16 praias brasileiras PARADISÍACAS que parecem o Caribe

Avalie este artigo

O litoral brasileiro é todo banhado pelo Oceano Atlântico e possui cerca de 2.095 belas praias. Com ou sem ondas, com água em diversas tonalidades de cores e tipos de areias, nos arrecifes, baías e ilhas, conseguimos fazer o impossível: selecionar 12 praias brasileiras paradisíacas como o Caribe!

E mesmo com muito mais belezas espalhadas pelos Estados brasileiros, elas já são ótimos motivos para planejar as próximas férias e usufruir locais verdadeiramente inesquecíveis. Veja.

1 – Praia do Sancho – Fernando de Noronha – PE

A Baía do Sancho – ou Praia do Sancho – já recebeu dois prêmios como melhor praia do mundo pelo Travellers Choise, do site de viagens TripAdvisor. A escolha é feita pelos próprios viajantes e mesmo quando não está em primeiro lugar, figura entre os cinco primeiros.

foto-praia-do-sancho-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-4142

Para chegar até ela é preciso comprar ingresso para o Parque Nacional Marinho, chegar por uma trilha ou de bugue a uma passarela de material reciclado e que leva até o mirante. A vista  é de tirar o fôlego e se emocionar com tanta beleza. As nuances da água de azul intenso e verde claro, as areias brancas, as matas e rochas são de puro êxtase.

foto-praia-do-sancho-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-4563

Para sair do mirante e chegar até a areia, é preciso descer uma escada íngreme e colada as rochas. Mas a aventura vale a pena. Quem faz mergulho se depara com uma vida marinha riquíssima.

foto-praia-do-sancho-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-4205

Outra forma de chegar à praia é de barco, que não chega até a areia, mas aguarda o mergulho dos turistas.

Confira imagens em 360 graus da Praia do Sancho.

2 – Cumuruxatiba – BA

Falésias e coqueirais emolduram a Praia de Cumuruxatiba, que fica no distrito do mesmo nome, no município de Prado, no sul da Bahia. Para chegar até ela é preciso ir de carro por uma estrada de terra, para, em seguida, caminhar por um outra estradinha estreita.

Imagem do alto da falesias da linda Praia Japara Grande-Cumuruxatiba-Bahia-BA

A vegetação rasteira dá um clima de praia de deserta, que se confirma pela baixa frequência de turistas. Há belos recifes que aparecem com a maré baixa. A Praia de Cumuruxatiba é extensa, de areia compacta e dourada, com águas esverdeadas e calmas, excelentes para o mergulho.

Imagem das areias claras e coqueiros altos na Praia Barra do Cahy-Cumuruxatiba-Bahia-BA

O clima do local é rústico, caracterizado por um píer de madeira semi-destruído, algumas casas para pescadores, mesas e bancos feitos com tocos de madeira. Nas proximidades há bares e restaurantes que mantém a simplicidade do local, mas na própria praia não há nenhum tipo de construção e nem comércio.

Clique aqui e veja imagens em 360 graus de Cumuruxatiba.

A variação da maré e os rios que encontram a praia deixam veias de água limpa pela areia.

3 – Praia dos Carneiros – Tamandaré – PE

Repleta de coqueiros e construções coloniais, contornada por águas cristalinas e calmas, a Praia dos Carneiros é uma das maiores belezas do litoral de Pernambuco.

foto-praia-dos-carneiros-em-tamandare-pernambuco-7017

Localizada em Tamandaré, é rústica na medida certa, não sendo uma praia comercial. Porém, possui quiosques, restaurantes, bangalôs e pousadas que compõe com a boa infraestrutura local. Não há tumulto mesmo em alta temporada e o clima sempre é de uma praia deserta.

foto-praia-dos-carneiros-em-tamandare-pernambuco-6996

Para chegar até ela de carro, é preciso pegar uma estrada com 5 quilômetros de asfalto e 5 de terra, deixando o carro no estacionamento. Caso não queira gastar e deseje se exercitar, pode deixar o carro na Praia de Tamandaré e ir a pé pela praia, numa caminhada deliciosa de 40 minutos.

