PRAIA DE CANTO GRANDE (SC): O Que Saber Antes de Ir, Dicas e Fotos

5/5 - (1 vote)

A Praia de Canto Grande fica na cidade de Bombinhas, em Santa Catarina. É constituída por uma enseada que possui dois lados: o Mar de Dentro e o Mar de Fora. Entre cada um dos lados você encontra uma vila de pescadores, que mantém, ainda hoje, tradições açorianas de antigos imigrantes.

Mas não é só isso que a Praia de Canto Grande te reserva. Tem muito mais. A gente reuniu as principais dicas para você saber antes de chegar por aqui. Dá uma conferida!

Reserve seu Hotel em Bombinhas

Foto pescadores de Tainha, Bombinhas, SC.

A pesca da Tainha é tradicional em Bombinhas e os restaurantes da região são especializados nesse prato.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como Chegar na Praia de Canto Grande

Quem está fora do estado, pode optar por voos que desembarcam no aeroporto de Florianópolis ou no aeroporto de Navegantes. O primeiro a 80 quilômetros de distância e o segundo a 60 quilômetros de distância.

Dos dois aeroportos dá para pegar traslados até Bombinhas, feitos por empresas de turistas que oferecem o serviço. É uma forma bastante econômica para quem quer chegar rápido, com segurança e economizar um pouco mais.

De carro ou van, o percurso é feito pela BR 101 até o KM 243 e, posteriormente, pela SC 412 até chegar em Bombinhas.

Foto mar Praia Canto Grande, em Bombinhas, SC.

O mar cristalino e maravilhoso da Praia Canto Grande, em Bombinhas, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

De ônibus, há linhas partindo de todo o estado para cá. As empresas Pluma, Itapemirim e Catarinense oferecem linhas durante todo o dia. Se você vem de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo ou Rio de Janeiro, pode também chegar aqui de ônibus. No entanto, é preciso optar por dois trajetos. O primeiro até Balneário Camboriú e o segundo até Bombinhas.

Chegando em Bombinhas, se deslocar até a Praia de Canto Grande é bem simples. São cerca de 5,5 quilômetros do centro, que podem ser percorridos de carro. Se você não tem um veículo, facilmente encontrará vans alternativas e taxis que oferecem o serviço.

Quem gosta de se aventurar, pode fazer esse percurso em uma caminhada pela praia! É uma distância considerável, mas dá para fazer paradas e aproveitar para conhecer outras partes de Bombinha.

Veja DICAS sobre BOMBINHAS

Quando visitar a Praia de Canto Grande?

As praias de Bombinhas ficam todas lotadas nos meses de verão. Canto Grande não é exceção. Em janeiro é a época de maior visitação, devido as férias nas escolas.

A alta temporada vai de dezembro até a Páscoa nesta região, mas do final de fevereiro em diante o movimento fica mais ameno, os engarrafamentos de fim de tarde diminuem e você ainda pega muita coisa boa do verão.

Outra boa dica é não esperar demais. Não deixe para viajar no fim do verão e início do outono, pois esse é um período de transição entre as estações em que as chuvas são constantes.

CONHEÇA nossa GALERIA DE FOTOS 360º de BOMBINHAS

O que fazer na Praia de Canto Grande

Canto Grande oferece muitas opções de lazer. A praia está sempre em primeiro lugar, mas vá com tempo para explorar e conhecer de perto a região.

Deixamos algumas sugestões.

Aproveitar as praias das duas pontas

Como citamos antes, a Praia de Canto Grande é dividida em duas partes: Mar de Fora e Mar de Dentro. Cada uma tem suas particularidades, que vale a pena destacar!

Uma boa dica é explorar as duas pontas da Praia de Canto Grande. Por serem diferentes, a sensação é que você está em duas praias sem precisar se deslocar muito.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE A PRAIA DO CANTO GRANDE (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Mar de Fora

Localizada a leste da vila de pescadores, com uma extensa faixa de areia branca, que chega a quase 4 quilômetros.

Essa parte dá continuidade a Mariscal.

O mar, apesar de ser mais agitado deste lado, encanta por suas águas mais transparentes e convidativas. A prática de esportes náuticos é bem comum por aqui.

O lado Mar de Fora possui estrutura montada com excelência. A presença de salva-vidas por aqui é muito constante, trazendo mais segurança para os banhistas.

Na região o visitante pode aproveitar os quiosques e restaurantes. Querendo prolongar o passeio, há como se hospedar em alguns hotéis e pousadas da região.

10 melhores HOTÉIS E POUSADAS em BOMBINHAS BARATOS – Preço Baixo!

Mar de Dentro

Já Mar de dentro está situada nas redondezas do Morro do Macaco.

