PRAIA DE IRACEMA (Fortaleza): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Avalie este artigo

É na Praia de Iracema que você encontrará o melhor da boemia de Fortaleza. É aqui também que há a melhor concentração de blocos durante o pré-carnaval, assim como é onde todos festejam o réveillon da cidade. Podemos dizer que essa orla é para todas as idades e tipos de pessoas. Chegando por aqui, certamente você encontrará um atrativo para aproveitar.

Conheça os 10 melhores Hotéis e Pousadas em Fortaleza

É na Praia de Iracema também que está boa parte da história de Fortaleza. Essa foi a primeira região a ser construída e onde vivia a elite da cidade nos seus primeiros anos de história.

Para quem está vindo aproveitar a Cidade do Sol por alguns dias, será praticamente impossível não passar pela Praia de Iracema e fazer uma paradinha para alguns passeios.

Pensando nisso, preparamos um post que servirá como um pequeno guia de todo o bairro, com cantinhos especiais e que não podem passar despercebidos.

Foto Praia de Iracema, Fortaleza, CE.

A Praia de Iracema fica ao lado da Praia do Meireles. Tem calçadão e excelente estrutura de dia e de noite para curtir suas férias em Fortaleza, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Atrativos culturais da Praia de Iracema

Cultura é algo muito forte em Fortaleza. Na Praia de Iracema você encontra alguns lugares que dá para conhecer mais das raízes fortalezenses. Veja.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi o primeiro grande centro cultural de Fortaleza. Ele foi inaugurado em 1999 e hoje concentra bares, exposições, cinemas e teatros. As programações são quase sempre gratuitas, permitindo que o turista possa ter acesso a todas sem aquele custo extra que não estava programado.

O Dragão do Mar tem duas visões para os visitantes. Quem vem aqui durante o dia, encontra um espaço completamente diferente de quem visitar a noite. A nossa dica é que você passe pelo local nos dois períodos.

Conheça 10 Passeios Baratos ou Gratuitos para fazer em Fortaleza

Durante o dia, além do próprio centro de cultura, você ainda pode visitar espaços vinculados, como a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, o Porto Iracema das Artes e a Escola de Artes e Ofícios Thomas Pompeu Sobrinho.

Já para os visitantes noturnos, cinemas, teatros, bares e restaurantes são os destaques, como você verá um pouco mais abaixo.

Feirinha de Artesanato

Desde o final de 2005, a Prefeitura de Fortaleza iniciou um projeto aqui no calçadão da Praia de Iracema que acabou se transformando em uma charmosa feirinha de artesanato. No início, em finais de semana alternados havia exposição de alguns artesãos. Isso incluía principalmente quadros e esculturas.

As exposições passaram a acontecer todo final de semana depois de um tempo e, consequentemente, chegaram a ser diárias. Se compararmos com a Feirinha da Beira Mar, que fica nas redondezas também, a feira de artesanato da Praia de Iracema é bem tímida. Contudo, você tem ótimas opções para curtir o final da tarde e ainda levar presentinhos para amigos e familiares.

Calçadão na Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Atrativos históricos da Praia de Iracema

Grande parte da história de Fortaleza se concentra na Praia de Iracema. O primeiro nome que o bairro recebeu foi Porto das Jangadas, passando para Praia do Peixe, Grauçá e chegando até a Praia de Iracema em meados de 1920.

Aqui vivia a elite fortalezense nessa época. Alguns dos antigos casarões ainda são mantidos, deixando o bairro ainda mais charmoso. Passeando por aqui você encontra pontos turísticos com uma riqueza histórica muito grande. Destacamos alguns deles.

Conheça também as Melhores Praias de Fortaleza e arredores

Ruas

As pequenas ruas da Praia de Iracema possuem denominações bastante curiosas. Todas receberam o nome de tribos indígenas cearenses e que ajudaram a construir a região. Você pode ir até a Rua dos Tabajaras, ou dos Tremembés, Groaíras, Guanacés, etc. Isso trouxe um ar mais bucólico também. A nossa dica é circular por todas elas e conhecer a história de cada tribo que há em placas pelo bairro.

Estoril

Em 1925, José Magalhães Porto, um comerciante pernambucano, mudou-se para Fortaleza e quis construir uma casa exatamente como queria. A Residência dos Portos chamou bastante atenção por ser imponente e grande. Há registros que apontam que essa foi a primeira casa com piscina de Fortaleza.

