10 MELHORES PRAIAS DE ITACARÉ (BA): fotos e dicas que ninguém te conta

Publicidade

Entre a serra e o mar, Itacaré é um dos destinos mais badalados da chamada Costa do Cacau. Bem no meio da Bahia, ao sul de Salvador, a pequena cidade de menos de 30 mil habitantes já foi parte de Ilhéus, e encanta os turistas que chegam lá com suas praias maravilhosas e natureza de tirar o fôlego – graças à Mata Atlântica ainda preservada na região.

ILHÉUS: 7 motivos para você visitar

Num primeiro momento é comum achar que Itacaré é como qualquer outro destino litorâneo do Nordeste, no estilo rústico e sossegado de vila de pescadores. Mas a exuberância da sua costa, aliada ao incrível ecossistema das redondezas e ao clima meio hippie vigente ajuda a tornar a experiência dessa viagem única.

Antiga aldeia indígena, reduto de jesuítas e vilarejo de pescadores, Itacaré ganhou o status de cidade ainda no século 18 – antes era parte da Capitania de Ilhéus. No centro do maior polo de cacau do Brasil, viu a agricultura também se tornar parte importante do local. Com uma história tão rica. E no século 20 foi ‘descoberta’ pelo turismo graças ao seu litoral belíssimo e ao clima de paz que reina por lá – tudo que se deseja nas férias.

A cidade ainda oferece boa estrutura para os visitantes. Quem procura hotel ou pousadas em Itacaré não fica na mão, com muitas opções – e ainda mais campings, hostels e casas de veraneio para alugar. A gastronomia também é de ótimo nível, com opções para todos os gostos e destaque para a culinária baiana, como não poderia deixar de ser.

Então não há desculpa: planeje a viagem, arrume as malas e conheça as melhores praias de Itacaré.

1- Praia de Jeribucaçu

Uma das praias imperdíveis de Itacaré, Jeribucaçu é favorito dos surfistas com suas ondas fortes.

Chegando de trilha nela já se avista a pequena enseada repleta de coqueiros quase dentro do mar.

Para quem gosta de água doce, o rio de mesmo nome deságua ali e permite aquele refrescante banho para tirar o sal do corpo – e ali perto ainda há a Cachoeira da Usina.

São poucas, mas boas, as barracas na areia.

Para chegar, é preciso pegar a estrada que vem de Ilhéus e entrar quando a sinalização aponta por 3 km adentro. Depois, mais meia hora de caminhada pela mata. Ou então pode ser uma boa contratar passeios até lá com agências de viagem; táxis também levam até o começo da trilha.

Foto da Praia de Jeribucaçu, Itacaré, BA.

A belíssima Praia de Jeribucaçu, uma das mais paradisíacas de Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- Praia de Itacarezinho

Apesar do nome no diminutivo, Itacarezinho é uma das maiores praias de Itacaré com seus 3,5 km de extensão.

Localizada ao sul da cidade, é preciso entrar da BA 001 em uma estrada particular que leva até ela – e no caminho já há um mirante arrebatador para te deixar com vontade de chegar logo naquele cenário do mar quase engolindo os coqueirais intermináveis ao longo da costa.

Confira imagens em 360 graus de Itacaré e encante-se!

O mar é propício tanto para o surfe quanto para o mergulho, com muitos corais e até cavernas subaquáticas para os mais experientes.

No cantão norte ainda há uma cascatinha para se refrescar na água doce. O local também é ponto de reprodução de tartarugas marinhas, que visitam esse paraíso entre setembro e março para a desova.

Quem vai para lá também não perde a chance de fazer uma longa caminhada pelo belo litoral. Existem bares e restaurantes para atender o público.

Foto da Praia de Itacarezinho, Itacaré, BA.

A maravilhosa orla da Praia de Itacarezinho, que tem boa estrutura e um cenário de tirar o fôlego em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3- Praia da Engenhoca

Quer uma praia pequena, reservada e praticamente deserta? Vá para a Engenhoca.

É mais um point de surfistas em Itacaré, principalmente para o longboard, mas não recebe muita gente.

Uma linda trilha parte do km 12 da BA 001 e leva até lá, com visual incrível no caminho.

A estrutura é pequena, com poucas barracas oferecendo comes e bebes, mas um resort de luxo está em construção no local.

Foto orla Praia da Engenhoca, Itacaré, BA.

A paradisíaca e pequena Praia da Engenhoca, um reduto sensacional para curtir em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4- Praia do Havaizinho

A mesma trilha que leva para a Engenhoca também pode chegar na Praia do Havaizinho em um desvio no trajeto.

Cheia de pedras e recifes, fica com a faixa de areia bem grande na maré baixa, mas curtinha na alta.

Apesar das ondas fortes, não recebe muitos surfistas. É um dos recantos mais sossegados da região, uma jóia ainda intocada e com pouca estrutura.

E com sua beleza incomparável é sempre considerada uma das mais belas praias de Itacaré.

Foto da Praia do Havaizinho, Itacaré, BA.

