As 5 melhores PISCINAS NATURAIS da BAHIA

O mar da Bahia parece ser mais bonito do que qualquer outro. É comum encontrar sempre as melhores referências sobre esse litoral. Depois de escolhermos as 12 praias e piscinas naturais gostosas e mais arretadas do litoral baiano, preparamos mais uma lista bem especial sobre a costa da Bahia.

Escolhemos as 5 melhores piscinas naturais do Estado para você aproveitar e explorá-las em suas próximas férias. São lugares especiais e com uma beleza natural que pode ser muito bem explorada. Nós ainda deixamos dicas importantes no final do post sobre como aproveitar melhor esses atrativos!

O que acha de já começar a montar aquele roteiro bem completo para a sua próxima viagem? Veja quais pontos turísticos escolhemos.

1- Piscinas naturais de Moreré – Ilha de Boipeba

Muitos peixinhos coloridos e um mar de águas completamente cristalinas é o que você vai encontrar nas piscinas naturais de Moreré, na Ilha de Boipeba. Dá para praticar mergulho e se você não tem sua máscara de snorkel e o equipamento necessário, é bem fácil encontrar com os guias daqui para alugar. Há sempre esses profissionais que ajudam os marinheiros de primeira viagem com dicas importantes.

Os passeios geralmente saem da Praia da Boca da Barra e te trazem além desses recifes. É importante observar o horário de partida, pois as barcas saem da costa sempre pela manhã. Quem quiser aproveitar um passeio por toda a vila, dá para caminhar alguns minutos pela areia e por entre os mangues. Vale a pena aproveitar as duas opções.

Veja aqui Moreré em 360 graus e sinta-se lá!

Durante o verão é possível curtir ainda mais o dia inteiro por essas piscinas. É muito comum que barcos ancorem por aqui para servir petiscos e bebidas refrescantes. É preciso apenas ter cuidado com resíduos, pois há fiscalização e você pode ser multado.

A dica principal para os visitantes das piscinas de Moreré é aproveitar o passeio apenas na maré baixa. Por serem águas muito rasas, quando a maré sobe a observação dos peixes é bastante prejudicada.

blank

blank

2- Piscinas naturais de Papa-Gente – Praia do Forte

A Praia do Forte guarda uma série de atrativos naturais para seus visitantes. Um destino completo com mar, cultura e história para as suas férias. Geralmente os visitantes que chegam por aqui vêm buscando curtir a praia e conhecer o Projeto Tamar, cartão-postal da pequena costa.

A Praia do Papa Gente fica no cantinho da Praia do Forte, caminhando cerca de 15 minutos a partir do Projeto Tamar. Se você chegar aqui pode até duvidar que há piscinas naturais, já que as águas desse mar são bastante movimentadas e agitadas. Não é à toa que esse pedacinho da costa é a preferida dos surfistas que estão viajando pela região.

Contudo, basta seguir um pouco além dos arrecifes locais para encontrar águas mais tranquilas e rasas. Assim como nas piscinas de Moreré, dá para mergulhar à vontade por essas piscinas e curtir a fauna e flora da região.

O acesso até as piscinas naturais de Papa Gente também é feito por embarcações. Há as barcas maiores ou você pode contratar pequenas jangadas que te levam até o ponto certo. No segundo caso indicamos que combine sempre o horário do retorno com o jangadeiro. Não deixe também de consultar a tabela da maré para não ter complicações. Como citamos antes, as águas por aqui são bastante agitadas e na maré alta as piscinas ficam um pouco inacessíveis também.

Reserve seu Hotel na Praia do Forte

blank

blank

blank

blank

blank

3- Piscinas naturais de Taipu de Fora – Península de Maraú

Quando você perguntar para um viajante ou para um baiano qual aquele cantinho do estado que ele considera o paraíso, as chances de ouvir que é a Península de Maraú são grandes. Aqui é um dos destinos preferidos para curtir o verão com todo tipo de atrativo que você tem direito.

É indispensável observar a tabela da maré antes de programar o seu passeio até as piscinas naturais de Taipu de Fora. Na maré alta as piscinas ficam totalmente inacessíveis. Dá para passear pela região e até praticar mergulho, mas com certeza o passeio não é tão aproveitado como deve ser.

Existem duas opções para se aproveitar essas piscinas naturais. As piscinas que ficam mais para o lado direto são mais fáceis de chegar. Geralmente é onde também está a maioria dos turistas. Eles são mais rasos e mais próximos da faixa de areia. Caminhar por entre essas pedras é bem fácil e nunca precisa de uma jangada para te levar até o ponto certo.

