PRAIA BRAVA (Ubatuba): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Que tal conhecer a Praia Brava, uma das mais preservadas e belíssimas de Ubatuba nas próximas férias? Curtiu? Fique ligado nesse post!

Descubra quais são as TOP 10 Praias de Ubatuba

O litoral norte de São Paulo tem encantos que atraem cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil. Já extensamente conhecido e adorado pelos paulistas, sua Mata Atlântica nativa e cenário repleto de praias deslumbrantes em meio ao verde vem sendo procurado por todos que desejam relaxar na natureza.

Ubatuba certamente é o principal expoente da região, que conta com o mesmo tipo de paisagem que vem desde as cariocas Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty e segue pelo estado ainda a São Sebastião, Ilhabela e adjacências.

Com 100 km de litoral e mais de 100 praias, Ubatuba se destaca tanto pela quantidade quanto pela qualidade. Não faltam enseadas e baías quase escondidas e praticamente desertas; trilhas que levam a paraísos pouco explorados; ilhas e muito, mas muito verde de mata nativa.

É possível escolher o tipo de praia que mais agrada e adaptar a viagem para ter o que procura, do descanso total em isolamento, até o sol de dia com festas de noite. E por isso tantos turistas de São Paulo capital já visitam a cidade há décadas.

E dentro de Ubatuba a Praia Brava se destaca justamente por abrigar um pouco de ambos os grupos. Para chegar, é preciso fazer trilhas pelo mato, o que já torna o local mais reservado. Praticamente deserta, não há estrutura de quiosques ou barracas, o que significa paz total para relaxar na areia enquanto aproveita o sol e o mar. Mas as ondas fortes atraem surfistas, e muitos jovens a visitam por conta da intensa beleza natural.

No final, a Praia Brava é um local para se isolar e curtir um pouco da natureza sem incômodos. Veja mais a seguir!

Como chegar na Praia Brava

De São Paulo capital (onde ficam os movimentados aeroportos de Congonhas e Guarulhos) até Ubatuba a distância é de pouco mais de 300 km e três horas de viagem. Seguindo pela rodovia SP 070, para depois pegar a BR 383 rumo à região litorânea norte do estado. Do centro da cidade são mais 20 km pela BR 101 em sentido norte para pegar a entrada para Almada. Dali há praticamente um só caminho até a entrada para a trilha. Para os turistas que chegam dirigindo do Rio de Janeiro, basta seguir a BR 101 até essa entrada.

Procurando hotéis próximos do Aeroporto de Guarulhos? Veja aqui!

A trilha começa em um mirante dos mais belos, com vista panorâmica incrível para os arredores. Ela é curta, de apenas 500 metros, e pode ser percorrida em cerca de 10 minutos para descer até a areia.

O local fica perto de outras praias, como a Praia do Estaleiro do Padre e a Praia da Fazenda, tudo no núcleo de Picinguaba, já quase na divisa com o Rio de Janeiro. E cuidado para não confundir: há duas Bravas em Ubatuba. Esta é a Praia Brava da Almada, e a outra se chama Praia Brava de Fortaleza, do outro lado da cidade.

O que fazer na Praia Brava em Ubatuba e arredores

Apreciar a vista do mirante

O caminho até a Praia Brava da Almada para quem vem de outras regiões passa pelo incrível Mirante da Chica.

A entrada se dá pelo Km 13 da Rio-Santos (a BR 101) e pegando uma estradinha asfaltada depois. Além da vista panorâmica exuberante para algumas praias locais, como a do Estaleiro, há ainda um quiosque famoso por seus bolinhos de aipim com sabores diversos. Então certamente vale a paradinha para recuperar as energias e curtir o visual deslumbrante. Não dá para ver a Brava de lá, mas certamente compensa a visita.

Veja mais Fotos das Praias de Ubatuba aqui!

Aproveitar a natureza

Praticamente deserta, a Praia Brava é perfeita para relaxar em contato máximo com o ecossistema riquíssimo do litoral norte paulista.

Há muito verde ao redor, com inúmeras árvores no caminho e algumas quase dentro da água. As pedras também marcam presença, com o barulho marcante (e relaxante) do mar batendo nelas de maneira ritmada.

