TAIPU DE FORA (Península de Maraú): O que Fazer, Dicas e Fotos

Quer saber tudo sobre a Praia de Taipu de Fora, que na Península de Maraú na Bahia? Então confira esse post com dicas, fotos e muitas informações para você curtir esse paraíso nas próximas férias!

As 5 Melhores Piscinas Naturais da Bahia

O litoral da Bahia está repleto de praias lindas, daquelas que fazem muitos turistas voltarem e tantos outros até se mudarem para lá. É a essência de toda a beleza do Brasil, com muita natureza, cenários de tirar o fôlego e vida sossegada nas pequenas vilas de pescadores que abrigam algumas dessas jóias.

E um dos maiores paraísos da região é a Península de Maraú, já famosa no turismo nacional por conta de toda a exuberância que oferece – com destaque para a Praia de Taipu de Fora.

PENÍNSULA DE MARAÚ: um paraíso na Bahia

Comece a tentar imaginar a paisagem da região da Península. São 40 km de praias imensas semi desertas, com areias branquinhas, vegetação nativa abundante, manguezais, rios e o mar cristalino cheio de piscinas naturais. E Taipu de Fora é o maior exemplo dessa imagem por lá, considerada quase sempre a melhor praia em Maraú e adjacências. Um paraíso onde o tempo parece não andar e o sossego está garantido, enquanto dá um mergulho ou outro para se refrescar e apreciar a vida marinha. É a definição perfeita de férias.

Um pouco afastada da vila principal, chamada Barra Grande, a Praia de Taipu de Fora tem boa estrutura, apesar do ambiente deserto em sua faixa de areia enorme. É possível ficar direto por lá ou apenas visitar saindo do vilarejo, e definitivamente o destino compensa o esforço.

Então descubra tudo que você precisa saber sobre esse paraíso do litoral baiano e prepare sua viagem de férias para relaxar mais do que nunca.

Foto Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, BA.

A orla paradisíaca que encanta a todos os visitantes da Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar em Taipu de Fora

O principal grande aeroporto próximo da Península de Maraú fica em Ilhéus, mas ainda assim é relativamente longe – o que ajuda a manter o destino um pouco reservado. São 130 km até Barra Grande, a vila principal, tudo através da BA 001, até chegar na BA 030. A partir dali que complica, com estrada toda de terra e acesso bastante complicado, o que aumenta o tempo da viagem. Para quem desce de Salvador, são 270 km de percurso pela mesma BA 001, mas sentido sul, até a BA 030 também.

Confira já mais fotos de Taipu de Fora

Para quem não dirige, também há solução. Tanto de Ilhéus quanto de Itaparica (ilha em Salvador) saem ônibus até a cidade de Camamu, de onde saem barcos e lanchas para a Península.

Para quem vai mesmo se hospedar em Taipu de Fora, a viagem até dura menos, já que ela termina cerca de 5 km antes de Barra Grande, por terra ou por mar. Para quem fica na vila principal e quer dar um passeio, há transporte local em quadriciclos e jardineiras ou ainda é possível caminhar pela areia por cerca de duas horas. Dá trabalho, mas compensa.

Quando Ir e Onde Ficar

O bom de toda a região da Península do Maraú, especialmente Taipu de Fora, é que nunca está lotada, mesmo na alta temporada, por conta do acesso complicado e demorado.

Então a faixa de areia nunca fica tumultuada e dá para curtir em paz sempre. Apesar de haver chuvas moderadas, também vale a pena saber que o verão é a estação menos chuvosa, mais ou menos entre setembro e fevereiro. O que é preciso atentar durante a viagem é a tábua de marés para aproveitar ao máximo as piscinas naturais que são o cartão-postal do destino. O ideal é visitar o local na lua nova ou lua cheia, para pegar as marés mais baixas e observar a formação das piscinas.

Veja as Melhores Piscinas Naturais da Bahia

A boa notícia é que dá para se hospedar diretamente no paraíso, sem precisar ficar em Barra Grande – o que traz vantagens e desvantagens, naturalmente, mas a certeza de estar de cara para a praia mais bonita e incrível da Península.

Pousadas como a Canto dos Encantos, a Vela e Vento, a Casa Mágica, a Bambu Dourado, a Brisa do Mar, a Luar do Leão e a Taipu de Fora estão todas bem localizadas. Para mais sofisticação, o Dreamland Bungalows e o Viking Inn Boutique Hotel são ótimas pedidas.

