PRAIA BRAVA (Búzios): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Armação dos Búzios é um dos destinos favoritos dos cariocas na chamada Região dos Lagos. Símbolo de glamour e agito, a cidade é procurada por turistas do mundo todo – principalmente argentinos – pela fama que tem de baladas, restaurantes e muita beleza natural. E pode ter certeza que é tudo verdade: não falta nada disso por lá, com destaque para suas muitas praias lindas e opções de diversão sem fim.

10 Motivos para Visitar Hoje Mesmo a Região dos Lagos do Rio de Janeiro

Famosa a partir da década de 60 pela presença de Brigitte Bardot, que se apaixonou pelo local, Búzios está sempre cheia. A Rua das Pedras é o maior point da cidade, com seus bares e baladas para todos os gostos.

As praias mais centrais de Búzios costumam encher também, principalmente no verão e em feriados prolongados, quando os moradores da capital se dirigem em massa para lá. Mas existem alternativas excelentes fora do eixo mais badalado, para curtir as férias com paz e sossego. A Praia Brava é uma delas, afastada do centrinho de Búzios e de onde se concentra a rede hoteleira.

Praia Brava de Búzios

Seu nome se dá, como de imaginar, pelas ondas fortes que atraem surfistas até o local. É uma das praias mais belas e relaxantes de Búzios, especialmente por ficar afastada do agito.

Há pouca gente, mas estrutura de alto nível para receber os visitantes, com alguns condomínios de luxo e beach clubs presentes ao longo da região – até algumas celebridades costumam dar as caras por lá.

Mas quem prefere ainda mais tranquilidade, o cantão direito da areia tem apenas cadeiras e barracas para alugar e é ainda mais vazio.

Quer curtir a Praia Brava ao máximo nas próximas férias? Então confira as dicas a seguir!

Foto orla da Praia Brava, em Búzios, RJ.

A bela orla da Praia Brava, tranquila e reservada, ótima para quem busca sossego em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar na Praia Brava

Saindo do Rio de Janeiro, onde ficam os aeroportos mais próximos – Santos Dumont, doméstico, e Galeão, internacional) não há mistério para chegar em Armação dos Búzios. Seguindo pela Ponte Rio-Niterói, o melhor é seguir pelo caminho da BR 101 até a entrada para a chamada Via Lagos, a RJ 124. De lá basta seguir direto, com a estrada se tornando RJ 106 na altura de São Pedro da Aldeia. Um pouco antes de Rio das Ostras, é preciso entrar na RJ 102 e pronto, ela te leva até o destino final.

Precisando de hotéis próximos ao Aeroporto Santos Dumont? Veja essa lista!

Dentro da cidade, seguindo pela Avenida José Bento Ribeiro Dantas e depois pela Estrada da Usina Velha, a Avenida do Forno e a Rua da Praia, chega-se até o ponto onde é preciso estacionar. A descida até a Praia Brava é de terra, mas não se trata de uma trilha e é bem fácil de fazer. A faixa de areia está logo em frente, e aí é só aproveitar ao máximo um dos pontos mais agradáveis de Búzios.

Onde ficar na Praia Brava de Búzios

Apesar do relativo isolamento em relação ao centro e às praias mais badaladas de Búzios, se hospedar perto da Praia Brava não é difícil. Há boas opções e selecionamos algumas.

10 Melhores Hotéis e Pousadas em Búzios: veja nossa lista

A Pousada Brava Club é praticamente pé na areia, para acordar e estar de frente para o mar. Bem pertinho também está o Apua Brava Hotel para aqueles que desejam desfrutar o máximo da praia. As pousadinhas Bella Nina e Bahia Verde ficam a cerca de 600 metros de distância, também nada longe, e são envoltas pela natureza quase intocada da região. Também dá para ficar na Praia do Forno, a pouco mais de 1 km, ou na Praia da Armação, a 2 km: ambas contam com mais opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA BRAVA (Búzios): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer na Praia Brava

Não é só de mar que se curte a Praia Brava! Há mais opções para você explorar na próxima temporada por lá. Veja.

Apreciar a vista do mirante

Já na chegada, antes de descer até a Brava, há um mirante com vista sensacional para a região. Para aqueles que gostam de natureza e de tirar fotos espetaculares, é uma parada imperdível antes de chegar na areia.

