Guia Completo BELO HORIZONTE

Avalie este artigo

Belo Horizonte é um daqueles poucos casos onde a capital do Estado fica ofuscada pelas atrações turísticas do interior. As cidades históricas de Minas Gerais são, de fato, um grande atrativo para quem chega por aqui, mas o que acha de tirar uns dias de suas férias e dedicá-los à Capital do Pão de Queijo?

A charmosa Beagá é um destino que mescla gostos. Você encontra atrativos históricos, culturais, culinários, festivos, naturais e muito mais. Gigante em território e em bom gosto, propomos que você tire uns dois dias de passeio pela capital mineira com o nosso guia em mãos. Desafio aceito? Então veja o que escolhemos para você ver e fazer em Belo Horizonte.

Roteiro Histórico de Belo Horizonte: conhecendo mais do Brasil-Colônia

Aqui tem muita história para contar. Belo Horizonte ainda mantém intactos muitos pontos turísticos, principalmente da época do Brasil-Colônia. Destacamos os principais para você visitar.

Memorial Minas Gerais

Indicamos esse museu como seu primeiro ponto de parada em Belo Horizonte, pois é aqui que encontrará o maior acervo sobre a história da capital e de todo o estado de Minas Gerais. No prédio já funcionou a Secretaria de Estado da Fazenda, mas hoje abriga um acervo do século 18 incrível e único. Você também conhecerá muito mais da história do Brasil no período colonial aqui. A Era do Ouro e do Diamante também é contada em muitos objetos históricos muito bem mantidos no lugar.

Um diferencial do Memorial Minas Gerais é também a possibilidade de acompanhar itens importantes para a história contemporânea da cidade e uma perspectiva futurísticas de como será Belo Horizonte nas próximas décadas.

Centro Cultural Banco do Brasil

Antes que você pense, nós não erramos de dica! O Centro Cultural Banco do Brasil é um complexo cultural de total importância para Belo Horizonte, sendo um dos maiores do Brasil. Ainda assim queremos que você visite o espaço sob uma perspectiva histórica. O prédio guarda uma herança do nosso período colonial que é única.

A arquitetura do prédio, com influência em art déco mostra as muitas décadas mantidas aqui. A vidraçaria também é incrível, além de tapetes, mobílias e luminárias que datam de séculos passados.

Uma ótima dica é pagar pela visita teatralizada para conhecer ainda mais sobre a história do prédio.

Circuito Histórico pelo Centrão e Centrinho

As duas partes do centro de Belo Horizonte, o Centrão e o Centrinho, guardam muito da história da cidade e você pode conhece-las em um passeio a pé muito enriquecedor. Indicamos que você comece pelo Marco Zero, exatamente onde Belo Horizonte foi criada, que é no ‘Pirulito da Praça Sete’. Esse é um obelisco na praça Sete de Setembro e que marca o lugar de onde a cidade começou a ser construída.

Daqui você pode passar por pontos como o Cine Theatro Brasil Vallourec, datado de 1932 e também o primeiro da cidade; Igreja São José, que serviu de palco para muitos movimentos históricos; suba a Rua da Bahia até o Castelinho, uma igreja antiga e também importante; faça uma parada no Centro de Referência da Moda – o CRM – para conhecer mais dos modelos utilizados no Brasil Colonial; passe também no Edifício Maletta e chegue até o Bairro Floresta.

Nesse há um ponto final do seu circuito, em homenagem a Rômulo Paes, um cronista de origem mineira, com um monumento escrito “A minha vida é essa, subir Bahia e descer Floresta”, frase que ele sempre repetia para todos que se habilitavam a conhecer mais sobre a história de Belo Horizonte.

Museu Histórico Abílio Barreto

Sabemos o quanto Minas Gerais foi importante para a história do Brasil, mas você verá como, mesmo antes da fundação da cidade, muitos movimentos já aconteciam por aqui. O Museu Histórico Abílio Barreto guarda artefatos e documentos das antigas vilas da região.

Ele também está instalado em uma antiga fazenda, datada de 1883, com atrativos naturais e um bar muito tradicional. O espaço parece mais um cenário de novela e você com certeza se divertirá bastante.

Roteiro Cultural de Belo Horizonte: muita festa e tradição para suas férias

Cultura é o que mais há em Belo Horizonte. Do sotaque até a tradição de comer o abacaxi da feira, os mineiros da capital gostam de manter seus hábitos e tradições sempre presentes. Visitar alguns lugares o deixará mais perto de tudo isso.

