PRAIA DE QUATRO ILHAS (SC): O Que Saber Antes de Ir, Dicas e Fotos

A Praia de Quatro Ilhas é uma das maravilhosas descobertas do litoral catarinense para quem é apaixonado por natureza e aventura.

Localizada no município de Bombinhas, é também chamada de Praia de fora, codinome carinhoso, dado pelos moradores daqui.

Além da abundante beleza que forma o cenário, ainda há os passeios e esportes náuticos, que são muito praticados por aqui. Quer saber o que existe de melhor antes de chegar nessa região?

Então confere as dicas que a gente deixou no post abaixo!

Como chegar na Praia de Quadro Ilhas

Como citamos mais acima, a Praia de Quatro Ilhas fica em Bombinhas, a 80 quilômetros de Florianópolis. Chegar aqui é bem simples, independente do meio de transporte que você escolheu.

Quem está fora do estado e vai chegar em Santa Catarina de avião, o aeroporto mais perto é o da cidade e Navegantes, que está a 60 quilômetros de distância. Quem vem da capital, precisa enfrentar uma viagem de 80 quilômetros.

De qualquer um dos dois aeroportos – de Navegantes ou Florianópolis – você consegue encontrar empresas realizando o traslado até Bombinhas.

Veja mais dicas BOMBINHAS

De carro ou van, você segue pela BR 101 até o KM 243 e pegar depois a SC 412. O percurso pode demorar até duas horas, dependendo do meio de transporte.

De ônibus é possível partir da rodoviária de Florianópolis e de outras cidades do estado. Para quem vem de outros estados de ônibus, pode optar por linhas que vão até Balneário Camboriú. A Viação Catarinense, Itapemirim e Pluma fazem o trajeto interurbano e também a partir de Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

A partir do centro de Bombinhas basta seguir para a região conhecida como Ponta da Sepultura, cerca de 1,5 quilômetros de distância. O acesso até aqui simples, bem sinalizado e pode ser feito por carro ou caminhada pela praia.

Qual a melhor época para visitar Praia de Quatro Ilhas?

A Praia de Quatro Ilhas pode ser visitada em qualquer época do ano. Nos meses de verão há uma lotação maior de turistas pela região. Se você gosta de praias mais tranquilas, deve evitar esse período.

Foto mar azul da Praia Quatro Ilhas, em Bombinhas, SC.

O mar azul incrível da Praia Quatro Ilhas, em Bombinhas, SC.
Foto: Ricardo Junior.

É durante o verão também que os valores aumentam consideravelmente por aqui. As reservas precisam ser feitas com antecedência, pois há escassez de vagas em hotéis e pousadas da região.

O carnaval também é bastante agitado em todo o município de Bombinhas.

Quantos dias ficar na Praia de Quatro Ilhas?

Dois ou três dias é o suficiente para conhecer bem a Praia de Quatro Ilhas e toda a região de Bombinhas.

Apesar de ser um destino de final de semana, dá para curtir um feriadão inteiro por Bombinhas e região.

 O que fazer na Praia de Quatro Ilhas

A Praia de Quatro Ilhas fica em uma região cheia de histórias. Além de aproveitar o mar daqui, você ainda encontra atrativos culturais e históricos que vale a pena visitar.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE A PRAIA DE QUATRO ILHAS (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Visitar a Cruz da Praia

A Cruz da Praia é um dos atrativos mais conhecidos da Praia de Quatro Ilhas. A primeira cruz foi encontrada por dois pescadores locais, que a levantaram sobre a areia. Essa cruz não existe mais e foi substituída por uma de concreto.

A história que contam por aqui é que a cruz trouxe bastante prosperidade para os pescadores. De acordo com conto popular, depois que os pescadores colocaram a antiga peça de madeira, a peça de tainha passou a ser muito abundante.

É por isso que o monumento se tornou um atrativo tão turístico e iniciou-se o costume de irem rezar aos pés deste símbolo, para pedir fartura na pesca.

Estando por aqui, não deixe de visitar a cruz da praia!

Reserve seu HOTEL ou POUSADA em BOMBINHAS e na PRAIA DE QUATRO ILHAS com diárias especiais!

Conhece a Praia de Quatro Ilhas de ponta a ponta

Quem chega aqui vai encontrar uma praia de extensão relativamente pequena, com apenas 1 quilômetro. No entanto, isso é suficiente para que as paisagens se transformem de uma ponta para outra.

