Top 5 Destinos de Inverno do Brasil

Avalie este artigo

Apesar dos destinos de praia e verão dominarem a preferência dos brasileiros, no inverno há locais onde a paisagem se transforma e deixa ainda mais linda a região. Os destinos de serra são os mais procurados e não é à toa. Boa gastronomia, ótimas pousadas e hotéis e muitas atrações em meio aos cenários deslumbrantes.

Selecionamos os Top 5 destinos mais procurados na estação mais fria do ano. Confira.

Serra Gaúcha – Gramado, Canela e Nova Petrópolis

Quando falamos em inverno no Brasil, a região que logo vem a mente é a Serra Gaúcha. Este cantinho lindo do Rio Grande do Sul constitui praticamente uma experiência ‘internacional’, onde o visitante poderá se sentir em outro país. Isto tudo porque a colonização europeia predomina nas três principais cidades: Gramado, Canela e Nova Petrópolis, e faz manter a arquitetura, a culinária e os costumes bem vivos.

As três cidades juntas formam um grande programa de férias, pois estão a menos de 35 quilômetros de distância entre os centros. Mas, cada uma individualmente tem suas belezas.

Gramado tem pontos importantes e imperdíveis no passeio, como o Lago Negro, cartão-postal da cidade. A Rua Coberta é point da culinária gaúcha, onde é possível provar os chocolates produzidos na região, comer um fondue de queijo (ou até rodízios) e saborear as famosas e tradicionais carnes. Para os que curtem carros, motos, curiosidades e estão viajando com as crianças, os vários museus temáticos são ótimas atrações, como o Hollywood Dream Cars, Super Carros, Harley Motor Show e o Museu de Cera. O Mini Mundo, o Mundo à Vapor e a Aldeia do Papai Noel são passeios imperdíveis com as crianças. O Parque Snowland é outra atração obrigatória para quem gosta do frio. Lá há uma pista de esqui e de patinação no gelo bastante procurada. Tudo isto sem mencionar as fábricas de chocolates e cristais; o centro charmoso onde ocorre o Festival de Cinema – anualmente em agosto, o Le Jardin Parque de Lavanda e os passeios agroturísticos, para aqueles que querem conhecer o lado mais rural e típico da região. De todos estes passeios você pode ter uma prévia no nosso tour virtual em 360 graus. Conheça e sinta-se um pouquinho em cada lugar.

imagem-igreja-sao-pedro-gramado-rs

Canela se destaca pelo ecoturismo, turismo de aventura e belas paisagens, sempre com o romantismo em alta, para os casais apaixonados. O Parque da Ferradura e a Cascata do Caracol ficam bem próximos e são passeios belíssimos, com visuais incríveis, especialmente próximo ao por do sol. No caminho para os parques, paradinha obrigatória no Castelinho do Caracol, hoje um museu e um café, onde se pode saborear a deliciosa apfelstrudel (a típica sobremesa de maçã alemã) com um chá da mesma fruta para aquecer o frio. Mas, se você quer mais frio ainda, visite o Mundo Gelado – próximo ao Castelinho. Lá o visitante entrará em uma fria (literalmente) a -10°C, conhecendo esculturas de gelo e sentindo na Antártida. Já para os mais urbanos, no passeio pelo centro merecem destaque a Igreja Matriz, também chamada de Igreja de Pedra pelo revestimento em basalto, e as lojas dos artesanatos em couro e lã. Estas atrações também podem ser conferidas no passeio em 360 graus.

igreja-matriz-n-s-lourdes-canela-rs

Menos famosa, mas não menos interessante, é Nova Petrópolis, a 35 quilômetros da dupla dinâmica acima. Lá, a colonização alemã é forte e os atrativos remetem as suas tradições. A cidade é conhecida como Jardim da Serra, pelas praças e casas sempre floridas, como a Praça da República. O passeio obrigatório em Nova Petrópolis é no Parque Aldeia do Imigrante, uma área com lagos, mata nativa e duas aldeias que preservam a cultura alemã dos antigos colonizadores. É na área do parque que o visitante pode saborear um tradicional café colonial, comprar lembrancinhas e conhecer mais sobre o cuco, aquele relógio bastante curioso da região da Floresta Negra, na Alemanha. Vá sem pressa, pois o local é para curtir e apreciar a paisagem, que você pode conhecer antes em 360 graus.

lanche-parque-aldeia-do-imigrante

Serra Catarinense – Urubici

Outro do nosso top 5 destinos de inverno está na Serra de Santa Catarina, que abriga a cidade que é considerada a mais fria do país junto a São Joaquim: Urubici. Ela tem o recorde de temperatura mais baixa já registrada no país, com -17ºC em 1990 – e a sensação térmica chegou a assustadores -40ºC. Urubici mantém o clima bucólico e tranquilo de cidade do interior, com povo acolhedor e simpático. O atrativo principal aqui é a neve! Sim, neve no Brasil! O visitante que conhece Urubici no inverno pode ter a experiência de subir no Morro da Igreja e ver a neve, além de poder apreciar a bela paisagem branquinha com montanhas e vales. Você pode curtir estes cenários congelados em 360° e ainda conhecer o Morro do Campestre e a Cascata Véu de Noiva – cartões-postais da região.

foto-morro-da-igreja-em-urubici-sc-brasil-0063

Serra Paulista – Campos do Jordão

E como falar em frio no Brasil sem mencionar Campos do Jordão? A chamada ‘Suíça Brasileira’ atrai milhares de turistas e tem todo o charme e conforto necessários para a estação. Cercada de montanhas, a cidade paulista tem várias atrações e passeios e em julho realiza o badalado Festival de Inverno, que atrai centenas de músicos renomados internacionalmente.

A Vila de Capivari é o point turístico, onde estão reunidos o melhor da gastronomia de Campos do Jordão, que agrada inclusive os paladares mais exigentes. Esta parte da cidade também concentra a rede hoteleira e o comércio, com excelentes alternativas de bares e restaurantes. Ainda em Capivari está o teleférico que leva ao Morro do Elefante, considerado o principal ponto da região que proporciona uma vista panorâmica da cidade. O passeio por Campos do Jordão continua nos parques, como o Amantikir, um espaço que reúne 17 belos jardins em estilos internacionais, e o horto florestal, com o maior número de araucárias do estado de São Paulo. O passeio pode continuar de trem para a cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal, que a partir da histórica estação leva os turistas em um trajeto saudosista por entre as montanhas, tal e qual era feito antigamente. Conheça um pouquinho de Campos do Jordão através das imagens em 360 graus do Guia Viagens Brasil.

foto-campos-do-jordao-sp-brasil-0528

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 15 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.