PRAIA DO FORTE (CABO FRIO): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

A Região dos Lagos é um dos maiores redutos de praias para os moradores do Rio de Janeiro, tanto da capital quanto do Estado em geral. São muitas as cidades que recebem turistas de todos os cantos em finais de semana, feriados prolongados e no verão inteiro. E uma das principais é a Praia do Forte em Cabo Frio, seu destino mais badalado.

Por ser o local mais famoso de Cabo Frio, a Praia do Forte está sempre cheia na alta temporada. Bem no centro da cidade e com mais de 7 km de extensão total, não falta o que fazer por lá. Com a beleza de seu mar e do forte que dá nome a ela, além do agito das ruas ao redor, muitos cariocas gostam de frequentar o local sempre que podem – rendendo longos engarrafamentos entre o Rio e a Região dos Lagos na alta temporada.

Foto calçadão da Praia do Forte, Cabo Frio.

O calçadão da Praia do Forte, ótima pedida para caminhar e apreciar o final de tarde em Cabo Frio.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Então conheça um pouco mais sobre a Praia do Forte e Cabo Frio: como chegar, o que fazer, onde ficar e outras dicas para aproveitar o máximo da viagem!

Como chegar na Praia do Forte?

Cabo Frio fica a aproximadamente 150 km do Rio de Janeiro, onde estão os aeroportos mais próximos. Tanto saindo do Galeão quanto do Santos Dumont, é preciso pegar a Ponte Rio-Niterói e a Via Lagos para chegar até a Praia do Forte – passando por outros municípios da região como Araruama e Iguaba Grande, que possuem praias de lagoa. Há empresas para aluguel de carros ou contratação de transfer em ambos.

10 Motivos para você visitar a REGIÃO DOS LAGOS

É possível ir até a Rodoviária Novo Rio e pegar um ônibus, já que existem saídas em muitos horários ao longo do dia. E o Terminal de Cabo Frio não fica longe da Praia do Forte, a menos de 2 km. Aí basta chamar um táxi para chegar ao destino, já que não fica caro.

O verão definitivamente é a melhor época para viajar até lá para quem gosta de agito – ou pode ser a pior para os que preferem ter paz, sossego e praia mais vazia. Eventos como o Ano Novo, o Carnaval e a festa local de axé chamada Cabofolia (sempre em janeiro) lotam a cidade. Mas, em se tratando do estado do Rio de Janeiro, faz calor na maior parte do ano – então é sempre possível viajar para lá em outros períodos e ainda assim curtir o sol e a praia.

Praia do Forte – Cabo Frio: o que fazer

Não se engane, o nome Cabo Frio tem uma razão de ser. O mar local é gelado na maior parte do ano, mas isso não impede que muita gente escolha a Praia do Forte como destino de verão e de final de semana para fugir um pouco do Rio. As águas se alternam, com pedaços mais calmos e propícios a um mergulho e outros mais turbulentos onde os surfistas se aglomeram para pegar boas ondas.

Além do surfe, outro esporte muito praticado na Praia do Forte é o iatismo. Competições de vela são muito frequentes por ali, tanto que velejadores de todas as partes do mundo frequentam o local e elogiam bastante seu mar como um dos melhores para a prática – graças à rapidez de suas raias.

Confira todas as belezas de Cabo Frio em imagens 360 graus

A estrutura da Praia do Forte é ótima, certamente das melhores na cidade. Afinal, por ser a principal praia de Cabo Frio e estar bem no centro, não faltam opções de bares e restaurantes ao redor. Ou seja, dá para curtir a região de dia e de noite, podendo sair da areia e já encontrar um bom lugar para comer e beber. O famoso canal também fica bem próximo, com mais alternativas para gastronomia, boemia e vida noturna.

E o forte que dá nome à praia fica no cantão esquerdo. É o Forte de São Mateus do Cabo Frio, que fica em uma ilhota de pedras. Ele foi construído ainda no século 17 e passou a ser restaurado e protegido a partir da metade do século passado. Hoje, fica aberto de terça a domingo e possui um mirante com vista de tirar o fôlego para todo o cenário incrível da orla da cidade. Há um espaço cultural com exposições de artistas locais e estrutura preservada – como seus centenários canhões.

