5 melhores praias de MORRO DE SÃO PAULO: fotos e dicas incríveis

Um dos destinos litorâneos mais procurados do Brasil, a paradisíaca Morro de São Paulo ganhou notoriedade a partir da década de 2000 com a facilidade da informação em se disseminar. Graças à internet, esse recanto que era conhecido por poucos foi se tornando mais e mais popular, e hoje é uma das ilhas mais badaladas do Nordeste.

Sim, Morro de São Paulo fica em uma ilha: Tinharé, que faz parte da cidade de Cairu e concentra quatro povoados, entre os quais este que estamos falando – e um total de apenas 6 mil habitantes fixos. Fica a 170 km de Salvador e é acessível via carro ou ônibus, parando na vizinha Valença para pegar um catamarã, ou direto de barco a partir de Salvador.

Com espaço para todas as tribos, as praias de Morro de São Paulo reúnem mochileiros, casais, famílias, famosos… tem de tudo! Por essas e outras, com sua mistura de sofisticação e belezas naturais, meio rústica e meio glamourosa, a ilha está na lista de desejos de tantos turistas. Em geral, seu destaque são as piscinas naturais, mar de águas cristalinas com cenários de tirar o fôlego… e perfeito para registrar em imagens.

Atualmente, Morro de São Paulo é o terceiro maior pólo turístico de toda a Bahia, atrás apenas de Salvador e de Porto Seguro – que estão entre os lugares mais visitados do país. E para organizar a viagem, que tal conhecer as 5 melhores praias de Morro de São Paulo? Confira nossas fotos e dicas incríveis!

1- Primeira Praia

A praia dos aventureiros. Em Morro de São Paulo, as praias principais são chamados por ordem numérica a partir de sua proximidade com o centro. E cada uma tem seu estilo, sempre diferente das outras. A Primeira Praia, definitivamente, é a dos surfistas. Com ondas maiores e mais fortes, foi descoberta pelos amantes do esporte, e hoje é dominada por eles. É assim chamada por ser a mais próxima do centrinho da vila, a apenas 300 metros de distância.

Confira mais fotos da Primeira Praia

Na Primeira Praia também se encontram várias barracas pertencentes aos moradores da ilha – que oferecem os comes e bebes aos visitantes. Muitas pousadas, hotéis e casas para alugar também se concentram ali perto, justamente pela facilidade de acesso. E não só de surfe vive o local. Quem gosta de mergulho pode aproveitar o Laje do Forte; os aventureiros também podem se esbaldar com passeios de banana boat ou esqui aquático.

Ainda há tirolesa para ver tudo por cima. O cenário é repleto de verde ao redor e com mar clarinho cheio de pedras para ajudar a completar a paisagem. Para fechar o dia, a melhor opção é ir até o Forte, ali pertinho, e contemplar o melhor pôr do sol da região.

Reserve Pousadas em Morro de SP

Foto Primeira Praia, Morro de São Paulo, BA.

A bela Primeira Praia, point dos surfistas e também de muitas barracas, restaurantes, hotéis e pousadas em Morro de São Paulo, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- Segunda Praia

A praia do agito. Se a Primeira Praia é a do surfe e dos esportes radicais, a Segunda Praia concentra a galera das festas, em busca de muita animação para as férias. Tudo porque lá estão algumas das barracas e quiosques mais badalados e descolados de Morro de São Paulo,e fica a 10 minutos andando do centrinho.

Com os coqueiros ao fundo, cadeiras e guarda-sóis e a vista deslumbrante do mar, tudo é embalado por muita música vinda da areia – e tornam o local a praia mais procurada da ilha, principalmente durante a alta temporada, sempre cheia de turistas.

Entre um petisco e uma bebida, o mar transparente da Segunda Praia convida a um belo mergulho. Alguns esportes também se fazem presentes pelos 400 metros de extensão de areia, como o vôlei e o frescobol.

Tudo continua durante a noite, com festas e luaus garantindo o agito sob a luz do luar – com a música eletrônica dominando em meio às barracas servindo drinks para o público. O local também reúne algumas pousadas badaladas e muita gente decide se hospedar já por ali. Os muitos restaurantes dos arredores também são ponto positivo. A estrutura geral dela é a melhor da ilha, e por isso se tornou a mais disputada pelos turistas.

