ITACARÉ (BA): tudo que você precisa saber

Quer conhecer um pedaço do paraíso da Bahia? Então vá até Itacaré! E para planejar sua viagem e curtir ao máximo esse destino, confira as dicas desse post. Quer conhecer um pedaço do paraíso da Bahia? Vá até Itacaré! E para planejar sua viagem, confira as dicas desse post.

Turismo na BAHIA para todos os estilos de viagem!

O litoral da Bahia é de longe o mais extenso do Brasil. Então não é de se espantar que as praias baianas sejam consideradas muitas vezes as melhores do país. De norte a sul, da divisa com o Sergipe descendo até o Espírito Santo, não faltam opções de alto nível para passar as férias com muito sol e mar. E uma das principais é Itacaré. Com Mata Atlântica preservada, a paisagem fica ainda mais bonita, já que o verde se soma ao azul do mar por toda parte. E com o bônus de rios e cachoeiras próximas para mudar de ambiente quando quiser.

A linda orla da Prainha, reduto tranquilo e rústico em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A chamada Costa do Cacau é a região onde se encontra Itacaré, então dá para entender porque antes era repleta de fazendas – e ainda se encontra chocolates deliciosos por lá! A estrutura já é ótima para o turismo, com opções de hospedagem e alimentação para todos os gostos e bolsos. Mas ainda com um certo clima de vila do interior que sempre é bom para ajudar a relaxar nas férias fugindo das cidades grandes. De maneira geral, Itacaré é o destino perfeito para descansar e recarregar as baterias com muita beleza natural ao redor.

Como chegar em Itacaré

A maneira mais rápida e fácil de chegar em Itacaré é mesmo através de Ilhéus. Na cidade vizinha, o Aeroporto Jorge Amado recebe voos de todo o Brasil diariamente. E fica bastante perto, a pouco mais de 70 km de distância. O trajeto é feito quase todo pela rodovia estadual BA 001, para depois pegar a BA 654 no trecho final, já entrando rumo ao litoral, e costuma durar menos de uma hora e meia. Há também opções de ônibus ligando os dois municípios, então o transporte ainda é prático para aqueles que não dirigem.

Confira agora mais fotos lindas de Itacaré

Para os que vão de carro ou ônibus a partir de Salvador, a distância entre a capital baiana e Itacaré é de cerca de 250 km e cinco horas de estrada – também usando a BA 001 direto no sentido sul. Também é possível chegar via Porto Seguro, subindo pela BR 101 e depois BR 415 até chegar na BA 001, por aproximadamente 370 km e seis horas de viagem.

Quando ir

Naturalmente, como todo o litoral baiano, Itacaré tem sol e calor o ano inteiro. Então não importa a data, pode marcar a viagem sem receio – e há a vantagem de não haver um período maior de chuvas também, espalhando ao longo das estações. Elas aparecem bastante, mas nunca por muitos dias. E como de se esperar, é na alta temporada que a cidade fica lotada e os preços sobem em todos os segmentos – dos restaurantes às hospedagens. Entre dezembro e o fim do Carnaval, pode ter certeza de muito fluxo de turistas por lá, com todas as praias mais cheias e os valores impulsionados por isso, então pode ser melhor evitar. Feriados prolongados também passam pelo mesmo.

Conheça as Melhores Praias de Itacaré aqui!

Outro fator importante é avaliar a tábua de marés para o período da viagem. A costa da Bahia é bastante influenciada pelo movimento das águas, e nas luas cheia e nova a variação é sempre maior – fazendo com que em poucas horas o mar passe de calminho e cheio de piscinas naturais na maré baixa para tomar boa parte da areia com ondas grandes na alta em alguns lugares. Quando a lua estiver crescente ou minguante, a diferença não aparece tanto.

Onde ficar em Itacaré

Na hora de escolher a hospedagem, a cidade oferece alternativas para todos os bolsos e todas as tribos. Itacaré é sempre muito procurada por surfistas, então por isso mesmo sempre há os hostels descolados onde esse público se concentra, assim como a galera jovem em geral. E geralmente são ideais para quem quer economizar, com ótimo custo-benefício. Mas vale lembrar também que estamos falando do litoral baiano, então sempre é de se esperar a presença de resorts e hotéis de luxo em ambientes exuberantes. E por lá não é diferente, com a presença de alguns famosos como o Txai Resort, o Canto Leela Eco Resort, o Itacaré Eco Resort e o Terra Boa Hotel Boutique.

Veja os RESORTS mais INCRÍVEIS do Nordeste aqui!

No geral, nem os hostels nem os resorts: o que domina Itacaré são as pousadas. E saber onde deseja ficar é essencial na hora de escolher uma das muitas.