Você está conferindo dicas da PRAIA DO FORTE (CABO FRIO – RJ): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Pertinho do forte fica a famosa Ilha do Japonês, ao fim do Canal do Itajuru – que liga a Lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico. É um verdadeiro paraíso quase colado na Praia do Forte, e é cobrada uma taxa de preservação para quem a visita, já que o excesso de turistas estava comprometendo a natureza local. A travessia até lá pode ser feita a pé na maré baixa, ou a nado na alta, para os que preferem se aventurar. Barqueiros cobram uma tarifa módica para levar à ilha com segurança. Com águas cristalinas e muitas árvores, a paisagem é exuberante. E a calmaria é perfeita para explorar os arredores com um caiaque ou prancha de stand up paddle.

Foto surfista na Praia do Forte, Cabo Frio.

O surf é um dos esportes mais praticados na Praia do Forte, em Cabo Frio, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto Praia do Forte, Cabo Frio.

A bela orla da Praia do Forte, uma das mais badaladas de Cabo Frio e do Rio de Janeiro.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto barzinho na Praia do Forte, Cabo Frio.

Barzinho charmoso na orla da Praia do Forte. Os bares e restaurantes locais movimentam Cabo Frio em todos os finais de semana, feriados e, principalmente, nas férias de verão!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pontos turísticos próximos à Praia do Forte

Saindo um pouco da Praia do Forte, Cabo Frio oferece ao turista uma série de atrativos e pontos turísticos a pouco tempo de distância. O bairro do Peró, por exemplo, conta com uma praia extensa e com dunas muito procuradas pelos visitantes da cidade. São apenas 8 km para o centro, e muitos cariocas possuem casas de veraneio por lá, fugindo um pouco das partes mais tumultuadas.

Quem está por Cabo Frio também pode dar um pulo na cidade vizinha de Armação do Búzios, um dos destinos litorâneos mais badalados do litoral do Rio de Janeiro. São somente 25 km para chegar da Praia do Forte até lá e suas lindas praias, muitas delas com ares mais preservados, e a sempre agitada Rua das Pedras, atraem turistas do mundo todo o ano inteiro. A vida noturna com muitos bares e boates é outro atrativo de Búzios.

E quem deseja ver muita beleza natural não precisa ir além de Arraial do Cabo. A 15 km da Praia do Forte, a outra vizinha de Cabo Frio reúne algumas das praias mais lindas do Rio de Janeiro, como a Praia do Forno e Pontal do Atalaia. É um paraíso imperdível para quem gosta de mergulho – seja de snorkel ou de cilindro -, e para quem quer apenas curtir sombra e água fresca em meio a cenários deslumbrantes.

Onde se hospedar na Praia do Forte

Ficar na Região dos Lagos é sinônimo de um grande leque de opções para se hospedar. Quem procura hotel em Cabo Frio, na Praia do Forte, sabe que não faltam deles, de todas as faixas de preço, ao longo dos 7 km de extensão da orla.

Quase de frente para a praia, o Caribe Park Hotel fica a 100 metros da areia e tem uma estrutura de dar inveja para quem gosta de aproveitar também dentro do local. Piscina com toboágua, para adultos e crianças, quadras poliesportivas, sauna e academia de ginástica ajudam a garantir a diversão sem precisar ir muito longe. Suas acomodações têm variados níveis de preço, com apartamentos standard, suítes de luxo e super luxo em um total de 136 quartos.

Com bela visão panorâmica para o canal, o Hotel Premium Recanto da Passagem preza pelo conforto, com decoração moderna e excelente localização para os muitos passeios de barco que saem dali. A poucos metros da Praia do Forte e também da Ilha do Japonês, quem se hospeda nele está perto de tudo – e por isso costuma receber elogios e notas boas em sites especializados. Os quartos possuem valores para todos os bolsos e podem ser com ou sem vista para o canal.

Também são muitas as pousadas em Cabo Frio e na Praia do Forte. A Pousada Valle Verde fica a 5 minutos de caminhada da praia e em região cheia de opções de comércio, restaurantes e lojinhas. Próxima aos principais quiosques e ao Teatro Municipal, fica em local bastante tranquilo e a piscina no terraço tem uma linda vista a para a cidade.

Reserve sua pousada em Cabo Frio aqui!

A Pousada Cavalo Branco se localiza na mesma região central da Praia do Forte, a apenas 500 metros da areia. Com piscina e brinquedos para as crianças, o estabelecimento é bem tranquilo e com ambiente familiar. As acomodações são confortáveis e, junto da boa localização, fazem dela uma ótima pedida para ficar próximo ao centro de Cabo Frio e de sua praia mais importante.

***
Pronto para visitar essa delícia de destino que é a Praia do Forte? E, enquanto planeja a viagem, confira essas fotos de Cabo Frio para ficar com ainda mais vontade de que as férias cheguem logo!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  20 de Abril de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site