FORTALEZA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Fortaleza tem de tudo um pouco. Com belas praias, muita cultura, humoristas e música boa, o melhor da culinária cearense e diversos atrativos em seus arredores, não é difícil entender porque a capital do Ceará é um dos destinos mais cobiçados do Brasil. E melhor ainda é saber que é possível viajar com crianças e aproveitar as férias com muito sol, mar e diversão para a família inteira.

Com suas mega barracas futurísticas, barraquinhas de tapioca e tempo quente quase o ano inteiro, é fácil acreditar que a capital cearense se limite às praias. Mas não é verdade. O Beach Park é um dos parques aquáticos mais incríveis do Brasil e passeio imperdível para quem está com os filhos. A Feira de Artesanato é point sagrado para as comprinhas. O Dragão é o centro cultural mais famoso. E não faltam barzinhos ou forrós para fechar o dia com chave de ouro.

Viajar para Fortaleza com crianças é a certeza das férias em família ideais: muita areia e mar para eles brincarem, com atrações de todos os tipos para os pais também. Nas redondezas, outros lugares paradisíacos como Cumbuco, Canoa Quebrada e Jericoacoara podem entrar no roteiro para garantir um toque a mais de beleza natural e praias de tirar o fôlego. Enfim, não faltam motivos para visitar a capital do Ceará e tudo que ela tem a oferecer.

Então vai se preparando e conheça as melhores dicas para viajar a Fortaleza com a criançada.

Como chegar em Fortaleza

Como uma importante capital do Nordeste, Fortaleza possui acesso fácil através da via aérea de todas as outras capitais do país. O Aeroporto Internacional Pinto Martins recebe voos diários dos mais diversos lugares dentro e fora do Brasil. E ainda fica bem localizado, a cerca de 10 km tanto do centro quanto da orla – onde estão os principais hotéis – e com opções de táxi, uber ou ônibus para isso.

Reserve seu hotel ou pousada em Fortaleza aqui!

Quem viaja de outras cidades nordestinas ainda pode chegar em Fortaleza de carro ou ônibus. São 530 km de Natal (via BR 304) e 900 km de São Luís do Maranhão (via BR 222), as duas capitais mais próximas. De toda forma, não há dificuldades para chegar na cidade de maneira rápida e também para se locomover entre o aeroporto ou rodoviária e a região hoteleira.

Quando ir

Faz calor o ano todo em Fortaleza, tornando a cidade ideal para se visitar e curtir as praias mesmo na baixa temporada. E como quem viaja com crianças costuma depender das férias escolares, ainda há a tranquilidade de que mesmo no inverno faz sol por lá. Vale ficar atento ao período de chuvas, que costuma ser entre fevereiro e maio.

O que fazer em Fortaleza com crianças

Para começar, é claro que as praias urbanas de Fortaleza são um grande atrativo para as crianças. Afinal, com areia e mar dá para brincar bastante e ter um dia de lazer em família. E a Praia do Futuro é mais badalada de todas. Ela tem muitas barracas com uma super estrutura para atender os banhistas – incluindo em algumas piscina, playground e wi-fi… tudo para deixar a criançada animada e os pais tranquilos.

Você está conferindo dicas para curtir FORTALEZA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família toda!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A extensão de areia nela também é grande, mas o mar é agitado e não tão recomendado para deixar os filhos sozinhos. Mas por todos os atrativos das barracas e por ficar próxima aos principais bairros da cidade, vale muito a pena passar um dia na Praia do Futuro e deixar os pequenos se divertirem por lá.

Praia do Futuro, em Fortaleza, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Piscina na Praia do Futuro, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

As outras praias do litoral urbano da capital cearense são as de Iracema, Meireles e Mucuripe, todas uma do lado da outra na mesma faixa de areia e bem no principal point da cidade. O problema é que a região é cheia de barcos, então muita gente prefere não mergulhar lá por conta da qualidade da água. Ainda assim, a orla é belíssima e com boa estrutura de barracas e restaurantes – além de ser ótima para caminhar e admirar.

Calçadão na Praia de Iracema, em Fortaleza, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Outros municípios na região metropolitana de Fortaleza oferecem praias ainda mais bonitas e a pouca distância. A principal é Cumbuco, na cidade de Caucaia, a 30 km do centro, e que atrai muitos turistas por sua beleza e clima rústico de vilarejo intocado. O passeio de bugue pelas dunas da região e pela Lagoa do Cauípe (que pode ser com ou sem emoção, como sempre perguntam os guias) é imperdível para a familia inteira.