Você está conferindo dicas de ITACARÉ (BA): tudo que você precisa saber. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família para curtir esse paraíso!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer em Itacaré

Praias, muitas praias. Sem dúvida esse será um roteiro incrível na sua temporada em Itacaré! Veja.

As praias urbanas

Ninguém chega a Itacaré esperando algo diferente do que dias sem fim debaixo do sol, curtindo o mar e relaxando nesse paraíso baiano. E o que não falta é oferta de faixa de areia. Divididas entre as opções urbanas, próximas ao centro, e as rurais, mais afastadas e intocadas, há opções para todos os gostos.

Conheça todas as Praias de Itacaré aqui!

As centrais são mais procuradas pelo fácil acesso, naturalmente, a partir de onde se concentram a maioria das pousadas. A Praia da Concha tem ótima estrutura e mar calminho, cheia de famílias – e é, de longe, a mais movimentada da cidade. A Praia da Coroa é a única imprópria para banho por lá, já que sedia o cais do porto local, mas vê bastante movimento em sua orla com o belo cenário cheio de barquinhos, então vale caminhar por lá para apreciar a vista. Já através da rua chamada de Caminho das Praias se chega às alternativas urbanas mais reservadas. Resende, Tiririca, Costa e Ribeira são menores e charmosas, e dá para andar pelas pedras entre uma e outra.

A linda Praia da Ribeira tem mar e rio que encantam os turistas e visitantes de Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As praias rurais

São as praias mais afastadas do centro, e onde a natureza aparece com ainda mais força. Para acessá-las, é preciso pegar a BA 001 e algumas ainda exigem uma pequena trilha até a areia – apesar disso, a mais longe fica somente a 15 km da cidade. São verdadeiros paraísos reservados e intocados, e com menos público que as vizinhas urbanas. A primeira delas é Itacarezinho, talvez a mais famosa da região. Ela tem 3 km e mistura o ambiente rústico de trechos quase desertos com o sofisticado dos resorts e restaurantes à beira do mar. Em seguida, uma única trilha leva para Engenhoca, Havaizinho e Camboinha (conhecida também como Gamboa), além de dar acesso também a Itacarezinho se quiser ir caminhando. A primeira é a dos surfistas, a segunda é a da tranquilidade, e a terceira é a menor e com menos estrutura.

A paradisíaca e pequena Praia da Engenhoca, um reduto sensacional para curtir em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Depois vem a praia de Jeribucaçu, que exige trilha de meia hora – clique e veja mais fotos de lá e, por isso mesmo, é sempre mais vazia. Mas o visual incrível de verde ao redor do mar compensa o esforço. Já retornando rumo ao centro, a Prainha e a Praia de São José são ligadas por trilha.

Trilhas, mais trilhas e cachoeiras

E por falar tanto em trilha, não falta delas em Itacaré. Embora muitas delas levem às praias já citadas, existem outras também para cachoeiras e mirantes. A mais famosa, no entanto, é mesmo a Trilha das Quatro Praias, que contempla Itacarezinho, Havaizinho, Gamboa e Engenhoca. É possível também caminhar pela mata da Praia da Ribeira, próxima ao centro, até a Prainha e Praia de São José com um visual muito bonito. Jeribucaçu, como dito, também exige trilha para chegar na areia. Saindo um pouco da orla, a incrível Mata Atlântica da região esconde maravilhas. Uma delas é a Cachoeira da Usina, acessível por trilha de 40 minutos. Ainda há as cachoeiras do Tijuípe, do Cleandro e do Bom Sossego.

Pôr do sol na Ponta do Xareú

Não há programa mais badalado em Itacaré do que apreciar o pôr do sol na Ponta do Xareú. O local fica no fim da Praia da Concha, a caminho da Praia da Coroa, e é unanimidade por lá – não há lugar melhor para curtir o espetáculo do anoitecer. As pessoas ficam no meio das pedras esperando o Astro Rei baixar diretamente no mar. Há um bar para quem deseja curtir o fim de tarde e esticar com petiscos e bebidas. Definitivamente é imperdível para quem visita a cidade nas férias.

Veja dicas de bares e restaurantes em Itacaré

A noite na Pituba

Para fechar um belo dia de sombra e água fresca, nada melhor que curtir a noite nos bares e restaurantes locais. Em Itacaré, o grande point é a chamada Pituba, no centro, cheia de estabelecimentos para todos os gostos e bolsos. E lá realmente tem de tudo. Desde barzinho com música ao vivo até restaurantes sofisticados, passando por ambientes reservados para casais e por casas onde o forró domina o cenário e se pode dançar até de manhã. É só escolher! *** Agora que você já sabe tudo sobre Itacaré, pode planejar suas férias na Bahia com mais tranquilidade! Vamos lá?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de dezembro de 2018