Enquanto no costão do lado esquerdo reina a calmaria, com águas azuladas e serenas, do lado direito as ondas se rebelam agitadas, criando um ponto ideal para o sufismo.

Do lado esquerdo você encontrará pousadas, quiosques e bares e mais agito da galera praieira. Do lado direito, muito bem preservado, o surf domina. É onde você pode encontrar uma leve trilha circular, convidativa para os que gostam da prática.

Pratique surfe

Como já citamos acima, o surf é um dos esportes mais realizados por estas áreas, especialmente do lado direito. Isto traz ao local uma vivacidade constante, devido à alta procura de jovens com suas pranchas.

A atração para eles é a água com ondas grandes e barulhentas, que quebram bem longe da faixa de areia.

blank

Explore outros esportes aquáticos

Do lado esquerdo da Praia de Quatro Ilhas o esporte também acontece. O snorkeling, que é mergulho em águas mais rasinhas, pode ser praticado, assim como o stand up paddle, que é uma espécie de surf, onde o desportista se equilibra de pé sobre a prancha.

Pratique turismo ecológico

Fazer trilha é uma boa pedida. Caminhar apreciando o verde faz bem e diverte. Em toda a região há trilhas que podem ser exploradas.

A mais apreciada é a chamada Trilha de Quatro Ilhas. É considerada de nível fácil e tem um caminho não muito longo. Você entra por ela seguindo pelo lado direito da praia.

A caminhada total tem cerca de 20 minutos e você pode fazer sem grandes dificuldades. Durante o trajeto dá para observar uma boa parte da Mata Atlântica intocada e ver de perto a flora local. Tendo sorte, pode até mesmo visualizar o aracuã, pássaro representante da fauna dessa região.

Outros pontos marcantes dessa trilha se revelam através da observação dos mirantes encontrados pelo caminho. São vários, mas não deixe de parar nos dois principais: o primeiro de onde se vê toda a Praia de Quatro Ilhas e o que fica ao final, de onde se aprecia uma vista espetacular.

Aproveitar a praia

Pouca coisa pode substituir a praia de Quatro Ilhas. As águas límpidas do mar favorecem os banhos. Aproveite para curtir mais os quiosques da praia e experimentar pratos regionais.

Delicie-se com o camarão e os saborosos pratos de peixe da região.

Visitar as ilhas da região

O nome Quatro Ilhas foi dado devido as ilhas que cercam essa praia. São elas: Ilha Deserta, Ilha das Galés, Ilha do Arvoredo e Ilha Calhau de São Pedro, que na verdade é uma grande formação rochosa.

Todas as ilhas fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, ambiente mais preservado do litoral de Santa Catarina.

O passeio até aqui precisa ser feito por uma agência de turismo, que você encontra facilmente no centro de Bombinhas.

10 melhores HOTÉIS E POUSADAS em BOMBINHAS BARATOS – Preço Baixo!

O que saber antes de chegar na Praia de Quatro Ilhas

Este bocadinho de paraíso catarinense é muito bem cuidado e é muito fácil perceber isso quando chegar por aqui. Ter em mãos algumas dicas ajuda a não passar perrengues durante a sua viagem. Por isso, destacamos alguns pontos importantes:

  • Você encontra diversos banheiros públicos disponíveis. Fazer xixi em cantinhos da rua e no mar pode te causar uma multa;
  • Os guarda-vidas estão sempre vigilantes, desde a manhã até as 19horas;
  • A Praia de Quatro Ilhas conta também com áreas de acessibilidade. É uma infraestrutura de qualidade;
  • O mar local recebeu Bandeira Azul pelo Programa Internacional de Gestão de Praias. Esta é uma espécie de selo de qualidade, que garante condições de balneabilidade, higiene, limpeza, segurança e serviços sanitários adequados;
  • Não leve seu cachorro. Os bichinhos domésticos não são permitidos na praia;
  • Fazer fogueiras, assar carnes ou fazer churrasco e armar acampamentos não é possível. Estas ações foram abolidas por um decreto municipal em 2017;
  • Caixas de som e alto-falantes não são bem-vindos. Estão proibidos na faixa de areia;
  • Desembarcar de transporte marítimos, só é permitido a 200m da faixa de areia.

A Praia de Quatro Ilhas é onde você pode esquecer da vida. Graciosa e cheia de atrativos, pode ser o melhor destino das próximas férias.

Veja também outros conteúdos sobre Bombinhas e região!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 17 de maio de 2020


Anuncie seu Estabelecimento no Maior Portal de Turismo