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é uma das mais bonitas da cidade. O destaque desse ponto turístico não é somente a praça, mas um circuito cultural mais que especial criado pelos prédios importantes da redondeza.

foto-praca-da-liberdade-em-belo-horizonte-mg-0003

O Circuito Cultural Praça da Liberdade passa por prédios como: o Palácio da Liberdade, o Arquivo Público Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, o Espaço do Conhecimento UFMG (planetário), o Centro Cultural Banco do Brasil, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Museu Mineiro, o Centro de Arte Popular Cemig, o Memorial Minas Gerais e o Museu de Minas e do Metal.

foto-praca-da-liberdade-em-belo-horizonte-mg-0065

Todas as informações sobre podem ser obtidas no site do Circuito Cultural Praça da Liberdade(www.circuitoculturalliberdade.com.br). É importante que você programe com atenção esse passeio, para casar completamente as horas de todas as atrações do lugar.

Palácio das Artes

Um espaço totalmente dedicado à cultura de Belo Horizonte. Aqui você encontra cinema, teatro, salas de exposição e muito mais. É bem comum você encontrar uma programação diferente nesse complexo cultural. O espaço tem sempre um show novo, ou uma peça de teatro de sucesso, por exemplo. Dá para saber de toda a programação do Palácio das Artes (www.fcs.mg.gov.br) no site da instituição.

Caso queira apenas uma visita guiada, é possível agendá-la também. É importante que você entre em contato com o Palácio das Artes se a sua viagem for em uma época que a cidade está mais lotada, devido algum evento.

Museu de Artes e Ofícios

Esse museu é bem especial para Belo Horizonte. Toda a sua coleção é composta por peças resgatadas do século 18 e 19, e mantidas a partir de uma iniciativa de Flávio Gutierrez feita há mais de 50 anos.

Tombado pelo IPHAN como um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Museu de Artes e Ofícios passou a ser patrimônio público em 2005. Visitando o espaço você encontrará ofícios de diversas áreas como Transportes, Ambulantes, Lapidação e Ourivesaria, Alvenaria, entre muitos outros. É uma visita muito enriquecedora e indicada para todas as idades.

A programação e o agendamento de visitas guiadas pelo Museu de Artes e Ofícios podem ser consultadas pelo site da instituição(www.mao.org.br).

Praça do Papa

Apesar de ter um contexto histórico, queremos destacar a importância cultural dessa singela praça de Belo Horizonte. Ela já existia, mas com outro nome – Praça Israel Pinheiro – até que, em 1980, uma visita do Papa João Paulo II mudou tudo.

foto-praca-do-papa-em-belo-horizonte-mg-0882

A missa celebrada aqui marcou o lugar para os belorizontinos, que passaram a curtir mais o espaço e a rebatizaram de Praça do Papa. A vista daqui de cima é incrível e panorâmica. É o lugar mais tradicional para quem deseja curtir um pôr do sol na capital mineira.

Museu do Futebol Brasileiro

Considerado um dos museus mais importantes do Brasil e que contam a história do futebol, o Museu do Futebol Brasileiro mostrará para você artefatos e documentos importantes para o estado e o Brasil.

foto-estadio-mineirao-em-belo-horizonte-mg-

Esse museu está localizado dentro do Mineirão e você tem acesso através de uma visita guiada. É preciso apenas observar se não há jogo no dia, pois o museu fica fechado nesses eventos.

Museu Giramundo

Se você viaja com crianças, elas com certeza adorarão esse passeio. O Museu Giramundo guarda o maior acervo de teatro de bonecos na América Latina. É possível conhecer muitos mamulengos, marionetes e outras espécies de bonecos que fizeram parte de espetáculos grandiosos pelo Brasil. Além deles, também dá para ver uma das peças em cartaz e se divertir bastante no lugar.

Para agendar visitas guiadas ou tirar dúvidas sobre a atração, você pode visitar o site do Museu Giramundo (www.giramundo.org).

Você está conferindo o Guia Completo de Belo Horizonte. Se está gostando das dicas da capital mineira, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Pontos Turísticos Ecológicos: onde o seu encontro com a natureza será único

Todo o Estado de Minas Gerais foi abençoado com uma geografia encantadora. Em Belo Horizonte você encontra alguns parques e praças bem especiais.

Parque Municipal

Se você foi até o Palácio das Artes, o Parque Municipal é uma parada obrigatória. Ele cerca o complexo cultural e tem possui quase 200 mil metros quadrados de vegetação. Em 2014, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma revitalização do parque, deixando-o ainda mais bonito e seguro.

O lugar possui horário de funcionamento, estando aberto de terça a domingo, das 6h até as 18h. Vale muito a pena conhecer esse imenso parque que corta praticamente todo o centro de Belo Horizonte. É na entrada do parque, mais precisamente na Avenida Afonso Pena, que todos os domingos acontece a Feira Hippie, muito famosa na cidade inteira. É uma programação muito indicada para quem deseja comprar aquele presentinho para si ou para os amigos e parentes que ficaram em casa.

