BATE E VOLTA: 9 passeios IMPERDÍVEIS perto de RECIFE

Está em Recife e quer conhecer a região fazendo passeios incríveis no esquema bate e volta? Confira 9 destinos que selecionamos para você!

Confira também Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Recife e arredores

Recife é um dos destinos mais populares do Nordeste e do Brasil para passar as férias. O litoral da cidade, e sua região próxima, é repleto de belezas e de atrativos para todos os gostos, proporcionando a viagem perfeita tanto para casais quanto para famílias inteiras – assim como para quem viaja em grupos de amigos ou mesmo sozinho. A capital pernambucana é uma das cidades mais antigas e cheias de história do país, e há muito o que fazer dia e noite.

Para melhorar ainda mais, bem perto de Recife existem alguns passeios imperdíveis, e que podem ser feitos no velho esquema do bate e volta: indo de manhã cedinho para voltar de noite, sem precisar mudar de hospedagem.

E são muitos os destinos no litoral pernambucano que merecem a visita, sendo que a costa é pequena em extensão, com apenas 187 km separando a divisa com o Alagoas, ao sul, da divisa com a Paraíba, ao norte. Ou seja, para os viajantes mais animados dá para visitar alguns lugares nos destinos vizinhos à Recife em passeios de um só dia e até ir até Estados coladinhos.

Mas dessa vez vamos ficar apenas em Pernambuco. O estado é tão rico que não faltam cidades ou vilas que definitivamente precisam entrar em seu roteiro durante a visita a Recife. Todos bem pertinho da capital, para o passeio não ficar cansativo demais.

Conheça então 9 destinos imperdíveis para um bate e volta por lá!

1. Olinda

A lista não poderia começar por outro destino que não essa vizinha tão charmosa de Recife. Olinda é terra de ladeiras e de carnaval, além de ter vistas maravilhosas para o mar em seus mirantes – não perca um por do sol por lá.

Confira o Guia Completo de Recife e Olinda

Os centros de cada uma delas estão a apenas 15 km distantes um do outro, então não tem desculpa: quem vai até lá não pode deixar Olinda de lado.

Igrejas, ateliês, restaurantes, galerias de arte e prédios coloniais dominam as ruas e garantem todo o ambiente extremamente agradável e rústico da cidade. E não esqueça de curtir muito frevo e maracatu.

Foto Igreja em Olinda, PE

Olinda é repleta de história, prédios coloniais, igrejas belíssimas em suas ladeiras. Mas, também tem cores, música e muita alegria! Pertinho de Recife, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2. Ilha de Itamaracá

A cerca de 40 km, ou uma hora de viagem, de Recife, a Ilha de Itamaracá é uma bela pedida para conhecer novas praias e se encantar ainda mais com o litoral pernambucano.

Com muita natureza e cheia de áreas verdes, é um verdadeiro paraíso para quem procura relaxar e curtir o sol e o mar sem maiores preocupações. São 11 praias na ilha, entre algumas mais sossegadas, como Fortinho, Sossego e Pontal; e outras mais cheias e badaladas, como Quatro Cantos, Pilar e Baixa Verde – veja fotos da Ilha de Itamaracá.

Escolha a que mais te agradar e aproveite esse destino tão pertinho da capital e que oferece tantos encantos.

Foto Praia da Ilha de Itamaracá, PE.

A bela Ilha de Itamaracá é um dos passeios imperdíveis para fazer a partir de Recife, ou ficar uma temporada inteira lá!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Cabo de Santo Agostinho

Outra joia da região metropolitana de Recife é Cabo de Santo Agostinho, que fica a pouco mais de 30 km da capital.

Confira tudo sobre Cabo de Santo Agostinho aqui

A cidade conta com nove praias bastante distintas, e há opções para todos os gostos. A escondida Calhetas, por exemplo, é bastante famosa apesar de ser pequena, cheia de surfistas e mergulhadores, além de um dos bares mais disputados da região. Pedra do Xaréu é mais simples e bucólica e possui um cenário encantador, com direito a piscinas naturais. A praia do Paiva é quase sempre deserta, boa para sossegar. Itapuama é vila de pescadores. E Paraíso tem quiosques e bares com ambiente rústico bastante agradável.

4. Tamandaré

Tamandaré fica um pouco mais distante de Recife, a cerca de 100 km ao sul, mas o trajeto é perfeitamente acessível para um passeio de bate e volta. E definitivamente compensa o esforço, visto que o município é sede da agora badalada e lindíssima Praia dos Carneiros.

Tudo sobre a Praia dos Carneiros: a TOP de Tamandaré

Quase deserta (apesar da fama recente), com uma paisagem simplesmente espetacular que reúne coqueiros sem fim, mar azul cristalino, areia branquinha e até uma simpática igrejinha à beira d’água. As piscinas naturais formadas por recifes são perfeitas para um mergulho refrescante.