A igrejinha branca e singela de São Benedito chama atenção na beira da Praia dos Carneiros, pela beleza de sua simplicidade e por ser emoldurada de coqueiros, dando um ar ainda mais romântico.

coqueiros-igreja-sao-benedito-tamandaré-pe

4 – Praia do Farol – Arraial do Cabo – RJ

Segundo o INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), a Praia do Farol é a mais perfeita do Brasil, baseado na qualidade da areia e da água. Ela é, sem dúvida, a mais bonita de todas as belezas de Arraial do Cabo. Protegida pela marinha por uma reserva ecológica, suas cores são do intenso branco da areia ao azul do mar.

Imagem de dois meninos mergulhando com snorkel na Praia Pontal do Atalaia-Rio-de-Janeiro

É preciso ir de barco e o trajeto é rápido, com imensas belezas naturais no caminho. É perfeita para o mergulho, com um aquário natural rico em vida marinha.

Tem 1 quilômetro de areia, com pequenas dunas e uma figueira centenária que sobressai no meio de tantas belezas.

5 – Praia do Espelho – Trancoso – BA

A Praia do Espelho fica em Trancoso, na Bahia e faz parte da Costa do Descobrimento, sendo a mais bela de todas as maravilhas da região. Sua água é azul com reflexos esverdeados, calma como uma piscina, com falésias brancas e avermelhadas, riozinhos que deságuam no mar e muitos coqueirais.

foto-praia-do-espelho-em-praia-do-espelho-bahia-9966

No alto da falésia, indo pelo Condomínio Outeiro das Brisas, é possível ver toda a extensão da praia e sua beleza sem igual. A praia é especial tanto no sol, que reflete tons esverdeados no mar, como à noite, onde a luz traz reflexos prateados a água.

Faça um passeio em 360 graus pela Praia do Espelho clicando aqui.

Com ótimas e aconchegantes pousadas, a Praia do Espelho e um dos destinos mais desejados para quem vai à Bahia. Os melhores restaurantes também fazem parte das hospedagens, apesar do local ter alguns espalhados pela praia.

foto-praia-do-espelho-em-praia-do-espelho-bahia-9822

A Praia do Espelho fica entre Caraíva e Trancoso, mas para chegar o melhor caminho é ir até Arraial d’Ajuda, seja de carro ou para pegar um ônibus. Mesmo fazendo muito sol durante todo o ano no Nordeste, evite ir de março a maio, pois é a época que mais chove na região.

6 – Praia do Patacho – Porto de Pedras – AL

Areias claras, águas translúcidas e muitos coqueiros foram a beleza da Praia do Patacho. Difícil destacá-la como a mais bonita, diante de outras tão belas ao redor. Mas, com a maré baixa, é preciso andar quilômetros pela areia para chegar as águas calmas da piscina natural. E então o visual fica imbatível.

foto-praia-lage-e-praia-patacho-em-alagoas-7581

Embora pouco explorada e com o aspecto de praia deserta e naturalmente rústica, seu acesso não é difícil, porém não há sinalização – aí o GPS se faz necessário! Ela faz parte da Rota Ecológica e, se precisar, é só pedir informação aos locais que eles indicam o caminho.

Confira a ROTA ECOLÓGICA: o charme do litoral norte de Alagoas

Não há vendedores ambulantes nem bares ou restaurantes na praia,  apenas poucas construções de pescadores e pousadas. O ideal é comer nos restaurantes das hospedagens e permanecer na praia curtindo o visual paradisíaco!

praia-patacho-porto-das-pedras-alagoas-7554

Para quem gosta de conhecer mais a região e saber sobre a fauna local, passeios de jangada levam até o Projeto Peixe-Boi Marinho, que podem ser vistos muito próximos.

Evite visitá-la de maio a agosto, por chover bastante na região.

7 – Lagoa Azul – Ilha Grande – RJ

A piscina natural de azul intenso tem um fundo com muita areia, cercada por rochas. A Lagoa Azul fica na Freguesia do Santana e entre duas ilhotas em Ilha Grande, Rio de Janeiro.

