CUMURUXATIBA (BA): o que saber antes de ir, fotos e dicas que ninguém te conta

Avalie este artigo

Quer saber tudo sobre Cumuruxatiba, o que fazer, informações antes de ir, ver fotos e dicas que ninguém te conta? Fica ligado nesse post!

Conheça agora em imagens 360 graus como é Cumuruxatiba

Está longe de ser segredo que o sul da Bahia guarda paraísos intocados, aquelas praias quase desertas com enorme beleza e muita natureza ao redor. Embora Porto Seguro – e seus distritos como Caraíva, Trancoso e Arraial D’Ajuda – seja a grande estrela da região, a verdade é que há muito mais por lá. E a cidade de Prado, com sua enorme área e apenas 30 mil habitantes, é um dos destinos que merece uma visita sempre que possível.

Para muitos nativos, Prado é o local onde a frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500 – embora tantos outros apontem Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália como tal.

Dúvidas à parte, é totalmente compreensível que possa ter sido lá que os portugueses primeiro se encantaram com o Brasil. Afinal, com seu ecossistema incrível ainda em boa parte intocado e preservado, dá para ter uma ideia do que eles teriam se deparado ao avistar de longe as terras tupiniquins de suas caravelas.

Dentro de Prado e seu imenso litoral de mais de 80 km de praias, uma das pérolas que vem ganhando notoriedade é Cumuruxatiba. O estranho nome vem da língua indígena pataxó e significa ‘variação de maré’.

Dá para imaginar o cenário local? Areias branquinhas, coqueiros a perder de vista, mar quase transparente variando entre o azul e o verde… e alguns barquinhos balançando ao sabor das ondas, já que se trata de uma pequena vila de pescadores quase parada no tempo. Para quem procura sossego, é o destino perfeito, com um ambiente rústico e primitivo que agrada a qualquer um.

Foto linda orla Praia do Pier, Cumuruxatiba, BA.

A linda Praia do Pier é a mais central, mas mesmo assim paradisíaca, tranquila e rústica. Tudo de bom para as férias em Cumuruxatiba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como Chegar em Cumuruxatiba

A maneira mais fácil de acessar o vilarejo de Cumuruxatiba é através de Porto Seguro. Após descer no aeroporto local, o trajeto leva cerca de 230 km e pode ser feito em quase quatro horas.

Não é pertinho, mas compensa o esforço. O ideal é alugar um carro e descer pela BR 101 até o município de Itamaraju – é tudo pelo interior, e não pelo litoral. A partir dali, entrar na BA 489 até quase o centro de Prado. Antes de lá, pega-se a Rodovia para Cumuruxatiba (o nome da estrada é esse mesmo) e segue até o encontro com a BA 001. Dali é só ir até o destino final.

Outra opção é seguir por Prado direto até a BA 001 no litoral e rumar para lá sentido norte, voltando.

Para quem vem do sul, como do Espírito Santo ou de Minas Gerais, o melhor é seguir a BR 101 até a cidade de Teixeira de Freitas. Então é só pegar a BA 190 no sentido do litoral até encontrar a BA 001 na altura de Alcobaça e rumar direto para norte até Cumuru – como é carinhosamente conhecida. De ônibus, é possível descer no centrinho de Prado ou em Itamaraju e buscar meios de transporte até o destino.

Quando Ir e Onde Ficar

A Bahia tem sol quase o ano todo. Durante o verão, naturalmente, mesmo lá o influxo de turistas é maior. Ainda assim, é uma vila que nunca está realmente cheia, até mesmo pela dificuldade de acesso. Então, ainda que na alta temporada, dá para visitar o local sem problemas e curtir toda essa paz. Em outras épocas do ano, torna-se ainda mais deserta e pode ter menos comércio aberto para turistas.

Conheça todas as Praias de Cumuruxatiba aqui

Como pequeno vilarejo que é, Cumuru não conta com muitas opções de hospedagem. E nada de grandes hotéis ou resorts por lá, é claro. Seguindo todo o clima da região, o objetivo é contato com a natureza e com a vida rústica, e assim são os lugares para ficar.

Um dos mais famosos é o Hotel Cumuruxatiba, com uma das melhores estruturas da região, bastante charme e muitas atividades de lazer – como piscina, spa e playground para crianças.

E não faltam pousadinhas familiares e aconchegantes, como a Chalé Azul, a Vila Guaiamum, a Clara, a Areia Preta e a Axé. Tudo bem perto do centrinho da vila.

Foto orla da Praia Barra do Cahy, em Cumuruxatiba, BA.

A linda orla da Praia Barra do Cahy, com falésias e o rio desaguando no mar, em Cumuruxatiba, BA. Descanso garantido nas suas férias!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Que Fazer em Cumuruxatiba

Com natureza exuberante, rusticidade e tranquilidade, Cumuruxatiba é para quem procura descanso, mas também caminhar e conhecer o paraíso! Veja dicas do que fazer por lá!

Relaxar e curtir a vida

Não tem jeito, visitar Cumuru é a desculpa perfeita para descansar as férias inteiras. Afinal, o vilarejo parece que parou no tempo e o dia demora a passar.

