PRAIA DE PONTA NEGRA (RN): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Não é difícil entender o que leva Natal a ser uma das 10 cidades mais visitadas do Brasil. A demanda turística da capital do Rio Grande do Norte é de quase 3 milhões de pessoas por ano, sendo o terceiro destino de preferência no Nordeste – perdendo apenas para Salvador e Fortaleza. E seu ponto de maior interesse é a Praia de Ponta Negra.

Foto bela Praia de Ponta Negra e seu mar azulado.

A bela Praia de Ponta Negra com o mar azulado de águas cristalinas, além de boa estrutura de barracas pé-na-areia, em Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Localizado bem na “esquina” do Brasil, o território potiguar vem sendo invadido por um número cada vez maior de turistas nos últimos tempos. Suas belas praias, muitas delas ainda parcialmente intocadas e com natureza preservada, se tornaram alvo de quem busca sossego nas férias – como as pequenas vilas rústicas ainda sem tanta estrutura, como Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. Mas aos visitantes que ainda curtem uma cidade maior com muitas atrações, a própria Natal oferece maravilhas que não passam despercebidas.

E a capital potiguar também é renomada por sua culinária deliciosa. Poucos lugares podem se gabar de ter restaurantes que trazem os melhores pratos típicos nordestinos e de frutos do mar como Natal. E o bairro da Ponta Negra reúne vários desses estabelecimentos.

Confira também o Guia Completo de NATAL

Com a melhor estrutura de hospedagem e gastronomia, é natural que tanta gente escolha ficar em Ponta Negra e, tendo ali como base, conhecer o resto da cidade e também esses outros destinos próximos no estado.

Por essas e outras, a praia de Ponta Negra é do que Natal tem de melhor a oferecer. Então arrume as malas e fique pronto para as férias que serão repletas não apenas de sol e água fresca, como também de muita comida boa e diversão!

Enquanto planeja sua trip, confira as melhores fotos da praia e de Ponta Negra clicando aqui!

Como chegar em Ponta Negra

Natal tem em seu Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves um grande leque de voos que chegam de todas as partes do país e também do exterior. E ele fica em São Gonçalo do Amarante, município vizinho que faz parte da região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte. E para quem vai se hospedar em Ponta Negra é bom saber que o aeroporto fica a 40 km de distância, ou cerca de uma hora de carro – que pode ser facilmente alugado lá mesmo, o que é recomendado para fazer os passeios por conta própria. Ou então vale a pena tomar um táxi ou uber até o seu hotel ou pousada. Ainda há ônibus executivo que leva até o bairro.

Imagens em 360 graus de NATAL: confira aqui!

Aos que vão dirigindo de outras capitais ou cidades próximas, também não há problemas para chegar na praia da Ponta Negra. João Pessoa, na Paraíba, por exemplo, fica a 185 km e pouco mais de duas horas de estrada através da BR 101. Já Fortaleza, no Ceará, está a 520 km aproximadamente, ou sete horas de viagem pela BR 304.

Ainda é possível chegar em Natal de ônibus. O Terminal Rodoviário fica no bairro de Nossa Senhora de Nazaré e recebe turistas por via terrestre das principais cidades do Nordeste e do país. E a rodoviária fica a 12 km da de Ponta Negra, ou cerca de meia hora.

Quando ir

É sempre bom lembrar que Natal é considerada a cidade que mais faz sol no Brasil. E nada melhor para quem vai curtir as férias na praia, não é? E com um média de 300 dias por ano com o Astro Rei dando as caras e fazendo a festa dos turistas que visitam a capital potiguar querendo curtir o mar e pegar um bronzeado.

E por isso mesmo, é correto afirmar que Natal pode ser visitada o ano inteiro! Mesmo no inverno, que tem média de temperatura de 25 graus e é a estação ‘chuvosa’, mas pouco chove na cidade. E, é claro, no verão é alta temporada, então tudo fica mais caro e mais cheio – e é bom reservar hospedagem com antecedência entre o fim de novembro e o Carnaval.

Reserve seu hotel ou pousada em Natal aqui!

Mas por que fim de novembro? Por causa de um dos maiores carnavais fora de época do Brasil: o Carnatal. O período de fim de ano é bastante badalado na capital potiguar, com decorações para o Natal também atraindo turistas de todos os cantos.

O que fazer em Ponta Negra

Não é à toa que a praia de Ponta Negra é a mais famosa de Natal. O bairro em si é a vizinhança nobre da cidade, com ótima estrutura para receber turistas: restaurantes de renome, hotéis e pousadas de luxo. Na areia, muitas barracas para oferecer cadeiras, mesas e guarda sol aos turistas. Os ambulantes vendem de tudo e, como dito, o mar é tranquilo para tomar banho.