Para chegar até lá, somente de barco. É um lugar muito badalado e ponto certo de paradas de embarcações, onde os turistas podem mergulhar nas belas águas calmas.

Clique aqui e confira dicas de Ilha Grande.

Ao seu redor, estão as ilhas do Macaco, Comprida, Pombas, Redonda, Arpoador e Aroeira. Seu nome original é Praia do Sul de Fora, mas o apelido de Lagoa Azul foi inspirado no filme do mesmo nome e por ter seu cenário paradisíaco, semelhante ao da história.

O único comércio fica num charmoso barco – restaurante de frutos do mar, que também vende drinks e bebidas variadas. Faz serviços de entrega por uma lancha até o local onde está o banhista. Praticidades do paraíso!

Você está conferindo as 16 praias brasileiras mais paradisíacas e que parecem o Caribe. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

8 – Península de Maraú – Bahia

Apelidada de “Caribe Baiano”, a Península de Maraú tem a Praia de Taipu de Fora, de uma beleza sem igual e absolutamente mágica. Toda a região é excepcional, que mistura o manguezal da Baía de Camamu com as águas translúcidas da costa, formando um cenário de cinema!

Imagem de uma pessoa na cadeira olhando o mar -Praia Taipu de Fora-Bahia-BA

São quilômetros de praia de areia fina, avermelhada e cheia de coqueirais que não só deixam o lugar ainda mais bonito, como dão sombra aos visitantes. A vida marinha é rica e é possível apreciar os peixes mesmo na margem, principalmente na maré baixa, quando há formação de piscinas naturais, ideais para mergulho e prática de snorkel, além de SUP.

Imagem de duas pessoas praticando stand up paddle-Praia Taipu de Fora-Bahia-BA

As formações de corais que a cercam, incrementam a beleza do lugar e, mesmo com a sua paz e calmaria, o Bar das Meninas tem bastante animação e alugam também equipamentos para mergulho.

Clique aqui e faça um tour virtual em 360 graus pela Península de Maraú.

Imagem das águas cristalinas e ao fundo os lindos coqueiros-Praia Taipu de Fora-Bahia-BA

Para chegar até Taipu de Fora é preciso ir até Camamu, que é bem próxima de Barra Grande, primeira praia da Península.

9 – Praia de Castelhanos – Ilhabela – SP

O Estado de São Paulo também possui praias paradisíacas e a considerada mais bonita de todas é a Praia de Castelhanos, na Ilhabela. O acesso já é uma aventura, pois é preciso cortar a ilha numa estrada de 22 km, no meio da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela. O acesso é restrito a motos, bicicletas e carros 4×4 ou a pé, através de difíceis trilhas.

praia-castelhanos-ilhabela-sp

Mas, a dificuldade de chegar vale a pena ao se deparar com 1,5 km de areias claras, mar aberto de ondas fortes na maior parte da praia, mas que também tem águas mais calmas e tranquilas. A cor do mar é azul claro, que faz um lindo contraste com a areia.

imagem-praia-castelhanos-ilhabela-sp

No canto direito da praia há uma trilha que leva a um mirante, onde se avista toda a praia e a romântica forma de coração num de seus pontos.

Curta mais imagens em 360 graus de Ilhabela.

Os moradores são da comunidade caiçara. Há bares e quiosques bem rústicos, aluguel de tour onde jipes fazem o trajeto até a ilha. Não há nenhum tipo de hospedagem, a não ser um camping simples e com pouca estrutura.

chegada-praia-castelhanos-ilhabela-sp

10 – Praia da Lagoinha – Bombinhas – SC

Toda a região de Bombinhas vale a visita, mas a Praia da Lagoinha se destaca diante de tanta beleza. Ela fica no costão direito da praia de Bombinhas e é ótima para o mergulho.

mergulho-praia-da-lagoinha-bombinhas

Sua piscina natural de águas cristalinas, mostram uma grande variedade de vida marinha, colorida e das mais variadas espécies. Mesmo sem mergulhar, é possível ver os peixes na superfície.

pe-de-pato-praia-da-lagoinha-bombinhas

As águas sem onda são irresistíveis e o ambiente inspira tranqiilidade e paz. Cercada de mata, o tom verde contrasta com as águas azuis, a areia fina e clara e o costão rochoso.