Foto Segunda Praia, Morro de São Paulo, BA.

A Segunda Praia concentra muitos barzinhos que fazem festas à noite, agitando Morro de São Paulo, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3- Terceira Praia

A praia da calmaria. Outra que recebe muitas pousadas e turistas lá hospedados é a Terceira Praia. Ao contrário das outras duas anteriores, ela é mais sossegada, embora ainda receba sua dose de animação vez ou outra.

Seguindo pela Segunda Praia, a chamada Ilha da Saudade separa uma da outra. São quase 1 km de areia e as belezas da Ilha de Caitá logo a frente. Com recifes de corais e cardumes de peixes coloridos povoando o oceano local, é um dos melhores pontos para mergulho em toda Morro de São Paulo.

Uma boa pedida é alugar caiaques e percorrer o mar calminho da Terceira Praia. Dá para remar até a Ilha de Caitá e ver toda a sua beleza incrível, com mar cristalino e muitos corais.
A região próxima tem boa estrutura para receber os turistas, embora mais simples e rústica, e é de lá que saem boa parte dos passeios de barco.

Ainda há diversos bares e restaurantes ao longo de sua orla, além das pousadas. A faixa de areia, no entanto, é bem curta – e o mar chega a tomar tudo em alguns momentos da maré alta.

Foto Terceira Praia Morro de São Paulo, BA.

A paradisiaca Terceira Praia, mais deserta e com um cenário de cinema, em Morro de São Paulo, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4- Quarta Praia

A praia da natureza. Entre as principais, a Quarta Praia é a mais afastada do centro de Morro de São Paulo. São mais de 2 km, em cerca de meia hora caminhando até lá, o que também a torna a menos procurada entre elas pelos turistas.

O ponto positivo disso é que a faz a mais tranquila, bastante isolada e sem tumulto. E também é a maior, com 4 km de extensão de areias praticamente desertas. Definitivamente é a alternativa mais interessante para quem quer relaxar nas férias, fugir do mundo e só curtir a natureza.

Você está conferindo as 5 melhores praias de MORRO DE SÃO PAULO: fotos e dicas incríveis. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

E o mar não poderia deixar de ser exuberante. Na maré baixa, as piscinas naturais da Quarta Praia são ideais para mergulhar e esquecer do tempo dentro da água – os corais formam uma barreira que protege o local. Conforme se vai caminhando pela areia ao longo da praia, ela fica ainda mais sossegada e com menos gente.

Vale a pena alugar snorkel para dar um mergulho nesse paraíso de Morro. Entre o oceano quase transparente e os coqueirais embelezando a orla, não dá para reclamar de nada por lá. Certamente é o melhor lugar para quem deseja contato máximo com a natureza.

Foto piscinas naturais da Quarta Praia, em Morro de São Paulo, BA.

As deliciosas piscinas naturais da Quarta Praia, em Morro de São Paulo, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5- Garapuá

Para quem está com tempo para esticar a viagem, a melhor pedida é ir até o outro lado de Morro de São Paulo para conhecer o vilarejo de Garapuá. Essa região da ilha do Tinharé fica logo após a Quarta Praia, a caminho para a vizinha Boipeba, e possui a mesma combinação de piscinas naturais em recifes, com peixinhos coloridos dominando o mar e todo um ambiente ainda mais rústico.

Escondido em uma baía cercada por montanhas verdes, tem as águas bem calminhas e perfeitas para tomar banho – e ideal para descansar e fugir dos locais mais cheios da ilha no verão.

Mas não dá para ir andando, já que seriam duas horas do centrinho até lá; o melhor é aproveitar os passeios de barco que sempre fazem uma parada na vila por conta de seus corais lindos e de águas mornas.

As piscinas naturais de Garapuá costumam ser o grande destaque dos passeios que dão a volta completa na ilha de Tinharé – e que também vão a Boipeba.

Para quem prefere curtir só o vilarejo, é possível pegar uma charrete na Quarta Praia para chegar nele. Além do cenário de tirar o fôlego com suas águas transparentes e coqueiros de um verde intenso, a praia também conta com estrutura de barracas para atender os banhistas.

***
Morro de São Paulo é incrível, não é? Suas melhores praias são paradisíacas e estão prontinhas para receber você, seus amigos e família. Vamos nessa?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 23 de abril de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.