ILHA DE ITAMARACÁ (PE): tudo o que você precisa saber, fotos e dicas que ninguém te conta

Está planejando suas férias na Ilha de Itamaracá? Localizada na região metropolitana de Recife, as belezas da Ilha de Itamaracá atraem turistas o ano inteiro para descobrir os encantos que a região tem para a oferecer, e já informamos que são muitos.

Confira um Guia de Itamaracá

Se você deseja passar suas férias ou até mesmo um feriado prolongado na região, continue lendo para que nossas dicas possam te ajudar a curtir ao máximo sua estadia!

Como Chegar na Ilha de Itamaracá

Ilha de Itamaracá está localizada a 40 quilômetros de Recife. Para quem vai de carro o acesso é pela PE-015 seguindo até a entrada para a BR-101 até Igarassu. Lá, siga pela PE-035 até Itamaracá.

Por ser muito perto de Recife, algumas pessoas aproveitam para fazer esse deslocamento por meio de aplicativos de carona, que sai mais barato do que alugar um carro para ir até a Ilha.

BATE E VOLTA: 9 passeios imperdíveis perto de RECIFE:

Para sair de Recife de ônibus para a Ilha é preciso pegar um ônibus até o terminal de integração de Igarassu, onde você pegará o ônibus que te leva para a ilha.

O que fazer na Ilha de Itamaracá e região

Você irá perceber que não faltam opções de lazer na região da Ilha de Itamaracá! Planeje sua viagem de acordo com os passeios que mais agradam, confira:

Sítio Histórico de Igarassu

Já no caminho para a ilha o turista pode perceber que a região é bastante rica em acontecimentos históricos e faz questão de preservar isso.

As construções coloniais do século 17, como a Igreja Matriz dos Santos Comes e Damião já demonstram toda a riqueza arquitetônica e cultural da região, por isso, vale a pena sair de Recife um pouco mais cedo para conhecer os encantos de Igarassu durante a ida para a ilha.

Veja mais dicas do que fazer na Ilha de Itamaracá

Forte Orange

Considerado a maior fortaleza de pedra no nordeste brasileiro, o Forte Orange fica na praia do Forte e vale muito a pena ser visitado!

No ano de 1938, o forte foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e preserva um pouco a história do país, da região e vários canhões e artefatos. O melhor: a visitação é gratuita!

Do forte se tem uma vista bem legal da ilha.

Foto das muralhas do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, PE.

O Forte Orange foi construído pelos holandeses no século 17 e hoje é um museu a céu aberto, com velhos canhões e uma estrutura preserva a história do Brasil. Na Ilha de Itamaracá, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ilhota Coroa de Avião

O acesso a pequena ilha de Coroa de Avião só se dá partindo e barco ou lancha da Praia do Forte Orange, com boa infraestrutura, a ilhota tem barracas para que o turista possa curtir o dia inteiro relaxando e petiscando, totalmente despreocupado.

De águas mansas e cristalinas, o local é ideal até mesmo para passar o dia em família com as crianças pequenas se divertindo na beira do mar.

A dica é passar o pôr do sol na ilhota! O momento é realmente encantador e vale muito a pena ser apreciado durante sua visita.

Foto praia tranquila na Ilha de Itamaracá, PE.

A bela e tranquila praia da Ilha de Itamaracá fica agitada nos dias de sol e calor de finais de semana e feriados!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ecoparque Peixe Boi

O exótico peixe boi é um mamífero nativo das águas da ilha, e que pode ser visto de pertinho pelos turistas que visitam o ecoparque, que visa justamente preservar a espécie.

Este é o maior centro do Brasil dedicado a preservação da espécie e fica bem próximo à Praia do Forte.

Veja mais fotos da Ilha de Itamaracá!

Os pequenos normalmente se encantam ainda mais que os adultos durante o passeio, que oferece uma oportunidade de aprendizagem sobre preservação ambiental de forma lúdica e divertida.

Além disso, o momento em que o guia leva os turistas para conhecer o aquário com os peixes de diferentes tamanhos, costuma ser a parte preferida do passeio para as crianças!