Então é só aproveitar a praia lindíssima, cheia de piscinas naturais e formada por uma paisagem repleta de falésias, coqueiros, amendoeiras e rios que deságuam no mar. Perto do começo do vilarejo, há uma piscininha formada por água do rio que é sempre procurada.

Na areia já há alguma estrutura de barracas para atender os banhistas, dado o crescimento do turismo no local, mas nada luxuoso.

É a viagem perfeita para relaxar ao máximo, curtir muita sombra e água fresca e voltar para casa de baterias renovadas.

Conhecer todas as Praias de Cumuruxatiba

Além de descansar, você pode caminhar muito e conhecer todas as praias lindas da região.

Comece pela Praia Píer (a do centrinho) e siga até a Barra do Caí, uma das mais lindas da região com falésias e um riacho desaguando no mar. Você pode ficar hospedado na Praia do Rio do Peixe, rodeado de pousadinhas.

Depois visite Japara Grande e Japara Mirim, a mais ou menos 8 km do centrinho, com mar azul esverdeado, águas tranquilas, piscinas naturais na maré baixa, ótimas para mergulhos e esportes náuticos.

E termine conhecendo a Praia da Moreira, Areia Preta, Dois Irmãos, Calambrião e Imbassuaba, todas lindas e semi-desertas!

Foto do mirante da Praia Japara Grande, em Cumuruxatiba, BA.

Falésias coloridas, rio verdinho, mar cristalino, mangues, coqueirais e muita beleza é o cenário da Praia Japara Grande, em Cumuruxatiba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Caminhar Mar Adentro

Você leu certo sim! Dá para encenar a cena bíblica e caminhar mar adentro!!

Tudo porque a variação das marés na região é muito grande, o que originou até o nome da vila – como você leu lá em cima, significa exatamente isso.

Na maré baixa o mar recua tanto que dá para ver os recifes de corais, em um fenômeno inesquecível. Em determinados lugares dá para andar por mais de 1 km pela areia para dentro do oceano. E algumas piscinas naturais aparecem ainda mais nesses momentos.

Aproveite essa maravilha da natureza para se encantar ainda mais com o cenário de Cumuru e curtir suas águas o máximo que puder. Quem tiver um snorkel para mergulhar vai tirar proveito e conseguir ver muitos peixinhos coloridos e o resto da rica vida submarinha de lá.

Você está conferindo tudo sobre CUMURUXATIBA (BA): o que saber antes de ir, fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Comer Muito Bem

Apesar de todo o ambiente rústico e bastante simples, existem ótimos bares e restaurantes em Cumuruxatiba.

Com o desenvolvimento do turismo na última década, o clima incrível da vila atraiu gente de todos os cantos, e muitos deles se fixaram por lá e criaram negócios mais ‘modernos’. Não é difícil encontrar lugares para comer excelentes pratos de frutos do mar, por exemplo.

Nos barzinhos, as comidas regionais – imagine aqueles quitutes baianos clássicos – são as especialidades. Mas ainda há opções de culinária mais abrangentes devido aos “imigrantes” da cidade. A certeza é que você não vai passar fome por lá, e provavelmente vai sair surpreendido com a gastronomia local.

Dançar em um Luau

As barracas de praia de Cumuru costumam organizar luaus durante a noite, principalmente na alta temporada e com a vila mais cheia. E é a oportunidade perfeita para ter um pouco de vida noturna na região.

Com muita música, comes e bebes debaixo do exuberante céu estrelado por lá, não dá para deixar de apreciar a oportunidade.

Por ser isolada, sem prédios ou poluição ao redor, a cidadezinha oferece muitas estrelas, com ótima visibilidade, ao cair do sol.

Ao contrário da badalação da vizinha Porto Seguro, ali esse tipo de festa é raridade, mas quem gosta de um pouco de animação sabe quem o que curtir durante a estadia no vilarejo.

Foto orla Praia Japara Mirim, Cumuruxatiba, BA.

A linda Praia Japara Mirim, com mar esverdeado de águas cristalinas e coqueirais emoldurando a paisagem. Em Cumuruxatiba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Visitar a Ponta do Corumbau

É preciso contratar um passeio de barco para chegar em Ponta do Corumbau, que fica no limite com Caraíva, que é distrito de Porto Seguro. Mas vale cada segundo e cada centavo.

Considerado um dos pontos mais deslumbrantes de toda a Bahia, o destino é um oásis de tranquilidade e de beleza. Seu mar cristalino com bancos de areia na maré baixa lembra bastante o Caribe para muita gente.

Veja 16 Praias Brasileiras que parecem o Caribe!

E o Recife de Itacolomi oferece mergulhos perfeitos nas piscinas naturais, com direito à presença de tartarugas. O acesso difícil garantiu a preservação por lá, assim como as poucas opções de hospedagem – a maioria dos visitantes chega para um só dia, sem pernoite.

Sem dúvidas é uma atividade indispensável para quem viaja até a região.

***
Convencido da beleza e tranquilidade desse cantinho delicioso da Bahia? Então, malas prontas para descansar e curtir as férias em Cumuruxatiba!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de setembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.