7 Coisas imperdíveis para fazer em ILHÉUS

5/5 - (1 vote)

Conhecida no Brasil e no mundo através dos livros de Jorge Amado, Ilhéus tem uma beleza peculiar com praias paradisíacas, famosas fazendas de cacau e um centro histórico que conta muito sobre muito sobre o país.

A Mata Atlântica emoldura a cidade com sua rica biodiversidade, cuidadosamente preservada. Embora tenha vocação turística e ótima estrutura, Ilhéus mantém seu charme prosaico dos áureos tempos do cacau.

Separamos sete coisas imperdíveis para se fazer em Ilhéus, num roteiro que abrange as maiores riquezas da cidade. Veja.

1 – Passar o dia nas praias do litoral Sul

Também conhecida como Costa do Cacau, a maior parte das praias de Ilhéus possuem uma ótima infraestrutura, com bares, quiosques e boas hospedagens. Principalmente as localizadas no Litoral Sul, que são as mais procuradas pelo seu visual paradisíaco e que não perde em nada para os lugares mais bonitos do mundo.

Imagem da orla da linda Praia Back Door em lhéus-Bahia-BA

As que ficam no litoral norte também são lindas, mas mais rústicas e praticamente deserta, com pouca ou nenhuma infraestrutura. Já as localizadas na região central são urbanas e mais voltadas a diversão familiar e entre amigos, com incentivo a prática de esportes náuticos e na areia.

Tire um ou dois dias para passear pelo Litoral Sul e desvendar as belezas de Ilhéus e da Bahia. Comece pela Praia dos Milionários, que tem esse nome por ter recebido construções grandiosas em sua orla, dos barões do cacau. Sua areia dourada com pigmentos pretos é boa para realizar caminhadas. Envolvida por vegetação e alguns coqueiros, com águas calmas, é boa para receber famílias e crianças.

Imagem das areias brancas e mar azulado da Praia dos Milionários em Ilhéus-Bahia-BA

As caminhadas também são incentivadas na Praia do Cururupe, que possui uma grande faixa de areia com o som do mar de fundo. Como possui ondas muito fortes não é indicada para o  e mergulho, somente para a prática de surf. Mas ao lado fica o rio Cururupe, de águas calmas e ótimas para o banho. A vegetação ao redor e os restaurantes rústicos são ótimos motivos para aproveitar essa praia.

Imagem de areias brancas e mar azul como esmeralda da Praia de Cururupe em Ilhéus-Bahia-BA

Imagem da grande piscina natural da Praia do Cururupe em Ihéus-Bahia-BA

E a preferida dos surfistas é a Praia Back Door. Suas ondas perfeitas e a paisagem encantadora é um oasis para os esportista, que recebe campeonatos nacionais e internacionais, mas também é indicada para quem deseja aproveitar piscinas naturais que são formadas na maré baixa, pelos recifes da orla.

Imagem das pedras e das onda na praia-Praia Back Door-Ilheus-Bahia-BA

Já a Praia de Batuba é considerada a mais bonita das mais bonitas. As ondas chegam até 2 metros de altura e tem uma correnteza muito forte, que bate nas pedras, impedindo o mergulho. Considerada uma praia rústica, os charmosos bares ao redor são decorados por cabanas que combinam perfeitamente com a paisagem cercada de coqueiros, recifes e areia dourada.

Frequentada por surfistas e também por famílias, a Praia Cai N’Água é muito frequentada pelos moradores do distrito de Olivença. Parte da praia tem águas calmas e a outra ondas fortes, toda cercada por bons bares. Também conhecida como Praia dos Milagres, há estátuas cravadas nas pedras com rabos de sereias e a imagem de Iemanjá.

Quem deseja mais privacidade e paz, a Praia do Jairi é o local ideal. Embora seja menos frequentada, tem boa estrutura de bares. Suas areias douradas e o mar com águas calmas permitem um dia de calma e contemplação.

Clique aqui e faça um passeio virtual em 360 graus por Ilhéus.

Dois grandes resorts fazem parte da  calma Praia de Canabrava. Mais rústica e com águas de poucas ondas, os muitos coqueirais permitem uma ótima sombra para quem quer curtir o local. Já a Praia de Acuípe fica entre as fazendas de cacau e no meio da restinga. A areia fofa, as águas claras e calmas com o verde intenso e selvagem fazem dessa praia muito especial.

2 – Fazer um tour pelas fazendas de cacau com direito a degustação

Fazer um tour pelas fazendas de cacau de Ilhéus é um passeio diferenciado e especial. As visitas remetem ao passado bucólico do passado, com ricos coronéis e os romances retratados por Jorge Amado.