Curtir Frevo no Carnaval

Assim como em Olinda, o carnaval na Ilha de Itamaracá é comandado ao som de muito frevo, que coloca todos os turistas para dançar e curtir. No entanto, apesar de ser muito procurada nessa época do ano, a ilha não tem todo o agito do carnaval de Olinda, oferecendo uma opção de lazer e relaxamento para os que não curtem bloquinhos.

Você está conferindo tudo sobre a ILHA DE ITAMARACÁ (PE): o que você precisa saber, fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Forno de Cal

O Forno de Cal Fornalha Holandesa é uma área histórica, onde em 1940 era uma fornalha de cal e atualmente é uma área privativa onde os turistas podem conhecer e incentivar a manutenção e preervação da região através da compra de artesanatos produzidos no local.

Conheça todas as praias da Ilha de Itamaracá

Trilha dos Holandeses

Para os que gostam de caminhar e apreciar a natureza, vale a pena fazer a trilha dos Holandeses! Ela é curta, mas tem beleza exuberante e vale a pena ser feita mesmo pelos mais sedentários!

A saída é através da Vila Velha e se caminha cerca de 3 km até chegar ao Forte Orange. A volta costuma ser feita pelas areias da orla, aproveitando para refrescar os pés na água morninha do mar.

Foto quiosque a beira mar em Ilha de Itamaracá, PE.

Dá para passar o dia inteiro curtindo o visual da Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vila Velha

Fundada por portugueses em 1540, a vila ainda guarda casarios coloniais e é o ponto mais alto da ilha, onde você encontrará ruínas de igrejas e uma vista realmente encantadora da região.

Passeio de Lancha Pelos Manguezais

Bem preservados e repletos de caranguejos, a ida ao manguezal é um dos passeios bem típicos da região e que vale a pena ser feito para entrar em contato com um ambiente que muitas vezes não é conhecido pela maioria da população.

A ida ao manguezal ensina aos turistas sobre preservação e sobre o habitat natural dos caranguejos que costumam estar presentes nos cardápios de todos os restaurantes locais.

Comida Típica

É claro que como em toda praia você poderá comer peixes frescos e muitos pratos feitos com frutos do mar.

Mas, a nossa dica é experimentar o doce conhecido como passas de caju, ele é um doce típico local, vendido nas feirinhas de artesanato! Hum, uma delícia para qualquer hora!

Lagoa Azul

Situado próximo a Vila Velha, a Lagoa Azul é um ótimo lugar para passar o dia curtindo em família!

Na lagoa você encontrará pedalinhos, caiaques, tirolesa, petiscos e música boa, ideal para que todos os tipos de visitantes tenham atividades divertidas e possam curtir o dia de forma relaxante.

A paisagem local é deslumbrante e a infraestrutura é muito boa, incluindo estacionamento para que você possa curtir o dia totalmente despreocupado.

Veja também Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Recife e arredores

Onde se Hospedar

A Ilha tem fácil acesso de carro partindo de Recife, e podemos considerar que o percurso é bastante curto, afinal, são apenas 40 quilômetros de distância entre a ilha e a capital.

Para os que desejam curtir a Ilha de Itamaracá na alta estação, que é o período que se estende de dezembro até o carnaval, vale a pena reservar a hospedagem na ilha com antecedência, porque a região conta com menos de 20 hotéis e pousadas para atender a demanda dos turistas que lotam o lugar principalmente na alta estação.

As hospedagens na ilha são mais simples, porém confortáveis. E para os que não abrem mão de ficarem hospedados em lugares com mais infraestrutura urbana, também é possível curtir todos os encantos da ilha se hospedando em Recife e se deslocando de carro até Itamaracá.

Veja também Hotéis e Pousadas em Recife

Um bom lugar para ficar em Recife é a Praia de Boa Viagem, que oferece uma excelente infraestrutura turística e é um local que facilita o acesso para a ida a Ilha.

***
Esperamos que nossas dicas te ajudem a planejar seu passeio na Ilha de Itamaracá, tornando seus dias ainda mais divertidos na região, afinal, opções de lazer na ilha e em Pernambuco não faltam!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de outubro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.