Praia de Cumbuco, em Caucaia, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já em Aquiraz fica Porto das Dunas, linda e a apenas 24 km do centro. Cheia de coqueiros e com menos estrutura, é ideal para buscar tranquilidade e deixar as crianças brincando na areia sem tumulto e sem problemas.

E é lá também em Aquiraz que fica o renomado Beach Park – que não dá para deixar de visitar quando se vai a Fortaleza com crianças. O parque aquático é um dos mais famosos do Brasil e considerado o melhor de toda a América Latina. Entre uma infinidade de brinquedos e toboáguas, há o maior playground aquático do mundo para deixar os filhos loucos. O complexo fica em frente ao mar e é certeza de diversão para a família inteira. Uma alternativa semelhante e um pouco menor (e mais barata), bem ao lado do Beach, é o Ytacaranha Park.

Praia Porto das Dunas, em Aquiraz, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Beach Park, em Aquiraz, CE.
Fotos de Banco de imagens.

Outro parque interessante para levar os pequenos é o Ecopoint. Localizado bem no coração da cidade, ele apresenta muitos atrativos para quem está com os filhos. Com uma grande área verde, ele inclui zoológico, fazendinha, arvorismo, tirolesa, piscinas, passeios a cavalo e animadores para que ninguém fique sem o que fazer. É uma boa oportunidade de deixar as crianças aprenderem junto com o lazer e em contato com a natureza.

Outra opção de estilo parecido é o Apoena Ecopark. Também seguindo a linha de aprendizado com diversão e natureza no centro de Fortaleza, ele conta com trilhas, fazendinha, arvorismo, tirolesa, passeios, playgrounds e muito mais – incluindo até um avião-cinema. Tudo para deixar a criançada bastante ocupada e conhecendo mais sobre o meio ambiente.

Os pequenos também tem tudo para curtir bastante o Trenzinho da Beira-Mar. Também conhecido como Trem da Fantasia, ele faz um percurso pela orla da cidade na companhia de personagens em quadrinhos como a Turma da Mônica e o Homem-Aranha. Acontece de quinta a domingo e costuma ganhar os corações da criançada.

Confira Roteiro de 5 dias em Fortaleza

Quer mais passeio de trem? O Trenzinho da História apresenta para a família o centro histórico de Fortaleza guiado pelo Bode Ioiô, folclórico animal que morava na cidade no começo do século 20. No passeio é possível aprender bastante sobre o passado da capital do Ceará e se divertir com o mascote.

De volta para a natureza, o Parque Estadual do Cocó apresenta uma grande área verde bem no meio da cidade. Com quadras esportivas, trilhas e bosques, também recebe shows e eventos e é uma ótima oportunidade para conhecer a fauna e flora locais e para fazer um picnic com as crianças.

Já o Ecomuseu Natural do Mangue fica no fim da Praia do Futuro e existe para proteger o manguezal e oferecer educação ambiental para as famílias que lá visitam. Com visita guiada pelas trilhas e 12 pontos de parada, também é excelente para explicar aos filhos tudo sobre as plantas e animais e sobre o manguezal de Fortaleza – que tem uma incrível e rica biodiversidade a ser explorada. Por falar em museus, o Museu da Boneca de Pano conta com exposição permanente de bonequinhas feitas de maneira artesanal lá – tem tudo para agradar os pequenos, principalmente as meninas.

Ainda há mais para combinar aprendizado com lazer. O Planetário Rubens de Azevedo entretém a criançada com o universo e as estrelas. Ele fica dentro do complexo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pertinho da Praia de Iracema, que conta ainda com 14 mil metros quadrados de museus, teatros, auditórios e muitas atividades lúdicas para os filhos. E em Aquiraz ainda há o Engenhoca Parque, também cheio de atrações de todos os tipos para a família inteira.

Roteiro de 3, 5 e 7 dias por JERICOACOARA e arredores

Quem está com tempo pode fazer alguns passeios mais distantes para destinos lindos no litoral cearense. A praia de Canoa Quebrada fica no município de Aracati, a quase três horas de carro de Fortaleza. Com sua natureza preservada, é bastante famosa e frequentada por moradores da capital em finais de semana e feriados – vale aproveitar o passeio de bugues pelas dunas e falésias. Já Jericoacoara fica na outra direção, a cinco horas de carro aproximadamente. Com suas praias, lagoas, dunas e a bela Pedra Furada, atrai turistas em busca de um ambiente mais rústico no pequeno vilarejo.

Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Lagoa Azul, em Jericoacoara, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com tantas atrações naturais e culturais, a viagem de férias a Fortaleza tem tudo para cair nas graças das crianças. Ainda dá para completar com a deliciosa culinária cearense e todos vão voltar para casa com gostinho de quero mais!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de janeiro de 2018