PRAIA DO BONETE (ILHABELA): o que saber antes de ir, fotos e dicas que ninguém te conta

Publicidade

Saiba tudo sobre uma das praias mais lindas de Ilhabela, a Praia do Bonete. Vamos te contar nesse post como chegar lá, o que fazer e mostrar fotos sensacionais! Confira.

Um final de semana perfeito em Ilhabela

Ilhabela é considerada um dos destinos mais exuberantes do Brasil. E há uma razão para isso. A cidade do litoral norte de São Paulo, que fica em frente a São Sebastião, engloba não só as belezas de uma ilha, cheia de praias das mais variadas, como também toda a natureza da Mata Atlântica nativa da região ainda parcialmente preservada. Então cenário do azul do mar, com o verde da floresta e o dourado ou branco das areias é o que se espera para quem visita esse paraíso.

Com a facilidade de acesso para os milhões que moram em São Paulo capital e sua região metropolitana, além de outros habitantes dos entornos no estado, Ilhabela foi ganhando notoriedade ao longo do tempo – e muitos, muitos fãs. Afinal, nada melhor para curtir as férias, um feriado prolongado ou até um final de semana se instalando em uma ilha deslumbrante, com muita paz e sossego e curtindo praias lindas. E isso é o que não falta por lá, com seus 36 km de litoral.

Para quem procura lugares encantadores cheios de tranquilidade, mesmo na alta temporada, a Ilhabela pode ser a escolha perfeita. E um dos melhores de lá para se isolar, garantir a privacidade e imergir em muita natureza é a Praia do Bonete.

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, o acesso é mais difícil – via trilha ou barco – e é a opção ideal para fugir de tudo e apenas curtir o sol e o mar com muito sossego, sombra e água fresca.

Foto orla tranquila Praia do Bonete, Ilhabela, SP.

Praia tranquila de águas cristalinas e muito verde ao redor: Bonete, em Ilhabela, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar à Praia do Bonete

São cerca de 200 km de estrada saindo de São Paulo capital – incluindo seu aeroporto internacional e mais movimentado, Guarulhos, que fica na região metropolitana. O caminho mais rápido costuma ser pela rodovia estadual SP 070 direto até a altura de São José dos Campos, para então pegar a SP 099 até São Sebastião. Outra opção é entrar antes na SP 098 depois de passar por Itaquaquecetuba, e passar por Mogi das Cruzes até Bertioga, de lá seguindo pela BR 101 no litoral. Mas esse caminho, embora mais bonito, só é indicado em períodos de menos movimento por conta do trânsito.

Após tomar a balsa em São Sebastião rumo a Ilhabela, para chegar em Bonete é preciso escolher. Uma alternativa é deixar o carro logo no centro e contratar um passeio de barco com as agências de turismo locais para alcançar a praia, que fica do outro lado da ilha, na ponta sul – o que é melhor de ser feito também por quem chega de ônibus.

Mas também dá para dirigir por cerca de 20 km até a Ponta da Sepituba e, de lá, fazer a trilha de 12 km pelo Parque Estadual da Ilhabela. A caminhada não é fácil, durando entre 3 e 6 horas a depender do ritmo de quem faz, e é recomendado que seja feita com guias ou monitores locais pela distância. Mas pode ter certeza que vale o esforço.

Quando ir e Onde ficar

O ideal é que a viagem seja feita no verão, já que a praia e a trilha estarão mais cheias. Mas fugir do auge, entre o Revéillon e o Carnaval, por exemplo, pode ser a melhor pedida. Afinal, quem visita a Praia do Bonete está lá para relaxar, descansar bastante e fugir de tumultos em meio a muita natureza.

Quanto ao clima, dá para ficar tranquilo, pois o sol costuma aparecer bastante mesmo em meses fora da alta temporada. Novembro ou março são boas ideias de meses onde o destino fica mais calmo, sem tanta gente, e ainda há tempo bom a maior parte dos dias.

Confira mais dicas para curtir Ilhabela

Para se hospedar diretamente no Bonete, em vez de fazer aqueles passeios de um só dia, há opções de pousada na praia.

A Roy, a Canto Bravo, a Porto, a Margarida e a Rosa estão entre as pousadinhas locais para ter sossego e conforto em ambientes bastante tranquilos e rústicos. Também há um hostel, o Sambaqui, para quem gosta do clima dos albergues e quer pagar um pouco mais barato. Campings também estão presentes para os mais aventureiros e dispostos a ter contato máximo com a natureza incrível da região.

Você sabia que a Praia do Bonete é um lindo lugar para Casar? Veja mais informações aqui!

