenário que encanta a todos que chegam ali para apenas relaxar nas férias em contato com a natureza. E não há lugar melhor.

Antes do fim do dia, vale a pena curtir a Duna do Pôr do Sol. Como o nome já sugere, é lá que o povo se reúne para contemplar o Astro Rei indo embora com a tarde se encerrando. Dá para subir a pé e o visual rende ótimas fotos, mas é preciso que o dia esteja bem limpo. Se houver nuvens no céu, é possível que não consiga ver nada além delas na hora.

Foto da orla da Praia de Canoa Quebrada.

A paradisíaca Praia de Canoa Quebrada, com seu mar azul e falésias avermelhadas, no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto turistas na Praia de Canoa Quebrada.

Turistas curtem as águas azuis cristalinas da pacata Canoa Quebrada, no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto passeio de bugue pelas Dunas de Canoa Quebrada.

O passeio de bugue pelas Dunas de Canoa Quebrada é obrigatório para todos que visitam a região. O percurso faz conhecer lugares ainda mais incríveis! No Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entardecer na Duna Pôr do Sol,

O mais belo e famoso entardecer, visto na Duna Pôr do Sol, em Canoa Quebrada, Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

À noite, é a rua principal da vila de Canoa que se torna a atração maior. Oficialmente Rua Dragão do Mar; popularmente chamada de Broadway. Cheia de lojinhas, bares e restaurantes, a música que domina o ambiente é tanto o reggae quanto o forró. E todo mundo que visita a região acaba passando algumas vezes por lá – ela é um boulevard, ou seja, somente pedestres e nada de carros. E é o maior ponto de encontro local.

O passeio de bugue até Ponta Grossa, praia vizinha a Canoa Quebrada e também frequentada por moradores de Fortaleza, é um dos mais interessantes da região. São cerca de 50 km entre uma e outra pela própria areia, na maré baixa, absolutamente imperdível para conhecer uma parte do litoral cearense quase intocada – o tour leva aproximadamente 3 horas. Lá é bem menos cheio, com pouca estrutura, mas vale a visita. Quem está de carro também pode fazer o trajeto pela praia.

Canoa Quebrada: dicas para curtir sem pressa

Mais próxima à Canoa, a apenas 8 km de distância, fica a praia de Majorlândia. Bem mais rústica e ainda pouco explorada, também compensa pelos preços camaradas. Tudo lá é simples, e é possível ir andando até ela. O passeio de bugue até Ponta Grossa passa por ali no caminho.

Para quem procura passeios mais curtos, outro passeio de bugue leva o turista apenas pelas imediações de Canoa Quebrada, subindo e descendo dunas. Ideal para conhecer os arredores e com parada no símbolo da Lua e da estrela, além de uma pequena lagoa para mergulho. Como complementos, o visitante pode ainda praticar tirolesa ou esquibunda na areia.

***
Deu pra ver que com suas belezas naturais de tirar o fôlego, capitaneadas pelas falésias e dunas avermelhadas, a Praia de Canoa Quebrada é um ótimo passeio para quem está em Fortaleza. Quem puder esticar a viagem deve saber que compensa passar ao menos uma noite na vila, para conhecer seu misticismo e sua história, para curtir a Broadway e a culinária local, e, claro, para ficar querendo voltar assim que possível!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  20 de Março de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site