Os Sabores da Cozinha Pernambucana

Avalie este artigo

A experiência de comer os pratos típicos de uma região que você não conhece é, para muitos viajantes, tão importante quanto conhecer seus pontos turísticos. Nenhuma viagem é completa sem que se conheça pelo menos um pouquinho da culinária local.

A gastronomia pernambucana é muito diversificada. Flertando com as culinárias portuguesa, africana e indígena, usa a criatividade e abusa de ingredientes nordestinos para criar pratos deliciosos.

Foto de tapioca, prato típico da cozinha nordestina - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Se engana quem pensa que em Recife só se come comida nordestina. Atrás do Rio de Janeiro e São Paulo, Recife é o terceiro polo gastronômico do Brasil, então a variedade de restaurantes na cidade é incrível.

Entre os bairros de Boa Viagem e do Pina estão alguns dos mais requisitados restaurantes de Recife. Ali você encontra restaurantes italianos, franceses, portugueses, japoneses, churrascarias, casas especializadas em frutos do mar e muita comida típica nordestina.

Todo turista que se preze sabe que deve caprichar bem no café da manhã. Em Recife você encontra um café da manhã muito farto, com frutas e sucos naturais de caju, abacaxi, graviola e tantas outras frutas da região. Tapioca, cuscuz, mungunzá, bolo Souza Leão, macaxeira e até carne de sol completam o cardápio. Fartura para quem precisa de muita energia pra passar o dia inteiro turistando.

Para o prato principal o que não falta é variedade. Tem escondidinho, arrumadinho, carne de bode, baião de dois, galinha de cabidela, buchada, dobradinha, caranguejo, camarão e mais uma infinidade de opções deliciosas. Os acompanhamentos também são muitos: feijão macassa, feijão verde, cuscuz, macaxeira frita ou cozida, queijo coalho, pirão e tantos mais.

Fotos de pratos típicos da cozinha nordestina - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Não se esqueça de guardar um espacinho para a sobremesa, que pode ser uma típica cartola, um doce feito de banana frita com queijo manteiga salpicado com canela e açúcar. Ou então talvez um pedaço do tradicional bolo de rolo, rocambole com camadas bem finas recheadas de goiabada derretida. Para os mais lights, frutas da época pode ser uma boa pedida.

Já os recifenses menos preocupados com as calorias têm uma dica: esquentar no micro-ondas uma pequena fatia de bolo de rolo e servir com uma bola de sorvete de creme. Praticamente um petit gateau pernambucano!

Para quem vai passear em Olinda durante o dia, vale a pena beliscar alguma das delícias das barraquinhas do Alto da Sé. Ali tem tapioca de todos os sabores, das mais simples como a de queijo coalho e coco, até as mais elaboradas, de charque ou camarão.

Se a ideia é passar o dia na praia, a oferta de comidinhas também é grande. Pode parecer estranho, mas o popular caldinho é tão consumido em Recife que tem até ambulante com garrafa térmica vendendo essa iguaria nordestina debaixo de um sol escaldante na praia. Tem caldinho de feijão, sururu, peixe, camarão e alguns outros sabores típicos.

 

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Marina Ferrarezze Fotos:  Ricardo Junior 20 de agosto de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.