Há pouca infraestrutura, com algumas pousadas, residências e bares. Mas, por não ser longe do centro urbano fica lotada na alta temporada, sendo o recomendado chegar cedo para pegar um lugar ao Sol!

Clique aqui e faça um passeio virtual por Bombinhas em 360 graus.

O melhor acesso é mesmo a pé, pela passarela da Praia de Bombinhas e atravessando a Prainha e a Praia do Embrulho.

foto-praia-da-lagoinha-bombinhas-sc

11 – Praia do Amor – Tibau do Sul – RN

A Praia do Amor, localizada em Tibau do Sul, pertinho de Pipa, até tem ondas que atraem alguns surfistas, mas seu principal público mesmo é de família e casais apaixonados! O cenário é mesmo de filme, pois a forma da praia é de coração, daí o nome de Amor. A mata local e as falésias a cercam, deixando ainda mais aconchegante e bonita.

imagem-praia-do-amor-pipa-rn

O mar é esverdeado e a areia dourada, de faixa larga e extensa. E a vista a partir das falésias é incrível.

praia-do-amor-falesias

A maré baixa transforma o espaço numa piscina natural sensacional, ideal para banhos e mergulhos.

Clique aqui para ver a Praia do Amor em 360 graus.

Menos badalada que praias vizinhas, a Praia do Amor é destino frequente de casais em lua-de-mel, que fazem juras de amor (ou pedidos de casamento!) com o fundo de coração. O local é considerado de sorte para quem deseja encontrar um amor ou concretizar o que já tem. Então, já sabe, né?

praia-do-amor-timbau-do-sul-rn-1794

Para chegar a Praia do Amor pode-se antes a partir da Praia do Centro quando a maré está baixa, ou pela escadaria próxima ao estacionamento do final da rua principal. Há comercio local com barracas e poucos vendedores ambulantes.

12 – Praia de Ipioca – Maceió – AL

A Praia de Ipioca é deserta, com areias brancas e fofas, água azul turquesa e sem ondas, coqueiros, e bancos de areia que formam piscinas naturais ótimas para o mergulho. O local é de uma beleza que a faz ser conhecida como a mais bela de Alagoas.

barco-no-mar-coapraia-ipioca-maceio-al-3299

É das praias com menos turistas, apesar de toda sua exuberante beleza e também da proximidade com a capital – a Praia de Ipioca fica a apenas 24 km do Centro de Maceió.

pequenos-coqueiros-praia-ipioca-macequio-al-3281

O local tem um restaurante, a Barraca do Hibiscus, que vende petiscos e bebidas, com charmosos pufes e tendas para os clientes. Há uma cobrança de entrada para usufruir do conforto oferecido, inclusive com música ao vivo, massagens e relaxamento. Fora esse local, a Praia de Ipioca não possui comércios, sendo tranquila e deliciosa para passar seus dias de férias!

13 – Praia da Atalaia – Fernando de Noronha – PE

Olha aí o paraíso de novo na nossa lista! Fernando de Noronha tem praias incríveis e mais uma entra na nossa lista de praias que parecem o Cariba. A Praia da Atalaia é de entrada restrita, por ser área de preservação de várias espécies marinhas, mas o visual é deslumbrante!

foto-praia-da-atalaia-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-8178

O mergulho de snorkel é controlado por guias locais, mas é possível nadar pertinho de vários peixinhos coloridos e grandes tartarugas marinhas! Um passeio inesquecível!

foto-praia-da-atalaia-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-8083

Para visitar a praia é preciso agendar antecipadamente, portanto, quando estiver planejando a sua viagem para Fernando de Noronha, não esqueça de incluir Atalaia na programação e já agendar o dia do passeio!