A linda Praia de Havaizinho, um reduto tranquilo em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5- Praia do Resende

A Praia do Resende é mais uma de Itacaré em que os coqueiros dominam a paisagem e os surfistas marcam presença na água. E com a vantagem de ficar mais perto do centro da cidade, com o acesso a partir de uma trilha curta no Caminho das Praias – o nome da rua principal.

Apesar disso, ela é bem tranquila, com um gramado onde muita gente aproveita para deitar e piscinas naturais no cantão direito entre as pedras.

Existem alguns poucos quiosques para comida e bebida e muitos capoeiristas também aparecem por ali – para performances e aulas, principalmente no verão.

Foto Praia do Resende, em Itacaré, BA.

Coqueiros e gramados emolduram a bela paisagem da Praia do Resende, em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo as 10 MELHORES PRAIAS DE ITACARÉ (BA): fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6- Praia da Ribeira

Com acesso também pelo Caminho das Praias, a Praia da Ribeira definitivamente é uma das mais bonitas de Itacaré.

Toda rústica, cheia de árvores ao redor de sua faixa de areia não muito grande e mar ótimo para um mergulho. E o Rio Ribeira, que desemboca ali, forma algumas cascatas e uma piscininha que faz a alegria dos banhistas.

Por ser perto do centro, fica mais cheia em finais de semana, feriados prolongados e no verão em geral. Para quem gosta de aventura, a tirolesa que passa por cima da praia é imperdível.

Foto da Praia da Ribeira, Itacaré, BA.

A linda Praia da Ribeira tem mar e rio que encantam os turistas e visitantes de Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7- Prainha

E se você quer fugir do agito da Praia da Ribeira, vá a Prainha. Basta seguir a trilha que sai dela atravessando a Mata Atlântica por pouco mais de meia hora – em meio a ribeirões e cachoeiras. E aí chega-se a uma das praias mais exuberantes não só da Costa do Cacau ou da Bahia, mas de todo o Brasil.

Uma boa pedida é fazer o passeio guiado das agências de turismo locais, já que existem bifurcações e pouca sinalização no caminho.

Conheça mais de Itacaré nessas fotos aqui!

A praia é uma enseada mínima com dois morros nas pontas e muito verde ao redor – só vendo para entender a beleza incrível do local.

Uma boa é se hospedar na vizinha São José, que conta com alguns dos melhores hotéis em Itacaré.

Foto orla Prainha, Itacaré, BA.

A linda orla da Prainha, reduto tranquilo e rústico em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

8- Praia da Concha

Ao contrário da ambientação rústica e isolada da Prainha, a Praia da Concha é uma das mais bem estruturadas da região – e sem ficar devendo na beleza.

Algumas das mais simpáticas pousadas em Itacaré ficam por lá por exemplo, fazendo dela uma ótima alternativa para se hospedar.

Conheça todas as PRAIAS de ITACARÉ

O Rio de Contas se encontra com o mar, que também tem águas bem calminhas – e tudo isso torna possível avistar inúmeras pessoas remando em caiaques e stand up paddles.

Bem cheia em finais de semana e na alta temporada, ainda tem como ponto alto o mirante da Ponta do Xaréu, com o melhor pôr do sol da cidade.

Foto Praia da Concha, em Itacaré, BA.

A movimentada e bem estruturada Praia da Concha, é ótima opção para ficar hospedado em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

9- Praia do Siriaco

Considerada o ponto mais reservado do litoral de Itacaré, a Praia do Siriaco tem acesso pela praia da Ribeira após 15 minutos de trilha, aproximadamente. Mas, apesar da curta distância, é melhor procurar um guia ou uma agência de viagem para ir até lá.

Deserta e com faixa de areia bem pequena, toda a mata ao redor da baía torna o visual um dos mais belos da cidade.

São muitas as pedras na beira do mar e há até uma caverna que se revela na maré baixa – habitada por inúmeros morcegos. Definitivamente é uma aventura inesquecível ir até a praia e aproveitar o sossego do isolamento dela.

10- Praia da Tiririca

A última da lista – mas não menos interessante – é a Praia da Tiririca, maior ponto de surfe na cidade.

Pertinho do centro e com dois costões “abraçando” o mar em seus cantos, fazendo com que as ondas sejam grandes sempre. Por essas e outras, pode ser considerada até mesmo o melhor point do litoral baiano para surfar. A praia está sempre cheia de praticantes do esporte, incluindo algumas etapas de campeonatos oficiais.

Para os que querem apenas curtir o sol e o mar, a Tiririca mantém a beleza de suas vizinhas e também tem seu riachinho desaguando por ali para garantir a água doce.

Há uma boa estrutura de serviços, incluindo pousadas, e vale a pena a visita para admirar a paisagem.

Foto orla Praia da Tiririca, Itacaré, BA.

Um dos grandes points de surfe da Bahia fica na Praia da Tiririca, em Itacaré, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Agora difícil será escolher a ordem para visitar tanta praia linda em Itacaré, não é mesmo?

Esquecemos algum praia de Itacaré que você quer colocar na lista? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  21 de Maio de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site