BÚZIOS (RJ): O Que Saber Antes de Ir, Dicas e Fotos

Avalie este artigo

Búzios fica na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro e se tornou um dos destinos preferidos de turistas que estão pelo estado.

A pequena cidade já foi cenário de filmes, novelas e ensaios fotográficos famosos. Isso contribuiu bastante para que o turismo local só crescesse.

Mesmo com uma extensão pequena, há muito o que fazer em Búzios. Por isso, reunimos todas as dicas que você precisa saber antes de chegar neste destino. Também mostramos algumas das nossas fotos do local. Dá uma conferida!

Reserve seu Hotel em Búzios
Foto orla da Praia Brava, em Búzios, RJ.

A bela orla da Praia Brava, tranquila e reservada, ótima para quem busca sossego em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar em Búzios

Armação de Búzios é uma península carioca e fica localizada cerca de 170 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Para quem vem de avião e só tem esse destino como parada, pode desembarcar no Aeroporto de Cabo Frio, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade.

De carro, partindo da capital do estado, é preciso seguir pela BR-101 e pelas estaduais RJ-124 e RJ-106.

O trajeto mais comum para viajantes independentes, no entanto, é feito de ônibus a partir da cidade do Rio de Janeiro. Hoje a empresa mais comum que faz o trajeto é a Autoviação 1001. Os ônibus saem de hora em hora, a partir de 8h30min até 18h30min.

Para quem busca ainda mais conforto, há inúmeras empresas de turismo que fazem passeios bate-volta, fazendo o traslado em micro-ônibus ou vans executivas. Vale muito a pena investir um pouco mais se você quer tranquilidade na sua viagem. Os passeios podem ser comprados diretamente nas recepções dos hotéis que ficam na capital.

As famílias adoram curtir as piscinas naturais da Praia Azedinha, em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

BÚZIOS COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Melhores épocas para viajar para Armação de Búzios

Búzios é um destino para se aproveitar o ano inteiro. No entanto, há períodos onde a cidade fica mais movimentada, outros chove um pouco mais, etc.  Por isso, saber programar a sua viagem para a temporada certa é muito importante para curtir ainda mais o local.

Para quem nunca veio e quer aproveitar bastante as praias, deve evitar os meses de alta temporada. De dezembro até fevereiro todos os ambientes ficam muito lotados e agitados. Claro, se é isso que você procura, este é um ótimo período!

Outra desvantagem da alta estação são os preços. Valores de hospedagem e alimentação chegam a aumentar de 30% até 50% em relação ao restante do ano.

Para quem quer mais privacidade e tranquilidade, abril e maio são os dois melhores meses para estar por aqui. Entre setembro e outubro também há uma redução do fluxo de turistas, o que deixa a cidade menos movimentada e mais barata.

blank

Búzios é um destino para o ano inteiro!
Foto: Ricardo Junior

Junho é uma época que chove bastante na região. Você até curte muita coisa no destino, mas as praias, certamente, ficarão de fora do seu roteiro.

Durante o ano também acontecem eventos importantes em Búzios. Dependendo da sua disponibilidade, dá para agendar sua viagem para algum deles. Os dois de maior destaque são:

Búzios Cine Festival

Para os apaixonados por cinema, o Búzios Cine Festival é um ótimo evento. Todos os anos em novembro, atores, diretores e cinéfilos podem apreciar mostras de lançamentos nacionais e internacionais.

Os coquetéis e exibições das produções são feitos no Gran Cine Bardot e na Praça Santos Dumont, aberta ao público.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE BÚZIOS. COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Festival Gastronômico de Búzios

Indicado para quem gosta de gastronomia! A Rua das Pedras, a Orla Bardot e a Rua Manoel Turíbio de Farias se transformam em uma verdadeira feira gastronômica no mês de julho. Apesar do frio presente nesta época, os turistas lotam Búzios para apreciar o festival.

Durante o evento são apresentadas iguarias feitas exclusivamente para o festival. Participam da feira, chefs renomados nacionalmente e internacionalmente.

Reserve seu HOTEL ou POUSADA em Búzios

Quantos dias ficar para curtir bem Búzios?

Como citamos anteriormente, há muitas empresas que fazem trajeto bate-volta entre o Rio de Janeiro e Armação de Búzios. No entanto, um dia apenas compromete alguns passeios. Para quem vem apenas com intenção de curtir a praia, é o suficiente, mas a pequena cidade tem muito mais a oferecer.

