ILHA DO MEL (PR): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Avalie este artigo

O recanto mais doce do Paraná é um lugar paradisíaco, tranquilo e repleto de trilhas e belas praias. Saiba tudo sobre a Ilha do Mel, veja dicas, fotos e planeje sua viagem pra lá!

ILHA DO MEL: doce recanto no litoral do Paraná

O imenso litoral brasileiro, com seus mais de 9 mil km de praias, reserva maravilhas para o turismo. Afinal, não faltam destinos para visitar de Norte a Sul, com muitas belezas naturais entre cidades grandes já badaladas ou pequenas vilas escondidas. E, é claro, também oferece aos viajantes um bom leque de ilhas e arquipélagos, que encantam pela natureza preservada e pela natureza de biodiversidade, ao mesmo tempo em que possuem um clima único e especial. E são tantas delas que às vezes fica até difícil escolher.

Algumas dessas ilhas tão exuberantes já são famosas, e recebem visitantes o ano inteiro, de todas as partes do mundo. Como é o caso da carioca Ilha Grande, da paulista Ilhabela, da pernambucana Fernando de Noronha e das baianas Boipeba e Morro de São Paulo. E a paranaense Ilha do Mel pode não ter o mesmo reconhecimento dessas, mas deveria.

Com um ecossistema incrível, cheia de praias lindas e trilhas para mirantes, é um dos destinos mais procurados no estado para quem quer escapar da correria urbana e tirar uns dias de folga para relaxar.

Foto mirante Praia de Fora, Ilha do Mel, PR.

A linda Praia de Fora, uma das mais movimentadas da Ilha do Mel, no PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Assim como outras vizinhas que fazem parte do mesmo bioma, como a Ilhabela e a Ilha Grande, a Ilha do Mel vem se tornando um centro de interesse para quem procura contato máximo com a natureza, podendo alternar entre suas lindas praias, e com uma rotina pacata, quase parando, de pequena vila do interior.

Para as noites, o forró e o reggae também dominam o cenário, e o público dessas tribos se faz sempre presente.

É uma viagem perfeita para todos os estilos de viajantes: solteiros, grupos de amigos, casais ou famílias.

Como chegar à Ilha do Mel

A porta de entrada para a Ilha do Mel é a cidade paranaense de Paranaguá, da qual ela faz parte oficialmente. São menos de 100 km e uma hora e meia saindo de Curitiba, onde há o principal aeroporto da região. E o trajeto é praticamente todo feito pela BR 277. A partir da zona portuária, a travessia de barco dura cerca de uma hora e meia também.

Outra alternativa é atravessar pela praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, que fica a 120 km da capital – mas o percurso marítimo leva apenas meia hora.

Dentro da Ilha do Mel, é importante notar que há duas vilas para desembarque, ambas com píer para as embarcações.

Encantadas fica bem no sul da ilha, enquanto Nova Brasília é mais ao centro.

Então é sempre bom se informar onde fica a pousada, hostel ou camping de sua escolha para não acabar parando na vila errada.

Lá dentro, seja em qual for, não há circulação de carros, e as ruas são de areia. Quem dirigir a partir de Curitiba ou outra localidade deverá deixar o veículo estacionado em Paranaguá ou Pontal do Sul pelos dias em que ficar no destino.

O que fazer na Ilha do Mel

Mesmo pacata e rústica, há muito o que fazer na linda Ilha do Mel. Curtir o mar é só uma das coisas. Veja.

Conhecer as lindas praias

Não há dúvidas que o maior destaque da Ilha de Mel é o seu litoral. Afinal, quem lá chega em geral busca curtir muita sombra e água fresca, em meio a cenários paradisíacos, aproveitando com um mergulho ou outro no mar cristalino.

Confira as Melhores Praias do Paraná aqui!

E para quem quer mesmo sossego, a melhor delas é a praia da Fortaleza, uma das mais tranquilas e com possibilidade de chegar de barco ou caminhando cerca de 4km pela orla ou por trilha na mata. Com 4 km de extensão, ela tem poucas opções de quiosque e restaurante, além de algumas pousadas e casas de veraneio. É nela que fica a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, outro ponto obrigatório para conhecer!

Foto da praia e gruta de Encantadas, na Ilha do Mel, PR.

A linda e tranquila Praia de Encantadas com a gruta repleta de lendas à direta. Na Ilha do Mel, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra bela praia e bastante concorrida no verão é a Praia de Fora, perto do Farol, com piscinas naturais na maré baixa e ondas fortes na alta. Do farol é possível vê-la do mirante, belíssimo cenário!

Já a Praia do Miguel é quase deserta e lindíssima, com muito verde ao redor em seus costões. Para chegar é preciso caminhar por um trilha e passar por pedras das encostas.

A vila de Encantadas abriga duas praias próximas, a que leva o mesmo nome – Praia de Encantandas -, onde fica a famosa gruta, e outra que é chamada de Praia de Fora de Encantadas que são unidas na maré baixa e ótimas para aquele mergulho, já que as águas são tranquilas por lá.