Com ondas fortes, o local também é perfeito para o surfe, atraindo muitos praticantes do esporte para lá. E por isso mesmo, é preciso cuidado ao mergulhar, já que realmente pode ser perigoso. Evite levar crianças para o oceano.

É preciso levar água e lanches, já que não há estrutura alguma para vender produtos. De maneira geral, é uma praia para recarregar a bateria e aproveitar a imersão na natureza.

Trilha da Praia da Fazenda

É uma das principais praias da região do núcleo de Picinguaba, e fica a 45 minutos de caminhada por trilha a partir da Brava da Almada. O percurso exige acompanhamento dos guias do Parque Estadual da Serra do Mar, e definitivamente vale a pena. Apesar de ter uma faixa de areia bastante extensa, o local é bastante preservado e não possui nenhuma forma de comércio local, como hospedarias ou bares.

Mas há passeios de barco pelo manguezal do Rio Fazenda, é só buscar informações na sede administrativa do parque. Ao contrário da Brava, aqui o mar é calminho e ideal para o banho, então dá para sentar na areia e curtir o dia sabendo que pode mergulhar quando quiser. Por sua beleza estonteante, já foi cenário de gravação de novelas.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA BRAVA (Ubatuba): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família e os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Visita à Praia da Almada

Não muito longe da Brava e acessível rapidamente de carro ou trilha, a Praia da Almada é calminha, sossegada, com muita vegetação nativa para embelezar o ambiente e ainda conta com alguma estrutura.

São poucas, mas existem barracas e quiosques que servem petiscos e almoço, além de casas para alugar bem perto da areia e comércio local. É um pouco mais cheia que as vizinhas, justamente por ser vila de pescadores levemente mais urbanizada, e também possui águas agradáveis que atraem a prática de esportes como o caiaque. Lanchas também podem sempre ser avistadas no oceano, e a diversão é garantida para todas as tribos.

Foto orla Praia da Almada, Ubatuba, SP.

A bela e tranquila Praia da Almada é ótima opção para passear nos arredores da Praia Brava, em Ubatuba, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ir até a Praia do Estaleiro

Um pouco mais distante da Brava de Almada, a Praia do Estaleiro ainda tem acesso tranquilo para quem está lá.

A faixa de areia é bem extensa e tem espaço para todos, fazendo a alegria das crianças que gostam de correr e brincar.

Quiosques e restaurantes se confundem com a Mata Atlântica na beira da praia e o mar é tranquilo para mergulhar. No caminho, dá para passar de novo pelo Mirante da Chica e curtir a vista de tirar o fôlego de toda a região de Picinguaba.

Explorar outras prainhas locais

As principais praias locais são essas, as mais conhecidas por turistas que chegam do estado ou de outros cantos. Mas existem algumas outras na região.

Entre Almada e Brava fica a pequena Praia do Engenho, parte da trilha que liga uma a outra. Na ponta sul do complexo de trilhas desse costão fica a minúscula Laço da Cavala, de apenas 50 metros e acessível a partir do Engenho. Entre as pedras e curta faixa de areia, dá para apreciar a beleza incrível dessa jóia escondida.

Ou ainda a diminuta Praia da Taquara, que só aparece na maré baixa, cercada por pedras e vegetação, ao lado direito da Praia da Fazenda. É só escolher e desbravar essa região incrível!

Onde ficar

Não há opção de estadia diretamente na Praia Brava. Deserta em sua maior parte, apenas duas casas de pescadores existem no local. Mas dá para se hospedar pertinho, nas vizinhas Fazenda e Estaleiro do Padre.

Veja os Melhores hotéis e pousadas Pé na Areia em Ubatuba

A Pousada Casa Mila é uma das opções mais próximas, no caminho que leva até lá. A Pousada Picinguaba é outra alternativa que não está muito distante e é sempre elogiada. Mais para o interior, o Bananal Ecolodge é diferente de tudo que há na região e torna o contato com a natureza ainda mais íntimo. Há também um camping próximo da Praia da Fazenda que pode ser bastante útil para quem procura hospedagem de última hora. E outras pousadas, principalmente em Picinguaba e à margem da BR 101.

***
Agora é só escolher a melhor época do ano e planejar sua viagem para curtir ao máximo a linda Praia Brava em Ubatuba e toda a beleza da região!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  01 de agosto de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site