Se quiser algo menos rústico, a praia central da cidade é mais urbanizada e possui barracas, além de casas de veraneio e comércio. E não fica muito atrás em termos de beleza.

Foto orla com coqueiros da Praia dos Carneiros, Tamandaré, PE.

A Praia dos Carneiros é uma das mais paradisíacas do Brasil e certamente destino obrigatório para suas férias! Em Tamandaré, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5. Coroa do Avião

A 35 km ao norte de Recife, a Coroa do Avião fica logo antes da Ilha de Itamaracá. Com disposição, dá para conhecer um pouco de cada até no mesmo dia.

Trata-se de uma pequena ilhota de areia com vegetação nativa e um cenário exuberante para conhecer. O mar é extremamente cristalino e os quiosques locais são feitos de palhoça – dando um clima caribenho ao local.

O acesso é feito de jangada ou de barco através do Forte Orange, em Itamaracá, ou até a pé pela água da praia de Mangue Seco na maré baixa. Por lá, é possível caminhar para explorar a ilha, sentar na areia para petiscar ou apenas aproveitar a vida nessa verdadeira maravilha da natureza.

Você está conferindo dicas de BATE E VOLTA: 9 passeios IMPERDÍVEIS perto de RECIFE. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Porto de Galinhas

Localizada na cidade de Ipojuca, 60 km ao sul de Recife, Porto de Galinhas já tem renome internacional. Mas não por isso deixa de merecer a visita, é claro.

Tão perto e com tantas atrações, a vila é daqueles lugares para jamais esquecer. As piscinas naturais estão lotadas de peixinhos coloridos, e todos os visitantes sabem que o ponto alto da viagem é usar e abusar do snorkel para apreciar a vida marinha – as jangadas levam até os recifes mar adentro na maré baixa.

Saiba tudo sobre a Praia de Porto de Galinhas aqui: dicas e fotos

As praias vizinhas, como Maracaípe e Muro Alto, são point de esportes radicais para os aventureiros.

O centrinho é charmoso e há ótimas opções de restaurante ou bares cheios de agito. Para quem não tem tempo para passar ao menos uma noite nesse paraíso, o bate e volta saindo de Recife é a solução para não perder esse passeio na viagem.

Foto peixinhos nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, PE.

Mergulhos inesquecíveis junto a muitos peixinhos podem ser feitos nas piscinas naturais da paradisíaca Porto de Galinhas, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7. Bezerros

Saindo do litoral, Pernambuco possui também sua cota de destinos incríveis no interior. Um deles é Bezerros, 100 km a oeste de Recife, conhecido pelo Carnaval com desfile de mascarados e pela intensa cultura nordestina que respira.

A cidade é centro regional de xilogravura, a arte dos desenhos em madeira tão populares na literatura de cordel. E também de artesanato em geral, com tudo que se pode imaginar.

Um dos destaques é o Centro de Artesanato de Pernambuco, onde pode se ver como são feitos os famosos bonecos gigantes de Olinda. A pequena cidade de 60 mil habitantes tem aquele charme de interior e vale o passeio para conhecer a cultura pernambucana a fundo.

8. Tracunhaém e Lagoa do Carro

Também no interior, 55 km a noroeste de Recife, a pequena Tracunhaém pode passar despercebida com seus 12 mil habitantes, mas é um destino bastante interessante no estado para um bate e volta.

O local também é conhecido por sua arte, principalmente a cerâmica em barro. Além de conhecer mais uma cidade do interior pernambucano com toda sua cultura regional, o passeio é duplo, já que logo ao lado fica Lagoa do Carro. Nela fica o maior museu de cachaça do país, fundado em 1998 por um empresário local considerado o maior colecionador da iguaria no mundo.

Aproveite a viagem para passar o dia apreciando artesanato e aguardentes.

9. Caruaru

Para fechar a lista, mais uma cidade do interior. Caruaru é bastante conhecida, mas não é tão badalada no turismo nacional.

A 160 km da capital, seu renome maior vem das festas juninas realizados no meio do ano – dividindo com a paraibana Campina Grande o posto de maior São João do mundo – veja fotos clicando aqui.

Caruaru: a Capital do Forró

Mas caso não vá nessa época, não há problema. A cidade é cheia de museus interessantes. A Casa de Mestre Vitalino eterniza a arte e o folclore de seus bonecos de barro. O Museu do Barro, por outro lado, é onde estão suas obras originais e de outros artesãos da região. O Museu do Forró é imperdível para quem curte o ritmo, simbolizado pela música de Luiz Gonzaga. Para fechar, nada melhor que visitar a maior feira livre de todo o Nordeste, com mais de 20 mil metros quadrados, centenas de barracas e apresentações musicais.

Foto festa de São João em Caruaru, PE.

A Capital do Forró se enche de alegria e festividades de São João, sendo uma das maiores festas do gênero do mundo! Em Pernambuco.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Já viu que a partir de Recife há vários passeios incríveis para um bate e volta da capital pernambucana. Escolha os seus, e boa viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 08 de outubro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.