A região possui um mar mais tranquilo e as águas azuis e calmas são um convite para as horas de lazer das famílias com seus pequenos.

Este é o melhor ponto para aproveitar o sol, desde a manhã até o final da tarde. Além disso, o colorido dos barquinhos de pesca se encarrega de oferecer uma visão mais bela e atraente para as fotos.

Curtir o Por do Sol no Mar de Dentro

A parte do Mar de Dentro guarda um cenário único para o por do sol. O final de tarde aproveitado do trapiche dessa praia é algo que você realmente precisa ver de perto.

É comum ver pessoas reservando seu cantinho na praia e ficando até o escurecer. Durante a noite, dependendo da época da sua viagem, ainda há luau promovido por moradores e turistas.

PRAIA DE BOMBINHAS (Bombinhas/SC): O que saber antes de ir e fotos

Fazer um passeio de barco pelas redondezas

Já do outro lado, em Mar de Dentro há opções de passeios de barco.

Essa é uma ótima maneira de conhecer a região. Além disso, as águas mais calmas permitem mais diversão para toda a família em alto mar.

Aproveite a gastronomia local

A Praia do Canto Grande tem uma gastronomia muito rica, com pratos baseados em frutos do mar.

Experimente os mariscos vindos das águas de Mar de Dentro. As ostras também são especiais, pois vêm de fazendas marinhas existentes por aqui. Estas águas são bem favoráveis a maricultura.

PRAIA DA LAGOINHA (BOMBINHAS): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Conheça o Mirante Eco 360º

O passeio até o Mirante Eco 360º é obrigatório para todos os turistas na Praia do Canto Grande.

Você terá duas diversões: um museu e o mirante. A entrada custa 10 reais (valor para março de 2020) para os dois.

Para chegar aqui é preciso seguir por uma trilha de nível médio. São cerca de 15 minutos de subida, mas que valem a pena no final. Daqui você tem uma visão muito bela das praias de Bombinhas.

O museu não é grande, mas é muito bacana. Aqui perto ainda há dois mirantes voltados para o sul . De um deles é possível visualizar até mesmo um pouco de Florianópolis.

Visitar o Parque Municipal do Morro do Macaco

O Parque Municipal do Morro do Macaco é considerado o pico da Praia do Canto Grande. A trilha que leva até o ponto mais alto dura cerca de 40 minutos para ser percorrida e precisa de um certo esforço, visto que é uma subida.

O acesso para a trilha fica na praia do lado esquerdo da praia, na parte do Mar de Dentro. Do alto é possível observar as praias da região, a ilha de Arvoredo e a Ilha Deserta.

10 Melhores praias de BOMBINHAS (SC)

Praticar mergulho

Bombinhas é vista como a Capital do Mergulho e a Praia do Canto Grande é um dos locais apropriados para este esporte.

Tanto amadores como profissionais encontram pontos para praticar a atividade por aqui. Quem não tem ou não trouxe o seu equipamento, há instrutores alugando tudo para os turistas.

Praticar esportes aquáticos na parte do Mar de Fora

A parte do Mar de Fora guarda ondas mais fortes e altas. Isso atrai bastante surfistas para cá. Se você gosta do esporte ou de admirar a prática, pode se divertir muito nessa parte da praia.

Além do surfe, ainda dá para se aventurar no iatismo e canoagem nessa parte da Praia de Canto Grande.

PRAIA DA SEPULTURA (Bombinhas / SC): o que saber antes de ir e fotos

O que descobrir nas redondezas da Praia de Canto Grande

Além da Praia do Canto Grande, Bombinhas guarda outros locais que vale a pena conhecer. As praias mais próximas daqui são:

    • Praia da Tainha: fica a 2 quilômetros;
    • Praia de Mariscal: fica a 3,3 quilômetros
    • Quatro Ilhas: fica a 5 quilômetros
    • Zimbros: fica a 4,2 quilômetros
    • Praia Retiro dos Padres: fica a 6 quilômetros.
Foto do mar da Praia de Zimbros, Bombinhas.

Águas tranquilas e azuis formam uma imensa piscina na Praia de Zimbros, em Bombinhas, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra boa pedida é um tour ciclístico e gastronômico por Bombinhas. A mais ou menos 1 quilômetro da Praia de Canto Grande existe uma equipe de cicloturismo, a Bike Tour Mariscal, que cuida de tudo para proporcionar maravilhosos momentos de bicicleta. Mais ou menos 30 quilômetros são percorridos, passando por diversos locais onde se degustam muitas delícias.

Veja também outros conteúdos sobre Bombinhas e região

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 19 de maio de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.