A Residência dos Portos foi então vendida e se transformou em Vila Morena e, posteriormente, em Estoril, já nos anos 40. O Estoril foi o restaurante mais requintado da cidade e uma década depois se tornou um centro de arte, história e cultura fortalezense. Até hoje é possível visitar o espaço e descobrir muito da cidade.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DE IRACEMA (Fortaleza): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Ponte dos Ingleses

Apesar de hoje ser um atrativo mais cultural do que histórico, a Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica) teve muita participação nos primeiros anos de desenvolvimento da cidade. Ela foi construída em 1921 para servir de porto de Fortaleza, onde chegaram mercadorias para servem vendidas principalmente no Mercado Central.

A Ponte dos Ingleses passou por um período de desgaste, quando foi totalmente abandonada pelas autoridades locais. O turismo aqui caiu bastante e a Praia de Iracema chegou a ser excluída dos roteiros turísticos de Fortaleza.

Você vai adorar nosso Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Fortaleza

Com a inauguração do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a ponte ganhou uma cara nova e foi totalmente repaginada. Pequenos quiosques foram instalados do início até o fim, com a finalidade de tornar esse cantinho da Praia de Iracema um dos preferidos de turistas para curtir o pôr do sol.

E funcionou. Hoje dá para aproveitar os finais de tarde da melhor forma possível, sentindo o frescor do tomar, tomando uma água de coco gelada e aproveitando o espetáculo que é o sol se pondo desse ponto da cidade.

Foto Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, Fortaleza, CE.

A bela Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, ponto de referência nos finais de tarde em Fortaleza, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vida Noturna

A vida noturna na Praia de Iracema é bastante diversificada. Dá para encontrar boate, cinema, programas culturais, show de humor, show de forró, etc. Independente da sua idade e do seu gosto, com certeza você se encontrará em um lugar desse bairro.

O Pirata’s Bar é um dos mais antigos da vizinhança. Ele funciona tradicionalmente às segundas-feiras com o melhor forró pé de serra da cidade. Para os outros dias da semana, há shows no Estoril, na Lupus Beer, no Mambembe Bar e outros bares tradicionais da Praia de Iracema.

Veja mais fotos da Praia de Iracema em Fortaleza

No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, muitos bares com música ao vivo e restaurantes. O Chopp do Bixiga é o mais antigo e visitado desse cantinho. Indicamos que você experimente o chopp de vinho, que é considerado o melhor da cidade.

Dentro do próprio centro cultural você ainda encontra atrativos como feiras, cinema e teatro. Nos dois últimos, amostras culturais muitas vezes gratuitas para adultos e para crianças.

Quando ir

Fortaleza é um bom destino o ano inteiro. Para quem gosta de muita praia e muito sol, aqui não há tempo ruim. Dá para aproveitar a Praia de Iracema de janeiro até dezembro, pois há muito o que fazer e aproveitar.

Claro que em algumas épocas do ano há mais festas pela cidade e movimentação de turistas. Por isso, programar o período certo da sua viagem pode evitar alguns contratempos.

Vai pra Fortaleza com Crianças? Veja dicas aqui!

Por exemplo, o mês que antecede o carnaval é quando acontecem as festas dos bloquinhos carnavalescos na cidade. A concentração de todos é no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o desfile segue até o Aterro da Praia de Iracema. Essas festas acontecem sempre aos sábados, a partir das 13 horas e vai até o último folião se despedir.

Para quem deseja evitar um final de semana amais tumultuado e com vias interditadas, pode evitar esse período. Já para aqueles que adoram bloquinhos de carnaval, com banda de fanfarra, será com certeza um ótimo momento para estar na cidade.

Foto mar Praia de Iracema, em Fortaleza, CE,

O mar incrível e azul da Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No mês de maio acontece o Maloca Dragão, onde durante duas semanas há apresentações culturais e musicais em diversos pontos da Praia de Iracema. Essa semana cultural é uma das mais movimentadas do Brasil e vale a pena conhecer se você estiver pela cidade nesse período.

Não podemos esquecer também o réveillon da cidade. Todo dia 31 de dezembro, mais de 2 milhões de pessoas vêm curtir a passagem do ano no Aterro ao som de artistas locais e nacionais. Essa é considerada uma das melhores festas de ano novo do Brasil.

***
Agora vocês já sabem os principais atrativos da Praia de Iracema, em Fortaleza. O que acha de programar sua viagem e curtir esse ótimo destino nas suas próximas férias?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 25 de julho de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.