Veja mais fotos das Praias da Ilha do Mel aqui

Já a imensa e linda Praia Grande é a favorita dos surfistas, perto de Nova Brasília. É pertinho dela também que está o único resort da Ilha do Mel, que é ecológico e respeita todas as regras ambientais sem perder o conforto.

praias para todos os gostos, é só escolher e conhecer todas que puder ao longo da viagem.

Gruta das Encantadas

Um dos cartões-postais da Ilha do Mel, a Gruta das Encantadas fica na praia de mesmo nome, no extremo sul, e ganhou fama pelas fotos incríveis, com a visão de dentro para o mar.

Não há muito espaço nela, e o acesso só é possível durante a maré baixa, em geral durante a manhã e até a hora do almoço.

Para chegar lá é preciso uma caminhada tranquila a partir do trapiche, que dura cerca de 15 minutos pela passarela de madeira. Aproveite para registrar algumas das mais belas imagens da viagem por lá, principalmente se for ao pôr do sol.

Não fique imaginando! Conheça a Ilha do Mel em imagens 360 como se estivesse lá!

Istmo de Nova Brasília

Vai aqui um lugar diferente e curioso. O istmo é o pedacinho de areia com mar dos dois lados, que está quase sumindo pelo aumento do nível da água.

É conhecido pelos nativos como Passa-Passa, e já chegou a ser engolido pelo mar na década de 90 dividindo a ilha em duas.

Tem uma largura aproximada de 30 metros e é o trecho mais estreito da ilha. Fica em Nova Brasília, perto do cais, então é de acesso bastante fácil para quem está hospedado na vila.

Certamente é um ponto muito interessante, com uma paisagem exótica por conta do oceano pelos dois lados, e rende ótimas fotos.

Você está conferindo tudo sobre a ILHA DO MEL (PR): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Dar a volta na ilha

Esse é um passeio que não é para qualquer um. Afinal, são 20 km de trilhas para dar a volta na Ilha do Mel e conhecer cada cantinho, geralmente percorridos em cerca de oito horas a pé ou quatro horas de bicicleta.

Quem tiver disposição e saúde para isso, não pode deixar de fazer!

Através da Estação Ecológica local, o caminho passa por belas praias, incríveis mirantes em costões, mangues e mata nativa. Dá para sentir toda a biodiversidade local, além da fauna e flora riquíssimas.

Ainda é possível subir o Morro da Baleia, que fica na Praia da Fortaleza, para ter uma das melhores vistas da ilha.

O tour exige um pouco de conhecimento dos trajeto local, já que alguns pontos podem ficar cheios na maré alta e dificultar a passagem.

Veja o Guia Completo da Ilha do Mel aqui

Foto da fachada da ortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, PR.

A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres foi construída para defender a Baía de Paranaguá e resiste ao tempo deixando o cenário histórico e lindo na Ilha do Mel, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Farol, Fortaleza e Capela

Esses três são os principais pontos turísticos construídos pelo homem na Ilha do Mel.

O Farol das Conchas, construído em 1870 por ordens de Dom Pedro II, e fica a cerca de meia hora a pé da vila de Nova Brasília. Embora seu interior não seja aberto à visitação, subir os degraus até o topo vale muito a pena. O visual panorâmico é de tirar o fôlego, e dá para ver toda a ilha.

Já a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida 100 anos antes do Farol, fica no Morro da Baleia, na Praia da Fortaleza, e um pouco mais de uma hora de caminhada de Nova Brasília.

O local está bem conservado, incluindo alguns canhões, e conta com um belo mirante.

Já a Capela de São Francisco é um pequeno oratório cheio de imagens de santos, e fica no Morro Nhá Pinha, próximo a Encantadas.

Onde ficar na Ilha do Mel

Nova Brasília e Encantadas são as duas vilas da Ilha do Mel, ambas com boas opções de pousadas, hostels e campings.

Então, naturalmente, a imensa maioria dos turistas se concentra em uma das duas, embora seja possível ficar na vila da Fortaleza (onde está o forte) e na vila do Farol (não distante de Nova Brasília) – com menos opções de hospedagem.

Foto praia do Istmo, na Ilha do Mel, PR.

A Praia do Istmo é um lugar curioso e lindo, com mar dos dois lados na Ilha do Mel, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As pousadinhas charmosas dominam o ambiente, em geral com excelente custo-benefício e com diárias para todos os bolsos. E são inúmeras em ambas as vilas, com um leque variado para escolher, é só pesquisar.

Veja as melhores Pousadas e Hotéis na Ilha do Mel aqui!

Quem gosta de algo mais alternativo e quer poupar dinheiro na hospedagem, pode ficar satisfeito com a oferta de campings – e é bom também pelo contato ainda maior com a incrível natureza da região.

***
Que tal nas próximas férias curtir o recanto tranquilo da Ilha do Mel no litoral do Paraná? Com nossas dicas ficou fácil planejar a viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 05 de dezembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.