O turista é guiado e levado a uma pequena trilha da Mata Atlântica para conhecer todo o processo de plantio, colheita, secagem e fermentação, até chegar a degustação dos produtos criados pelo fruto, como suco e chocolate.

O passeio inclui, além da degustação, passeios de charrete, caminhadas ecológicas e até cavalgadas. As visitas são feitas pela Fazenda Ararauna, Vila Rosa, Primavera e Yrerê.

3 –  Visitar a primeira fábrica de chocolates caseiro do Nordeste

A fábrica “Chocolates Caseiros Ilhéus” é a primeira criada no Nordeste e mantém os processos artesanais para fabricar seus chocolates. Ela representa a finalização de toda a vida do cacau pelas fazendas, que recebem a matéria prima para fazer um produto muito saboroso.

Imagem de chocolates de licor caseiros-Bahia-BA

O visitante assiste as fases de produção do chocolate até chegar a mini loja presente no local. Há também uma simpática minifazenda, que agrada muito as crianças.

4 – Conhecer a Lagoa Encantada

Passear de barco pelos rios de Ilhéus permite usufruir de uma paisagem belíssima, envolta da Mata Atlântica e de surpresas como a Lagoa Encantada.

A Lagoa Encantada começa no Rio Almada e possui ilhas flutuantes, cachoeiras e ao seu redor, fazendas de cacau e vila de pescadores.

Próximo a ela há um conjunto de quedas d´água com média de seis metros de altura, conhecidos como Caldeira do Almada. A força das águas criam buracos na rocha que são indicados para o banho. Há ainda a prática de rapel nos cânios da cachoeira Apepique.

Você está conferindo os 7 coisas imperdíveis para fazer em Ilhéus, na Bahia. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

5 – Passear no Centro Histórico

O Centro Histórico de Ilhéus possui lugares muito conhecidos nas páginas da literatura e também da história do Brasil. O Bataclan, por exemplo, esteve descrito no livro Gabriela, de Jorge Amado como um cabaré e hoje é um centro cultural.

Imagem da entrada do Bataclan em Ilhéus-Bahia-BA

Imagem do palco do bataclan que conta um pouco da história de Ilhéus-Bahia-BA

As construções são típicas de época de ouro do cacau na região e são muito bem preservadas, mantendo seus traços originais. O visitante se sente numa imersão ao passado, ao caminhar pelo Bar Vesúvio, Sorveteria Ponto Chic, Bar Barrakitika e a Catedral de São Sebastião, a Igreja São Jorge e o Teatro Municipal de Ilhéus.

Imagem das construções em Ilhéus-Bahia-BA

Há muitos hotéis na região e alguns continuam seguindo a linha arquitetônica do Centro Histórico.

6 – Fazer o Circuito Jorge Amado

O escritor Jorge Amado não só retratou a cidade em muitos de seus livros, mas também morou lá e deixou marcas inesquecíveis nos moradores. Sua antiga casa se transformou num centro cultural e há um trajeto por lugares famosos retratados em seus livros.

Imagem da fachada da Casa de Cultura Jorge Amado-Ilhéus-Bahia-BA

Na Casa de Cultura Jorge Amado é um palacete reformado e que expõe suas roupas, fotos, objetos pessoais e documentos que contam a vida do escritor desde sua infância. Nascido em Itabuna, Jorge Amado passou a maior parte da infância e a adolescência nessa casa construída pelo seu pai. Foi ali que começou a escrever seus primeiros textos.

7 – Passar na Estrada Parque Ilhéus

A Estrada Parque Ilhéus é a primeira totalmente construída voltada para a ecologia e que desbrava a Mata Atlântica, praias desertas, rios, cachoeiras e muitas surpresas num belíssimo cenário natural.

mirante-praia-ilheus-bahia

A boa estrutura da Estrada oferece bons restaurantes de comida baiana, ciclovia e proteção contra animais silvestres. Conservada pelo Parque Estadual do Conduru, a Unidade de Conservação da Lagoa Encantada e da Serra Grande, em Itacaré, mesmo com pistas retas e que estimulam o excesso de velocidade, o melhor é aproveitar a vista dirigindo mais devagar. Ela sai de Itacaré e termina na estrada da Lagoa Encantada.

Com tantas atrações deliciosas, agora é programar a viagem e aproveitar muito Ilhéus!

Faltou algum passeio que você conhece e queira falar para outros viajantes? Compartilhe sua experiência aí nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de maio de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.