Confira também as Praias de Búzios em imagens 360 graus incríveis!

Dá para ver a beleza incrível do mar, alternando entre tons de azul e verde e já mostrando que de perto a água será cristalina. E o verde dos costões e morros ao redor torna o cenário ainda mais arrebatador.

É possível ir ali somente para apreciar o visual do mirante e perder muitos minutos admirando a paisagem.

Foto vista do mirante da Praia Brava em Búzios, RJ.

A belíssima Praia Brava vista a partir do mirante, parada obrigatória em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Curtir os beach clubs

Ao descer para a areia, dá para sentir de cara o clima da Praia Brava. São dois beach clubs que dominam o local, o Silk e o Rocka Beach Lounge.

Para quem gosta de mordomia é um prato cheio. Durante a alta temporada, eles costumam exigir uma consumação mínima bastante salgada. Mas fora de época é possível aproveitar a estrutura deles apenas pagando pelo que consumir. Aí é só curtir almofadões, espreguiçadeiras e todo o conforto à beira do mar.

Veja mais dicas da Vida Noturna de Búzios

Para quem prefere menos glamour, no outro canto há barracas alugando guarda-sóis e cadeiras por preços mais módicos, além de oferta de comes e bebes bem atrativos. E dá para aproveitar o dia em uma das melhores praias de Búzios tão bem quanto nos clubes.

Praticar esportes aquáticos

A Praia Brava leva o nome justamente pelas ondas fortes que quebram por lá, atraindo muitos surfistas. Afinal, nada melhor que surfar com uma vista de tirar o fôlego ao redor, não é?

Se você gosta do esporte, vai ser muito feliz na Praia Brava. Os menos chegados em adrenalina podem curtir o marzão da Brava ainda assim, mergulhando de snorkel ao longo do paredão rochoso que separa ela da Bravinha. A vida marinha local é incrível, e dá para se maravilhar com o fundo do oceano por ali. O ideal é mergulhar pela manhã e em dias de mar calmo.

Visitar a tranquila Bravinha

E por falar na Bravinha, basta atravessar o costão do meio para chegar nela, logo ao lado. E é o posto da badalação dos beach clubs da Brava, com muita tranquilidade para curtir sombra e água fresca nas férias. Se os artistas e celebridades ficam nos clubes, aqui é o point para se isolar e relaxar.

Esse cantão direito, que para muitos é parte da Brava ainda e recebe o mesmo nome, está sempre mais calmo e quase deserto, enquanto o lado principal fica um pouco mais cheio com os surfistas e os clubes dominando o cenário.

Foto pessoa caminhando na água da Praia Brava, em Búzios, RJ.

A tranquilidade reina em alguns pontos da Praia Brava, ótimo momento para caminhar e apreciar a paisagem de Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praticar naturismo logo ao lado

E é de lá desse cantão direito, ou Bravinha, que sai a trilha para a Praia Olho de Boi. Se você ainda não ouviu falar, trata-se de uma praia naturista, bem escondida, onde todos aproveitam para ficar como vieram ao mundo. E esse é o único acesso até ela, garantindo a exclusividade.

A trilha leva cerca de 20 minutos e tem grau moderado de dificuldade. Apesar de ser conhecida pelo nudismo, é possível ficar lá com roupa. Não há estrutura de quiosques, mas há vendedores ambulantes, que seguem a tradição do local e não usam roupa.

Esticar até a Praia do Forno

A apenas 1 km da Brava, a Praia do Forno é outra daquelas pequenas joias escondidas de Búzios. Pela sua posição, localizada em uma enseada voltada para o sul, recebe menos ventos e tem mar bem mais calmo. São menos de 400 metros de faixa de areia e um clima reservado, perfeita para se isolar e ter paz.

Com mar de águas esverdeadas e quase transparentes, tem grande beleza natural e também é propícia ao mergulho. Por lá, é fácil encontrar grutas submarinas e piscinas naturais para observar a riquíssima fauna marinha da região.

Assim como a Brava, é um ponto mais sossegado e recebe menos turistas, já que também não há muita oferta de hospedagem por ali.

***
Que tal? Agora que você sabe tudo sobre a Praia Brava, já viu dicas, informações e o que fazer, é só planejar a viagem para esse paraíso!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 13 de agosto de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.