A Praia paradisíaca de Taipu de Fora convida para o descanso, relax e para apreciar a paisagem!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que fazer em Taipu de Fora e arredores

Curtir as piscinas naturais

A grande atração de Taipu de Fora é mesmo a reunião de lindíssimas piscinas naturais formadas na maré baixa. E não precisa sequer de barco ou jangada para chegar até elas, bastando caminhar pelo mar.

Conheça agora Taipu de Fora em imagens 360 graus

Os recifes ficam perto da areia e tornam as águas cristalinas bem calminhas, perfeitas para mergulhar com snorkel e apreciar a vida marinha incrível, cheia de peixinhos coloridos. A visibilidade é ótima e mesmo de fora dá para ver tudo.

Como na lua cheia e na nova a variação das marés é maior, as piscinas ficam mais bem definidas. Ainda é possível alugar stand up paddles ou caiaques e remar por essa maravilha toda. O cenário é completado pelo areia branquinha e pelos muitos coqueiros, tornando a praia ideal para relaxar.

Foto casal mergulhando com snorkel na Praia de Taipu de Fora, um lugar paradisíaco da Península de Maraú, BA.

Delicioso mergulho com snorkel para observar toda a beleza subaquática da Praia de Taipu de Fora, um lugar paradisíaco da Península de Maraú, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Petiscar a culinária local

A região da Península do Maraú é uma das melhores no estado para se deliciar com a incrível culinária baiana. Em Taipu de Fora, por ser tudo mais vazio, melhor ainda. E é o melhor a se fazer na maré alta, quando o mar fica mais agitado.

Com poucos minutos de caminhada dá para sair da parte das piscinas naturais e chegar nos quiosques e restaurantes à beira do mar. Os cardápios são de dar água na boca e tornam tudo melhor nas férias. Afinal, quem não sonha em passar a viagem petiscando de frente para o oceano, com uma paisagem linda ao redor, no litoral da Bahia?

Dar um pulo em Barra Grande

A vila principal oferece um belo passeio, já que possui mais comércio, bares e restaurantes. Então, para quem está hospedado em Taipu de Fora, certamente vale a pena um pulinho em Barra Grande para diversificar.

Conheça aqui em fotos a Praia de Barra Grande

De lá também saem passeios de barco pelos rios Camamu e Carapitangui, o que pode ser um diferencial na viagem.

Outra alternativa ainda pode ser o aluguel de quadriciclos para percorrer a Península e conhecer o que puder com muita diversão.

No vilarejo ainda ficam boas opções de diversão, com mais agito nos bares para quem gosta de curtir um pouco durante as férias. Enfim, é lá que está a concentração de tudo, gerando muitas opções para as férias.

Você está conferindo o post sobre TAIPU DE FORA (Península de Maraú): tudo que você precisa saber sobre esse paraíso. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Relaxar nas praias ao redor

São muitas belas praias bem pertinho de Taipu de Fora.

A Praia Cassange é daquelas para relaxar ao máximo, com muitos coqueiros e vegetação de restinga, mas poucas barracas e turistas, quase deserta. São 12 km de distância, mas vale pela lagoa local e pela beleza ímpar.

Algodões é um pouco mais longe, a 20 km, mas definitivamente vale o passeio. Quase sem ninguém, pouca estrutura e natureza intocada, também oferece piscinas naturais incríveis. Aproveite enquanto ela ainda é pouco conhecida.

Três Coqueiros, mais perto da vila principal, é também vazia, de grande faixa de areia e perfeita para famílias com crianças.

Pôr do sol na Ponta do Mutá

O melhor pôr do sol da região fica na Ponta do Mutá. E é absolutamente imperdível para qualquer um que viaje até lá. Talvez seja um dos mais bonitos de todo o Brasil, com sua mistura de cores de tirar o fôlego.

Os muitos bares locais oferecem o local perfeito para curtir o espetáculo da natureza com louvor. É certamente um dos pontos altos da viagem, e vale a pena curtir todos os dias, já que o céu muda sempre.

Foto quiosque pé na areia na Praia Ponta do Mutá, na Península de Maraú, BA.

Os bares pé na areia oferecem a estrutura perfeita para apreciar o pôr do sol na bela Praia Ponta do Mutá, na Península de Maraú, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
O que achou das dicas?

Agora que você já sabe tudo sobre a Praia de Taipu de Fora e a Península de Maraú, está esperando o que para se programar, arrumar as malas e se deliciar nesse paraíso baiano?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 07 de outubro de 2019


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.