Nos indicamos uma média de 3 dias em Búzios para poder conhecer bem todos os atrativos turísticos. São 23 lindas praias que formam essa península, portanto, leva um pouco de tempo para visitar cada uma delas. Além disso, vale muito a pena fazer um tour gastronômico pela cidade.

blank

Estátua de Brigitte Bardot, na Orla Bardot, Praia da Armação, em Búzios, RJ.

Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagens 360 graus de Búzios – Faça um Tour Virtual

De carro ou a pé: como se locomover em Búzios?

Essa é uma das dúvidas muito comuns entre os turistas. Para otimizar o seu tempo é muito indicado que você tenha um carro. Caso não queira alugar um no Rio de Janeiro, por aqui há opções de locadoras e a diferença de valores é bem pouca.

Outro veículo muito utilizado por turistas é o buggy. Ele permite o passeio pela costa, facilitando o acesso para todas as praias. Para quem pretende fazer passeio pelas praias de Búzio, é muito mais vantajoso ter um buggy do que um carro comum, apesar de a diária ser mais cara.

Praias de Búzios: por onde começar?

Como citamos anteriormente, são 23 praias em Búzios e região. Cada uma dessas praias tem atrativos turísticos e um cenário encantador. É comum que você queira conhecer todos os cantinhos da costa.

Dependendo da quantidade de dias que você tem na cidade fica impossível aproveitar todos esses mares, sendo possível apenas pequenas paradas.

A nossa dica é: faça parada nas principais praias e faça visitas rápidas nas demais, mesmo porque há praias totalmente desertas, que não há muito o que aproveitar.

Foto vista do mirante da Praia Brava em Búzios, RJ.

A belíssima Praia Brava vista a partir do mirante, parada obrigatória em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Descubra as PRAIAS de BÚZIOS

A mais conhecida de Búzios é a Praia da Armação, onde fica a famosa Orla Bardot com seu calçadão repleto de turistas, restaurantes e bares que animam a noite da pequena cidade. Apesar de ter muito movimento durante o dia, é a noite que a circulação é realmente grande por aqui.

A Praia da Azeda é fica bem próxima do centro de Búzios. Mesmo sendo um pouco deserta, é uma praia bastante conhecida devido suas piscinas naturais. Não há estrutura de barracas por aqui, mas vale muito a pena parar por algumas horas. Logo após a Praia da Azeda você tem a Praia da Azedinha, que é ainda mais deserta e acessível apenas por uma trilha.

A Praia de Geribá é a mais movimentada e possui uma ótima infraestrutura de barracas. No verão esta é a praia preferida de grupos de visitantes e também de surfistas, que vêm para cá atraído pelas ondas mais fortes.

Foto Praia do Forno, Búzios, RJ.

A Praia do Forno é ótima para curtir um dia de sol, com águas cristalinas e calmas, dá para relaxar apreciando a orla linda de Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Da Praia de Geribá você pode chegar na Praia da Ferradurinha. Essa parte é cercada de pequenas montanhas, trazendo um cenário bastante natural. Para chegar aqui também é preciso passar por uma trilha. Em seguida, tem a Praia da Ferradura, que é bastante popular e comum para quem viaja com crianças.

A Praia João Fernandes é mais badalada pelos seus restaurantes. Essa parte tem um pôr do sol magnífico. Por isso, você pode aproveitar algumas horas do final da tarde por essa parte de Búzios.

Reserve seu Hotel em Búzios

Foto Praia de Geribá, Búzios, RJ.

A Praia de Geribá é bem estruturada e uma ótima pedida é ficar pertinho dela nas suas férias ou temporada em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia da Tartaruga também é uma parte de Búzios com uma boa estrutura de barracas, o que é indicado para quem deseja aproveitar algumas horas sob o sol da península.

Já a Praia José Gonçalves é mais indicada para quem gosta de surfe e aventura. O motivo é que desse lado de Búzios há ondas muito fortes e o mar tem muitas pedras. Outra dica para quem gosta de ondas altas e fortes é a Praia Brava. Já para os kitesurfistas, a Praia Manguinhos e a Praia Rasa são as mais populares.

Os naturistas circulam mais pela Praia Olho de Boi e pela Praia da Foca. Essas duas são completamente desertas e o acesso é bastante difícil, sendo possível apenas por longas caminhadas.

Para quem gosta de curtir piscinas naturais, indicamos a Praia do Forno e a Praia dos Ossos.

 

O que você achou das dicas sobre Búzios? Veja outros conteúdos sobre o destino!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 12 de fevereiro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.