Os praticantes de surfe e windsurfe dão as caras aproveitando as ondas mais longe, além do vento característico bem na ‘curva’ do Brasil. Mas quem gosta de tranquilidade também pode aproveitar o mar com caiaques ou pranchas de stand up paddle para remar e observar a praia por outro ângulo. Principalmente no cantão direito, mais calmo. E por isso mesmo a praia de Ponta Negra agrada a todas as tribos.

Você está conferindo dicas da PRAIA DE PONTA NEGRA (RN): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e a família toda!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Não dá para falar de Ponta Negra sem citar o famoso Morro do Careca. Trata-se de uma imensa duna de 120 metros na parte direita ao fim da faixa de areia, mas de acesso fechado e com vegetação nativa embelezando o cenário. Desde 2004 não é permitido subir e descer em suas dunas justamente para preservar a natureza do morro.

E em Ponta Negra, como o melhor lugar de Natal, não só da praia se fazem os pontos turísticos. De um bar no cantão direito, chamado Old Five, saem passeios de barco que permitem ao visitante contornar o Morro do Careca e ter outra visão da cidade. Com o sugestivo nome de jangalancha, o tour leva até a praia militar de Alagamar, com direito a mergulho no caminho – e é sempre muito requisitado pelos turistas.

Roteiro de 3, 5 e 7 dias por NATAL

E como já era de se esperar, a culinária em Ponta Negra é das melhores de Natal. A gastronomia de elite se concentra próxima à praia, na Avenida Beira Mar, e também na principal rua do bairro, a Avenida Roberto Freire. Por lá é possível encontrar restaurantes de todas as especialidades possíveis, com maior número daqueles voltados aos frutos do mar, é claro. Quem gosta de camarão, então, tem tudo para se deliciar na capital do RN.

Existe também uma infinidade de bares e quiosques para quem é adepto da boemia perto da praia. A vida noturna ganha seus contornos com a famosa casa de shows Wood’s, ideal para quem é adepto da música sertaneja universitária. Já a Rastapé, tradicional boate local, é para os fãs do forró nordestino de qualidade. Um ambiente mais rústico e menos de balada é o Curva do Vento, bom para comer e beber ao fim do dia. De resto, é só escolher uma das muitas opções para tomar uma cerveja ou caipirinha enquanto relaxa após muito sol na Ponta Negra.

Foto Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo.

A linda Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo, em Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto do mar da Praia de Ponta Negra.

O delicioso mar calmo da Praia de Ponta Negra, ótimo para esportes como caiaque, stand up paddle e, claro, aquele banho! Em Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da orla da Praia de Ponta Negra.

A bela orla ampla da Praia de Ponta Negra, ótima para caminhadas e relaxar curtindo um dos muitos dias de Sol de Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto de barcos na orla de Ponta Negra.

Os passeios de barco levam para conhecer outros e belos ângulos da Praia de Ponta Negra, em Natal, RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A todos que frequentam a praia também vale a pena tirar um dia para os passeios mais distantes. Afinal, o litoral potiguar está entre os mais belos do Brasil, com todas as vilas de pescadores charmosas que hoje recebem turistas o ano todo graças a suas praias de tirar o fôlego. E a maioria das mais disputadas podem ser feitas no esquema de bate e volta, indo de manhã cedo e voltando à noite.

A Praia de Pipa, em Tibau do Sul, pode ser hoje considerada a mais renomada do Rio Grande do Norte. E fica a apenas duas horas de distância da Ponta Negra, menos de 90 km de estrada rumo ao sul. A Baía dos Golfinhos, a Praia do Amor, a Praia do Giz e Barra do Cunhaú ficam na mesma região próxima.

Entenda por que PIPA é a sensação do Nordeste!

No sentido norte do estado também estão outros passeios imperdíveis. Entre eles a Praia de Genipabu (30 km de Natal), a Praia de Maracajaú (65 km), São Miguel do Gostoso (115 km) e a Península de Galinhos (165 km). Todos passeios que podem ser feitos em um dia, é só escolher a preferência e explorar a costa potiguar.

***
Com tantas alternativas de lazer no próprio bairro e em locais próximos a Natal, além da estrutura invejável de hospedagem e gastronomia, não há dúvidas de que a Praia de Ponta Negra é o melhor lugar do Rio Grande do Norte para usar como base. E as férias vão ficar com gostinho de quero mais para conhecer o que faltar do litoral da região.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  15 de Março de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site