14 – Praia do Gunga – Barra de São Miguel – AL

Cartã0-postal de Alagoas, a Praia do Gunga é uma das praias mais requisitas e desejadas do Estado. Com belos coqueirais emoldurando a orla, Gunga tem águas tranquilas, cristalinas e mornas o ano inteiro e ainda conta com uma ótima infraestrutura turística com bares, restaurantes, pousadas e hotéis.

bela-praia-gunga-alagoas

Chegar lá não é complicado, só demora um pouco. A partir de Barra de São Miguel sai um barco que faz um trajeto passando pela Lagoa do Retiro, que, por sí só, já é passeio lindo e agradável.

foto-praia-do-gunga-em-alagoas-brasil-3090

Chegar por terra é mais complicado, pois passa por uma fazenda de coqueiros – que emolduram toda a paisagem. Precisa pedir permissão de entrada – afinal é uma propriedade privada -, mas no geral não há problemas de atravessar a área.

casal-praia-gunga-alagoas

Se for de bate-e-volta a partir de Maceió, confira sempre a tábua da maré, pois com ela baixa há a formação de piscinas naturais que deixam a Praia do Gunga ainda mais linda!

Quer ver mais? Clique aqui e veja imagens em 360 graus da Praia do Gunga.

15 – Piscinas Naturais de Porto de Galinhas – PE

Dentre as várias piscinas naturais do Brasil que parecem o Caribe, as de Porto de Galinhas chamam atenção pela quantidade de turistas que a visitam. Certamente é um dos destinos mais badalados do Brasil e mais lindos também!

foto-praia-porto-de-galinhas-em-porto-de-galinhas-pernambuco-7673

Porto de Galinhas conta com ótima infraesturura turística, excelentes restaurantes e bares, e muitas opções de hotéis e pousadas. Várias agências de viagens promovem os passeios, assim, ninguém fica sem conhecer nada!

foto-piscina-natural-em-porto-de-galinhas-pernambuco-6527

O passeio de jangada até as piscinas é rapidinho e feito apenas na maré baixa, quando é possível de fato descer em alto mar mergulhar e curtir todo o visual encantador dos corais e rica vida marinha. Quem gosta de mergulho, os snorkel geralmente são alugados na própria jangada, ou antes do passeio na agência.

foto-piscina-natural-em-porto-de-galinhas-pernambuco-6703

Complementando ainda o passeio é possível ir até a Praia de Maracaípe e conhecer o Projeto Hippocampus, de preservação do interessante cavalo-marinho. Além do conhecimento adquirido, a beleza do lugar será inesquecível!

imagem-blog-cavalos-marinhos-no-passeio-pelo-rio-maracaipr-em-porto-de-galinhas-pernambuco

16 – Galés de Maragogi – AL

E, claro, não poderia faltar na nossa lista o lugar que já conhecido como Caribe Brasileiro: as Galés de Maragogi!

foto-pisicna-natural-em-maragogi-alagoas-7909

As Galés, como são chamadas uma das piscinas naturais da região, são maravilhosas e atraem centenas de turistas todos os meses, não importa a estação. O passeio de barco até lá dura, em média, 3 horas, sendo que os mergulhos podem ser longos para todos curtirem bem a paisagem e as águas mornas e cristalinas de Maragogi.

guaramiranga-ce-pico-alto (2)

Maragogi tem ótima infraestrutura turísticas, com resorts, hotéis e pousadas aconchegantes, além de muitas opções de bares e restaurantes. São várias agências de serviços turísticos para receber, orientar e realizar os passeios. Turistas bem servidos e com toda comodidade no paraíso!

Além dessas piscinas naturais, Alagoas, Bahia, Pernambuco possuem várias outras! Além de ilhas como Boipeba e Morro de São Paulo! Difícil escolher entre tantas belezas, não é?

***
E então, conseguiu escolher a praia brasileira paradisíaca mais linda? São todas maravilhosas! Planeje sua viagem para conhecer cada uma delas! Boa viagem!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 05 de março de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.