Complexo da Pampulha

Certamente você esperou essa dica no roteiro histórico ou no roteiro cultural, acertamos? A atração de fato tem muito o que conta sobre a história de Belo Horizonte e de um filho nato e bem conhecido por todos: Oscar Niemeyer. É no complexo que estão três projetos de Niemeyer reconhecidos internacionalmente: a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e a Igreja de São Francisco, esta última cartão-postal de BH.

foto-complexo-da-lagoa-da-pampulha-em-belo-horizonte-mg-0691

Se você está se perguntando o porquê do Complexo da Pampulha estar em seu roteiro pelos pontos turísticos ecológicos da cidade, a resposta é bem simples: programe um passeio pela região! Na verdade, não vamos contar muito o que você encontrará aqui porque é um cenário que somente pode ser visto e não descrito.

foto-complexo-da-lagoa-da-pampulha-em-belo-horizonte-mg-

Todo o Complexo guarda riquezas da flora e da fauna de Belo Horizonte de uma forma bem natural e charmosa. Pare na Lagoa da Pampulha, principalmente no final da tarde. Você pode também alugar uma bicicleta e dar uma volta completa no complexo para admirá-lo em diferentes pontos. Muitas árvores, flores, capivaras e jacarés é o que você encontrará nesse passeio.

foto-complexo-da-lagoa-da-pampulha-em-belo-horizonte-mg-0288

É aqui que você também encontrará o Zoológico e o Jardim Botânico de Belo Horizonte. Se estiver viajando com crianças, já sabe que elas vão adorar o passeio.

Parque das Mangabeiras

Esse passeio pode ser feito no mesmo dia que você for conhecer a Praça do Papa – que falamos mais acima. O Parque das Mangabeiras é um espaço verde e de onde você tem uma vista completa de Belo Horizonte.

foto-parque-das-mangueiras-em-belo-horizonte-mg-0954

O acesso aqui é gratuito e você precisa apenas de um pouco de disposição para subir uma pequena ladeira. Garantimos, porém, que o resultado visto do alto desse mirante é compensador.

foto-mirante-das-mangabeiras-em-belo-horizonte-mg-0928

Caso esteja animado, você pode ainda complementar o passeio com alguma das trilhas da Serra do Curral, onde o acesso é feito a partir daqui. Alguns lagos, cachoeiras e quadras para prática de esportes são encontradas também para a diversão de todos.

Instituto Inhotim

Apesar de não ficar necessariamente em Belo Horizonte, é difícil alguém querer conhecer a cidade e deixar o Inhotim de lado. Um misto de parque verde com complexo de arte contemporânea, indicamos que você reserve um dia inteiro para visitar esse espaço.

foto-instituto-inhotim-em-brumadinho-mg-0427

O Inhotim tem o acesso cobrado, mas todas as quartas a entrada é gratuita. Você pode chegar aqui através de transporte alternativo que fica na porta da rodoviária, por ônibus que parte da Rodoviária – pela empresa Santur – ou contratando um passeio em diversas agências turísticas da capital.

Roteiro Gastronômico de Belo Horizonte: pão de queijo, doce de leite e muita comida mineira

Comer é uma das coisas que você mais vai fazer enquanto estiver por aqui. Se está naquela dieta, deixa de lado por um dia, porque garantimos que resistir às comidinhas dessa cidade é algo impossível. Veja onde encontrar as mais saborosas.

Mercado Público Central

Poderíamos até ter listado o Mercado Público Central mais acima, quando falamos sobre o roteiro cultural de Belo Horizonte. É verdade que esse espaço guarda muito da cultura e das tradições mineiras, mas pulamos alguns tópicos por uma razão bem justa: é aqui que você encontrará as comidas mais deliciosas da cidade.

foto-mercado-publico-central-em-belo-horizonte-mg-0150

Pão de queijo, muito doce de leite, balas de coco, doce de mocotó, cachaça, torresmo quentinho e muito mais tem por esses corredores. Para quem deseja experimentar um pouco de tudo, nem precisa circular muito. Vem para cá que com certeza você encontra.

foto-mercado-publico-central-em-belo-horizonte-mg-0164

O Mercado Público Central de Belo Horizonte fica na Avenida Augusto Lima, 744, no Centro. Ele funciona de segunda até sábado, das 7h até as 18 h e aos domingos e feriados das 7h até as 13h. Caso queira, também pode contratar uma visita guiada, entrando em contato no site do Mercado Público Central de Belo Horizonte (http://mercadocentral.com.br).