Já para quem não dispensa mergulhar e conhecer a fauna e a flora local, indicamos os corais mais para a esquerda e um pouco mais distantes da costa. Algumas pessoas conseguem percorrer facilmente por entre as pedras, mas pela praia também há a opção de pequenas jangadas que te trazem até aqui. As duas opções são indicadas e bem seguras.

Para aproveitar mais sossegadamente as piscinas da Taipu de Fora temos uma dica bem especial: você pode ficar hospedado pelo menos uma noite nesta vila e curtir mais cedo as águas calmas e mornas da região. Há diariamente um passeio que sai de Itacaré e vem para cá. Isso significa mais turistas e, consequentemente, mais movimentação. As vans chegam quase sempre às 10 da manhã.

blank

blank

blank

blank

blank

Você está conferindo as 5 melhores PISCINAS NATURAIS da BAHIA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

4- Piscinas naturais da Praia do Espelho – Trancoso

Trancoso tem se tornado um dos destinos mais disputados no verão da Bahia. A pequena ilha não tinha um turismo muito explorado, mas a quantidade de eventos nessa época do ano fez com que todos descobrissem o paraíso.

A Praia do Espelho é a mais famosa de toda a ilha de Trancoso. Essa parte da costa ganhou esse nome devido as águas cristalinas da região. Por toda a região há barracas oferecendo o melhor dos petiscos baianos e bebidas sempre refrescantes.

Entre os passeios indispensáveis estão as piscinas naturais. Também formadas apenas na maré baixa, basta caminhar por entre os recifes até o ponto desejado. Mais para o lado direito da praia você encontra uma quantidade maior de piscinas e, consequentemente, aproveitar melhor o passeio.

Em todas as piscinas naturais da Praia do Espelho é possível mergulhar e ver as muitas espécies de peixinhos que vivem por aqui. Em determinados pontos há guias que ajudam os turistas a alimentar esses animais. Evite apenas fazer isso sem orientação, pois essa é uma área preservada.

Reserve seu Hotel na Praia do Espelho

blank

blank

blank

blank

blank

5- Piscinas naturais de Recife de Fora – Porto Seguro

O Parque Marinho de Recife de Fora, em Porto Seguro, é um dos mais importantes do Brasil. Ele é a terceira maior área de biodiversidade marinha em nosso país. Um passeio por aqui já é bastante válido e indicado para a sua viagem, inclusive, mas poder aproveitar as piscinas naturais é ainda melhor.

Chegar até Recife de Fora exige de todo viajante um passeio de escuna de aproximadamente 30 minutos. Todo o trajeto pode ser feito sem interrupções ou com paradas estratégicas para mergulho.

Diferente das outras piscinas naturais dessa lista, as de Recife de Fora você consegue aproveitar também na maré alta. Contudo, ainda indicamos o passeio com águas mais rasas para poder observar melhor a fauna e a flora local.

Na maré baixa é possível parar com a água na altura da cintura, tirar fotos e até mesmo alimentar os peixinhos. Pequenos guias ficam disponíveis pela área com equipamentos de mergulho para aqueles que não levaram ou não possuem um snorkel. É possível alugar e explorar bastante a região com o auxílio desses profissionais.

Reserve seu Hotel em Porto Seguro

Discas importantes para curtir as piscinas naturais da Bahia

As piscinas naturais são passeios incríveis. Mesmo sendo um passeio simples, é importante saber de alguns detalhes que fazem toda diferença. Neste último tópico destacamos algumas dicas para vocês não perderem o passeio:

  • Fiquem de olho da tábua das marés. Como é possível perceber em quase todos os tópicos acima, sempre reforçamos o fato de as piscinas naturais estarem disponíveis apenas na maré baixa. Se você não programa a sua viagem para esse período, pode perder o passeio. A tabela para todo o país está disponível no site da Marinha do Brasil (www.marinha.mil.br/chm/tabuas-de-mare);
  • A lua faz toda diferença. Não é apenas a maré baixa que influencia nas águas desses mares. Nas luas cheia e nova, por exemplo, as águas ficam mais agitadas, podendo atrapalhar seu passeio. Indicamos que sempre se programe para visitar as piscinas naturais durante a lua cheia ou a lua nova;
  • Evite épocas chuvosas. Por serem águas mais rasas, quando o tempo fica chuvoso o passeio não é tão atrativo. O mar geralmente fica mais escuro nesses dias e a visibilidade é bastante prejudicada;

Seguindo apenas essas três dicas você já aproveita muito mais uma das 5 piscinas naturais da Bahia. O segredo é se programar sempre levando em conta esses pontos.

***
Gostou da nossa lista com as 5 melhores piscinas naturais da Bahia? Elas são realmente incríveis! Deixe seu comentário e nos conte o que achou de cada uma delas.

Não deixe também de compartilhar com seus amigos essa dica nas redes sociais!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de outubro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.