Foto igreja Praia do Bonete, Ilhabela, SP.

A Igreja da Praia do Bonete completa o cenário belíssimo para cerimônias intimistas à beira mar, em Ilhabela, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que fazer na Praia do Bonete e arredores

Confira as melhores dicas do que fazer na Praia do Bonete e nos arredores lindos de Ilhabela.

Tomar sol na praia mais linda da ilha

Há um motivo para a fama da Praia do Bonete. O jornal britânico The Guardian elegeu ela entre as dez mais bonitas do Brasil. E você sabe como o nosso litoral está repleto de praias incríveis.

E nada melhor que aproveitar ao máximo essa maravilha toda, tomando sol e dando uns mergulhos no mar em um cenário tão exuberante. Há muito verde ao redor e rio desaguando no oceano para completar a paisagem.

E o ambiente é completamente offline, para realmente relaxar bastante e se desconectar com sombra e água fresca. Na hora de voltar para casa com as energias renovadas, vai agradecer por tudo.

Dê uma espiadinha aqui nas fotos da Praia do Bonete!

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DO BONETE (ILHABELA): o que saber antes de ir, fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Apreciar a vista do mirante

Para quem chega de trilha, um pouco antes da descida até a areia é parada obrigatória o Mirante do Bonete. Afinal, é o primeiro contato com esse paraíso da Ilhabela, e dá para observar o visual panorâmico incrível para entender toda a beleza da região.

A combinação entre o mar bem azul, as areias brancas e todo o verde das árvores que cercam a enseada é inesquecível. Dá vontade de correr pelo resto do caminho só para chegar logo na praia – que realmente faz valer o título de ser uma das mais bonitas do país.

Para os que chegam de barco, basta fazer a trilha pelo caminho de volta até lá, porque sem dúvida alguma vale a pena.

Foto Praia do Bonete, Ilhabela, SP.

A paradisíaca Praia do Bonete vista do alto do mirante, em Ilhabela, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Conhecer a cultura caiçara

A Praia do Bonete é reduto de uma comunidade caiçara ainda remanescente dos primeiros indígenas da região. Há mais de 800 anos colonizando esse pedacinho do litoral norte paulista, eles foram misturados com os exploradores europeus que chegaram a partir de 1500 e trouxeram para lá plantações de cana e engenhos de açúcar, além da religião católica.

A Festa de Santa Verônica, padroeira do Bonete (que era nome da família portuguesa que era ‘dona’ de lá) é tradição em julho.

Com 250 moradores fixos hoje, administram os campings, pousadas e restaurantes que atendem os turistas e estão sempre dispostos a ensinar sua cultura e a oferecer sua culinária centenária, e deliciosa, baseada em frutos do mar.

Dar um mergulho de cachoeira

Para quem é fã de natureza, a Ilhabela como um todo e a Praia do Bonete especialmente são um prato cheio. Além dos banhos de mar, também para curtir uma linda queda d’água ali perto na Cachoeira do Areado.

Conheça Ilhabela e a Praia do Bonete em imagens incríveis 360 graus!

O caminho é de cerca de meia hora e a própria trilha que chega da Ponta da Sepituba passa por ela. Em um pedaço é preciso caminhar pelo rio, com algumas pedras que escorregam, mas não há correnteza puxando. Todo o esforço compensa no fim, já que o local é belíssimo e bastante sossegado pela dificuldade de acesso.

Visitar uma praia mais deserta

Achou que a praia não está deserta o suficiente? Não tem problema, pois ao lado há outra opção ainda mais isolada e não menos exuberante. A Praia das Enchovas (ou Anchovas, como alguns chamam) fica a menos de uma hora de trilha saindo do canto oposto de onde se chega no Bonete pelo mirante.

Ela tem apenas 600 metros de extensão e conta com uma só família de moradores fixos.

Veja as melhores praias para mergulhar com peixinhos

As águas cristalinas, as pedras na areia e o rio que deságua no mar e forma uma bela piscina natural tornam a paisagem de tirar o fôlego. Ainda é ótima para mergulhar e ver muitos peixinhos se estiver de snorkel.

E na única opção local, é possível almoçar à moda caiçara, com anchovas servidas com pirão e cozidas na folha de bananeira enterrada na areia. Vai perder?

Foto orla Praia das Enchovas, em Ilhabela, SP.

A selvagem e semi-deserta Praia das Enchovas, em Ilhabela, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Já viu que a Praia do Bonete em Ilhabela é um destino fantástico para suas férias e feriadões, não é? Bóra planejar a viagem pra lá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  26 de setembro de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site