Savassi

Savassi é um bairro muito cultural de Belo Horizonte e também um ótimo destino para experimentar da culinária da cidade. O nome real do bairro era Funcionários, mas uma padaria local e bem tradicional mudou a popularidade daqui durante os anos 70 e 80. A Prefeitura de Belo Horizonte vendo que o bairro tinha sido de fato rebatizado pela população, o criou efetivamente em 2006. O antigo bairro Funcionários foi desmembrado e a Savassi ganhou um CEP e muito mais charme!

Aqui você encontra muitos bares. É um destino bem agradável também para curtir a noite de Belo Horizonte. Alguns restaurantes das redondezas são especializados em comida mineira e muitas padarias e delicatessen vendem os doces mais saborosos da cidade.

Em outubro sempre acontece a festa de aniversário da Savassi, que movimenta completamente o bairro com feiras de comida, shows e muito mais. Outro evento que agita o bairro e iniciou em Belo Horizonte é pra lá de saboroso: o Festival Comida Di Buteco, que elege os melhores petiscos dos barzinhos participantes. O concurso geralmente ocorre de abril a maio, e a eleição se dá em junho. O prato vencedor passa a ser oferecido junto ao cardápio, valorizando ainda mais os sabores regionais. A competição já ganhou o coração de várias cidades. Veja a programação oficial(www.comidadibuteco.com.br) e participe!

Cervejarias Artesanais

Você pode fazer um tour pelas cervejarias artesanais de Belo Horizonte e experimentar o que a cidade faz muito bem feito: bebidas. Mesmo quem não gosta de tomar bebida alcoólica, se renderá a degustar essas cervejas que são únicas. Algumas são encontradas apenas na cidade.

Tire uma tarde para visitar algumas dessas cervejarias e entenda o porquê do ditado que diz que “Se Minas não tem mar, vamos para o bar!”. As cervejas mais tradicionais podem ser encontradas no bairro de Santa Tereza, no prédio do Maletta, no Mercado Central e, claro, na Savassi.

Dica importante

Todos os roteiros acima podem ser vistos de uma forma muito especial. Em toda a cidade de Belo Horizonte você encontra os famosos e tradicionais Tuk Tuk. Esses são carrinhos de três rodas, na cor amarela e que circulam pelos principais pontos turísticos da capital mineira. O valor cobrado varia do ponto de partida e chegada, além do tempo do trajeto.

Outra dica eficiente para suas férias em Belo Horizonte é comprar o Minaspass (www.abihmg.com.br). Criado pela Prefeitura da capital, esse passaporte dá acesso aos diversos pontos turísticos da cidade, além de transportes especiais para turistas. É uma maneira de evitar filas e garantir seu ingresso sem preocupação.

Quando ir e onde ficar

A cidade de Belo Horizonte é um destino perfeito em qualquer época do ano. As variações do clima da cidade fazem com que o frio ou o calor sejam muito intensos em alguns meses. Durante o inverno, por exemplo, as temperaturas caem muito, principalmente nos bairros com maior altitude.

O melhor período, para quem não quer encontrar muita chuva ou muito sol em Belo Horizonte é, com certeza, de julho até novembro. A temperatura nessa época é mais amena e você pega dias alternados de pouco calor e pouco frio.

Quanto ao lugar para ficar, indicamos sempre que você busque por hotéis no Centro ou na Savassi. Há muitos outros hotéis e pousadas por toda Belo Horizonte, mas o acesso a partir desses que citamos aos pontos turísticos da capital é bem mais facilitado.

Check List: 10 coisas indispensáveis para fazer em Belo Horizonte

Cada um dos cantinhos que citamos nesse guia são bem especiais. Dependendo do tempo que você tem de viagem pode dar para ver e curtir todos ou apenas alguns deles. Por isso, montamos um pequeno check list com 10 coisinhas que você pode fazer por Belo Horizonte e que são quase que obrigatórias. Veja.

1 – Comer no Mercado Central;

2 – Circular pela Savassi e experimentar uma cerveja artesanal com torresmo;

3 – Conhecer a Feira Hippie e o Parque Municipal;

4 – Andar de bicicleta pelo Complexo da Pampulha;

5 – Ver um pôr do sol na Praça do Papa;

6 – Andar de Tuk Tuk;

7 – Conhecer o Instituto Inhotim;

8 – Fazer uma trilha a partir do Parque das Mangabeiras;

9 – Conhecer a história de Belo Horizonte em um tour pelos principais museus da cidade;

10 – Assistir um jogo de Futebol no Mineirão.

Malas prontas? Gostou das nossas dicas sobre Belo Horizonte? Você já conhece a cidade? Conta para nós o que achou do guia e quando vai visitar BH! Quem sabe não nos encontramos lá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 26 de agosto de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.